Copy
07/2016
Notícias
CINCOS´16 - Envie ARTIGO/COMUNICAÇÃO até 25 de AGOSTO
 
O Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) realiza-se este ano de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  “NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT”
  • Registe-se em: http://cincos16.talkb2b.net/pt/members/register
  • Comunicações: artigos para publicação devem ser submetidos pelos participantes até 25 de agosto2016
  • Tópicos Relevantes: Cidades Sustentáveis | Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat” para promover encontros bilaterais dos participantes com as empresas e outras entidades do Cluster Habitat Sustentável presentes.










 
Evento TECHDAYS - 15/17 setembro em Aveiro
 
O Município de Aveiro em coorganização com o Cluster Habitat Sustentável lançaram o Fórum Tecnológico de âmbito Nacional - TECHDAYS. Este é um evento dirigido a diversas empresas e outras entidades ligadas a tecnologias, produtos e soluções em diferentes setores de atividade que promovam a criação de respostas inovadoras.

O Cluster Habitat participa no TECHDAYS com um espaço integrado apresentando soluções para o Edifício Balanço Zero através dos seguintes associados:

 

 
Visite-nos nos dias 15, 16 e 17 de setembro no Parque de Exposições de Aveiro
Atividade dos Associados 










Últimos dias para aderir ao Galp Energy Manager

O Galp Energy Manager é o melhor programa para ajudar as indústrias a aumentar a sua eficiência energética e a poupar significativamente na sua fatura de eletricidade.

Uma das indústrias que aderiu ao Galp Energy Manager irá conseguir poupar cerca de 5.600€ por ano graças à solução implementada. Através da monitorização de um circuito na zona da cromagem automática foi identificada uma oportunidade de poupança muito importante. As resistências de aquecimento funcionavam num regime 24/7 mas não se conhecia o impacto que este consumo representava na fatura de energia elétrica.

Com o apoio da Equipa de Gestão de Energia do programa, e pela análise dos resultados da monitorização no software Kisense, foi possível quantificar aquele consumo e tomar as medidas necessárias para que fosse suprimido.

Se não quer perder a possibilidade de realizar poupanças significativas na sua fatura de eletricidade agarre esta oportunidade já! O prazo para submissão de candidaturas ao Programa Galp Energy Manager termina já no próximo dia 31 de julho. Faça a sua candidatura através do site http://galp-energymanager.com/contactos/











LANÇAMENTO DO PROJETO Urban_Wins

A CEIFAcoop, CRL é um dos 27 parceiros envolvidos no Projeto Urban_Wins (Urban metabolism accounts for building Waste management Innovative Networks and Strategies) um novo projeto Europeu, financiado pelo Programa Horizonte 2020, que irá estudar o consumo de materiais e produtos nas cidades e a gestão dos resíduos produzidos, com o intuito de desenvolver e testar planos estratégicos e soluções inovadoras para a prevenção e a boa gestão de resíduos. Os planos estratégicos serão testados em oito cidades piloto em seis países europeus – Áustria, Itália, Portugal, Roménia, Suécia e Espanha.

O resultado final do projeto será um conjunto de ferramentas de apoio à tomada de decisão sobre o planeamento da gestão de resíduos com métodos participativos, baseada no conhecimento científico, e que poderá ser replicada por qualquer entidade organismo público (de gestão local ou regional) na Europa.

 











 
Nova gama de ventiladores fotovoltaicos

Ventiladores Fotovoltaicos Gama FVV (Linha comercial/industrial)
Ventiladores Fotovoltaicos Gama VT1 (Linha industrial)

Tratam-se de ventiladores que podem funcionar durante o dia unicamente recorrendo à energia fotovoltaica com a particularidade de, no caso da gama FVV, o próprio painel fotovoltaico ser parte integrante (topo) do próprio ventilador. No fundo, são equipamentos tipo monobloco, compactos, preparados para uma muito fácil aplicação/integração nas coberturas dos edifícios. Para tal o kit vai preparado com uma base de assentamento e de impermeabilização perfeita para uma instalação rápida e simples. A sua principal vantagem é a de funcionar sem qualquer custo energético.

Para uma fácil aprendizagem e certificação dos técnicos, a Chatron ministra cursos de Homologação de Aplicadores/Instaladores, nas suas instalações industriais em Vale de Cambra. São cursos teóricos e práticos com a duração de um dia completo. Os próximos cursos realizar-se-ão nos próximos dias 29 de Setembro, 6 de Outubro e 13 de Outubro.

As inscrições podem ser realizadas diretamente no site www.chatron.pt e são limitadas a 6 formandos por curso.
Para mais informações, contactar: comercial@chatron.pt








 



A nova sede da T&T recebe a classificação A++ do Sistema LiderA

É com muito orgulho e satisfação que a T&T acolheu o verão com uma excelente notícia: atribuição da Classificação A++, no âmbito da Certificação Ambiental do Programa LiderA (Sistema de apoios para a sustentabilidade dos ambientes construídos), atribuída à nova sede da empresa, o edifício cps - centro português de sustentabilidade. A++ corresponde a um desempenho ambiental dez vezes superior à prática comum.

O sistema LiderA assenta no conceito de reposicionar o ambiente na construção, na perspectiva da sustentabilidade, assumindo-se como um sistema para liderar pelo ambiente, estando organizado em vertentes que incluem várias áreas de intervenção, operacionalizadas através de 43 critérios que permitem efetuar a orientação e a avaliação do nível de procura da sustentabilidade.

 












Gama ADVANCE PREMIUM

Com uma vasta oferta de produtos, desde os mais discretos aos mais luxuosos, a empresa UMBELINO MONTEIRO garante produtos com qualidade e a satisfação dos clientes.
Mas porque os telhados não são só paisagem, fazem parte da nossa vida, com a gama ADVANCE PREMIUM a empresa posiciona-se num mercado de excelência. Produzida com base em critérios muito rigorosos e fabricada com as melhores matérias-primas, onde se destaca a utilização da pasta grés – únicas telhas no mercado com uma percentagem de absorção inferior a 3% -, cozedura individual e uso de moldes de gesso, as telhas ADVANCE PREMIUM são um produto de referência que assegura ótimos níveis de porosidade, resistência e durabilidade.
Todas as telhas e acessórios da linha ADVANCE PREMIUM estão abrangidos por uma garantia de 35 anos após a compra desde que sejam cumpridas todas as boas práticas de aplicação das telhas cerâmicas aquando da execução da cobertura. A resistência aos sais e ao gelo, aliada às demais características das telhas ADVANCE PREMIUM LUSA e ADVANCE PREMIUM MARSEILLE, conquistam a preferência dos consumidores mais exigentes.

 











 
RB GLASS: Guarda-corpos em vidro para máxima segurança
 
Edifícios residenciais com soluções de vidro sem varandas são uma tendência arquitetónica em todo o mundo. Como a segurança não pode ser comprometida pela transparência e pelo design, a Reynaers Aluminium desenvolveu um novo guarda-corpos para incluir na sua oferta standard.
 

 
RB Glass é uma balaustrada em vidro para adicionar a grandes áreas transparentes em edifícios altos. Mesmo sem varandas, permite proporcionar as melhores panorâmicas e o melhor usufruto do exterior, com toda a segurança. Uma solução muito flexível que pode ser aplicada em grande parte dos sistemas Reynaers. Toda a gama Concept System, Masterline 8, os sistemas de correr Concept Patio e Hi-Finity suportam este sistema complementar.
     
Os ensaios realizados oferecem a garantia que RB Glass suporta painéis de vidro até 21,5 mm de espessura (1010.4 mm) em vãos até 2000 mm. Diferentes possibilidades de montagem foram totalmente documentadas para otimizar a instalação em função dos vários tipos de ligações ao edifício que se praticam em todo o mundo.










 
Pavimento de betão - Românico

O Românico é um pavimento de betão vibro-prensado de dupla camada, destinado a espaços exteriores e ideal para recuperação de espaços antigos e zonas históricas. Este pavimento faz lembrar as antigas calçadas devido ao seu aspeto superficial ligeiramente irregular, sendo composto por duas peças.
Vantagens: Elevada resistência mecânica | Índice de escorregamento reduzido | Facilidade e rapidez na aplicação | Variedade de cores para múltiplas combinações | Manutenção praticamente inexistente | Possibilidade de combinações de aplicações intermodulares












 
F.100 Safe Glass – Novo perfil F.100.004
 
A Extrusal aumentou a sua gama de produtos com o novo perfil para guarda-corpos F.100.004, especificamente concebido para vidro laminado temperado de 21,5mm (10.10.4) e 25,5mm (12.12.4)

Solução extremamente segura, versátil, de fácil aplicação e montagem, permite afinação do posicionamento dos vidros no plano vertical.

O F.100.004 é um perfil testado de acordo com a NP 4491-2009. Apto para aplicação em locais de acolhimento de multidões tais como: salas de concertos, centros comerciais, plataformas de acesso a transportes públicos e locais similares.

É mais uma aposta da Extrusal para o mercado da Arquitetura, seguindo a sua filosofia de modernidade, inovação e qualidade.

 













Projeto Lourinhã Lights On, Lights Off

A Lightenjin participou no passado dia 13-07-2016 na apresentação do projeto Lourinhã Lights On, Lights Off, que resultou da parceria entre a Câmara Municipal da Lourinhã, Vodafone e Lightenjin.

Este projeto conta com o desenvolvimento de um equipamento eletrónico (em colaboração com a Globaltronic) instalado nas luminárias LED, que permite ao utilizador comunicar, monitorizar e gerir as mesmas através da plataforma Gesluce (desenvolvida em colaboração com a Talents & Treasures).

Desta forma, a Lightenjin em parceria com a Vodafone, está a capacitar a Câmara Municipal da Lourinhã de forma gradual e iterativa para gerir a sua rede de iluminação pública em tempo real através de um sistema integrado que irá permitir: reduzir os custos com a iluminação pública em mais de 80%; aumentar o período de vida das luminárias; reduzir os custos de manutenção; adequar a iluminação, ponto a ponto, às exigências de cada espaço; definir perfis horários especiais para dias festivos; integrar uma vasta gama de sensores e alertas para os gestores da rede e para os próprios utilizadores,

O Objetivo da Lightenjin e da plataforma Gesluce é dotar os Municípios de ferramentas que apoiem a tomada de decisão e permitam aos mesmos gerir de forma racional os seus recursos, sem comprometer a qualidade de vida e a segurança dos seus residentes.










Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER
     
6ª Edição PORTO: 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 Setembro 2016 Programa

 
  

Duração: 70 horas (10 dias)
Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc.)
Custos: 1500€ inscrição normal | descontos para membros OA, OE, OET, PHPT e para quem frequentou o curso Certified Passive House Tradesperson
Objectivos: os formandos após a frequência no curso estarão aptos a implementar soluções, projetar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP















 
Sessões de apoio na utilização do PHPP
 
A Associação Passivhaus Portugal oferece gratuitamente a todos os seus sócios a participação em sessões de apoio na utilização do PHPP.
 
O PHPP (Passive House Planning Package) é a ferramenta oficial do Passivhaus Institut para simular e avaliar o desempenho de edifícios Passive House e NZEB.
As sessões irão decorrer mensalmente (na segunda segunda-feira de cada mês), no período da manhã, nas nossas instalações em Ílhavo. Também é possível participar via skype.

Para participar nas sessões de apoio é necessário:
1. ser sócio da Associação Passivhaus Portugal
2. tratar-se de um projecto concreto de uma Passive House
3. inscrever-se previamente através do email passivhausportugal@gmail.com

A primeira sessão irá decorrer a 8 de Agosto 2016, segunda-feira, das 9:00h às 13:00h.











TECHDAYS 2016

O TECHDAYS 2016 conta já a presença garantida de mais de 75 expositores, que incluem entidades como: ALTICE LABS, NOKIA, ANACOM, WAVECOM, VISABEIRA GLOBAL, ALELUIA CERÂMICAS, Oliveira & Irmão, INESC – TEC, Amorim Isolamentos, eNGN Technologies, VISIONARIUM, IMPARPOWER, EDICOPIA, BRESIMAR, SKYDRONE, WEBER, GFI, NAUTA, ROBOPLAN, entre outras.

Saliente-se ainda a presença da academia com uma montra com mais de seis dezenas de projetos e protótipos resultantes do que de melhor se faz na Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro de Ciência Viva. Este espaço, com mais de 500m2, vai facilitar a interação com as entidades externas em termos de transferência de tecnologia e de formação profissional.

Para além da área expositiva, serão ainda dinamizados diversos workshops e conferências. Alguns dos oradores que vão marcar presença no TECHDAYS: são João Afonso – MUSIKKI/EXCLUSIPH, Celso Martinho – BRIGHT PIXEL, Virgílio Bento – SWORD, Miguel Botelho Barbosa – ANI, Milan Berzosa – GOOGLE NEWS, Susana Sargento – UA/IT/VENIAM, Ricardo Bexiga – UTL, Rita Salvado – UBI, Sandra Soares – UA ou Miguel Miranda – PRA, Raposa, Sá Miranda & Associados.

As inscrições para expositores mantêm-se em aberto até 31 de agosto e as condições de participação podem ser consultadas: aqui








 
Medidas locais - ARU CM. Águeda
 
Águeda, no âmbito das Áreas de Regeneração Urbana (ARU), decidiu criar medidas locais, complementares aos Incentivos Fiscais previstos nas ARU’s (como IVA à taxa de 6%; Isenção de IMI pelo período de 5 anos).
Assim, definiu, para além da ARU da Cidade, 21 polígonos de Áreas de Regeneração Urbana nas sua 11 freguesias ou União de Freguesias. Nesses polígonos aplicam-se os Incentivos da ARU da Cidade. Para além, criou programas de incentivo às reconstruções e às demolições de construções muito degradadas.

Assim, simplificou os procedimentos para demolições e isentou de taxas de licenciamento as obras de requalificação do edificado. Criou também um apoio para a pintura de casa sendo que esta ultima iniciativa foi objeto de um Acordo de Cooperação entre a Câmara e CIN (marca de tintas) que garante descontos de 50% na aquisição de tintas dentro deste programa.

 















Formação CTCV´2016  – Setembro a Dezembro
 
A oferta de formação de especialidade do CTCV integra todos os serviços orientados para a transferência de conhecimento e desenvolvimento das competências dos trabalhadores em domínios relevantes para a competitividade das empresas. Com uma oferta regular de cursos de formação profissional, workshops, seminários e jornadas técnicas, o CTCV é uma Entidade reconhecida no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações  e Entidade Certificada pela CERTIF conforme as normas NP EN ISO 9001:2008 e NP 4512:2012 – Sistema de Gestão da Formação Profissional . A oferta de Formação de  especialidade do CTCV abrange as seguintes áreas:

Ambiente e Sustentabilidade | Energia | Qualidade | Saúde e Segurança no Trabalho | Tecnologia Cerâmica | Gestão e Controlo da Qualidade em Laboratórios | Transportes
 
Consulte o calendário - aqui

SISTEMA DE INCENTIVOS VALE I&DT

O CTCV, entidade Acreditada para a Prestação de Serviços no âmbito de Projetos Simplificados “Vales”, possui uma larga experiência na preparação e execução de projetos nos mais diversos Sistemas de Incentivos Nacionais e Europeus e disponibiliza os seus Serviços de Consultoria especializada em I&DT em áreas como:

• Desenvolvimento de materiais e produtos avançados para a construção e habitat,
• Design e Engenharia de Produtos,
• Eco Design, Eco-Inovação e Economia Verde,
• Transição de Modelos de produção lineares para modelos circulares (reutilização, recuperação e reciclagem)

Contacte-nos e submeta a sua candidatura até 16 de Setembro de 2016. Para mais esclarecimentos contacte: victor.francisco@ctcv.pt
























 

Janelas e Fachadas Cortina | Nova Câmara de Ensaios ITeCons

No sentido de apoiar a indústria no desenvolvimento e caraterização de janelas e fachadas cortina, em particular a soluções de grande dimensão, o ITeCons investiu recentemente no alargamento do seu banco de ensaios com a construção de uma nova câmara de ensaios, cujas dimensões máximas são de 8 m de largura por 12 m de altura. Esta câmara, que permite a realização de ensaios de permeabilidade ao ar, estanquidade à água e resistência ao vento, vem complementar um laboratório que já dispunha de duas câmaras de ensaios com 6,8 m x 6,8 m e 4,8 m x 4,8m.

Recentemente o ITeCons alargou também o seu leque de ensaios acreditados, como por exemplo na área das dobradiças, dispondo de ensaios de durabilidade, cargas estáticas e resistência ao corte de dobradiças para portas e janelas, de acordo com a norma EN 1935:2002. Mais informações - aqui


Formação ITeCons | Setembro e Outubro

O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos que contribuem para a constituição de massa crítica e atualização de recursos humanos ligados aos sectores da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

Consulte o calendário de formação - aqui


Vales I&D | Candidaturas Abertas

Abriu recentemente uma nova fase para submissão de candidaturas a Vales I&D. Aproveite o Sistema de Incentivos do Portugal 2020 e recorra aos serviços do ITeCons, entidade qualificada para a prestação de serviços especializado às PME nas áreas de Inovação, I&DT, Internacionalização e Empreendedorismo. Mais informações - aqui


41st IAHS World Congress on Housing

O 41st IAHS World Congress on Housing, organizado pelo ITeCons em colaboração com a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, irá realizar-se no Algarve, em Albufeira, entre os dias 13 e 16 de Setembro de 2016. Inscrições a um custo inferior até dia 31 de Julho. Mais informações - aqui

























 

7ª Jornadas da Revista Corrosão e Proteção de Materiais

Vão realizar-se as 7as Jornadas da Revista Corrosão e Proteção de Materiais, no próximo dia 17 de novembro de 2016, na LISPOLIS – Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa.
Estas Jornadas têm como objetivo principal estimular a investigação na área da corrosão e proteção de materiais e promover a colaboração entre as equipas científicas e os técnicos das Indústrias e Utilizadores a jusante.
Poderá consultar o Flyer com a apresentação das Jornadas, bem como mais informações sobre o evento, através do site do evento.


2ª Edição do Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais

Adicionalmente, a Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM) vai realizar, no dia 18 de novembro de 2016 a 2ª Edição do Curso.
Este curso destina-se a profissionais que pretendam adquirir conhecimentos em controlo de qualidade e inspeção em corrosão e proteção de materiais por revestimentos e tem como principal objetivo identificar e reconhecer a importância dos principais referenciais normativos em corrosão e proteção de materiais, assim como da atividade de inspeção na proteção anticorrosiva por pintura.
Pode consultar o Flyer de divulgação do curso - aqui







CATEC ao serviço das empresas da Região de Aveiro
 
- Promoção da parceria na valorização da região de Aveiro e com todas as marcas AEVA;
- Promover projetos conjuntos no âmbito tecnológico que dinamizem a região de Aveiro e que promovam a qualificação dos jovens da região;
- Consultoria/Emprego/Formação;
- Qualificação técnica, Formação contínua de ativos, Formação de desempregados, Desenvolvimento pessoal e organizacional, Pessoas e equipas dirigentes, Apoio ao recrutamento através da sua Bolsa de Competências, Seleção de candidatos, Realização de candidaturas, Divulgação, Gestão de sistemas e Processos, Criação e desenvolvimento, Manutenção e Reparações, Gestão de Informação, Diagnóstico, Qualificação e Emprego.

Mais notícias em: www.aeva.eu
Informações Úteis





 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
PORTUGAL 2020
- SAICT - Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) | Projetos em Copromoção
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Vale I&DT
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Vale Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Inovação Produtiva
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - I&DT Programas Mobilizadores
Data de início: 31-05-2016 | Data de encerramento: 30-09-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos














41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira,13-16 Setembro



2º Fórum Tecnológico TECHDAYS: Aveiro, 15-16-17 Setembro



CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016



4ª Conferência Passivhaus Portugal: Centro de Congressos de Aveiro, 24 e 25 Novembro


21ª Conferência Internacional Passive House: Viena (Áustria), Abril 2017



Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 Fevereiro 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences