Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano Xl - nº 366
Florianópolis, 10 de maio de 2016.

Saídas de Estudo

       São imersões que potencializam o conhecimento e a percepção, fora do espaço escolar, dos conteúdos e das situações estudadas na escola.
       A turma do 6º ano fará saída de estudos à Gruta de Botuverá; ao Observatório Astronômico e ao Zoo da cidade de Brusque, contemplando conteúdos das aulas de ciências, geografia, história e filosofia. Dia 11 de maio, o dia todo.
       O grupo do 8º irá ao Parque Eco do Avencal, na cidade de Porto Belo, que tem em seu interior miniusina hidrelétrica, exposição de répteis e sobre as grandes guerras, engenho de farinha, aquário e mini-planetário. A saída aborda as áreas de ciências, matemática, história e geografia e será no dia 11 de maio, durante todo o dia.
       Contemplando os conteúdos sobre produção e consumo energético, a turma do 9º ano realizou saída ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda em Capivari de Baixo e à Mina de Visitação Otávio Fontana, em Criciúma, nesta terça-feira, dia 10 de maio, o dia todo.
        No Projeto Onde está Meu Olhar, o grupo do Infantil 4/5 M, vista o Casarão dos Andrade, no Ribeirão da Ilha, para conhecer o funcionamento de um Engenho de farinha. Dia 11 de maio, com as professoras Lena e Adele.
       Estudando os animais que ali vivem, os alunos do Infantil 5 V, irão à Lagoa do Peri, conhecer o Projeto Lontra e assim, ampliar seus conhecimentos sobre a fauna da cidade em que vivem. A visita será dia 12 de maio, com as professoras Lena e Nicoli.
   
        
   

Café com as Famílias

     Promover o encontro da comunidade escolar para trocar ideias, sorrisos, objetos e bons momentos é objetivo do Café com as Famílias. Na programação temos brechó e troca-troca, café, trilha da cachoeira e alegria. Sábado, dia 14 de maio, das 9h30 às 12h. Haverá transporte que sai do estacionamento em frente à Fiesc, direção Escola, das 9h30 às 11h30. Participe!
 

Avaliação Escolar

     Final de trimestre, momento de concretizar a avaliação escolar dos alunos para socializar, com as famílias, o processo vivido pelo estudante no cotidiano pedagógico. E qual é a função da avaliação na escola?
       Avaliar abre portas para fomentar novos conhecimentos, novos estudos e/ou referendar, rememorar o que vem sendo estudado. Avaliar provoca o pensamento e a reflexão que são fundamentos para a liberdade que o saber contribui. Avaliar situa o aluno e o professor na relação entre ensinar e  aprender. Avaliar é estudar novamente os conteúdos que envolvem os sujeitos nos seus aprendizados. Avaliar dá o que pensar e sentir... e tudo isto faz a vida acontecer significativamente!
 

Sebo da Feira

     O Sebo da Feira de Leitura foi um sucesso. A visita para leitura e a venda dos livros teve grande participação. A Escola agradece as doações feitas e informa que a seleção dos novos títulos que serão adquiridos com a arrecadação do Sebo já iniciou, contando com a sugestão dos alunos e dos professores.

Reuniõeis de Pais

     Nesta semana ocorrem as reuniões de Pais e Professores das turmas de 2º ao 5º anos do ensino fundamental 1. Dia 10 de maio - 2º ao 5º ano V; e dia 11 de maio - 2º ao 5º ano M. Na próxima semana, dia 18 de maio, as reuniões serão para os pais das turmas de 6º ao 9º ano. Momentos de ouvir sobre os processos vividos na sala de aula e de entrega de avaliações do 1º trimestre.
 

Cultura e Tradição em Filme

    Nos estudos sobre a cultura e tradição da Ilha de Santa Catarina, a turma do 3º ano V, com a professora Silvia e a bibliotecária Ana Lúcia, assistiu ao documentário A pandorga e o peixe, de Kátia Klock e Ivan de Sá e o curta de ficção Taí..ó! Uma aventura na Lagoa, de Mauricio Venturi. Histórias que mobilizam o imaginário e o conhecimento presentes na cultura de um povo.
 

Recados do Leitor 


Estou enviando algumas fotos do recente torneio do qual Allegra participou em Porto Alegre, o “Circuito Escolar e Universitário” no qual ela representou a Escola Sarapiquá.
Enfrentando meninas de até 12 anos, Allegra teve uma vitória no primeiro jogo e em seguida foi derrotada pela primeira no ranking no Brasil na 12 anos, que foi a campeã do circuito.
 Uma ótima participação da Allegra, que ainda tem dois anos para jogar esse circuito na categoria 12 anos (com 11 e 12 anos).

Tatiane Hodson, mãe

---------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2016 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.