Copy

Florianópolis, 05 de junho de 2019.
 

Escola Sarapiquá

PPP em ação - Orientações e Reflexões do nosso Projeto Político Pedagógico

Vida de Escola - Estudar e Significar

         Todo o ano a Escola elege um eixo temático que embasa as intenções pedagógicas, de acordo com o PPP. Em 2019 o eixo “Vida de Escola Estudar e Significar” ilustra e fortalece a função que a escola ocupa na formação de sujeitos que pensam, sentem, expressam e convivem.

Estudar é conteúdo central na vida de escola. O estudo é significado pelo saber, pela compreensão e pelo livre pensar; é quando os estudantes dialogam com as tantas possibilidades do conhecimento a partir da observação, da contemplação, da imaginação, da recriação; da elaboração de perguntas sobre o mundo e a existência. Perguntas que instigam o pensar; que precisam de tempo, de paciência, de pausas, de respostas, de presença, de compromisso.

A escolha deste eixo valoriza práticas escolares responsáveis e prestigiadoras do  convívio democrático e saudável.

Escola

         A escola é um local público que se faz principalmente pela relação entre professor a aluno. Acrescenta-se a estrutura, as famílias, os materiais, o tempo, o espaço.

Professor

         O professor é um estudioso que se dirige a estudantes, pessoas que estão iniciando na leitura e na escrita, no pensamento acadêmico e sistemático. Introdução que requer compromisso, afeto, presença, preparar aulas, ter voz, ouvir a voz, dar voz.

         Dar voz a si, aos seus, aos conteúdos. Tríade que embasa a ação de “ser professor, de ser estudante, e de convocar ao pensamento”. Para a ação do professor também é necessário: confiança, mostrar desafios, abrir caminhos de flores e de pedras.

Estudante

         O estudante se constitui com as leituras abertas pelas vias de acesso expostas pelo professor; pelo exercício do pensamento e da escrita que está vinculado à convocação do professor. Este movimento requer afeto, compromisso e presença, requisitos em construção e que necessitam de confiança e de reverência, de perguntas e de escuta, de belezas e de esforço. Também estes são caminhos de flores e de pedras.

Relação      

A relação professor-aluno é feita de tempo, paciência, respeito, cuidado, paixão, estudo, suporte, silêncio, autoridade, hierarquia, acompanhamento, observação, tarefa, clareza, verdade. AMOR!

Coordenação Geral.

 

Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334 3767

www.sarapiqua.com.br

2019 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.