Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano IX - nº 312
Florianópolis, 19 de setembro de 2014.

Parque Estadual do Rio Vermelho

     No dia 17/09 (4ª feira) a turma Infantil matutino, com as professoras Lena e Renata, fez uma saída de estudos ao Parque do Rio Vermelho, com o objetivo de conhecer o espaço e aprofundar estudos sobre bichos da nossa cidade. A guia passou informações sobre os bichos que lá estão, como chegaram e por que permanecem sendo cuidados. Os que, curados, possuem condições, são devolvidos ao habitat natural e os que não apresentam esta condição, continuam morando naquele espaço. Esta experiência contribuiu muito com os estudos.

        

Borboletário

   Na 5ª feira, dia 18/09, o 4º ano matutino teve grande surpresa ao entrar na sala: “uma borboleta” entre os casulos que estavam sendo observados. Foi uma das lagartas do limoeiro, que se encontrava na forma de casulo desde o dia 27 de maio. Os alunos também puderam observar o "nascimento" de dois insetos que parasitaram as lagartas, fato comum nessas espécies e que causou muita curiosidade. Depois de observada e feito os devidos registros, nossa "hóspede" foi solta na horta sob os aplausos da turma; voou para o alto de uma árvore. Os alunos continuarão suas observações e pesquisas com o Projeto Borboletário nas aulas de Ciências, com a professora Delma. Esperamos em breve divulgar mais notícias.

 

Documentário: Redescobrindo a Mata Atlântica

    O 5ºV, com os professores Andréia e Marcelo, que continua o processo de criação do documentário “Redescobrindo a Mata Atlântica”, desenvolveu uma aula para o 2ºV – profª Laize – que também estuda este conteúdo, no dia 12/09 (6ª feira). Nesta aula, com apoio dos respectivos educadores, houve troca de informações e muita aprendizagem.

 

Narradores do Sarapiquá

      No dia 18/09 (5ª feira), na aula de História, ministrada pela profª Débora, a turma do 6º ano entrevistou alguns funcionários para investigar e registrar em vídeo o que eles/elas consideram patrimônio na Escola. A atividade faz parte do Projeto “Narradores do Sarapiquá” que tem como objetivo compreender o que é Patrimônio Cultural, reconhecendo seus aspectos materiais e imateriais e a importância de preservá-los. Foram entrevistadas as professoras Delma e Jaque, o professor Kiko, as coordenadoras Angela Tozini e Fátima, e, também a Dona Marlene

 

Olimpíada de Matemática

    Aproxima-se a segunda fase do calendário da XVII Olimpíada Regional de Matemática (XVII ORM – PET Matemática e Departamento de Matemática/UFSC). A ORM é uma atividade de resolução de problemas de matemática, não convencionais, tidos como desafios, que exigem criatividade e lógica.

* Segunda fase: Sábado, 20 de setembro de 2014, às 14h (para os alunos que passaram na 1ª fase). Os aprovados para a 2ª fase deverão dirigir-se à UFSC – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. A prova terá a duração de 1 a 4 horas.

Lista de aprovados dos níveis 1 e 2:
Nível 1: Bruna Maheirie Barreto, Maria Eduarda Rossi de Mello e Uzoma Benedek Kovacs.
Nível 2: Francisco Ferreira Morarsutti, Gabriel da Cunha Lima, Helena Grieger Berton, João Pedro Guerreiro Pracz, Leonardo de Sá Nicolazzi, Luke Freitas Berry e Manuela Quint Willadino.

Parabéns aos alunos!
 

 

Passeando na Chuva

      Na quinta-feira, dia 18, as crianças do infantil 2 com as professoras Fabiula e Rafaela foram dar um passeio pela chuva. Uma deliciosa experiência regada a chuva, cheiro de terra molhada e muita animação. 



 

Recados do Leitor 

     Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.

Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2014 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.