Copy

Florianópolis, 12 de junho de 2019
Prezadas Famílias,

No próximo dia 14 de junho, diversas instituições congregadoras de categorias de trabalhadores do Brasil convocam a sociedade para uma Greve Geral Nacional em defesa de direitos constitucionais e trabalhistas, lutas que tangem aspectos da vida política, econômica e social do País.

Os professores da Escola Sarapiquá manifestaram sua posição de apoio e adesão ao movimento em carta aberta destinada à Direção e a toda Comunidade Escolar (leia abaixo).
Outras categorias de profissionais também vem se manifestando em favor da greve e, conforme divulgado em redes sociais, na cidade de Florianópolis estas categorias realizam assembleias para definir sua posição, o que pode acarretar em paralisação do transporte público e de outros serviços. Assim, não teremos a presença do corpo docente na Escola e de funcionários que dependem de serviços públicos.

A Direção da Escola respeita a decisão de seus educadores de adesão ao movimento e comunica que neste dia 14 não terá funcionamento normal, somente emergencial, uma vez que a composição das aulas e da segurança necessária são feitas por nossos funcionários no seu conjunto. Somente as coordenadoras estarão presentes na Escola para atender a família que realmente não tenha como se organizar de outra forma neste dia.

Sabemos também que a luta dos trabalhadores é fundamental para toda a sociedade e não somente para alguns setores, pois educação, saúde, segurança e trabalho são prioridades para o bem comum e para o convívio democrático e menos desigual.
 
Agradecemos a compreensão e estamos certos da colaboração de todos.
Direção Escola Sarapiquá
 
 
Carta aberta à comunidade escolar
 
No dia 15 de maio de 2019, nós, professoras e professores da Escola Sarapiquá, unidos e atentos aos acontecimentos da política brasileira, somamos aos trabalhadores e estudantes que saíram às ruas para se manifestar contrários aos cortes na Educação.

O ato daquele dia reuniu um enorme contingente de cidadãos nas mais diversas cidades brasileiras. Aqui, em Florianópolis, estima-se que estiveram presentes no grande ato aproximadamente 30 mil pessoas. Um mar de gente! Mar que exibiu sua face corajosa e a poderosa força do coletivo em prol da Educação.

A organização dos professores e professoras, bem como o apoio das famílias em cartas, falas e presença no ato, evidenciam nosso comprometimento com a educação. Além disso, materializam os estudos de formação em práticas coletivas vivenciados ao longo de anos na Escola Sarapiquá. Ademais, comungamos de uma concepção de educação que entende os sujeitos como seres sociais, constituídos na materialidade das interações.

“Porque somos ‘geneticamente amorosos’, somos também ‘geneticamente sociais’. Nascemos de dois, em um grupo, nossa família. E, daí em diante, não paramos de viver em grupo e depender dos grupos onde aprendemos, trabalhamos. Dependemos sempre do outro que nos completa, nos amplia, nos esclarece, nos limita, nos retrata no que somos, no que nos falta, porque somos incompletude e unicidade”. (Madalena Freire, Educador, 2008).

Então, nesse momento, em que o discurso está cada vez mais se voltando para o individualismo, para o apagamento das diferenças e o silenciamento de determinadas vozes, é importante fortalecer os coletivos e nos fortalecermos neles. A paralisação do dia 15 mostrou que não estamos sozinhos nessa luta pela garantia de importantes direitos cidadãos como educação de qualidade e aposentadoria.

Como a educação brasileira e nossos direitos previdenciários seguem ameaçados, continuamos mobilizados e estaremos novamente nas ruas somando à Greve Geral do dia 14 de junho. Esta tem importância estratégica e precisa ser construída na base de todas as categorias. Lutar pela educação e por uma aposentadoria justa deveria ser motivo de união da nação. Por isso, a presença da comunidade Sarapiquá é fundamental nessa luta. Juntos somos mais fortes!
 
Professoras e Professores da Sarapiquá em luta.
Junho de 2019
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334 3767

www.sarapiqua.com.br

2019 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.