Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano IX - nº 310
Florianópolis, 05 de setembro de 2014.

História do Brasil

          No estudo da história do Brasil, ao abordar a Era Vargas e a criação de uma ideia de identidade nacional dada pelo samba, pelo futebol e pela capoeira, a turma do 5º ano vespertino, recebeu a visita do capoeirista Vitor Lima. Vitor trouxe a história desta que é considerada uma manifestação cultural brasileira e realizou uma roda de capoeira com os alunos. A atividade ocorreu no dia 3/9, coordenada pela professora Andréia, nas aulas de Geografia e História.


 

 

Ciências

      Nas aulas de Ciências a turma do 4º ano vespertino, com a professora Mônica, vem estudando as relações que animais e plantas desenvolvem para garantir a sobrevivência de ambos. Contribuindo com o estudo do tema, a turma conta com "visitantes" na sala: lagartas que se desenvolvem exclusivamente na planta conhecida como manacá-de-cheiro, trazida pela profª Monica. 
     Neste caso, o perfume das flores atrai as borboletas-do-manacá que contribuem com a polinização. O grande número de borboletas favorece o acasalamento e a postura dos ovos é feita no manacá. Como as lagartas dessas borboletas se alimentam somente das folhas dessa planta, o estoque de folhas das lagartas hospedadas é renovado diariamente. Algumas lagartas já atingiram a fase de crisálida, gerando curiosidade e expectativa de como será a borboleta que surgir.
      Esta atividade também mobilizou a percepção de medos e desconfortos diante desses seres tão intrigantes e os processos que ocorrem na natureza.

 

Feira das Etnias

     A Feira das Etnias, ocorrida na turma do 4º ano vespertino, com a professora Andréia, no último dia 29/8, veiculou conteúdos do estudo sobre a colonização de Santa Catarina. Os alunos, organizados em grupos, mostraram aspectos culturais e históricos dos principais povos que formaram o Estado: índios, negros, alemães, italianos e açorianos. A feira foi compartilhada com as turmas do fundamental 1, ocasião em que conheceram um pouco mais sobre a história de Santa Catarina e saborearam a culinária típica de cada povo.

 

Lanche Coletivo

    Conforme já divulgado no boletim anterior, o estudo do cardápio do lanche da Escola está em curso, com assessoria da nutricionista Vanessa Davies. Buscamos, com esta ação, melhorar a qualidade alimentar de nossos alunos e promover reflexões acerca das necessidades alimentares. Todo este estudo será exposto aos pais em palestras e através de outras ações nos próximos meses. Um cardápio mais adequado também será adotado pela Escola no próximo ano, a fim de organizar e melhorar ainda mais este aspecto educativo.

 

Independência ou Morte

     No próximo domingo o Brasil comemora um de seus marcos históricos. A Independência do Brasil, eternizada no imaginário brasileiro com Dom Pedro I e seu grito “Independência ou morte” no Ipiranga, alcança seus 192 anos. Mais do que somente celebrar essa data cívica, podemos aproveitá-la como momento de reflexão.
     Para sua época, o dia 7 de setembro pouco significou. A data passou a ter maior destaque ao longo do século XX, principalmente durante os governos militares que viam, nas datas cívicas, uma forma para exaltar não só a pátria e a unidade nacional, como o regime político. Após o fim da ditadura, houve uma consequente desvalorização desses eventos, pois carregavam consigo uma memória recente traumática.
     Em tempos em que se desvelam lutas pela memória e por reparações em relação aos crimes cometidos pelo regime militar no Brasil, faz-se indispensável aproveitar o momento de comemoração para visitar a história, conhecê-la, valorizá-la e exercitar o senso crítico e se perguntar o que significou a Independência do Brasil para as elites brasileiras da época, para os escravos, para os indígenas, para os governos de 1964-1985 e, também, para nós brasileiros e brasileiras de 2014.
        Na escola, as aulas de história do 8º ano vem problematizando os processos de independência na América Latina, buscando compreender os diferentes significados de “independência” para os diversos grupos sociais do final do século XIX.


 

Recados do Leitor 

No  dia 20/9/14 acontecerá o Evento Cidade Melhor (convite abaixo), no Horto Florestal.

 
A Coordenadora do Evento - Tônia Dutra, convida todos a participar.
 
Att. 
Neide Maria Raupp Cardoso
Secretária
CDI-SC
(48) 3322 2020 / Av. Rio Branco, 404, sala 105, centro, Florianópolis
18 anos no Brasil e 12 anos em Santa Catarina, 12 países, 780 espaços de inclusão digital
1007 educadores e mais de 1,5 milhão de vidas impactadas.
TODO MUNDO PODE MAIS!
 
DIA 20/9/14 - PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE (HORTO)
HORÁRIO: 10 AS 17 HORAS

----------------------------------------------------
     Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.

Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334 3767

www.sarapiqua.com.br

2014 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.