Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano Xl - nº 364
Florianópolis, 26 de abril de 2016.

Fungos

      A turma do 7º ano esteve imersa, nas últimas semanas, em estudos sobre os fungos. O tema, que é conteúdo do primeiro trimestre, também foi abordado no Projeto Percebendo e Entendendo a Natureza, com a profa. Cristina Santos, no estudo de campo. Já, na sala de ciências, os alunos analisaram a cultura de fungos em alimentos, utilizando placas que eles mesmos manusearam e montaram.  As atividades demonstram a importância desses organismos em nosso cotidiano e nos processos de reciclagem da natureza.
 
   
   

Saraupiquá

     O Saraupiquá (Projeto da Hora do Conto) desta segunda-feira, dia 25, foi recheado por dois temas: Contos Hindus – o Círculo do Destino e Contos Indígenas Kaiapós.
     O Círculo do Destino é um conto sobre a morte e sua poética, escrito e ilustrado no estilo tradicional patachitra (pintura em tela feita de pano).
    O espaço em que habitam é a temática do conto indígena Kaiapó, observado e narrado por esse povo. O Saraupiquá é dirigido a todas as turmas da escola e coordenado pelo professor Sérgio Bello.
 

Culinária

     Iniciando o projeto Culinária, o grupo do Infantil 4 vespertino, com as professoras Julia e Renata, assou um delicioso peixe na folha de bananeira, prato típico da cozinha local. O referido projeto pesquisa receitas da culinária brasileira e de outros países, com a perspectiva de conhecer um pouco da cultura e hábito alimentar das diversas nações.

Saída de Estudos

    Conhecer e valorizar são aspectos destacados nos estudos sobre a Cidade de Florianópolis que a turma do 1º ano matutino (professora Luana) vem realizando. Com esta intenção, o grupo visitou o Parque Florestal do Córrego Grande, nesta segunda-feira, dia 25, ampliando suas observações sobre a cidade que habitam.

Mosquito

     Os alunos do 5º ano matutino realizaram estudos sobre o mosquito Aedes Aegypti com a profª Delma. Nessa atividade pesquisaram as características do mosquito, seu ciclo de vida, as principais doenças que pode causar e como evitá-las, e outras curiosidades. Numa das etapas do estudo produziram repelente caseiro que será usado na escola e poderá ser feito também em casa. A receita é simples e eficaz: 500 ml de álcool de cereais; 10 gr. de cravo da índia e 100 ml de óleo corporal. Misture bem e use!
 

Saci Encontrado

     A turma do Infantil 2 vespertino, com as professoras Fabíula e Rafaela, encontrou o Saci que estava escondido no bambuzal da Escola. Os alunos construíram uma peneira bem grande e aproveitaram o redemoinho de vento que soprou numa tarde e prenderam o Saci. Ele gostou tanto da turma que resolveu ficar na sala e acompanhar as crianças no lanche, na biblioteca e nas brincadeiras. Todas as tardes ele dá um pulinho na escola para rever o grupo.
 

Feira de Leitura

    Nesta 5ª e 6ª feira – dias 28 e 29 de abril – acontece na Escola a FEIRA DE LEITURA 2016. A Feira é dirigida aos alunos e abrange estudos literários realizados por todas as turmas no eixo temático ”Olhemos a Cidade: lugares de afectos”.  No decorrer desse primeiro trimestre os alunos leram e conheceram histórias sobre as cidades que serão contadas e expostas entre as turmas. Também haverá apresentação teatral da peça E se eu fosse um camarão? montada pelo grupo de teatro comunitário do Canto da Lagoa (Florianópolis).
    Ainda aceitamos doações para o Sebo de Livros.

Confira a programação:
Dia 28 de abril - 5ª feira
8h e 14h - Montagem dos painéis expositivos da Feira e montagem do Sebo de Livros.
10h30 e 16h30 – Apresentação teatral com o Grupo de Teatro Comunitário do Canto. Peça: E se eu fosse um Camarão?
Dia 29 de abril – 6ª feira
Matutino e vespertino: Apresentações de histórias, declamação de poesias, visita à exposição visual organizada pelas turmas e visita ao Sebo (os livros terão preço simbólico).
 

Recados do Leitor 


Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2016 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.