Copy

04/2014
Notícias





Seminário “Declarações Ambientais de Produto: Inovar com Sustentabilidade” na TEKTÓNICA'14

As declarações ambientais de produtos são um tipo de declaração de desempenho que ajuda a perceber os impactos causados na produção e utilização de materiais e produtos diversos, podendo constituir-se como uma ferramenta base para os processos de eco-inovação, ou seja, uma base para inovar com sustentabilidade.

O sistema DAPhabitat (www.daphabitat.pt) foi desenvolvido para permitir registar as declarações ambientais de produtos para o Habitat em Portugal, encontrando-se ativo desde Fevereiro/2013.

Para conhecer mais sobre o processo e esta iniciativa participe no seminário de divulgação que se irá realizar a 9 de Maio às 10h00 enquadrado na Feira TEKTÓNICA’2014 na FIL, no Auditório do Pavilhão Multiusos (entre Pav. 2 e 3), em Lisboa.

Para mais informações veja o programa e efetue a sua inscrição gratuita até 07/05/2014 aqui.






Workshop smart cities Portugal 2014 roadshow 

O tema das Cidades Inteligentes (Smart Cities and Communities) é hoje uma das prioridades europeias e mundiais, como excelente força motriz para a inovação e competitividade.
Propiciando a abertura de novos mercados para diferentes fileiras de atividade, é um domínio que requer uma abordagem multidisciplinar e a cooperação entre cadeias de valor.

O Cluster Habitat Sustentável e o Pólo de Competitividade TICE como membros fundadores da rede Smart Cities Portugal estão envolvidos no Roadshow'2014 desta rede, com a organização de 2 workshops a 20 de Maio de 2014. 


O programa pode ser visto aqui
Embora gratuitos é necessária a inscrição nos workshops devido à lotação da sala. Para os Workshops o registo pode ser feito aqui.
Atividade dos Associados 





Excellence for Building: Aposte no mercado asiático 

A APCMC está neste momento a organizar a ida a uma feira no Cazaquistão, através do projeto de internacionalização – Excellence for Building. 


Após ter identificado diversas oportunidades para as empresas portuguesas da fileira da construção, a APCMC apostou neste mercado e, como tal, vai estar presente, no âmbito do seu projeto de internacionalização – Excellence for Building, na feira Kazbuild 2014, que decorre de 2 a 5 de setembro, em Almaty, Cazaquistão.

Mais informações e ficha de inscrição pode consultar aqui       











 
APICER atribui selo da cerâmica portuguesa a 14 empresas

O Selo “Ceramics Portugal Does It Better” visou prestigiar e valorizar a produção de cerâmica em Portugal, conferindo um reconhecimento à excelência das empresas em diversos níveis, reforçando a sua notoriedade e promovendo a imagem do setor em contextos internacionais.

O selo “Ceramics Portugal Does It Better” insere-se no projeto “Cerâmica Portugal – Cooperar e promover”, uma iniciativa da APICER, cofinanciada entre 2011 e 2013 pelo FEDER através do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade.

Este projeto insere-se no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio às Ações Colectivas), em alinhamento com a Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável.

Após a elaboração do respetivo regulamento e da subsequente constituição do Comité de Avaliação (que integrou representantes do CTCV, Universidade de Aveiro, ESAD.CR, CENCAL e APICER), foram abertas as candidaturas às empresas do setor que, depois de devidamente analisadas e classificadas, deram origem à lista das primeiras 14 empresas que podem ostentar o selo.

A divulgação do selo “Ceramics Portugal Does It Better” terá a sua continuidade em Mississauga (Toronto) – Canadá, em evento a realizar entre os dias 27 e 30 de maio de 2014.

Mais informações acerca da atribuição deste selo, consulte aqui















Seminários APFAC

Seminário Fachadas energeticamente eficientes: contribuição dos ETICS / Argamassas Térmicas
Parceria APFAC/ITeCons
Tektónica 2014, Lisboa, 8 de Maio de 2014, das 14:30 às 18:00 h

Em Portugal, o tratamento térmico de fachadas utiliza, cada vez com mais frequência, as soluções de reforço térmico pelo exterior, nomeadamente soluções de Argamassas Térmicas e ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems). 

Destinatários: Prescritores, Projetistas, Empresas de Construção, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil. 
Programa e Inscrições (gratuitas, mas obrigatórias)

Seminário Colagem de Cerâmicos e Rochas Ornamentais
Parceria APFAC/CTCV/APICER/ANIET
Tektónica 2014, Lisboa, 9 de Maio de 2014, das 14:30 às 18:00 h 

A Construção em Portugal utiliza tradicionalmente Cerâmica e Rochas Ornamentais.
Frequentemente, utilizam-se produtos de elevado valor que, sendo incorretamente aplicados (más técnicas e/ou má seleção de colas) conduzem a patologias, desde o simples comprometimento da estética ao perigo de queda de peças.

Destinatários: Prescritores, Projetistas, Empresas de Construção, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil. 
Programa e Inscrições (gratuitas, mas obrigatórias)


Cursos Certified Passive House Tradesperson

Local: PORTO
Datas: 05 a 07 de Junho de 2014

Local: LISBOA, ISEL
Datas: 12 a 14 de Junho de 2014










 

 

Município de Águeda recebe menção honrosa nos Prémios Kaizen Lean 2013

O Município de Águeda recebe Menção Honrosa na categoria “Excelência na Qualidade” do Prémio Kaizen Lean 2013, promovido pela Associação Portuguesa da Qualidade e pelo Kaizen Institute Portugal, que teve como tema: a prática da melhoria contínua como fonte geradora de inovação e competitividade.


O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, recebeu a distinção no passado dia 10 de abril, numa cerimónia que se realizou no Museu do Oriente, em Lisboa.  

A Câmara Municipal de Águeda concorreu na categoria “Excelência na Qualidade”, sob o título “Modelação estratégica – Inovação na gestão organizacional”, na perspetiva de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na Autarquia, no âmbito da reorganização dos serviços numa perspetiva estratégica, onde se pretende, através das Competências Organizacionais/CO’s, identificar e entender, claramente, quais as responsabilidades e objetivos de cada um, que por sua vez constituem um elo fundamental na cadeia de desenvolvimento, para atingirmos e dar cumprimento à Visão e Missão do Município.
 

O Prémio Kaizen Lean tem como objetivo destacar a organização como exemplo de boa prática (Prémio de Excelência), motivar as equipas internas para o esforço de melhoria, motivar as lideranças para suportar e dinamizar o esforço de melhoria contínua, reconhecer publicamente os premiados e reconhecer a empresa atribuindo prémios.







Pavimento Revisilent – Cerâmica e Cortiça - distinguidos nos “Prémios Inovação 2014” 

Organizado pela Revista Anteprojetos em parceria com o Jornal Construir, os “Prémios 2014- Inovação na Construção” foram entregues no passado dia 10 de Abril, em Lisboa, com o objetivo de destacar as empresas que desenvolvem soluções inovadoras no setor da construção.

 

 
O pavimento Revisilent é um pavimento inovador em grés porcelânico e com cortiça com excelente desempenho acústico e térmico, desenvolvido em parceria pela Revigrés e pela Amorim Cork Composites, tendo sido distinguido com o Prémio Inovação na Construção, na categoria Materiais e Produtos.
















 
Grupo Preceram promove a formação Soluções Eficientes para Construção e Reabilitação na Tektónica 2014

A formação tem como objectivo proporcionar aos participantes aconselhamento e informação pormenorizada sobre a evolução dos sistemas construtivos, a caracterização técnica das soluções das empresas do grupo e os seus contributos reais na obtenção do conforto térmico e acústico nos edifícios. Como complemento às formações teóricas serão desenvolvidas no stand 2C23 várias demonstrações de aplicação dos diferentes sistemas e soluções.
 
Dia 06 – Como assegurar o Conforto Térmico e Acústico em pisos e tetos
Dia 07 – Como aumentar a eficiência na Construção e Reabilitação de paredes
Dia 08 – Como obter o melhor Desempenho nos Sistemas em Placas de Gesso 

Destinatários: Todos os agentes ligados ao sector da construção, que pretendam aconselhamento técnico e desenvolvimento das competências e práticas de construção. Profissionais, estudantes e docentes de Eng. Civil, Arquitetura e das áreas ligadas ao sector da construção.

Horários e local: 
10.00h – 12.30h na sala 2.16 – 1º Piso Pavilhão 2
15.30h – 16.30h demonstrações práticas no Pavilhão 2 Stand 2C23 
 
As inscrições são gratuitas mas limitadas. Para participar basta submeter inscrição para o e-mail: preceram@preceram.pt até ao dia 05 de Maio.

Programa completo e mais informações em: http://www.gyptec.eu/noticiasd1.php

















1º Prémio na Categoria Coberturas com a Solução UM-RENOVAR

A Umbelino Monteiro, SA foi distinguida com o 1º Prémio na Categoria Coberturas com a Solução UM-RENOVAR no âmbito da entrega dos Prémios de Inovação na Construção, um evento promovido pelo Jornal Construir e pela Revista Anteprojectos.

A solução UM-Renovar é o resultado do aperfeiçoamento contínuo dos nossos produtos e de uma especial preocupação no incremento da compatibilidade dos mesmos entre si, de modo a garantir que quando utilizados em conjunto, resultem numa solução construtiva durável, funcional e fiável. Esta solução UM-Renovar resulta da combinação de três produtos com a assinatura Umbelino Monteiro: telhas cerâmicas e respetivos acessórios, placas de fibrocimento UM (sub-telha) e telhas solares fotovoltaicas Solesia.

A conjugação estruturada e a fiabilidade em termos de compatibilidade dos diferentes componentes da solução UM-Renovar, tornam-na na resposta completa e integrada para a renovação de telhados que, associada a uma construção adequada, constitui uma fonte de valor e bem-estar para qualquer habitação.

 

Saiba mais sobre a solução UM-RENOVAR através do link: www.renovarotelhadopoupaenergia.com



Jornadas Casa Passiva - Universidade de Aveiro

A Modiko – Modular Construction Technology participou nas jornadas Casa Passiva que decorreu no passado dia 8 de Março no anfiteatro do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

 










Projeto de Elementos Metálicos em Estruturas Offshore em Curso na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) vai organizar, com o apoio da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), o curso “Estruturas Offshore”, que decorrerá nos dias 9, 10, 16 e 17 de Maio, em Coimbra. Durante o curso, que incidirá sobre a conceção e projeto de elementos metálicos em estruturas offshore, serão abordados temas como a identificação das principais ações, caracterização dos materiais metálicos usados em estruturas offshore, os aspetos mais relevantes em operações marítimas e o enquadramento normativo.

Esta ação de formação é coordenada pelo Prof. Luis Simões da Silva, Professor Catedrático da UC, Diretor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e também Vice-Director do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering.

Os formadores do curso serão a Profª Constança Rigueiro do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Prof. Nuno Simões da UC e o Eng. João Pedro Martins da UC.

O plano de formação poderá ser consultado aqui 










Agência para a Sustentabilidade e Competitividade da Região de Aveiro

O projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade da região de Aveiro, cofinanciado pelo programa Mais Centro, está enquadrado no âmbito da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUCI). Esta Agência tem como objetivo dotar a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) de um conjunto de práticas inovadoras, no contexto nacional e internacional, promovendo-a como uma região de excelência, dinâmica e competitiva, com práticas e metodologias diferenciadas, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade.

Os projetos e ações que estão a ser desenvolvidas no âmbito da Agência pretendem também auxiliar as onze autarquias da CIRA a cumprirem os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável, promovendo simultaneamente a capacidade das suas comunidades de criarem valor a partir da resolução de problemas. 

Se pretender obter mais informações sobre este projeto contacte presidente@cm-agueda.pt.

Conheça aqui os resultados do primeiro Seminário. 













Arquitetos da Broadway Malyan juntam-se à Nova de Lisboa para transformar Luanda
 
A Broadway Malyan, uma empresa de arquitetura, urbanismo e design que em Portugal foi responsável, por exemplo, pela reabilitação da estação do Rossio, ganhou o concurso internacional para desenvolver o plano diretor de Luanda. A empresa irá trabalhar com a Universidade Nova de Lisboa que estará encarregue das áreas relativas à comunidade, meio ambiente e património.

Da equipa fazem ainda parte o Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda (IPGUL), a angolana Urbinveste (planeamento local e consultoria de mercado), a Deloitte (estratégia), a Aurecon (infra-estruturas) e a Mobility-in-Chain (transportes).


O projeto tem como objetivo servir de base às futuras construções da capital de Angola, tendo em conta a reabilitação e o seu plano de crescimento que prevê 13 milhões de pessoas até 2030.
O contrato tem um prazo de um ano, será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, ou seja, proveniente de todos os escritórios da Broadway Malyan no mundo, e reflete uma estratégia "para aumentar a carteira de projetos da Broadway Malyan na África subsariana", diz no documento o responsável da empresa James Rayner.












Concepção e Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários

O curso de Concepção e Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários está organizado em dois módulos, os quais se complementam. 

O primeiro módulo destina-se a dotar os formandos dos conhecimentos indispensáveis à frequência do segundo módulo. 
É particularmente recomendável a sua frequência pelos formandos que tenham competências elementares no que diz respeito aos aspetos da concepção e dimensionamento de pavimentos rodoviários. 

O segundo módulo será integralmente dedicado ao dimensionamento empírico-mecanicista, incluindo a realização de exemplos práticos e a apresentação das novas tendências mundiais no que se refere às metodologias de dimensionamento. 
Com o desenvolvimento de novas tecnologias construtivas e novos materiais de pavimentação, os procedimentos de dimensionamento vêm integrando, cada vez mais, informação mais especializada, a qual é essencial para reduzir o risco associado à concepção e dimensionamento das estruturas de pavimentos. 

Neste contexto, o ISEC e o ITeCons, promovem conjuntamente a realização desta ação de formação, que decorrerá nas instalações do ITeCons, em Coimbra, nos dias 16 e 17 de Maio de 2014 para os Módulos 1 e 2, respectivamente.

Para mais informações consulte aqui












Hi-Finity a nova porta de correr da Reynaers premiada na entrega de prémios Inovação 2014 

A inovação da nova porta de correr da Reynaers Aluminium distingue-se novamente pela sua eficiência e sustentabilidade, desta feita na entrega de Prémios Inovação na Construção 2014.

O evento organizado pela Área Associativa decorreu no dia 10 de Abril e contou com mais de duas centenas de convidados no auditório da sede da Microsoft em Lisboa. Os prémios Inovação 2014 tiveram como objetivo distinguir os melhores trabalhos de inovação na construção feitos entre 2012 e 2013. A iniciativa foi dirigida a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tivessem apresentado trabalhos em Portugal ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal. Os 30 troféus foram atribuídos em 26 categorias diferentes nas áreas dos Materiais e Produtos, Equipamentos e Empresas.

O primeiro prémio foi atribuído à “Hi-finity” do Grupo Reynaers pelo seu destaque como produto mais inovador na construção na categoria de portas e janelas. Recordamos que esta mesma porta de correr foi também galardoada na Bélgica com o rótulo Henry van de Velde pelo Design Flanders, que conta com a 20ª edição da entrega deste prémio de qualidade. O reconhecimento deste rótulo para a Hi-finity foi sublinhado pelos detalhes meticulosamente projetados e desenvolvidos para uma nova dimensão de oferta da Reynaers Aluminium em portas de correr. 

Mais informação em www.reynaers.pt








Parceria Neoturf e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa 

A Neoturf associa-se mais uma vez ao mundo académico numa parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Esta parceria, da qual também fazem parte a Landlab e a ZinCo, permitiu a instalação de uma cobertura ajardinada ensaio no Polo da Asprela. 

As vantagens do uso de vegetação no topo dos edifícios, bem como tipos de substrato e vegetação, irão ser estudados ao longo de vários anos em tese de Pós-Doutoramento.

 

Este projeto demonstra o crescente interesse neste tipo de solução construtiva, e constitui mais um passo para o alargamento do conceito à grande escala.











Tavira, Loulé e Albufeira concentram 43% da nova promoção de habitação no Algarve

De acordo com as estatísticas Ci/ADENE*, em 2013 foram emitidas por esta última entidade Declarações de Conformidade Regulamentar (DCR’s) para 734 fogos novos na região do Algarve, dos quais 43% localizados nos concelhos de Tavira, Loulé, Albufeira. 

Este número total de fogos diz respeito a 339 projetos de construção nova em carteira, dos quais 307 são relativos a projetos de moradias unifamiliares. Os restantes 32 são edifícios de apartamentos, os quais englobam 406 fogos.

Ao longo de 2013, o potencial de investimento em construção nova decresceu no Algarve, iniciando o ano com 259 fogos pré-certificados (1º trimestre), contra 159 fogos certificados no último trimestre do ano. Tal resultou essencialmente da redução do número de projetos de edifícios de apartamentos de média dimensão, possuindo entre 10 a 20 fogos, para os quais foram emitidos pré-certificados. 

No 4º trimestre de 2013 não foram alvo de certificação quaisquer projetos deste tipo, ao contrário do verificado nos trimestres anteriores. Também os projetos referentes a moradias apresentaram uma quebra significativa entre o 3º e o 4º trimestre de 2013, passando o volume de novos projetos em pipeline de 99 para 60 unidades.

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences