Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano X - nº 353
Florianópolis, 13 de novembro de 2015.

Dança na Escola

    Com atenção e participação, a turma do 8º ano pôde dançar e conhecer um pouco mais sobre a dança hip-hop e o movimento corporal, atividade inserida do Projeto Práticas Corporais, nas aulas de Educação Física – Professor Kiko. Os alunos tiveram uma manhã de aula na Escola, com os professores de dança da academia Cenarium.
  
    
                    
 

Literatura de Cordel

    Ao estudar o conteúdo A Literatura de Cordel, a turma do 5º vespertino, no dia 29/10, assistiu às reportagens do Programa Globo Rural: Parte 01- Especial Literatura de Cordel e a parte 03 - Como são feitas as xilogravuras dos folhetos de cordel, com a professora Andréia e a bibliotecária Ana.

    Os vídeos podem ser assistidos nos atalhos: parte 1  e parte 2.

 

Achados e Perdidos

    O “Achados e Perdidos” está repleto de casacos e outros pertences esquecidos na Escola. Os mesmos estão expostos na entrada da Escola para a averiguação de todos. Após o término das aulas, serão doados a entidades beneficentes.

 

Surf em Projeto

   O Projeto Práticas Corporais na Natureza proposto pelo professor Kiko, da disciplina de Educação Física, busca ampliar a visão do aluno do 9º ano sobre as diversas formas de expressão corporal através do conhecimento e prática do surf. Assim, no dia 17 de novembro, terça-feira, a turma do 9º ano fará a saída de estudo para a Nexus Surf Escola, na Barra da Lagoa, onde terão uma aula prática. 


 

Saída de Estudos

     Dia 11 de novembro, cotando com  a presença do sol que apareceu, a turma do Infantil 3 V realizou saída de estudos à Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. A saída contempla o projeto da turma e o eixo norteador da escola – Cidades.  

  Na ocasião, os alunos, acompa-nhados das professoras Dani e Nicole e da bibliotecária Ana, passearam pela praça e escolheram uma grande árvore para pendurar histórias que eles mesmos criaram. Na intenção de mexer com o cotidiano da cidade, pessoas que passavam pelo lugar foram convidadas a ler e ouvir histórias. Ao final, os alunos ofereceram uma caixa cheia de livros para a praça e logo puderam presenciar uma criança que por ali passava escolher o seu.
   A chuva que caiu contribuiu para o direcionamento de todos para o Corpo dos Bombeiros, uma surpresa para os alunos, já planejadas pelas professoras. Foram recebidos pelos bombeiros, subiram no caminhão e investigaram em detalhes este importante elemento da nossa cidade.
 

Tênis

     A Escola parabeniza a aluna Allegra Hodson, do 4º ano M, pela conquista do campeonato nos torneios brasileiros e internacionais dos quais participou. 
   Em 2015 acumulou títulos na catego- ria 9 anos nos seguintes torneios: Banana Bowl, Copa Gerdau (simples e duplas), Correios Etapa Itajaí, Copa Santa Catarina e Copa Guga (simples e duplas). Foi também Campeã de duplas na 10F no Correios etapa Rio de Janeiro.

 

TCC de Ex-aluna

   "À Escola Sarapiquá, por ser esse lugar que só forma gente estranha." 

Este foi o tocante agradecimento dedicado à Escola, contido na abertura do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da UFSC,  de nossa ex-aluna Luísa Tavares. Luísa desenvolveu um estudo teórico sobre o conceito de “verdade” no jornalismo. Estudo este que, segundo seu orientador Jacques Mick, mostrou rara densidade. Parabéns à Luísa e agradecemos pelo reconhecimento de nossa contribuição em sua história.

 

África na Sarapiquá

    Nesta semana, a turma do 9°ano, na aula de Geografia, recebeu a visita de Sandra Eckschmidt, coordenadora pedagógica da Casa Amarela e autora do livro Ndiphilile, um diário sobre a experiência de educadora em comunidades da periferia da Cidade do Cabo na África do Sul. Sandra apresentou um relato bastante realista e sensível a respeito das características sociais e aprendizagens nesse período de convivência. Ela e os dois filhos adolescentes passaram seis meses por lá e trouxeram na bagagem um rico aprendizado que foi dividido com a turma.


 

Scratch

   O 5º ano matutino com as professoras Delma e Diana estão conhecendo e usando o Scratch (destinado à aprendizagem de programação visual e multimídia de forma simples), expandindo os conhecimentos na área de informática, bem como no uso desta ferramenta. O intuito nas aulas é trabalhar, além dos conteúdos específicos de animação e programação, o planejamento, organização, criatividade, foco e concentração da turma.

 

Mostra de Trabalhos do Ano

   O dia a dia escolar é repleto de realizações, de conhecimentos e de desafios. Tudo isto possibilita a ocorrência de aprendizagens para a vida de cada indivíduo e do coletivo. A Mostra de Trabalhos Escolares, que encerra o ano letivo, busca ilustrar um pouco desta vastidão de experiências e vivências, através de produções dos alunos e de seus professores.

   Você está convidado a apreciar a Mostra no dia 28 de novembro, sábado, das 9h30 às 12h, na Escola. O convite contendo maiores detalhes seguirá em breve. Desde já, agende-se!

 

Apresentações de Música

   Na semana de 23 a 26 de novembro, as turmas do ensino fundamental mostrarão aos pais um pouco da beleza do trabalho desenvolvido  nas aulas de Música, com a professora Mônica.  Enviaremos maiores detalhes posteriormente.


 

Recados do Leitor 

Olá, amigos
Peço ajuda na divulgação.
Abraços!
Oficina "MANOEL DE BARROS E A ARTE DE DESAPRENDER"
        Na precisão poética das palavras do poeta mato-grossense temos que  “desaprender oito horas por dia ensina os princípios”. Caberia perguntar, indagar com muita seriedade: o que o professor precisa desaprender para se apropriar de um lugar junto à poesia?
Haveria a necessidade de um deslocamento a ser produzido, um ruído benéfico, um salutar arranhão na imagem da autoridade? O que faz com que o professor seja capaz de transmitir o desejo pela literatura? O que faz com que o professor seja um agente disseminador de poesia e ludicidade?
Descoberta: “então se a criança muda a função de um verbo, ele delira”. O poeta descobriu. E o professor, como procede em suas descobertas? Aceitemos o conselho: “Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria”. Passamos, assim, a compreender que brincar é seríssimo, pois essa aura da infância evanesce com o tempo.
Manoel de Barros nos ensina que a possibilidade de brincadeira está mais no olhar que nas coisas em si. E assim, em palavras, nos é transmitido um certo viés de olhar...
Vamos juntos?

Dia 14/11/15 (sábado) das 9h às 12h30
Local: R. Esteves Jr, 366 (Ed. Royal Tower)
Investimento:
R$120,00
Contato e informações: mariana.lange@yahoo.com.br / (48) 9916-1628
Mariana De Bastiani Lange
psicóloga, psicanalista, doutora em literatura
www.facebook.com.br/teseaomar
----------------------------------------------------

Boa noite,
gostaria de divulgar o trabalho em grupo que estou desenvolvendo.
É um grupo teórico e vivencial a luz das Constelações Familiares.
Grata pela atenção
 
Elisane Bender Borges
Psicóloga
CRP 12/03460
Fone: 48 9102-5963
Córrego Grande
Rio Tavares

----------------------------------------------------

Projeto PENSANDO E CONSTRUINDO NOSSO MUNDO, espaço educacional que oferece atividades extracurriculares e colônia de férias.

 
----------------------------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2015 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.