Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano X - nº 331
Florianópolis, 30 de abril de 2015.

Feira de Leitura

    A Feira de Leitura foi repleta de belezas e de muito envolvimento literário. Histórias lidas, histórias contadas, poesias declamadas, teatro e dramatizações, atividades fruto de muito estudo, deleite e ação. Confira um pouco deste evento através das imagens que  seguem. A Sarapiquá agradece e felicita toda a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e pais e, em especial, à contadora de histórias Isa, da Barca dos Livros e ao grupo teatral Experimentus.

       
 
Para ver mais imagens, clique aqui.
 
     

Cartografia na Escola

   No último dia 24 de abril, cinco estudantes de Geografia da Udesc iniciaram o projeto “Cartografia para Crianças” com a turma do 6º ano. O projeto faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) da Udesc, criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo trabalhar atividades voltadas à alfabetização cartográfica. As aulas do Projeto ocorrerão durante o mês de maio na Sarapiquá, nos horários das aulas de Geografia, juntamente com a professora Solange.

 
 

Onde Mora o Lobo?

   No grupo do Infantil 4 V os alunos estão envolvidos com a questão “Onde mora o lobo da Chapeuzinho Vermelho?” Procuraram pela floresta da Escola e também saíram à procura por outra floresta existente em nossa cidade: o Horto Florestal. Veja o relato desta procura escrito pela professora Júlia, após a saída:

   “Tudo lindo com o passeio! Éramos 10, oito crianças e duas professoras.
   Andamos pela floresta e a cada passo ela se tornava um universo curioso e desconhecido em que até o sopro do vento nos galhos era motivo para parar, olhar, tentar compreender... e compreender muito mais do que aos olhos nus se vê!
    Tudo poesia! Todos conectados com os mistérios que nos cercavam. 
    O lobo? Teve quem até diz que o viu, mas todas as pistas levaram a crer que o caçador passou por ali e...! Recontaram sua história, refizeram-se! 
   O lobo, eu poderia dizer, foi a floresta! Foi ela quem nos engoliu e lá dentro dela, não mastigados, estivemos por uma tarde!
  O que trouxemos de pista? Sementes, folhas, cabo de vassoura, galhos, cipó... transformados agora em um móbile, um móbile de pistas coletadas no horto enquanto procurávamos pelo lobo da Chapeuzinho. Ou simplesmente, um móbile de histórias, de descobertas, de curiosidades, de infantil 4 V!”
 
 

Saídas de Estudos

   Os alunos do 3º ano M, com a professora Luciana visitarão o ateliê do artista plástico florianopolitano Elias Andrade – conhecido como Índio - no Sertão do Sambaqui. Esta saída contempla os estudos em Artes sobre as cidades e seus afectos. A atividade ocorrerá na próxima 5ª feira, dia 07 de maio.

   O 3º ano V fará uma saída de estudos ao Museu do Homem do Sambaqui, no Colégio Catarinense, com o objetivo de aprofundar aprendizagens nos conteúdos sobre  a História da humanidade. Esta atividade será na próxima 2ª feira, dia 04 de maio. 
     No dia 07 de maio, quinta-feira, será a turma do 1º ano M, com a professora Luana, que irá ao Parque Estadual do Rio Vermelho, em saída de estudos envolvendo a temática Cidade é lugar de bicho?, do Projeto Cidades: lugares de afectos.
 
 

Olimpíada de Matemática

   Já está em andamento o calendário da  XVIII Olimpíada Regional de Matemática ((XVIII ORM – PET Matemática e Departamento  de Matemática/UFSC), que é proposto a alunos de 6º a 9º anos do ensino fundamental.

Desde 2006 a Escola Sarapiquá participa deste evento, considerado como mais uma possibilidade de ampliação e envolvimento com a linguagem matemática e a Escola já teve muitos de seus alunos premiados.
 A prova, cuja resolução das questões exige criatividade, atenção e conhecimento, representa uma forma interessante de colocar o estudante frente ao desafio do aprendizado matemático. Trata-se de uma atividade de resolução de problemas, não convencionais, tidos como desafios, que exigem criatividade e imaginação e que é realizada em duas (2) fases. Sendo que ocorrerá também uma 3ª fase, configurando-se como a OBM – Olímpíada Brasileira de Matemática.
Antes das provas ocorrem as aulas de treinamento na UFSC e os alunos são convidados a participar, acompanhados pelo professor Daniel. As provas da Olimpíada ocorrerão em junho, setembro e outubro deste ano.
 
 

Recados do Leitor 


Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.

 

Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2015 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.