Copy
View this email in your browser

VIGILÂNCIA DIGITAL
Um olhar crítico-cultural sobre a Internet

Goethe-Institut, Palestra e debate
23.05.2016, 19h00

Diedrich Diederichsen e José Bragança de Miranda com moderação de Jürgen Bock


No dia 23 de Maio, às 19h00, terá lugar, no Goethe-Institut em Lisboa, a terceira palestra do ciclo de conferências "Viver na sociedade digital". Diedrich Diederichsen, professor de Teoria, Prática e Mediação de Arte Contemporânea em Viena, irá conversar com o sociólogo José Bragança de Miranda sobre o tema Vigilância digital: um olhar crítico-cultural sobre a internet. A sessão será moderada por Jürgen Bock.

Vigilância digital: um olhar crítico-cultural sobre a internet 
Enquanto observadores atentos do nosso tempo, Diedrich Diedrichsen e José Bragança de Miranda debatem a sociedade digital de uma perspectiva cultural e fenomenológica. Nesta sessão serão abordadas não apenas as interpretações da sociedade digital enquanto "espectáculo de monitorização" (apps, Facebook, etc), que conduzem por sua vez a uma inerente "dependência de monitorização", mas também serão questionadas as interpretações positivistas da arte na internet.

Com o objectivo de pensar e debater as condições de vida na era digital, a série de conferências Viver na sociedade digital reúne intervenientes das áreas da política, das artes, da cultura e da internet. A questão é comum a todos: como articular a transformação digital em busca de um futuro melhor?
 
Nos anos 1980, Diedrich Diederichsen foi editor e redator de revistas de música, nos anos 1990 professor convidado e docente em Frankfurt, Pasadena, Viena, Weimar, Bremen, St. Louis, Colónia, Los Angeles e outros. De 1998 a 2007, Diederichsen trabalhou como investigador e docente de Teoria Estética/Ciências da Cultura na Merz-Akademie, em Estugarda. Desde 2006 é professor de Teoria, Práctica e Mediação de Arte Contemporânea na Faculdade de Ciências da Arte e da Cultura da Academia de Belas Artes de Viena, Áustria. É colaborador regular dos jornais tageszeitungSüddeutsche Zeitung e das revistas Theater Heute e Texte zur Kunst.

José A. Bragança de Miranda é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1990), com agregação em Teoria da Cultura (2000) na mesma Universidade. Actualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, colaborando como Professor Catedrático convidado na Universidade Lusófona. Tem leccionado nas áreas da Teoria da Cultura e das artes contemporâneas, da Teoria dos Media e da cibercultura. Membro de redacção de várias revistas especializadas, foi director da Revista de Comunicação e Linguagens (RCL), sendo actualmente director da revista Caleidoscópio

Local:
Goethe-Institut 
Auditório
Campo dos Mártires da Pátria, 37
Lisboa

A conferência Vigilância digital: um olhar crítico-cultural sobre a internet resulta de uma colaboração entre o Goethe-Institut, a Maumaus e o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.
 

Maumaus
Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3º C
Lisboa 1050-021
Portugal

Add us to your address book


© Maumaus, 2016

 
Share
Tweet
Forward