Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano IX - nº 313
Florianópolis, 26 de setembro de 2014.

Primavera na Escola

     Com a chegada da primavera e o cuidado de todos, as plantas da escola, estão exuberantes. Flores e frutas despontam em todos os jardins e hortas, cultivadas pelos professores, alunos e funcionários da Sarapiquá.   E nesta sexta-feira, dia 26, todas as turmas do Infantil realizam um lanche coletivo de primavera. Bem-vinda a estação!

    

Semana da Criança

   A semana da Criança ocorre na escola para as turmas do Infantil aos 5º anos. A programação inicia com o acantonamento dos 1º anos, no dia 3 de outubro. No dia 6, segunda-feira, haverá gincana esportiva; dia 7, as turmas do Infantil confeccionarão brinquedos e os alunos do 1º aos 5 º anos terão cinema com pipoca. Já no dia 8, todos irão ao Circo Dona Bilica para assistir a uma peça teatral. Nos dias 9 e 10 haverá brincadeiras e passeios e, no dia 10 também acontece o acantonamento dos 3º anos. Ainda, no dia 17 de outubro, os 4º anos realizam passeio e em novembro, os 5º anos farão saída de confraternização. O bilhete com todos os detalhes seguirá via email e via agenda dos alunos. Confira.

 

A Arte de Hassis

    O grupo do 1º ano vespertino, com as professoras Ana Paula e Lucilene, visitou a fundação Hassis na última sexta-feira, dia 19 e conferiu a história do artista catarinense que iniciou seu gosto pelo desenho através dos quadrinhos. O foco foi a exposição das telas inspiradas pelos personagens das histórias em quadrinhos. Mais tarde, o grupo deliciou-se com o piquenique no Parque de Coqueiros. A visita fomentou a produção de histórias e o desenvolvimento do desenho na turma, conteúdos que fazem parte do Projeto Eu e Minhas Histórias.

 

Cadeia Alimentar no Mar

      A bela e misteriosa vida no mar foi o tema da aula palestra com o biólogo marinho Leonardo Rorig (pai da Adiza) na turma do 3º ano vespertino, professora Silvia, nos estudos em Ciências.  Leonardo falou sobre a cadeia alimentar marinha e abordou a relação entre o mundo marinho com a obra do artista Franklin Cascaes e personagens do cinema. Os alunos ainda puderam observar, através do microscópio,  planctons e fitoplanctos. O biólogo também trouxe softwares com imagens e jogos sobre o mundo marinho. Um encontro rico e profundo.

 

Novas e Velhas Mídias

     A Sala de Mídias, da Escola está com "novo" equipamento. É uma máquina de escrever, doação de Fabíola Rosa (mãe do Bernardo 1º ano M). 
    Antes de mostrar a novidade, os alunos são questionados e sugerem hipóteses do que usávamos para escrever antes do computador. Todos datilografam e ficam encantados com a forma de escrever, com o texto que já sai impresso na folha, com não ter a tecla deletar e tantas outras descobertas. A aula finaliza e os alunos ficam animados e com vontade de usar mais.

 

Batismo de Capoeira

    É com muito prazer que anunciamos o Segundo Encontro Cultural e Batismo de Capoeira Angola Palmares na Escola Sarapiquá.
   O II Encontro Cultural e Batismo de Capoeira Angola Palmares é uma realização do Núcleo coordenado pelo Contramestre Kiko sob a orientação de Mestre Nô (Salvador-BA) e tem por objetivo principal organizar, incentivar, resgatar e preservar o caráter cultural e artístico da Capoeira Angola em Santa Catarina, ressaltando seu valor histórico.
 Realizar eventos significativos à Capoeira, como este II Encontro, tem como prioridade a integração e socialização dos saberes relacionados ao ensino da capoeira e da capacitação dos seus educadores.
   O I Encontro Cultural e Batismo de Capoeira Angola Palmares aconteceu em outubro de 2013. Na ocasião foram realizadas oficinas, debates e rodas de capoeira, além do batismo de aproximadamente 25 crianças na Escola Sarapiquá.
    Em 2014, o encontro acontece neste sábado dia 27 de setembro, das 15h às 18h na Escola  e contará com a presença de alunos graduados, professores, contramestres e mestres de capoeira que atuam em Florianópolis e também em outros estados do Brasil, onde serão batizadas e graduadas cerca de 30 alunos, entre crianças e adultos.

 

Projeto Universo Marinho

   Ao longo deste ano a turma do Infantil 4 vespertino, professoras Grazyela e Renata, vem estudando os animais marinhos e as relações destes com o ambiente, com outros animais e com as pessoas. Nesta quarta feira, dia 24, foi a vez de conhecer o polvo.
      As professoras levaram para a sala de aula um exemplar deste animal e todos puderam tocar, cheirar, perceber características e falar sobre o que vivenciavam. Foi uma mistura de curiosidade e sensações diferentes que o “animal melequento” despertou nas crianças.


 

Recados do Leitor 

Mais informações:  http://goo.gl/lyF72P

-----------------------------------------------------------

Olá Florianópolis!!!! As lavadeiras cantam a história do menino Severino na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição (Florianópolis-SC) no próximo final de semana, 27 e 28 às 17h com sonoridades inspiradas nas rendeiras e lavadeiras e seus cantos de trabalho!!!
Esperamos vocês!!!
R$20,00 e R$10,00 (meia)

Mais informações: http://asmaricota.wordpress.com/

--------------------------------------------------------
     
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.

Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2014 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.