Copy
Boletim Eletrônico Semanal
Ano Xl - nº 369
Florianópolis, 10 de junho de 2016.

Mangue ou Manguezal?

       As turmas do Infantil 4/5 matutino, dentro do projeto “Onde está o meu olhar”, e Infantil 5 vespertino, com seu projeto “Ver a cidade e se ver na cidade”, com as professoras Lena, Adele e Nicoli, realizaram no dia 02/06 visita à Estação Ecológica de Carijós.  Foi uma oportunidade de experimentar diferentes sensações e de complementar o que foi estudado em sala, consolidando aprendizagens.Criança aprende na escola e também fora dela, em contato com a natureza. Nessas saídas de estudo as crianças podem observar para além do que está nos livros, para além do que foi falado ou discutido em sala. Observar com seus “próprios olhos”, sentir e tocar, permitem que elas entrem em contato com a realidade, até então, apenas vista através de imagens, permitindo uma relação direta com o objeto de estudo.
     Conhecer o manguezal da Estação Ecológica de Carijós causou às crianças diferentes sensações, desde “nojo” da lama do manguezal até euforia por estar pisando e caminhando sobre a mesma. Sorrisos e muitas falas como: “Que legal”, “Isso é muito radical” ou “Que meleca” fizeram parte do desafio de andar sobre o manguezal. Essas experimentações concretas e as emoções sentidas contribuem para o aprendizado e para a compreensão da importância desse ecossistema na vida dos outros animais e na nossa.
      Manguezal ou Mangue, qual a diferença? Agora as crianças já sabem. Mangues são árvores que compõem, junto com a água, folhas e lama, o nosso ecossistema costeiro chamado Manguezal, de extrema importância, já que se caracteriza como um berçário natural e concentra uma grande variedade de espécies que contribuem com o equilíbrio da natureza.
   
Veja mais fotos, clicando aqui.
   

Não é Justo

    Na aula de Geografia, a professora Solange propôs aos alunos do 7º ano uma atividade para que entendessem a distribuição da riqueza no nosso país. Para isso, montaram pizzas a serem repartidas, por sorteio, entre os alunos de acordo com o gráfico representativo dessa situação. A surpresa dos alunos ao perceberem a que porção teriam direito causou espanto e protestos de “não é justo!” pelo grupo. Cabe informar que, ao final a pizza foi repartida igualmente entre os alunos. Espera-se que a aproximação com uma situação material favoreça a compreensão desta questão tão complexa do Brasil.
 

Mistura ou não Mistura

    Na continuidade do projeto de Ciências “Mistura ou não Mistura” coordenado pelos professores Lena e Marcelo, as crianças do Infantil 4/5 matutino trabalharam, nesta semana, o conceito de mistura com o chamado líquido não-newtoniano (mistura de amido de milho e água), oferecendo às crianças a oportunidade de manusear e se divertir com o líquido não líquido. Diversão e aprendizado garantidos!

    Quer saber mais sobre o projeto, clique aqui.
 

Tag Point

    A Escola Sarapiquá amplia sua comunicação através da implementação da tecnologia  IoT (Internet of Things),  utilizada no desenvolvimento de Cidades Inteligentes. Este é mais um instrumento de interação com as famílias,professores e comunidade  em tempo real  e diretamente no smartphone, sem necessidade de busca online ou de  iniciar qualquer tipo de pesquisa . É um sistema de comunicação eficiente, sustentável e pioneiro e a Sarapiquá  está entre as primeiras escolas do Brasil a utilizar esta tecnologia.

   Assim, será possível informar e compartilhar as atividades da Escola, com maior agilidade e acesso.
Para estabelecer esta conexão, baixe gratuitamente (android e IOS) o aplicativo TAGPOINT e insira o cupom “sitio” neste. Ao aproximar-se da Escola com o Bluetooth do celular ligado você receberá as campanhas. Ao recebê-las clique no ícone favoritos (coração).

Bordar Brincando ou Brincando de Bordar 

     “Bordar em conjunto, compartilhar processos e resultados, trocar experiências, vivenciar a criação coletiva são novos paradigmas da arte de bordar, integrando a tradição e o moderno de forma singular.” (Beth Ziani)

     As mães do Infantil 2/3 matutino foram convidadas pelas professoras Grazyela, Renata e Ângela a resgatar através do bordado, momentos marcantes de sua infância no projeto “Oficina de Bordado”. Se representar num pedaço de tecido, escolher as cores, linhas e pontos, contar as histórias e lembranças da infância, dar risadas e tomar chá permeou este encontro cheio de cumplicidade! Agora é esperar que a mães brinquem com suas agulhas e compartilhem suas histórias!
 

Festa Junina

      Nossa Festa Junina está chegando.
    Será dia 24/06, das
14h30 às 18h com danças Juninas (Boi de Mamão, Quadrilha, Casamento, Pau de Fita e outras), ritual de acendimento da fogueira, correio elegante, cadeia, venda de cachorro-quente, além da mesa coletiva de quitutes.
      Para mais informações clique aqui e acesse o dia-a-dia no site da escola.
 

Projeto "Nosso Quintal é uma Ilha"

   O Infantil 4 vespertino, com as professoras Júlia e Luiza, escolheu Santo Antônio de Lisboa e foi para as ruas brincar em um dos muitos “quintais da nossa ilha”… Caminhando pelas calçadas de uma das comunidades mais antigas de Florianópolis, os olhos curiosos puderam descobrir as casas, a igreja e o cemitério, que se mantiveram no estilo original açoriano. Interagiram com moradores e comerciantes locais, brincaram no parquinho da praça, jogaram bolinha de gude, correram pelas areias da praia e terminaram o passeio com um delicioso piquenique!

 

Recados do Leitor 

Olá,
Sou a mãe do Franco do infantil 4.
Trabalho em uma Magazine Online- Energia Vital e pelo segundo ano consecutivo estamos realizando em parceria com a Escola de Idiomas Yázigi uma Campanha do Agasalho, aonde, os beneficiados este ano serão os índios do Morro dos Cavalos.
Att.

Roza Damian

A caixa para as doações ficará disponível na frente da secretaria da Escola.
---------------------------------
Este espaço tem como objetivo manter um canal de diálogo entre os leitores deste boletim. Envie sua contribuição para atendimento@sarapiqua.com.br.
 
Curta nossa pagina no Facebook
Siga-nos no Twitter
Visite nosso site
Venha nos conhecer:
Rod. Admar Gonzaga nº 3855
Bairro Itacorubi - subida do Morro da Lagoa
Florianópolis, SC 
Fone: (48) 3334-3767 

www.sarapiqua.com.br

2016 Escola Sarapiqua. Todos os direitos reservados.