Copy

07/2015
Notícias









Candidatura ao reconhecimento do Cluster Habitat Sustentável 2015-2020

Decorreu em Junho e Julho uma serie de reuniões dos associados do Cluster Habitat Sustentável, com vista à preparação da candidatura ao reconhecimento deste enquanto Cluster de competitividade para o período 2015-2020, no âmbito do despacho governamental nº 2909/2015 de 23/3.

Estas reuniões permitirão construir o programa de ação do Cluster com base nos contributos dos associados, refletindo assim as suas necessidades estratégicas. A candidatura foi submetida com sucesso a 24 de Julho, agregando 155 associados dos quais 106 são empresas de diferentes setores da cadeia de valor do Habitat.

 

 
Para mais informações ou adesão ao processo contacte-nos através do centrohabitat@centrohabitat.net 
Atividade dos Associados 










 
Novo produto na gama Acousticork
 
A manta de aglomerado de cortiça com poliuretano (PU), destina-se ao desacoplamento entre camadas de pavimento que, dependendo do seu posicionamento e espessura, pode gerar reduções na transição do ruido de impacto (ΔLw) entre 17 e 23dB.













Apresentação Rikor

Fazemos parte de um grupo económico português, especializado no sector do revestimento de superfícies.
O nosso sucesso assenta num modelo de negócio singular e inovador que engloba, além de produção própria, parcerias com várias empresas europeias especializadas, o que nos permite introduzir no mercado português as soluções e as técnicas mais avançadas ao melhor preço.  
 - Desenvolvemos soluções customizadas.
Essas parcerias permitem-nos oferecer soluções de pintura inovadoras e adequadas às necessidades dos nossos clientes. Criamos e/ou adaptamos os produtos à medida das especificidades do seu negócio.

 
- Garantimos acompanhamento técnico constante.
A nossa equipa de técnicos possui a necessária formação para implementar qualquer processo com total eficiência. Estamos disponíveis para ajudar no esclarecimento de dúvidas e para prestar aconselhamento técnico sempre que precisar.
 
 - Oferecemos segurança.
Fruto dos anos de experiência que temos no mercado e dos produtos de alta tecnologia que comercializamos.

Mais informação aqui


















 
Corticeira Amorim comercializa piso inovador de cortiça 

A Corticeira Amorim desenvolveu o Hydrocork, da Wicanders, um pavimento flutuante que, pela combinação de reduzida espessura, resistência à água e incorporação de cortiça, posiciona-se como uma solução diferenciada e de elevado valor acrescentado.

Concebido no âmbito da Unidade de Negócios Revestimentos, o desenvolvimento de Hydrocork resulta de uma aposta estratégica da Corticeira Amorim em I&D e Inovação e foi feito ao longo de dois anos, num investimento de cerca de 700 mil euros. 
Constituído por um núcleo de compósito de cortiça aglomerada de reduzida espessura, este novo conceito de pavimentos assegura todos os benefícios deste material natural - nomeadamente em termos de isolamento térmico e acústico, conforto ao caminhar, resistência ao impacto e alívio de tensões corporais (tecnologia Corktech) - a que se juntam agora as mais-valias da resistência à água, ou seja, sem riscos de uma eventual dilatação do pavimento, e de uma rápida instalação. O resultado é um produto que, comparativamente com as soluções atualmente existentes no mercado, se apresenta com um desempenho técnico e uma garantia superiores.

 

Com apenas 6 mm de espessura, Hydrocork pode ser facilmente cortado e instalado em praticamente todo o tipo de superfícies, apresentando-se como uma solução ideal para projetos de reabilitação. 
 






Regime Extraordinário da regularização de atividades económicas (RERAE)

Empresas têm até 2 de Janeiro de 2016 para beneficiar do regime excecional de regularização.
As empresas que se encontrem em laboração sem título válido de instalação ou título de exploração ou de exercício de atividade, incluindo as que estão em desconformidade com os instrumentos de gestão territorial, ou as que pretendam ampliar ou ser alteradas e em que tal não seja compatível com os IGT vinculativos dos particulares ou com servidões e restrições de utilidade pública, têm até 2 de janeiro de 2016 para beneficiar do Regime Extraordinário da regularização de atividades económicas (RERAE)


Mais informações aqui














Ecochoice disponível para dar apoio a vales de inovação para as declarações ambientais de produto (DAP):

- Análises de ciclo de vida para obtenção da certificação e declaração ambiental de produtos; 
- Estudo de avaliação energética e identificação de medidas de redução de custos de energia

Estes podem ser concretizados pela ECOCHOICE ao abrigo dos vales de inovação no âmbito do Portugal2020. A Ecochoice encontra-se acreditada para desenvolver estes serviços dentro da categoria d) Inovação (Aviso 15/SI/2015) na tipologia de Eco-inovação. Informamos que a taxa de incentivo nos Vales de Inovação é a mais elevada no âmbito do P2020.

A Apresentação de candidaturas à 2ª Fase do VALE Simplificado, tem:
- Modalidade de Incentivo Não Reembolsável a 75%, 
- Limite máximo de investimento elegível de 20.000 euros.

Esta fase de candidaturas está aberta até 31 de Agosto, sendo a data limite da notificação da decisão final de aprovação do projecto até dia 2 de Novembro de 2015.  

Para informação adicional sobre os VALES, consulte-nos (www.ecochoice.pt) ou o link - http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/Vales-I&D-Empreendedorismo-Internacionalizacao-Inovacao















 
UA lança 2ª edição do curso de especialização em “Riscos e Reabilitação Sustentável”

O Dep. Engª Civil da Universidade de Aveiro  lança a 2ª edição do curso de especialização em “Riscos e Reabilitação Sustentável”
O curso, correspondendo a um total de 60 ECTS, terá especial interesse para profissionais ligados à fileira da construção e imobiliário – arquitetos e engenheiros civis, mestres ou licenciados. A formação pode ser realizada numa versão de média duração, correspondendo a 24 ECTS. Em qualquer dos casos, as aulas decorrem às sextas-feiras, das 9h30 às 19h00, e aos sábado, das 9h00 às 13h00, e terá a duração de 2 semestres. 

É o único curso a nível nacional que congrega duas áreas - riscos e reabilitação sustentável - consideradas, hoje, o caminho que a Engenharia Civil vai trilhar no futuro. O DECivil da Universidade de Aveiro já há muito considera estas áreas importantes e por isso têm sido áreas prioritárias de ensino e investigação. É de salientar a ligação da formação às empresas e ao setor da construção através das parcerias estabelecidas.
As candidaturas decorrem de 24 de Agosto. 

Mais informações podem ser obtidas aqui



















Sessão de Divulgação de Resultados de Projetos SIAC

A APICER promoveu no dia 25 de junho de 2015 o seminário de encerramento destinado à divulgação de resultados das atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas) n.º 38235 – CER(amica) + Sustentável e n.º 38740 – Cerâmica Portuguesa, Novas Tendências, Novas Profissões. 
Estes projetos constituem iniciativas da APICER, cofinanciadas pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE).

No que diz respeito ao projeto ”CER(amica) + Sustentável”, para a atividade “Análise de efeitos cruzados e custo-benefício da utilização de combustíveis sólidos na cozedura de materiais cerâmicos e seu enquadramento nas emissões gasosas” foi produzida uma base de dados ou guia com as MTD’s aplicáveis a materiais de cerâmica de construção, disponível em http://sii.ctcv.pt/mtd, e uma ferramenta de análise de custo benefício para o setor cerâmico.


Para a atividade “Avaliação prospetiva da libertação de metais pesados pela louça cerâmica utilitária em contacto com os alimentos foi produzida a brochura “Cerâmica de Mesa Portuguesa – O Contributo para a Sustentabilidade” (na foto abaixo) e uma ficha técnica sobre conformidade de louça segura.

 

 
No âmbito do projeto “Cerâmica Portuguesa: Novas Tendências, Novas Profissões”, os outputs produzidos foram os seguintes: Portefólio de Perfis Profissionais (na foto abaixo), Estratégia de Desenvolvimento de Competências, Manual de Qualificação e Brochuras de promoção.

Os resultados do projeto e outputs produzidos, estão disponíveis no site da APICER em: www.ceramica.pt



















A Passive House como solução para os edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB)

A Associação Passivhaus Portugal, na sua missão de contribuir para a independência energética e sustentabilidade de Portugal, apresenta a Passive House como a solução óptima para os edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB – Nearly Zero Energy Building) em Portugal, que serão obrigatórios a partir de 1 de Janeiro de 2019 nos edifícios públicos e a partir de 1 de Janeiro de 2021 nos edifícios particulares, de acordo com a Directiva 2010/31/EU - Directiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD).

Na Passive House as fontes de energia renováveis são o complemento ideal da eficiência energética do edifício. Nesse sentido e respondendo perfeitamente à definição geral do NZEB, foi definida pelo Passivhaus Institut, sediado em Darmstadt na Alemanha, a classe Passive House Plus que entra em consideração com a produção local e renovável de energia.
As necessidades de energia primária renovável (PER), considerando o contributo das fontes renováveis de energia no factor de energia primária de cada país ou região, estão limitadas a 45 kWhPER/(m²*a) e a produção local de energia terá de ser igual ou superior a 60 kWhPER/(m²implantação*a).

O comunicado pode ser consultado na íntegra aqui:
http://passivhaus.pt/images/comunicacao/20150626-comunicado-Associacao-Passivhaus-Portugal.pdf

 

Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER
  • Local: Aveiro, sala de formação do Hotel Meliá Ria
  • Datas: 29 e 30 de Setembro, 01, 02, 03, 05, 06, 07, 08 e 09 de Outubro de 2015
  • Duração: 70 horas
  • Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc).
  • Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; projectar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP.
O programa completo pode ser consultado aqui



Criação da empresa NZEB nos Açores

Fundada em janeiro de 2015, a NZEB  é a primeira empresa nos Açores especializada na prestação de Serviços de Engenharia e Consultoria para a Construção Sustentável.
Concentra a sua atividade nas áreas da Acústica de Edifícios, Desempenho Energético e Construção Sustentável e acumula a experiência internacional do seu fundador, em projetos LEED e Passivhaus.
Sediada em Ponta Delgada, a NZEB colabora com projetistas e construtores na persecução dos mais elevados níveis de eficiência e sustentabilidade dos seus projetos.

Mais informação aqui

















Primeira Passive House certificada no sector do turismo

Encontra-se perto da conclusão a primeira Passive House certificada no sector do Turismo. Trata-se de uma unidade de alojamento local localizada na Costa Nova, concelho de Ílhavo, promovida pela AIT Invest e desenvolvida pela Homegrid®. Já foi realizado com sucesso o teste de estanquidade ao ar (blower door test) e o resultado foi de 0,41 renov/h, inferior ao limite de 0,6.

A Homegrid® irá traduzir para português o PHPP 9  o designPH

Após o lançamento da versão em inglês do Passive House Planning Package (PHPP) 9, prevista para o Outono de 2015, a Homegrid® irá iniciar a sua tradução para português, bem como da ferramenta designPH. O designPH é um plugin para o software de modelação 3D Sketchup e com interface de ligação para o PHPP, permitindo a rápida e expedita análise do balanço energético a partir do modelo 3D.

 

Esta informação pode ser consultada aqui

International Conference on Energy Efficiency and Comfort in Historic Buildings

Call for abstracts: 19 a 21 de Outubro 2016, Bruxelas, Bélgica

Mais informação aqui e www.eechb2016.eu











 
Projeto SHIFT & PLAY vence desafio social – XLM 2015

A AEVA – Escola Profissional de Aveiro, recebeu a Empresa XLM – Innovation & Technology para a entrega oficial do Prémio ao Projeto SHIFT & PLAY, vencedor do 1º Prémio do Desafio Social – XLM 2015.
A XLM – Innovation & Technology foi fundada em 1995 e, no presente, tem como área de negócio o desenvolvimento e Inovação em Sistemas de Informação Geográfica e Sistemas de Gestão”.
A responsabilidade social é um dos objetivos da XLM, enquadra a estratégia da empresa. Os desafios sociais surgem neste âmbito sendo que em 2014 realizaram o 1º desafio. É intuito da direção dar continuidade a este projeto sendo a periodicidade dos desafios anual.
A XLM, através do seu CTO, Eng. Rui Alves, teve oportunidade in loco de verificar e perceber com a equipa do Projeto Shift & Play todo o trabalho executado bem como partilhar ideias e estratégias para o seu desenvolvimento futuro. A Equipa SHIFT & PLAY está mais uma vez de parabéns pelo seu projeto, revelador de um elevado empenho e dedicação.

 
Notícias Cluster Habitat Sustentável 












































Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
  • POCI
- SI I&DT Empresarial - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Individual
Data de início: 01-07-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015

- SI I&DT Empresarial - Protecção direitos de propriedade industrial - Individual
Data de início: 03-07-2015  |  aberto em continuo 

- SI I&D Empresarial - Projetos em Regime Contratual de Investimento - Projetos Individuais
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

SI I&D Empresarial - Projetos em Regime Contratual de Investimento  - Projetos em Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo 
até 31/12/2015

SI I&D Empresarial - Núcleos de I&DT  - Projetos Individuais
Data de início: 24-07-2015   |  Data de encerramento: 31-08-2015 (1ª fase)

- SI Qualificação PME
Data de início: 02-07-2015  |  Data de encerramento: 18-09-2015 (2ª fase)

- SI Internacionalização PME
Data de início: 02-07-2015  |  Data de encerramento: 18-09-2015 (2ª fase)

- SI Inovação Empresarial - Inovação Produtiva - Individual 
Data de início: 02-07-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015 (2ª fase)

- SI Inovação Empresarial - Inovação Produtiva - Regime Contratual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

- SI Inovação Empresarial - Empreendedorismo Qualificado e Criativo 
Data de início: 14-07-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015 (2ª fase)

- SI Qualificação das PME - Vale Inovação
- SI Internacionalização das PME - Vale Internacionalização
- SI Empreendedorismo das PME - Vale Empreendedorismo
- SI Investigação e Desenvolvimento Tecnológico PME - Vale I&D

Estes concursos têm 5 fases sendo que a receção de candidaturas em cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 

FASE I - Data de início: 15-05-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015 (19h00)
FASE II - Data de início: 15-06-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015 (19h00)
FASE III - Data de início: 31-08-2015  |  Data de encerramento: 31-10-2015 (19h00)
FASE IV - Data de início: 31-10-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015 (19h00)
FASE V - Data de início: 31-12-2015  |  Data de encerramento: 31-03-2016 (19h00)


SIAC - Sistema de Apoio a Ações Colectivas - Internacionalização
Data de início: 03-07-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015

SIAC - Sistema de Apoio a Ações Colectivas - Qualificação PME
Data de início: 24-07-2015  |  Data de encerramento: 30-10-2015

SIAC - Sistema de Apoio a Ações Colectivas - Espírito Empresarial
Data de início: 24-07-2015  |  Data de encerramento: 30-10-2015
  • PO ISE
PO ISE | Apoios à Contratação Iniciativa Emprego Jovem
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015

PO ISE | Emprego Jovem Ativo
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015
 
PO ISE | Estágios Iniciativa Emprego Jovem
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015

PO ISE | Apoios à Contratação para Adultos
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015

PO ISE | Estágios para Adultos
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015

 
  • PO SEUR
PO SEUR | Aquisição de Meios Aéreos Pesados para Combate a Incêndios
Data de início: 29-05-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015

PO SEUR | Estudos Necessários para Melhorar e Complementar os Critérios de Classificação das Massas de Água a Nível Nacional (Continente)
Data de início: 28-05-2015  |  Data de encerramento: 15-07-2015


Para saber mais sobre os avisos de abertura, consulte - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Candidaturas-abertas

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences