Copy
12/2016
Notícias








Cluster Habitat Sustentável participa na 5ª Conferência Europeia de Clusters

O Cluster Habitat Sustentável participou na 5ª Conferência Europeia de Clusters que decorreu em Bruxelas nos dias 1 e 2 de dezembro 2016. Nela, foram discutidos os novos caminhos para os Clusters (Clusters4.0), patente nas intervenções da DG GROW e DG REGIO presentes e que destacaram, entre outros aspetos, o papel de ligação às estratégias de especialização inteligente das regiões e países bem como o fomento do empreendedorismo.
 
Alguns Clusters portugueses marcaram presença destacada no evento pela sua participação ativa, incluindo o Cluster Habitat Sustentável, o Cluster Engineering & Tooling, a Produtech e o Cluster Têxtil.













 
Sistema DAPHabitat regista Declarações Ambientais de Produto da Amorim Isolamentos, S.A.

A Amorim Isolamentos, S.A. obteve o registo de duas Declarações Ambientais de Produto no Sistema DAPHabitat, sistema português de registo de DAP, específico para produtos do habitat e permite a realização e disponibilização de RCP que fundamenta a elaboração das DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público.

As DAPs cobrem Granulado de Cortiça Expandida e um Aglomerado de Cortiça Expandida (ICB). Nestas podemos encontrar os impactes ambientais de cada produto, divididos por categorias de impacte, baseados em 1 m2 de aglomerado de cortiça expandida (ICB) e 1 m3 de granulado de cortiça expandida produzidos. 
 

A DAP foi desenvolvida e verificada segundo as Regras de Categorias de Produto: modelo base para produtos e serviços de construção (Versão 2.0), Regras de Categorias de Produto: Isolamento Térmico (versão 1.1) e as normas a ISO 14025, EN 15804:2012+A1:2013 e EN 15942.









Observatório Europeu para o Setor da Construção publica relatório de 2016 sobre o sector da construção em Portugal

Relatório destaca o envolvimento de Portugal na área da construção sustentável e o papel fundamental que o Cluster Habitat Sustentável desempenha na promoção da eco inovação no ambiente construído. 

Mais informação disponível - aqui




Cluster Habitat conta com novo associado na sua rede

Ian McMahon – Building Consultancy é uma empresa que oferece serviços de consultoria a promotores, instituições financeiras e investidores desde o inicio até ao fim de projeto. 

Atividade dos Associados 













 
A.S.I.C. - Agregado Siderúrgico Inerte para a Construção
 
O ASIC - é um produto da fusão da sucata em Forno de arco elétrico, obtido através do tratamento e processamento de um resíduo (as escórias) nas fábricas da Megasa – Siderurgia Nacional do Seixal e da Maia. Este material é um agregado artificial que substitui com vantagens técnicas, ambientais e económicas, os agregados naturais, em obras públicas e privadas. As propriedades químicas, mineralógicas, geométricas, físicas e mecânicas, comprovadas pelos diferentes ensaios realizados pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, CVR – Centro de valorização de Resíduos e  UM – Universidade do Minho, entre outras entidades de referência, apresentam valores que cumprem as especificações que regulam a aplicação dos materiais convencionais em camadas de aterro, leito de pavimento, sub-base e base de infra-estruturas viárias.  Está a ser desenvolvido pelo LNEC, um estudo de aplicação do ASIC, na camada de betuminoso das infra-estruturas rodoviárias. O ASIC está certificado com a Marca CE segundo a norma EN 13242, possuindo Ficha Técnica e Declaração de Conformidade. No contexto da consolidação da Economia Circular e da defesa do Ambiente,  a utilização do ASIC contribui para um mundo mais ecoeficiente e sustentável ajudando a preservar os recursos naturais sempre tão escassos. 








 
Chatron lança modelos Biocooler Smart
 
Uma solução compacta e “smart” para um arrefecimento eficaz no interior de qualquer tipo de edifícios, desde casas até armazéns e fábricas. Arrefece, insuflando ar fresco, expulsando o ar viciado, focos de calor, gases nocivos, partículas, pólens etc. Ao instalar o Biocooler Smart tem a garantia de: arrefecer, purificar, ventilar e extrair por sobrepressão ar viciado e focos de calor.
Estes equipamentos utilizam uma fácil mas sofisticada técnica de arrefecimento por evaporação, na qual um determinado volume de ar é insuflado no interior dos edifícios, substituindo o ar quente e viciado que anteriormente lá existia, levando a um conforto que de outra forma seria praticamente impossível de conseguir. O Biocooler Smart transfere ar purificado e arrefecido a um local, conseguindo um ambiente mais leve e confortável.
 



























Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação

O CTCV é entidade acreditada para prestação de serviços no apoio a projetos simplificados de empresas com menos de 1 ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação, em particular serviços de Gestão, Marketing, Assessoria Jurídica, Desenvolvimento de produtos e serviços, Serviços de Financiamento.
 

Saiba mais aqui
Formação - Gestão da economia de carbono (CELE)

No dia 19 de janeiro de 2017 irá ocorrer uma sessão de curta duração, que terá uma metodologia fundamentalmente prática e serão apresentadas as regras de funcionamento do CELE, abordadas as principais regras de monitorização e esclarecida com recurso a exemplos práticos, a metodologia de cálculo das emissões de CO2.
 
Para mais informações e inscrição consultar o website
Workshop Indústria Cerâmica 4.0
 
No dia 2 de fevereiro de 2017, no auditório do CTCV em Coimbra, irá ocorrer um workshop sobre a industria cerâmica 4.0. O workshop responderá a duas importantes perguntas: "O que há?" e "O que pode ser feito?". Com apresentação de case-studies com entidades de interface tecnológica e empresas de base industrial e um workshop do conhecimento aplicado na aproximação da Industria 4.0 à Industria da Cerâmica.
As inscrições e o programa já se encontram disponiveis.

Atribuição pela ordem dos engenheiros da acreditação OE+AcCEdCE ao Curso Qualificação de Auditores NP EN ISO 9001:2015
 
O curso de Qualificação de Auditores NP EN ISO 9001:2015 obteve a acreditação OE+AcCEdCE prevista no Sistema de Avaliação Continua da Ordem dos Engenheiros (OE), que desenvolveu este Sistema de Acreditação da Formação Contínua para Engenheiros com o objetivo de garantir a qualidade da oferta formativa destinada aos seus Membros.
A próxima edição decorrerá entre os dias 1 e 29 de Março em Coimbra. Com uma metodologia de prática simulada com a realização de auditoria a empresa certificada, ministrado por auditores certificados com vasta experiência no terreno, com competências pedagógicas certificadas, este curso terá o objetivo de dotar os atuais e novos auditores de competências técnicas e comportamentais exigidas na nova versão da Norma. O curso permite ainda a Certificação de Auditor pela CERTIF.
Programa e inscrições aqui









 
Seminário Anual: "Mercado de Tintas"
 
Vai realizar-se no Grande Hotel do Luso, no dia 24 de março de 2017, o Seminário Anual da Associação Portuguesa de Tintas (APT), Mercado de Tintas, que habitualmente reúne mais de 150 Empresários e Quadros Superiores do Sector das Tintas e Vernizes.
Vai abordar temas de diversas áreas temáticas, desde temas económicos e de mercado a temas mais técnicos e de investigação e desenvolvimento, passando pela indústria 4.0 e a motivação de equipas. Este evento marca um momento de encontro entre empresários e técnicos superiores do sector das Tintas e Vernizes, sendo uma oportunidade única de partilha e discussão de temas atuais e de interesse para todo o sector.
O Programa do Seminário e Ficha de Inscrição estarão brevemente disponíveis para consulta e download no site da APT.

 


4ª Conferência Passivhaus Portugal 2016
 
A Associação Passivhaus Portugal disponibiliza no seu site todas as apresentações da 4ª Conferência. Pode consultar toda a informação aqui.

A 5ª Conferência Passivhaus Portugal será feita em 2017, nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.




Plano de Formação 2017
 
A Homegrid divulga o seu novo Plano de Formação Passive House para 2017. Mais informações aqui.

 














Memmo Príncipe Real Hotel com domótica ONLY Smart Home

Foi inaugurado em outubro o Hotel Memmo Príncipe Real, localizado em Lisboa. O 5 estrelas é a terceira unidade do grupo Memmo Hotels. Trata-se de um projeto desenvolvido de raiz pelo grupo, que incorpora a domótica ONLY nos quartos. A solução ONLY Hotel já havia sido implementada no Memmo Alfama, também em Lisboa. Foram instalados painéis ONLY click personalizados com ícones que tornam a identificação da função dos botões clara. A solução de domótica proporcionou flexibilidade ao projeto pela simplicidade de instalação com um único fio para o bus ONLY e pela sua arquitetura distribuída. O sistema permite alterações na configuração das funções e a programação de diferentes cenários a qualquer momento pelo hotel, sem a necessidade de intervenções na construção. O hotel pode assim facilmente adaptar os quartos para oferecer sempre o mais alto nível de conforto aos hóspedes. O projeto foi desenvolvido pela TEV2, distribuidor da ONLY em Portugal. Os quartos foram equipados com os módulos ONLY C-1OUT, C-2OUT, C-IN e OC-H4B.



















 
Remates Laterais da UMBELINO MONTEIRO
 
Com traços modernos e vedantes mais pronunciados e eficazes, os novos Remates Laterais da UMBELINO MONTEIRO, encaixam perfeitamente com a telha ADVANCE PREMIUM LUSA.
Esta peça permite responder aos requisitos estéticos e funcionais, trazendo mais vantagens de proteção, selagem e uma maior flexibilidade no revestimento da cobertura. Os Remates Laterais têm uma funcionalidade semelhante ao Topo de Cumeeira, à exceção que a sua aplicação é feita lateralmente às águas de um telhado. Eles servem essencialmente para fechar o espaço aberto no início/final das arestas de uma vertente, não permitindo assim a entrada de água. O seu design permite um remate esteticamente harmonioso da cumeeira. 

 
 
Para mais informações contactar o Departamento Comercial, através do número +351 949 000 ou geral@umbelino.pt








Bloco Termoacústico da Artebel
 
O bloco TERMOACÚSTICO®  integra um sistema construtivo de alvenarias simples, com isolamento repartido, cujas características essenciais proporcionam um elevado desempenho térmico/regulamentar e a simplicidade do processo construtivo. O sistema inclui uma forra térmica concebida para este tipo de alvenarias.







15º aniversário Signinum
 
A Signinum, Gestão de Património Cultural, entra em 2017 em modo de comemoração. Comemoração por uma década e meia de trabalho ao serviço do património português. A Signinum destacou-se na preservação do património, através do trabalho de conservação e restauro, reabilitação, audiovisuais, marketing cultural, comunicação e Imagem, e investigação.
Em 2016 a Signinum viu o seu trabalho reconhecido formalmente através do prémio da Fundação Gulbenkian “Vasco Vilalva 2015” atribuído à obra de requalificação da Igreja dos Clérigos, e também pela concretização de um SME-Instrument do H2020 para Braga, considerado a Liga dos Campeões Europeus a nível de Investigação & Desenvolvimento.

 



















 
Gyptec e Argex fazem balanço positivo da Construtec 2016
 
No passado mês de Outubro o Grupo Preceram levou até Madrid as suas últimas novidades e soluções para a construção.
Numa participação bastante dinâmica e proactiva na CONSTRUTEC 2016, evento organizado pela IFEMA – Feria de Madrid, a Argex e Gyptec apresentaram ao mercado profissional de Espanha os seus novos produtos e soluções desenvolvidas para o sector da construção e da reabilitação de edifícios.
Num ano em que a Construtec se realizou conjuntamente com as exposições, “Matelec”, “Urbotica”, “Veteco” y “BimExpo” no âmbito do evento principal ePower&Building, a tecnologia, reabilitação, sustentabilidade e arquitectura foram os grandes temas em análise e em destaque durante os dias de exposição.
O Grupo Preceram faz um balanço extremamente positivo da sua participação nesta importante exposição ibérica, que ficou marcada pela enorme afluência de público, mais de 70.000 visitantes que conjuntamente com as mais de 170 empresas presentes tornaram o evento num êxito.

Preceram e Preceram Norte renovam estatuto de PME Líder
 
O IAPMEI distinguiu recentemente como PME Líder 2016 as empresas Preceram – Indústrias de Construção, S.A. e Preceram Norte – Cerâmicas, S.A..
Este estatuto tem como objectivo distinguir as empresas nacionais com desempenhos superiores, estratégias de crescimento e liderança competitiva, tratando-se também de um reconhecimento pela importância do contributo das empresas para a economia nacional.


 

















Cooperação entre o IST e a Região Especial de Economia Social e de Mercado de Oé-Cusso Ambeno em Timor-Leste
 
Em 15 de Dezembro de 2016 foi estabelecido um contrato para a cooperação entre a Autoridade da Zona Especial de Economia Social de Mercado de Oé-Cusse Ambeno em Timor-Leste e a FUNDEC do Instituto Superior Técnico.
O contrato decorre da necessidade de apoio técnico-científico para a constituição e estruturação do Gabinete Técnico de Acompanhamento (GTA) do Plano Director de Ordenamento Territorial Da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno. A actividade irá ser desenvolvida pela acção do GEOTPU.Lab (Gabinete de Estudos de Ordenamento do Território e Planeamento Urbano) em parceria com a FUNDEC (Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura) do Instituto Superior Técnico.
A actividade irá contar com a participação de profissionais, investigadores e alunos finalistas do IST, que se encontram já a colaborar em projectos para a cidade de Pante Macassar, capital da Região de Oé-Cusse, como parte integrante de uma capacitação do seu percurso académico em contexto real em articulação com a Universidade de Timor Lorossae. 

The Smart Wall
 
Miguel Amado, Professor e Arquiteto no Instituto Superior Técnico, publica na revista African Cities um artigo sobre parede técnica desenvolvida no âmbito da sustentabilidade e smart cities. O artigo pode ser lido na integra aqui.
 














 
Live Panel Pack da Landlab
 
O Live Panel Pack, da Landlab, é um Sistema de jardim vertical modular, com cassetes amovíveis para plantação. Este sistema apresenta grandes vantagens face aos restantes sistemas de jardim vertical, uma vez que não necessita de ligação elétrica nem de ponto de água. O abastecimento de água é feito manualmente, constituindo indicadores de nível inteligentes e silenciosos que indicam quando o sistema necessita de água. A sua instalação é, portanto, bastante simples e rápida, podendo ser aplicado tanto no exterior como no interior. 

Caraterísticas:
- Dimensões: 2483 * 2060 mm (comprimento*altura)
- Cassetes (nº): 24 unidades (6x4)
- Peso: 210 Kg (incluindo plantas e água)
- Plantas (nº): 216 unidades (não incluído no sistema)
- Tempo de instalação: +/- 2 horas (não incluindo tempo de plantação)

 

























 
A Reynaers desafia mentes criativas no futuro da construção na BAU2017
 
A Reynaers Aluminium, líder europeia especialista no desenvolvimento de soluções de alumínio  inovadoras e sustentáveis para a arquitetura, vai receber os participantes na BAU 2017, em Munique, de 16 a 21 de Janeiro de 2017. Um stand concebido sob a temática ‘Liberte a sua Mente’ para se alinhar com o tema do certame: O Futuro da Construção. Na BAU 2017, a Reynaers vai demonstrar como a sua mais recente gama de soluções de alumínio quebra o pensamento convencional, permitindo aos arquitetos uma maior liberdade.
 
Introdução ao Masterline 8

Um dos destaques da BAU 2017 será o novo MasterLine 8; o inovador sistema de janelas de alumínio. É o sucessor do Reynaers Concept System, e traz ao consumidor final níveis excecionais de conforto e segurança. Além disso, o MasterLine 8 oferece aos designers liberdade arquitetónica com numerosas variantes de design e valores elevados em termos de eficiência energética. O fabrico foi acautelado cuidadosamente para otimizar a montagem de componentes com um custo-benefício e instalação simplificada dos elementos acabados. 
Além da MasterLine 8, os visitantes terão a oportunidade de ver e experimentar outras portas, janelas, sistema de correr, entre outros. Estas soluções oferecem melhorias em termos de isolamento, resistência ao fogo, resistência ao ar e vento, ventilação e soluções de drenagem de água.
Além de todas essas inovações, a Reynaers também possui as bibliotecas Building Information Modeling – BIM para Autodesk® Revit, que permite que as equipes de projeto e seus stakeholders otimizem a sua capacidade criativa combinada.
 









Wicanders lança três novas coleções na Domotex 2017
 
A marca da Amorim Revestimentos vai apresentar-se em Hannover de 14 a 17 de janeiro com a gama Hydrocork, o seu best-seller à prova de água, e reforçará a sua oferta de visuais em cortiça ao lançar três novas coleções. Todas elas incorporam as mais recentes tendências do design de interiores, como é o caso da coleção de decorativos de parede Brick com um look industrial.

Revestimento de chão

Vintage Stones: Esta coleção pretende combinar os beneficios de um pavimento com incorporação de cortiça e com a estética própria da pedra.
Fusion: A linha combina os visuais de cortiça com relevos de madeiras e texturas de pedras.

Revestimento de paredes

Brick: Evoca os ambientes decorativos nova-iorquinosonde onde os tijolos à vista se misturam com o cimento, tubos e outros objectos de metal. 
























 
APCMC - APP Materiais de Construção
 
A APP Materiais de Construção é uma aplicação para dispositivos móveis que reúne Diretórios de empresas, Catálogos de produtos, materiais e equipamentos, bem como as Publicações da APCMC Revista Materiais de Construção e Obras, Materiais e Equipamentos de Construção e Listagem Marcação CE (Normas Harmonizadas e Documentos de Avaliação Europeus). Recentemente foi adicionada mais uma ferramenta de trabalho à APP. Trata-se de um Diretório de empresas distribuídas por 18 itens.
Destinatários: Dirigindo-se aos profissionais do sector e público em geral, permite o acesso a catálogos, catálogos interativos, redes sociais, vídeos, lojas online, localização geográfica, comunicação web, etc, das empresas referenciadas.
Espaço Empresa: Cada empresa dispõe de uma breve descrição institucional, catálogos, banner com ligação para o site e acessos para as redes sociais, apps e canal youtube.

Saiba mais aqui.










Apresentação do cps e fachada energética
 
Realizou-se no passado dia 22 de dezembro, a apresentação do csp - centro português de sustentabilidade, através de uma exposição e visita descritiva de todos os sistemas incovadores que integram o edificio, seguindo-se de um almoço convívio. Este evento pretendeu dar a conhecer os resultados do balanço energético, após 1 ano de monitorização mas também reforçar o lançamento dos módulos SEnergy Force, em breve no mercado. Agradecem a todos os participantes, que pela sua presença, tornaram este dia tão especial:

Arqª Marlene Maia e Prof. Victor Ferreira (Cluster Habitat Sustentável)
Drª Isabel Cabrita (DGEG)
Engº José Caldeira (ANI)
Prof. Silva Afonso e Engª Carla Rodrigues (ANQIP)
Drª Francisca Peixoto e Drª Helena Silva (AIRV)
Arqº José Corte Real e Arqª Filipa Corte Real (FISPLAN)
Engº Paulo Antunes (CM-OFrades)
Prof. Coutinho e Engª Elisabete Henriques (CM-SVouga)
Engº Rui Ladeira (CM-Vouzela)
Engº Nuno Carvalho (CM-Viseu)
Luís Gomes (Levira)
Engº Ávila Sousa (Gyptec)
Francisco Bastos (Indelague)
João Lima (Roth)












WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities regressa em 2017
 
Entre 25 e 26 de Setembro de 2017 decorrerá a 4ª edição da Conferência Internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities. Organizada desde 2011 pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, a Wastes associa-se em 2017 à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que é simultaneamente coorganizadora e anfitriã do evento.
A Wastes 2017 pretende oferecer aos participantes um espaço privilegiado e de referência para a apresentação, esclarecimento, debate e permuta de ideias centrado nas exigências, mudanças, desafios, soluções e oportunidades que se colocam ao setor do Ambiente, com especial enfoque na gestão de resíduos numa economia circular.
Aos autores é oferecida a possibilidade de apresentarem um artigo curto ou longo, sob a forma de apresentação oral ou poster. Em consonância com a edição de 2015, os artigos longos serão publicados num livro editado pela CRC Press - Taylor & Francis Group e submetido à Scopus para indexação, enquanto os artigos curtos serão incluídos no Book of Proceedings da conferência.
Mais informações aqui ou secretariat@wastes2017.org




























Apresentação do projeto de mecenato - Hospital Visconde de Salreu
 
No dia 4 de Janeiro, pelas 16h, no Hospital Visconde de Salreu, decorrerá a apresentação do projeto de mecenato que visa melhorar o conforto dos doentes e o desempenho qualitativo dos cuidados de saúde prestados no mesmo, em Estarreja. Este projeto parte de uma associação entre a AIDA com a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Tratando-se de uma causa que diz respeito a toda a comunidade, convida-se a empresa que V/ Exª. representa a contribuir para que este projeto seja implementado.
Agradece-se a confirmação até dia 3 de Janeiro, via email i.cacoilo@aida.pt

Seminário “Apresentação do Programa de Formação-acção Academia PME”
 
A 10 de Janeiro, pelas 14.15h, nas instalações da AIDA, irá realizar-se o seminário de apresentação do Programa de Formação-acção Academia PME. O programa destina-se a empresários ou gestores de micro, pequenas e médias empresas até 100 colaboradores sediadas na NUT II Centro e Norte. Os projetos são cofinanciadas até 90% para as empresas. Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, a fundo perdido. A formação contempla 119 horas distribuídas por 8 workshops de 14h (2 dias) e 1 workshop final de 7h (1 dia).
Mais informações aqui

Single Market Forum 2016/2017: EU SME in Global Value Chains
 
A AIDA em parceria com a CIP encontram-se a organizar o Single Market Forum que tem como objetivo abordar os seguintes tópicos: The Global Value Chains, The reality of Global Value Chains e European and national policies and instruments that promote the integration of SME in Global Value Chains. O Forum decorrerá no dia 24 de janeiro, pelas 9h30, no Auditório da AIDA.
Mais informações brevemente disponíveis aqui

CITec - Programa Capacitar a Indústria Portuguesa
 
Por Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016, de 21 de Dezembro, foi aprovado o CITec enquanto instrumento fundamental da passagem de conhecimento das instituições de ensino superior para as empresas, tendo em vista o reforço financeiro das actividades e estruturas dos centros de interface tecnológica (CIT) enquanto entidades de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas, visando a valorização e a transferência de tecnologia. O CITec propõe-se igualmente capacitar os CIT mediante o reforço dos recursos humanos altamente qualificados e o desenvolvimento de novas áreas de competências, incluindo as respeitantes à eficiência energética, à promoção da economia circular e à digitalização da economia.
A implementação do CITec será da competência do Ministro da Economia, em articulação com os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do Ambiente, relativamente às medidas que se insiram no âmbito das respectivas competências. A ANI ficará responsável pelo apoio ao Ministro da Economia na implementação das medidas do Programa.




Novas candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética
 
Estão abertas novas candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética (FEE), destinada às empresas. O prazo para apresentação de candidaturas conta-se de 27 de dezembro/16 até 27 de abril/17.
Os serviços de consultoria técnica do CITEVE podem ajudá-lo a tirar partida desta medida. 
Informações Úteis
 











 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
SI - Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Qualificação das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Acreditação de entidades “Vale oportunidades Internacionalização”
Data de início: 09-11-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Acreditação de entidades “Vale oportunidades Investigação”
Data de início: 09-11-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SIAC - Promoção do Espírito empresarial
Data de início: 04-11-2016 | Data de encerramento: 09-01-2017
Eventos














BAU 2017: Munique (Alemanha), 16 a 21 de janeiro, 2017 



Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 fevereiro 2017



Green Business Week: Centro de Congressos de Lisboa, 15 a 17 de Março de 2017


Seminário Anual: “Mercado de Tintas”: Grande Hotel do Luso, 24 março 2017


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), abril 2017


Tektónica: FIL - Parque das Nações (Lisboa), 3 a 6 de maio, 2017 




WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities: FEUP (Porto), 25 e 26 de setembro, 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp