Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano IX - nº 302
Florianópolis, 27 de junho de 2014.

Oficinas de Robotótica

     Nesta sexta-feira, dia 27, as turmas dos 5º anos (matutino e vespertino) participaram da Oficina de Robótica com materiais do lego educacional. A atividade foi coordenada pela equipe da Lego, acompanhada pelas professoras da Escola, com o intuito de trabalhar as competências lógicas, organizativas e criativas, tendo a robótica como ferramenta pedagógica.

   

                

Feira de Ciências

     A organização e os estudos para a Feira de Ciências está a todo vapor no Fundamental 2! O roteiro da Feira já está pronto com as informações, datas e encaminhamentos pedagógicos e logo será entregue aos alunos. Além disso, no dia 01 de julho, as turmas do Fundamental 2 participarão do Aulão de Ciências, que tem como objetivo provocar ideias acerca do que cada grupo de alunos criará para responder a provocação: Quando o calor é o problema. Nesse aulão a assessora de Ciências Rafaela Samagaia apresentará aos alunos quatro focos importantes na preparação da Feira: os aspectos teóricos, a fabricação de instrumentos, os diagnósticos de problema de temperatura e possíveis soluções.

 

Sarapiquá no Uruguai

     A turma do infantil 4 iniciou uma correspondência com um grupo de alunos de uma Escola no Uruguai. A primeira curiosidade a ser respondida é "quem é o Sarapiquá?" uma vez que pesquisaram e não encontraram nada sobre este personagem. Para responder, o infantil 4 teve uma aula com o 1º ano vespertino que, durante o primeiro trimestre, realizou intensa pesquisa sobre o tema.

 

Lanche Saudável

     Na constante busca por uma alimentação saudável, referendamos que o lanche da Escola é composto por frutas, sucos naturais e um complemento que não contenha açúcares, gorduras e corantes em excesso. Assim, lembramos que não deve vir para o lanche: carnes embutidas (presuntos, calabresa, salsichas etc), frituras, produtos enlatados, sucos em pó, coberturas de chocolate e outras doçuras, bolachas recheadas com corantes e cremes gordurosos.

 

Olimpíada de Educação Física

     A Olimpíada de Educação Física - Jogos de Integração 2014 está em fase de preparação. Os alunos já tiveram quatro aulas em dias diferentes e antes do recesso escolar terão mais um encontro para que as equipes se reúnam e se organizem na escola.
    O tema este ano, escolhido por votação dos alunos, é Mitologia. A Olimpíada de Educação Física será na semana de 18 a 22 de agosto e será momento para a cooperação, integração e divertimento.

 

Projeto Sarapicopa 2014

     Em tempos de Copa do Mundo, as turmas do Fundamental 1 matutino e vespertino, em seu respectivo turno e horário habitual, vivenciarão "Um dia de Copa do Mundo de Futebol na Escola". O objetivo desta atividade é compreender os processos que envolvem este evento esportivo. Os grupos já estão ocupados com observação e pesquisa para detectar envolvimentos e funções referentes ao mesmo. Cada estudante optará por participar como atleta, árbitro, torcedor, massagista e/ou jornalista... na aula de Educação Física ampliada do dia 30 de junho, próxima 2ª feira. Os times serão mistos e agruparão alunos de todas as séries, pois o grande foco é a integração. Esclarecemos aos familiares que esta é uma atividade interna. Este projeto está sendo coordenado pela professora Giorgia - Educação Física - acompanhado pelos demais professores em suas respectivas áreas. Neste dia os alunos do 1º ao 5º Ano poderão vir com roupas adequadas à sua função (atleta, jornalista, torcedor...). Haverá abertura oficial com o Hino Nacional no início de cada período.

     Em tempo, o 9º Ano organizou-se para a tradicional venda de lanche (renda para a viagem de formatura), portanto, os alunos do turno matutino, caso seja permitido pela família, poderão portar dinheiro para adquiri-lo no dia 30.  No entanto, o lanche de cada turma segue escala normal, devendo ser enviado à escola pela família responsável.

 

Borboletário

     Uma couve cheia de lagartas provocou um alvoroço na turma do 1º ano matutino. O cuidado delas está sendo compartilhado com as famílias. A cada final de semana as lagartas vão para casa de um aluno e voltam com um registro detalhado das observações feitas pela família neste período. Acompanhar o desenvolvimento das mesmas, o que comem, como crescem e transformam-se em borboletas é conteúdo nesta atividade.
  

 

Recados do Leitor 

Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.

Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334 3767

www.sarapiqua.com.br

2014 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.