Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano X - nº 344
Florianópolis, 21 de agosto de 2015.

Olimpíada Esportiva Sarapiquá

   Estar em equipe, cooperar e competir, alongar, correr, jogar, exercitar o esforço e a confiança são conteúdos que a Olimpíada de Educação Física mobiliza nos alunos. A Olimpíada 2015, com as turmas de 6º a 9º anos, encerrou nesta sexta-feira, na Escola, com o festivo cumprimento e entrega de medalhas aos participantes e equipes vencedoras. A temática da Olimpíada foi “Personalidades” e para tanto os alunos trouxeram a memória de Nelson Mandela, Joana D’Arc, Mohamed Ali, Isaac Newton, Charles Chaplin e Garibaldi, como nomes das equipes.                             
   A abertura contou com elaboradas e criativas coreografias e figurinos e os jogos foram recheados de movimento e alegria.
  Classificação final: 1º lugar - Garibaldis; 2º lugar - Isaac Newton; 3º lugar - Joana D'Arc; 4º lugar - Mohamed Ali; 5º lugar - Charles Chaplin; 6º lugar - Nelson Mandela.
  Parabenizamos os alunos e os professores por mais esta significativa aprendizagem estudantil!
  
   
 

Primeiros Socorros

   Cuidados imediatos em acidentes e primeiros socorros são assuntos estudados nas turmas dos 5º anos, no conteúdo “corpo humano”. Para tanto, o grupo do 5º ano matutino receberá a visita de três policiais do corpo de bombeiros da cidade, que virão à Escola para explicar e demonstrar quais são as práticas usuais nas situações de atendimento emergencial. A palestra será no próximo dia 31 de agosto.

 

Coleção de Bichos

   O grupo do Infantil 4 vespertino - professoras Julia e Flávia - organiza uma coleção de bichos, principalmente insetos, encontrados sem vida e já secos. Na sexta-feira, dia 12 de agosto, o biólogo Leôncio, pai do aluno Igor, visitou o grupo e ajudou as crianças a classificarem e reorganizarem a coleção; falou sobre a importância do cuidado com os animais e respondeu a uma entrevista com perguntas previamente formuladas pelo grupo.

 

Feira de Ciências

   A Feira de Ciências vem aí!!! O tema deste ano é: “QUIMICIDADE: as transformações químicas dos alimentos”. Para tanto, as turmas do 6º ano e 7º ano pesquisam sobre Alimentação e suas transformações.  Os alunos do 8º ano e 9º ano pesquisam sobre a Alimentação e a rotulagem de alimentos: natural x artificial. Muito estudo pela frente!

 

Formação de Pais

    Palestra Formação de Pais: “Faça assim ou faça assado, pode ser que dê errado. E agora, quem educa”?
  Confrontos? Uso de eletrônicos? Fazer tarefa junto? Arrumar o quarto? Aprender a conviver? Como fazer, o que fazer com nossas crianças, com nossos filhos? Estas e outras indagações sobre a educação cotidiana farão parte da palestra que a Escola promove com a psicóloga e educadora Viviani May. O evento é dirigido aos pais e adultos interessados em refletir sobre a importância e os desafios da educação responsável.  Dia 01 de setembro (3ª feira), na Escola, das 19h às 21h. Agende-se! Vocês, familiares, são os nossos convidados para este encontro. 

 

Hemosc

   Ainda, aprofundando os estudos sobre o corpo humano, na segunda-feira, dia 10/08, os alunos do 5º ano M e a professora Delma tiveram uma aula com a assistente social do Hemosc, Alessandra Beltrame, sobre a captação e a doação de sangue. Muitas dúvidas e curiosidades sobre o assunto foram esclarecidas, alertando para a importância da doação de sangue. E você, é doador?


 

Culinária Criativa

   Qual o sabor do chuchu? Os alunos do Infantil 4/5 matutino, professoras Lena e Adele, envolveram-se nessa “descoberta”. A turma fez um saboroso soufflé de chuchu colhido na horta da Escola e ficou muito bom! 


 

Contestado

   O Documentário Terra Cabocla será assistido e estudado pela turma do 8º ano, com a professora de História, Débora, no próximo dia 28. O documentário tem a direção de Márcia Paraíso e Ralf Tambke – pais da Maria, dessa turma – e apresenta a Guerra do Contestado dando visibilidade à população cabocla. A voz, os costumes, a cultura, a religiosidade dos caboclos – e, especialmente, das mulheres caboclas – montadas paralelamente com depoimentos de pesquisadores que têm se dedicado à temática do Contestado, revelam o quanto o tema é pouco compreendido e discutido. Uma opção política de silenciamento que se manteve até os dias atuais.


 

Recados do Leitor 

Bom dia, tudo bem?
Gostaria de saber se vocês por acaso conhecem alguém da escola que pudesse fazer esquema de carona de VOLTA segunda, quarta e sexta para o centro, pertinho do shopping Beiramar? Eu poderia ajudar na gasolina, ou então levar as crianças na escola pela manhã. Pois tenho disponibilidade para levar, e não para buscar...
 
Ou então, seria possível colocar um "anúncio" no Boletim Semanal, perguntando se algum pai/mãe está interessado em revezar o transporte? 
Muito obrigada!
Ana Paula (mãe do Nicolas - oitavo ano)
Tel: 98148855 e 33046864
---------------------------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2015 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.