Copy

05/2014
Notícias




 


I Workshop smart cities Portugal 2014 roadshow 

No dia 20 de Maio realizou-se o Workshop Smart Cities Portugal 2014 Roadshow, no Anfiteatro do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro.

O Cluster Habitat Sustentável e o Pólo de Competitividade TICE como membros fundadores da rede Smart Cities Portugal estão envolvidos no Roadshow2014 desta rede que organiza 5 workshops entre Maio e Outubro de 2014.

Esta rede envolve para além diferentes Polos ou Clusters de Competitividade (Habitat, Energia, TICE e Mobilidade) também a Inteli, enquanto coordenadora da rede.

Assim, perspetivando os contributos para este tema das entidades das cadeias de valor/clusters associados às TICE e ao Habitat realizou-se da parte de manhã o workshop “As TICE no contexto das Cidades Inteligentes”, promovido pole Polo TICE e da parte da tarde o workshop à “Construção Sustentável de Cidades Inteligentes” promovido pelo Cluster Habitat Sustentável.

As comunicações e as fotos do Workshop poderão ser vistas aqui




 

 
II Workshop smart cities Portugal 2014 roadshow dia 18 de Junho 

O tema das Cidades Inteligentes (Smart Cities and Communities) é hoje uma das prioridades europeias e mundiais, como excelente força motriz para a inovação e competitividade. 
 
Este tema propicia a abertura de novos mercados e desafios para diferentes fileiras de atividade. É um domínio que requer uma abordagem multidisciplinar e a cooperação entre cadeias de valor / Clusters.
 
O EnergyIN - Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, como membro fundador da rede Smart Cities Portugal, está envolvido no Roadshow’2014 desta rede,  organizando um workshop a 18 de junho e pode consultar aqui o programa. 
 
Embora gratuito, a inscrição no workshop é obrigatória até 16/06, devido à lotação da sala. A inscrição deve ser efetuada em REGISTO
Atividade dos Associados 





 

Projeto “CER(amica) + Sustentável”

Ao abrigo do projeto SIAC n.º 38235 - “CER(amica) + Sustentável”, promovido pela APICER e cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE), vão ser desenvolvidas as seguintes atividades, com a colaboração do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro:

1 - Análise de efeitos cruzados e custo-benefício da utilização de combustíveis sólidos na cozedura de materiais cerâmicos e seu enquadramento nas emissões gasosas;

2 - Avaliação prospetiva da libertação de metais pesados pela louça cerâmica e de vidro em contacto com os alimentos.
Está prevista a participação de empresas nestas ações, sem quaisquer custos para as mesmas, designadamente empresas produtoras de cerâmica estrutural (atividade 1) e empresas produtoras de cerâmica de mesa e de cristalaria (atividade 2). 

As empresas interessadas poderão obter informações adicionais junto da APICER, através do telefone 239497600 e proceder à sua inscrição para o e-mail info@apicer.pt.

A data limite para a recepção de inscrições é o dia 15/06/2014.

Este projeto tem enquadramento na Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável, cuja entidade gestora é a Plataforma para a Construção Sustentável.




















 
Grupo Preceram distinguido pela organização da Tektónica 2014

As empresas do Grupo Preceram, Argex, Gyptec e Preceram participaram na Tektónica 2014. As diversas iniciativas das empresas durante o certame, foram um contributo incontestável na dinamização do evento, que decorreu entre 06 e 10 de Maio, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Pela sua proatividade, competência e diferenciação o grupo foi distinguido pela organização com dois prémios:

“Promotor Academia” que valoriza todo o esforço e dedicação de toda a equipa nas ações de formação desenvolvidas tanto a nível teórico como prático, e que demonstraram o verdadeiro valor e o interesse que a formação tem para os profissionais do sector da construção.

“Portugal Constrói uma Identidade” que reconhece e valoriza as empresas e produtos que se distinguem no âmbito da capacidade de engenho, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a experiência e a consolidação da Marca (País).

Nesta edição da Tektónica o grupo dedicou-se à temática “Soluções Eficientes para Construção e Reabilitação” proporcionando a todos os participantes das suas ações e aos visitantes, aconselhamento técnico sobre os produtos/soluções e informação pormenorizada sobre as competências e práticas de construção baseando-se nos contributos reais que estas têm na obtenção do conforto térmico e acústico nos edifícios.
 

Para mais informações poderá consultar http://www.gyptec.eu/noticiasd1.php






Simpósio de Argamassas e Soluções Técnicas de Revestimento

O Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento decorrerá em Coimbra nos dias 5 e 6 de Junho de 2014.

Este Simpósio pretende reunir Construtores, Fabricantes, Investigadores, Prescritores, Projetistas e outros atores dos Sectores de Argamassas e de Sistemas Térmicos de Revestimento, para debater as tendências atuais e o desenvolvimento de Novos Produtos e Soluções Construtivas.

A Amorim Cork Composites associa-se a este evento como patrocinador Platina, apresentando neste simpósio o produto Corkwall, produto direcionado para o revestimento de fachadas exteriores, paredes interiores e coberturas, sendo adequado para construção e reabilitação.











 
  
ISA celebra a efeméride oferecendo um Manual de Eficiência Energética aos novos utilizadores do Cloogy 

É habitual por altura de efemérides como o Dia da Energia, celebrado no dia 29 de maio, as populações mundiais darem especial atenção à forma como este recurso é utilizado. Para que esta atenção vá para além desse dia, a ISA – Intelligent Sensing Anywhere está a oferecer um Manual de Eficiência Energética a todos os novos utilizadores do Cloogy. Trata-se de um guia que, complementado com as diferentes funcionalidades do Cloogy, permite identificar e eliminar as ineficiências energéticas em casa e, assim, reduzir as faturas mensais.

O Manual de Eficiência Energética apresenta ainda um conjunto de "receitas" Cloogy que, mesmo pessoas sem qualquer conhecimento técnico, podem aplicar em sua casa e obter poupanças significativas. Quais são os equipamentos que mais consomem energia em minha casa? Qual a melhor forma de os utilizar e poupar energia? Qual é a tarifa mais adequada ao meu caso e quanto posso poupar alterando-a? Compensa-me substituir o meu frigorífico por um mais eficiente? Como posso eliminar os consumos em standby de minha casa e quanto pouparei com essa medida? Estas são algumas das respostas que este manual lhe dá nestas "receitas", ajudando-o a poupar.

Este Manual será enviado gratuitamente a todos aqueles que adquirirem um Cloogy entre 29 de maio e 29 de junho e enviarem o comprovativo da compra para o e-mail marcom@isasensing.com.

O produto está disponível para venda em seis lojas Worten da zona de Lisboa (Colombo, Cascais, Vasco da Gama e Oeiras), Porto (Matosinhos) e Algarve (Guia), ou na loja online Cloogy (http://shop.cloogy.com/).






 
Neoturf na 14.ª edição das Jornadas de Engenharia

No dia 30 de Maio, decorreu no salão nobre da Faculdade de Engenharia e Tecnologias da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, a 14.ª edição das Jornadas de Engenharia, este ano subordinadas ao tema “Materiais e Energia na Engenharia de Edifícios”.

A Neoturf participou nessas Jornadas, onde o
 Eng. Paulo Palha, diretor geral da Neoturf, falou sobre o Impacte Ambiental e as Vantagens Económicas das Coberturas Vivas.

A iniciativa teve como principal objectivo, consciencializar e sensibilizar os diversos intervenientes do sector da construção e, a sociedade em geral, para a importância da qualidade das soluções construtivas, da utilização sustentável de recursos naturais e minimização dos resíduos, da segurança, da gestão de energia e da proteção do ambiente nas obras de construção civil, particularmente de edifícios.


Mais informações sobre as jornadas aqui 













Workshop “ Plataforma de International Business Intelligence e Oportunidades de Negócio com Alemanha”

Portugal e a Alemanha usufruem de um estreito relacionamento bilateral ao nível económico, comercial e politico, em que o mercado alemão ocupa um destacado 2º lugar no ranking das exportações portuguesas e, igualmente, na origem das nossas importações. Presentemente, constata-se um maior investimento alemão no nosso país e um gradual interesse em cooperar com as empresas portuguesas, resultado da chancela de qualidade associada a Portugal.

Assim e tendo como propósito incrementar e potenciar as oportunidades de negócio entre o tecido empresarial de ambos os países, a AIDA vai realizar o Workshop “ Plataforma de International Business Intelligence e Oportunidades de Negócio com Alemanha” a 12 de Junho, no seu auditório, cujo objectivo é apresentar os resultados do estudo sobre as potencialidades de desenvolvimento do comércio bilateral Portugal-Alemanha, nos sectores Habitat Sustentável e Componentes para Automóvel, bem como promover grupos de trabalho entre os participantes e especialistas neste mercado para identificação nomeadamente de oportunidades de negócio com a Alemanha.

A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição, conferindo a cada participante o direito a 1 exemplar do Estudo.

Mais informações relativas ao Workshop podem ser vistas aqui











90% dos edifícios licenciados em Lisboa nos últimos dois anos foram reabilitação 
 
De acordo com a informação da Câmara Municipal de Lisboa referente ao licenciamento municipal, no conjunto dos últimos dois anos (2012 e 2013), dos 480 projetos licenciados em Lisboa, cerca de 90% foram para reabilitação. No que concerne o número de fogos, esse peso é de 81% das 2.878 unidades licenciadas no mesmo período. As licenças para reabilitação consideram quer obras realizadas em edificado quer obras de escassa relevância (i.e. obras em edificado cujo alvará possui uma validade até 3 meses).
Estes são dados revelados pela Confidencial Imobiliário, que analisa a informação cedida pela Câmara Municipal de Lisboa referente à emissão de licenças de projetos imobiliários.

Em 2012 e 2013, a Câmara Municipal de Lisboa licenciou um total de 208 projetos referentes a obras em edificado, os quais totalizavam incluíam 1.210 fogos. Juntavam-se a estes os 1.138 fogos intervencionados no âmbito das 224 obras de escassa relevância para as quais a Câmara Municipal de Lisboa emitiu licença.
No que concerne a construção nova, a autarquia da capital emitiu em 2012 e 2013 licenças para um total de 48 projetos, os quais englobavam 530 novos fogos, o que demonstra a dinâmica da reabilitação urbana na cidade. 
 








Curso Eficiência Energética nos Edifícios - Edifícios de Habitação na UAlg

Nos próximos dias 19 e 20 de junho vai realizar-se no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve o curso Eficiência Energética nos Edifícios - Edifícios de Habitação, com a duração de 16 h, que tem como principal objectivo analisar o Decreto-Lei 118/2013 e as portarias e despachos publicadas em agosto e dezembro de 2013.

Este curso interessa a estudantes, arquitetos, engenheiros civis, engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, engenheiros técnicos mecânicos, engenheiros eletrotécnicos, engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência, especialistas em engenharia de climatização ou energia e técnicos com atividade na área dos edifícios.

A inscrição tem o valor de 200 € ou 180 € para alunos, ex-alunos da UAlg, membros da Ordem dos Engenheiros e membros da Ordem dos Arquitetos.

As inscrições estão limitadas a 30 vagas e decorrem online aqui














Projeto Agenda 21 Local de Santarém

O Município de Santarém, numa visão estratégica de desenvolver um processo de participação pública que permita construir um modelo de governança local, com os cidadãos e para os cidadãos, identificando as oportunidades de crescimento que se pretende no novo quadro Estratégico Comum 2014-2020, promovendo um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, iniciou em 2013, através da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS), o processo de implementação da Agenda 21 Local, sendo este um projeto estruturante na construção da Estratégia para a Sustentabilidade do Município de Santarém.

Este projeto de participação pública tem uma dinâmica inovadora que envolve grupos de interesse de várias áreas com potencial de estimular o Desenvolvimento Sustentável no Município, assentando a Agenda 21 Local de Santarém na realização de fóruns participativos, bem como em entrevistas e inquéritos a líderes de opinião. 

Foram já realizados até ao momento três fóruns - o primeiro fórum participativo, “Fórum Industrial”, o segundo fórum abordou o tema “Fórum Economia Local: Turismo Sustentável”.

Recentemente, dia 23 de maio de 2014, foi realizado o terceiro fórum sob o tema “Fórum Agrícola e Pecuário – Novas Oportunidades de Riqueza Local”, no qual representantes de associações, universidades, produtores pecuários e agricultores deram o seu contributo na identificação dos constrangimentos e potencialidades para o desenvolvimento das atividades agrícola e pecuária no Concelho de Santarém, tendo ficado identificado a necessidade de criar uma marca, promover o associativismos, aplicar o conhecimentos cientifico aos problemas reais e agilizar os procedimentos administrativos para captar mais investimento.

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences