Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano Xl - nº 362
Florianópolis, 05 de abril de 2016.

Observando a Natureza

      A primeira aula do Projeto “Observando e Compreendendo a Natureza”, na turma do 3º ano vespertino com a professora Silvia e a presença da bióloga Cristina Santos, ocorreu na sexta-feira dia 21/03. 
      O grupo analisou e constatou a diferença da temperatura em ambiente ensolarado e sombreado; conheceu as árvores nativas da Mata Atlântica; a Ombrófila densa (mata amiga das chuvas) e os animais.
     Continuando o estudo, o grupo foi ao Parque Estadual do Rio Vermelho, onde também realizou a Trilha Ecológica, na sexta feira 01/04. Os temas trabalhados foram a vegetação da Mata Atlântica e Restinga e o comércio ilegal de animais silvestres. Além de explicar os maus tratos que os animais sofrem neste tipo de comércio, aprendeu-se sobre o desequilíbrio causado na natureza quando estes são introduzidos longe de seu habitat natural e a possibilidade de serem reintroduzidos ou não na natureza. Na sequência do projeto, os alunos buscarão por vestígios dos animais que moram na Mata Atlântica, nas proximidades da cachoeira da Escola.
   

Arte e História Rupestre

     Ao estudar Pinturas Rupestres e a importância dos sítios arqueológicos do Brasil a turma do 5º ano matutino, sobre orientação da professora Flávia, realizou suas próprias pinturas em pedras.  Inspirados pelo texto estudado em sala e pelo documentário Serra da Capivara (https://goo.gl/VwlkKA) os alunos puderam representar de maneira alternativa o tema em questão.
 

Fotografias em Preto e Branco

     "Onde está o meu olhar?" é o projeto desenvolvido no Infantil 4/5M  (professoras Lena e Adele), que passeia no tempo e na história da vida das sociedades e dos alunos. Com esta temática o grupo “foi ao passado” conhecendo e admirando a fotografia em preto e branco. A partir desse olhar, os alunos criaram o painel da história que está na varanda em frente a sala de aula da turma.
 

Cinema na Escola

    O projeto Cinema na escola, "Meu olhar, meu lugar", está a pleno vapor! Após encontros iniciais de contato com esta linguagem, exercícios de cinematografia e suas possibilidades, os alunos do 9º ano iniciaram os roteiros para a produção do Curta-documentário "Meu olhar, meu lugar".
     Os temas do documentário envolvem lembranças, marcas, o tempo, as relações, o devir. O projeto é desenvolvido pelo grupo EducaDoc em pareceria com a Escola Sarapiquá.
 

Saída de Estudos

     Com o objetivo de complementar os estudos relacionados ao Eixo Norteador: “Olhemos a Cidade! Lugar de Afectos”, a turma do 9o ano visitará a exposição fotográfica: Sobre Águas, de Marco Giacomelli, no Museu da Imagem e do Som, e a exposição de placas de xilogravura dos alunos da Escola de Artes do CIC, no CIC.    A saída será na quarta-feira, dia 6 de abril, e a turma será acompanhada pela professora de Artes, Karina de Paula.
 

Sebo na Feira de Leitura

    A Feira de Leitura Sarapiquá 2016 acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, na Escola. Na pauta muita leitura, audição de histórias, conversa com autores, apreciação teatral e visita ao Sebo.
     Como nos anos anteriores o SEBO da Feira é uma atividade que objetiva incentivar a leitura oportunizando a troca e compra de livros a um valor simbólico. Para tanto, a biblioteca da Escola responsável pela organização do Sebo, convida todos a doarem livros e revistas. A caixa de doação para o Sebo estará na secretaria. Agradecemos!
 

Praia do Campeche

     Nesta sexta-feira, 1° de abril, o infantil 5 vespertino, com as professoras Lena e Nicoli, realizou uma saída de estudos à praia do Campeche para ampliar os conteúdos abordados em sala sobre “o que é uma ilha”. Este estudo faz parte do projeto “Ver a cidade, se ver na cidade” que o grupo vem trabalhando ao longo do trimestre.
 

Recados do Leitor 

------------------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2016 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.