Copy
08/2016
Notícias
DATA LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS E COMUNICAÇÕES - CINCOS´16:
15 SETEMBRO
 
O Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) realiza-se este ano de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  “NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT”
  • Registe-se em: http://cincos16.talkb2b.net/pt/members/register
  • Comunicações: As comunicações ou artigos para publicação devem ser submetidos até 15/setembro
  • Tópicos Relevantes: Cidades Sustentáveis | Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat”.













Cluster Habitat Sustentável leva “Soluções para cidades sustentáveis” ao TECHDAYS 2016
 
Empresas do Cluster Habitat apresentam no Techdays um conjunto de soluções para cidades sustentáveis que se podem aplicar nas intervenções de construção e reabilitação urbana. Desde materiais inovadores para revestimentos até coberturas ajardinadas, desde fachadas energéticas a sistemas de gestão inteligente e outras soluções para a eficiência de recursos, podem hoje contribuir para um edifício de balanço zero e constituir soluções sustentáveis para a reabilitação urbana. 

 
Visite-nos no no Parque de Exposições de Aveiro, Pavilhão A, e assista aos nossos workshops das 16h às 18h nos dias 15 e 16 de setembro. 
Sessão de apresentação do projeto SIG HABITAT

O Cluster Habitat Sustentável irá efetuar a sessão de apresentação do seu projeto SIAC intitulado “SIG HABITAT – Sistemas de informação e gestão do Cluster Habitat Sustentável” no âmbito do evento Techdays’16. Venham conhecer este nosso novo projeto no dia 15 de setembro pelas 16h30 no Lounge Amorim. 

Atividade dos Associados 






Bloco Ecopavé

Ecopavé, da artebel®, é um bloco de pavimento, em betão vibro-prensado de dupla camada, indicado para a execução de pavimentos exteriores, e ideal para todo o tipo de tráfego. Pode ser utilizado como complemento de zonas ajardinadas, zonas pedonais, acessos e estacionamentos, com mais ou menos área coberta, mais ou menos permeabilidade de águas. 











 
cps - Arrefecimento adiabático

Surgindo da necessidade de reestruturação das instalações da empresa, assim como do espaço envolvente, o cps - centro português de sustentabilidade, nova sede da T&T-Multieléctrica, é um edifício totalmente concebido numa perspectiva de sustentabilidade e ecoeficiência.

Uma das muitas novidades implementadas, é o sistema de ventilação natural. Conectou-se o evaporador adiabático de favos que permite a climatização do edifício, através do arrefecimento por evaporação. Este processo permite reduzir o consumo energético até 9 vezes, comparativamente a um sistema de ar condicionado equivalente, é mais ecológico (pois não utiliza gás refrigerante) e o ambiente interior torna-se mais agradável ao respirar.

 














 
Telha UM CANUDO - Inspiração Histórica

A reabilitação tem levado a Umbelino Monteiro a assumir uma postura de destaque no mercado. Os casos de reabilitação do património arquitetónico pressupõem um desafio constante para a empresa aos níveis funcional, económico e estético. 
Desde 1959 a inovar na produção de telhas e respetivos acessórios, a Umbelino Monteiro é hoje uma referência do setor, que garante com a excelência dos seus produtos, a resposta adequada aos mais exigentes projetos. 

A telha UM CANUDO, inspirada na tradicional telha Árabe ou antiga Portuguesa, é sinónimo de tradição o que torna este modelo num ícone da arquitetura contemporânea de inspiração mediterrânica, presente a uma escala global. O processo produtivo utilizado cumpre todos os parâmetros de qualidade, com base na mais moderna tecnologia, aliada às melhores argilas e sempre com a garantia do respeito pelo meio ambiente. 
A história e as memórias da Umbelino Monteiro confundem-se com a tradição dos melhores e mais famosos telhados da região mediterrânica.

 







 
Sessões de apoio na utilização do PHPP
 
A Associação Passivhaus Portugal oferece gratuitamente a todos os seus sócios a participação em sessões de apoio na utilização do PHPP.
 
O PHPP (Passive House Planning Package) é a ferramenta oficial do Passivhaus Institut para simular e avaliar o desempenho de edifícios Passive House e NZEB.
As sessões irão decorrer mensalmente (na segunda segunda-feira de cada mês), no período da manhã, nas nossas instalações em Ílhavo. Também é possível participar via skype.

Para participar nas sessões de apoio é necessário:
1. ser sócio da Associação Passivhaus Portugal
2. tratar-se de um projecto concreto de uma Passive House
3. inscrever-se previamente no email: passivhausportugal@gmail.com










Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER
     
6ª Edição Porto: 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 Setembro
 
   

Duração: 70 horas (10 dias)
Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc.)
Custos: 1500€ inscrição normal | descontos para membros OA, OE, OET, PHPT e para quem frequentou o curso Certified Passive House Tradesperson
Objectivos: os formandos após a frequência no curso estarão aptos a implementar soluções, projetar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP
















 

Portugal 2020 – será que vale a pena?

 
Este workshop, desenvolvido pela Astrolábio em colaboração com a Wind e a Associação Empresarial da Maia, irá decorrer no dia 14 de Setembro pela 17h30 na Sede da Associação Empresarial da Maia

O seu propósito é explorar e conhecer as vantagens e possibilidades de financiamento no âmbito do Portugal 2020 para as empresas, nomeadamente as que pretendem internacionalizar produtos, serviços e marcas.
Ao longo da sessão, os oradores convidados irão abordar os seguintes temas:
  • “Portugal 2020 é para todos?” – Cristina Miguens, Diretora do Departamento de Projetos e Incentivos da Wind, irá abordar a abrangência, ou talvez não, do programa Portugal 2020 para as empresas que têm como objectivo internacionalizar produtos ou serviços.
  • “O Sistema de Incentivos à Internacionalização vale a pena?” – O Diretor de PME’s da AICEP, Pedro Rodrigues, irá explicar os méritos e deméritos dos incentivos à internacionalização.
  • “Experiências na primeira pessoa” – por fim, um conjunto de empresários irão partilhar as suas experiências decorrentes da utilização dos Sistemas de Incentivos à Internacionalização nas suas empresas. No painel estarão presentes, Ana Ambrósio, Administradora da Tintas 2000; Rui Dimitri, Administrador da Sonafi; e, Domingos Leite Castro, Administrador da Flexitex.
Não deixe de participar em mais esta oportunidade de conhecimento e networking. Inscreva-se já - aqui





















 
Missões Empresariais da AIDA

Silicon Valley - 18 a 24 setembro
A missão insere-se na 7ª Edição do “Global Strategic Innovation – International Executive Program" que visa conhecer melhores práticas, compreender novos modelos de negócio, partilhar perspectivas e identificar oportunidades de crescimento e internacionalização.

Colombia - 26 a 30 setembro
A Colômbia está entre as Economias mais sólidas da América Latina sendo notório o enorme interesse do país nos sectores de TI e software, construção, cosméticos, calçado, turismo, automóvel, têxtil, comunicação gráfica e elétrico, entre outros. Esta missão empresarial coincidirá com a Feira Internacional de Bogotá.

Chile - 2 a 6 outubro
A Missão Empresarial ao Chile tem como objectivo possibilitar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas chilenas, através de reuniões previamente agendadas, por uma empresa de consultoria local e conhecedora do mercado. Existem oportunidades na Construção e Engenharia, nos Sistemas de Informação e Tecnologias, na Indústria Téxtil, nas Ferramentas para o Sector Agrícola, entre outros.

Cuba - 30 outubro a 5 novembro
Visita à FIHAV – Feira Internacional de Havana, maior feira multisectorial do Caribe e uma das mais representativas da América latina, onde se encontram todos os sectores da economia cubana. É igualmente uma plataforma de negócios que permitirá conhecer os benefícios que Cuba oferece ao investimento estrangeiro.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios serão reembolsadas até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME.

Para mais informações e inscrições contacte o GRE da AIDA, Carla Vieira (c.vieira@aida.pt) Deolinda Costa (d.costa@aida.pt)































Acreditação de novos ensaios

O ITeCons obteve recentemente a acreditação pelo IPAC (NP EN ISO/IEC 17025) para 32 novos ensaios em diversas áreas e para diferentes produtos da construção, nomeadamente:
• ensaios na área da química (ensaios a águas de consumo, águas naturais doces, águas resultantes de ensaios de migração e derivados de óleos e gorduras, etc); e
• ensaios nas áreas da física e mecânica (ensaios a produtos e sistemas para proteção e reparação de estruturas de betão, betão fresco e endurecido, fibras para betão, argamassas, aço, dobradiças, pedra natural, etc).
A lista completa encontra-se disponível - aqui

 


Simpósio de Acústica e Vibrações
 
Realiza-se em Coimbra, no dia 3 de fevereiro de 2017, o Simpósio de Acústica e Vibrações. Este evento, organizado pelo ITeCons, pretende ser um fórum de partilha, discussão e reflexão onde estarão  vários profissionais que trabalham nas áreas da acústica e vibrações, para trocar experiências e divulgar o seu trabalho e investigação.

Datas Importantes:
> Submissão de Resumos: 15 novembro 2016
> Comunicação de Aceitação: 30 novembro 2016
> Submissão da Versão Final dos Artigos (opcional): 15 dezembro 2016
> Inscrições a custo inferior: até 15 dezembro 2016.

Contacto do secretariado do Simpósio: acustica2017@itecons.uc.pt
Mais informações em: http://www.acustica2017.uc.pt

 

Formação - Setembro e Outubro
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos Consulte o calendário de formação - aqui
 

Arrisca C 2016 | Candidaturas Abertas até 30 de Setembro 

O ITeCons é uma vez mais uma das entidades parceiras da Universidade de Coimbra na dinamização deste certame. O Arrisca C é um Concurso de Ideias e Planos de Negócio dirigido aos estudantes e recém-diplomados, há menos de cinco anos, de qualquer Instituição de Ensino Superior do país que, tenham um projeto e queiram colocá-lo em prática. 
O Arrisca C visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.
Mais informações - aqui
Informações Úteis















 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
- SAICT - Investigação e Desenvolv. Tecnol. - Projetos em Copromoção
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Vale I&DT
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Vale Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - Inovação Produtiva
Data de início: 30-06-2016 | Data de encerramento: 16-09-2016
- SI - I&DT Programas Mobilizadores
Data de início: 31-05-2016 | Data de encerramento: 30-09-2016
- SI - Inovação Produtiva | Acelerador
Data de início: 05-08-2016 | Data de encerramento: 15-09-2016
- SIAC - Internacionalização
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 28-10-2016
- SI - ID&T: Núcleos de I&D Projetos Individuais
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 30-09-2016
SI - ID&T: Projetos de I&D Individuais
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 30-09-2016
- SI - Internacionalização das PME
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 31-10-2016
- SI - Qualificação das PME
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 31-10-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos














41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira,13-16 Setembro



2º Fórum Tecnológico TECHDAYS: Aveiro, 15-16-17 Setembro



CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016



4ª Conferência Passivhaus Portugal: Centro de Congressos de Aveiro, 24 e 25 Novembro


21ª Conferência Internacional Passive House: Viena (Áustria), Abril 2017



Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 Fevereiro 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences