Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano X - nº 346
Florianópolis, 04 de setembro de 2015.

Primeiros Socorros

   Na última segunda-feira, os alunos do 5º ano matutino receberam um grupo de policiais do Corpo de bombeiros de Florianópolis, que estiveram na Escola realizando uma aula sobre Primeiros Socorros: como agir em situações de emergência - quedas e acidentes, engasgamento e parada cardíaca. Os alunos participaram empolgados, tirando dúvidas e simulando massagem cardíaca em bonecos trazidos pela equipe. Um encontro muito rico, que veicula conhecimentos básicos nas situações emergenciais. Importante orientação dada pelos palestrantes: em situações de emergência mantenha a calma e chame 193 Bombeiros ou 192 Samu.

       

Ver a Cidade

 Contemplando a temática “Florianópolis – passados presentes", as turmas de 8º e 9º realizarão saída de estudos ao centro da cidade, comparando imagens antigas e atuais. Esta atividade faz parte do projeto interdisciplinar nas áreas de História (professora Débora), Geografia (Solange) e Artes (Karina). Os conteúdos Irmandades e Devoções em Desterro (8º) e as Reformas Urbanas (9º) são os principais aspectos que os alunos abordam neste estudo.

 

Reuniões de Pais 2º trimestre

   As reuniões de pais – entrega de avaliações – do segundo trimestre ocorrerão nas próximas semanas de setembro. Confira o dia, a turma e participe:
8 de setembro - Inf 2V, Inf 2/3 M, Inf 4 V e Inf 5V
9 de setembro - Inf 3V, Inf 4/5 M, 4º ano V e 5º ano V
16 de setembro - 1º ano V, 2º ano V, 3º ano M e 3º ano V
17 de setembro - 1º ano M, 2º ano M, 4º ano M e 5º ano M
23 de setembro - 6º a 9º ano.


 

E agora, quem educa quem?

   Manter a calma, buscar a assumpção do papel do adulto que educa responsavelmente e deixar a criança resolver os conflitos próprios da sua idade, foram algumas das orientações expostas pela psicóloga Viviani May, na palestra que proferiu, na última terça-feira, dirigida aos pais. Com o objetivo de promover reflexões sobre a educação e a sociedade, os encontros de formação de pais ocorrem na Escola há muitos anos e em diversas instâncias.
   Contando com significativa presença de pais e professores, o conteúdo da palestra “Faça assim ou faça assado, pode ser que dê errado. E agora quem educa quem?” provocou perguntas e afirmações sobre o cotidiano da educação como, a importância do confronto e da frustração na constituição humana; o cuidado sobre o excessivo uso de eletrônicos; o valor do tempo (esperar, tranquilizar) e da clareza das regras de convívio familiar e social para o desenvolvimento sadio da criança. Encontros construtivos!

 

Repelente

   No projeto "Fim de jogo dengue" (disciplina de Ciências - professora Delma), os alunos do 5º ano matutino produziram um repelente caseiro que está à disposição da turma na sala de aula. É fácil e pode ser feito em casa. Veja a receita:

REPELENTE CASEIRO CONTRA MOSQUITO DA DENGUE
- 1/2 litro de álcool (álcool de uso farmacêutico);
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo infantil (100ml);

Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando duas vezes ao dia. Coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe só uma gota no braço e pernas e espalhe.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos e também espanta as pulgas dos animais. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, diminuindo a proliferação.


 

Olimpíada de Matemática

   A Olimpíada Brasileira e Regional de Matemática (OBM e ORM), promovida pela organização brasileira de matemática, que funciona junto aos cursos desta área nas universidades federais, divulgou a lista dos aprovados na prova de primeira fase. A Olimpíada é dirigida a alunos do ensino fundamental 2 (6º a 9º anos) e ensino médio. A prova da segunda fase ocorre no mês de setembro em todo o país. Na Escola tivemos os seguintes alunos classificados para a segunda etapa. Parabenizamos a todos que participaram.
  OBM e ORM
  Don Kaled Tessele Ferreira, Leonardo Sanches Conti, Mateus Quint Willadino, Pedro Jann Luna, Uzoma Benedek Kovács, Brenda Canatto de Paiva, Luc Joffily Ribas, Nicolas Cunha Chastanet, Gabriel da Cunha Lima e Lucca Kretzer.

 

Recados do Leitor 

 
---------------------------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2015 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.