Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano X - nº 342
Florianópolis, 31 de julho de 2015.

O que é uma escola?

    Mobilizando uma importante reflexão, o educador espanhol Jorge Larrosa proferiu palestra na UFSC, no dias 13 e 15 de julho, aberta ao público e contou com a presença de professores e coordenadoras da Sarapiquá.
   Com o tema O que é uma escola? Larrosa provocou indagações acerca do tempo, do espaço, do mundo, da humanidade, da infância, da escrita e outros conteúdos como questões vividas na Escola.   
   Larrosa abriu a sua exposição citando um trecho da profunda afirmação da filósofa Hannah Arendt que diz: “educação é ponto onde decidimos se amamos o mundo o bastante para tomar responsabilidade por ele e assim, transmiti-la aos novos. Educação é quando decidimos que amamos as crianças o bastante para prepará-las ao mundo, para dar-lhes o mundo. A Escola não está aí para fazer alguém ou um mundo mais ou menos feliz. A Escola introduz as crianças a um mundo representado, porque a escola não é o mundo. A Escola tem  a ver com estabelecer a relação entre as palavras e as coisas, com as linguagens, com aprender a conhecer a história dos outros”.
   Três curtas metragens foram utilizados pelo palestrante para ilustrar colocações acerca da escola fomentando aspectos que são essenciais na constituição destas instituições.
1 - O tempo na escola. Nesta, o tempo é heterônomo, ou seja, fora do tempo do trabalho e do tempo da família. É um tempo para se ocupar do mundo, mas a escola não é o mundo. O tempo na escola inaugura a possibilidade de “coisas”;
2 -A escola é um espaço coletivo e público, no qual a “voz”, os temas, os assuntos devem estar a serviço de todos, deve mobilizar interesses comuns; 
3 - A escola é um lugar de aprendizagem da história dos outros, das histórias da humanidade. Um lugar de escuta e de experiência. Um lugar fundamental para aprender a escrita e a representação do mundo.
    O educador é autor de diversos livros que tratam sobre educação, escola, escrita e estudo. Suas reflexões abrem para o encorajamento da ação responsável, do lugar e da responsabilidade dos adultos em apresentar o mundo aos que chegam. Um mundo no qual as crianças não podem estar abandonadas às suas próprias vontades, dando a direção quando ainda não estão aptas a dar.
             

Olimpíada de Educação Física - Jogos da Integração

   A Olimpíada Esportiva Sarapiquá do Fundamental 2 (6º ao 9º ano) será realizada de 17 a 21 de agosto, das 7h30min às 12h.

  A abertura dos jogos será no dia 17/08, na quadra da escola. Os demais dias da Olimpíada ocorrerão no ginásio da Astel, no bairro Itacorubi. Esta atividade pedagógica trabalha com conteúdos esportivos (diferentes modalidades, movimento e jogo), com atitudes que envolvem cooperação e competição, com formação de equipe e vida de grupo.
  A Olimpíada deste ano tem como temática “Biografias”, que serve de inspiração e pesquisa aos alunos na composição do hino, da bandeira e da camiseta de cada equipe.

 

Formação de Professores

   Toda quarta-feira à noite ocorre na Escola as chamadas Reuniões Pedagógicas, espaço de encontro do grupo docente voltado a estudos e formação. Na pauta das reuniões de agosto, haverá a exposição de práticas pedagógicas, ou seja, cada educador mostra aos seus colegas uma aula abordando determinado assunto didático-curricular. Momentos de exposição, reflexão e debate que ressignificam conteúdos, propõem a escuta ao outro, mobilizam o trabalho interdisciplinar, constituindo a equipe.

 

Composteira e Horta

   As turmas do 2º e 3º anos vespertino, com as professoras Laíze e Silvia, farão a manutenção e cuidado da composteira da horta da Escola. Com esta ação, os alunos estudam a transformação da matéria orgânica, observam os processos que ocorrem no ambiente e cuidam do espaço escolar. 

  O grupo do 3º ano matutino, com a professora Luciana, também atuará no projeto que envolve natureza e alimentação. Para tanto, seu foco estará na revitalização da horta da Escola, plantando, acompanhando o crescimento e colhendo diversas hortaliças. Processo que renderá reflexões quanto à vida de grupo, mais especificamente ao cuidado de si e cuidado do outro.

Recados do Leitor 

Mostra Natureza Brincante no Sesc em Florianópolis (Prainha)
 
No período de 31 de julho a 28 de agosto, o Sesc em Florianópolis (Prainha) recebe a Mostra Natureza Brincante. O acervo da Mostra é composto de peças orgânicas e foi produzido pelo artista e educador Guilherme Blauth a partir de elementos naturais encontrados na Mata Atlântica.
 
Mais informações no http://goo.gl/3j1fHh
---------------------------------------------------
 
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2015 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.