Copy
02/2016
Notícias








 
Cluster Habitat Sustentável na Green Business Week

Dia 3 de Março de 2016, o Cluster Habitat estará presente na Green Business Week a moderar o painel intitulado "Construção Sustentável – Edifícios de balanço energético quase zero" onde intervirão alguns dos seus associados.

Este Workshop decorre no âmbito de um convite do cluster EnergyIn que organiza a Conferência Energylive inserida na Green Business Week.
Ver programa - aqui








 
Declarações Ambientais de Produto em Portugal
 
Os materiais e produtos da fileira da construção já podem registar as suas Declarações Ambientais de Produto (DAP) com reconhecimento internacional pelo sistema DAPhabitat. 

Alerta-se que as empresas (PMEs) podem usar os Vales de I&DT para desenvolvimento apoiado das DAP, estando um concurso aberto até 31/03/2016.

 
Mais informações sobre as DAP e seu registo - www.daphabitat.pt
Atividade dos Associados 







 
Lançamento do livro “Construção Sustentável. Conceito e Prática”
 
No dia 3 de Março pelas 18 horas na Universidade Lusíada em Lisboa (auditório I), será lançado o livro “Construção Sustentável. Conceito e Prática”. Este livro é o resultado de uma parceria entre o CITAD e o Grupo de Estudos em Território e Planeamento Urbano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (GEOTPU), coordenado pelo Prof. Miguel Amado. Os autores do livro são o Prof. Miguel Amado, Prof. Alberto Reaes Pinto, Eng.ª Ana Maria Alcafache e a Arq. Inês Ramalhete. 

O presidente do Cluster Habitat Sustentável (Prof. Victor Ferreira) foi convidado para fazer a apresentação do livro.














 
Programa Galp Energy Manager para PMEs

A Galp Energia, em parceria com a ISA Energy – VPS Group, está a promover o programa Galp Energy Manager. Trata-se de um programa inovador que pretende dotar as PME's industriais de ferramentas de monitorização e gestão de energia. Este programa, pioneiro na aplicação dos conceitos de Gestão da Procura, permite a obtenção de uma comparticipação de 80% a fundo perdido, nos custos associados à aquisição e instalação do Sistema de Monitorização de Energia Elétrica, ao abrigo do programa PPEC da ERSE. 

Só são elegíveis empresas com CAE de 1 a 35. Se a sua empresa cumpre este requisito, inscreva-a em http://galp-energymanager.com!

 

Mais Informação - aqui












 
Gyptec fornece obra da nova loja IKEA de Braga
 
Para a realização deste projeto da nova loja IKEA em Braga, a escolha incidiu uma vez mais nas placas de gesso Gyptec. As soluções Gyptec são desenvolvidas para dar resposta às exigências dos projetos atuais, tanto ao nível do desempenho térmico e acústico, como de resistência ao fogo, humidade e impacto.

Inserida no novo centro comercial Nova Arcada, o IKEA de Braga tem uma área de 22.000 m², distribuídos por dois pisos e surge no âmbito do plano de expansão do grupo sueco em Portugal, que até 2025 prevê ter 10 lojas. 

Fruto da experiência acumulada, competência técnica e qualidade nos seus produtos, a Gyptec continua a ser presença incontornável nas principais obras em toda a Península Ibérica.

 
 

Mais informação - aqui










 
Seminário de entrada livre - Introdução à Norma Passive House
 
Duração: 4 horas
Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral

Objectivos:
•    Divulgar o conceito Passive House;
•    Identificar os princípios e requisitos Passive House;
•    Particularidades da adaptação da norma a Portugal;
•    Divulgar a Associação Passivhaus Portugal - PHPT;
•    Divulgar produtos e soluções adequadas à Passive House.
 
15ª Edição FARO: 03/03/16 | 16ª Edição PORTO: 08/03/16
17ª Edição COIMBRA: 09/03/16 | 18ª Edição LISBOA: 16/03/16 

Ficha de Inscrição - Aqui












 
Ebook sobre impermeabilização de fachadas disponível para download
 
Este ebook está a ser escrito a pensar nos profissionais que todos os dias enfrentam novos desafios para garantir a impermeabilização de fachadas.
 

O capítulo 1.1 já está disponível. Para aceder basta fazer o download do ficheiro pdf - aqui

Também está disponível uma versão agregada do ebook.



FICIS 2016 - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis

É o ponto de encontro para especialistas e lideres das Smart Cities orientadas para o futuro, centros de investigação, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas.

Apresenta-se como um fator de promoção no desenvolvimento de parcerias à escala global, numa lógica de rede entre empresas da Euro-região e os seus parceiros estratégicos promovendo sinergias e dinâmicas de negócio.

Dias 24 e 25 de maio. Mais info - Aqui















 
Bloco TERMOACÚSTICO® no novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa em Vila Real

Para a construção do empreendimento, e tendo em conta as imposições ao nível térmico e acústico, recorreu-se ao bloco TERMOACÚSTICO®, da Artebel®, um bloco que integra um sistema construtivo de alvenarias simples, com isolamento repartido, cujas características essenciais proporcionam um elevado desempenho térmico/regulamentar e a simplicidade do processo construtivo. O sistema inclui uma forra térmica com XPS, especialmente concebida para este tipo de alvenarias.

Variantes:
  
Bloco + 1/2                      Bloco + 1/3                       Topo Liso
 
Aplicações:
  
     Ponte térmica         Correção Ponte Tér.      Caixa  Argamassar 











Novo site e aplicação para telemóvel da SECIL
 
A Secil já tem disponível uma plataforma que agrega toda a oferta de produtos e soluções do Grupo Secil. No site www.secilpro.com a segmentação da oferta é independente da Unidade de Negócio que a produz, apresentando-se pelo fim a que se destina o produto. 

A nova plataforma procura dar resposta à necessidade de quem tem um problema e não sabe qual o produto mais adequado para o conseguir resolver. Destinado ao público em geral, permite também aceder a informação técnica e mais aprofundada para profissionais do sector.

Aplicação digital – SecilPro
 
A aplicação para telemóvel ou tablet – SecilPro – apresenta-se como um complemento do site e está direccionada para um público mais específico / profissionais do sector. Permite prescrever e calcular a solução para o seu projecto. É ainda possível criar uma lista de projectos e enviá-los por email, para além de disponibilizar contactos e pontos de venda.

A aplicação já se encontra-se disponível para download, na App Store e no Google Play. 












 
HIDRÁULICO – Grés Porcelânico

A Pavigrés desenvolveu uma gama de produtos com decorações diversificadas, para dar resposta  à enorme procura  na área do restauro. 

Com esta solução de produtos decorados, usando as mais modernas tecnologias do sector cerâmico, pretende-se que os espaços sejam “vestidos” com singular elegância e bom gosto. Os motivos são coloridos e ricos, e como estão  sobre uma base de grés porcelânico as peças tem uma  elevada resistência.

A série HIDRÁULICO está disponível com 6 propostas de decorados distintos, para que a sua utilização a nível público ou residencial não tenha qualquer limite.

 

















 
185 Tubos Solares Chatron
 
Modelos TS 250, TS 300 e TS 400 , com sistema Ledin integrado, equipam 37 moradias de luxo, na cidade de Viseu - Portugal.
 
Sistema de arrefecimento Chatron

Esta unidade industrial na Marinha Grande tem a funcionar desde a passada semana um sistema de arrefecimento Chatron composto por 5 unidades Biocooler AE-20V e 5 ventiladores industriais tipo VT1. Sistema integrado e com controlo de temperatura realizado com recurso a conversores de frequência/variadores de velocidade.


O ventilador Fotovoltaico de maior caudal do mercado
Ventilador Fotovoltaico Industrial VT1

Caudal : 9.650 m3/h | 900 rpm | 0,5 cv | 24 VDC | 2 Painéis Fotovoltaicos de 210 Wp | Termostato para arranque / paragem automático | Com ou sem ligação à rede | Comporta para fechar quando desligado.















 
Cortiça em destaque na London Fashion Week

A cortiça foi o material escolhido para a cenografia do espaço do IFS, evento que integra a London Fashion Week e que na edição deste ano invoca a celebração dos 500 anos do livro Utopia de Sir Thomas Moore.

De entre os materiais cedidos pela Corticeira Amorim, que compreendem soluções de aglomerado de cortiça expandido e de aglomerados compósitos - ambos de tonalidade negra e que foram usados no piso - são os revestimentos de parede Wicanders Dekwall que definem a estética deste espaço, de linhas marcadamente vanguardistas. 

No total, a Corticeira Amorim cedeu uma tonelada de cortiça para o International Fashion Showcase, sendo que no que toca especificamente aos revestimentos Wicanders foram usados cerca de 400 m2 da gama Dekwall, que se carateriza por um visual de cortiça, num portfolio que contempla linhas mais ou menos tradicionais e cores mais contemporâneas ou mais clássicas, com benefícios claros em termos de conforto, que resultam do isolamento térmico e acústico que confere aos espaços.

 











 
Lightenjin no Seminário Internacional de Cidades Inteligentes em Belém, Brasil.
 
A Lightenjin esteve presente no passado dia 22 de Fevereiro na cidade de Belém, no Brasil, onde decorreu uma palestra inserida na dinamização e esclarecimento do conceito de uma Cidade Inteligente e Humana.

Com a experiência adquirida através da gestão e implementação dos sistemas GESLUCE, e usufruído do conceito inovador do Light Living Lab, apresentámos a experiência que obtivemos com a nossa cidade de Águeda através da participação do nosso CEO, Engº José Mota.O Sistema GesLuce para iluminação pública é baseado numa arquitectura mesh, onde cada luminária funciona como um nó da rede, comunicando estes nós entre si. 

Mais informações - aqui | convite












 
20th International Passive House Conference 2016

Vai realizar-se a 20th International Passive House Conference 2016 dias 22-23 de Abril em Darmstadt, na Alemanha onde foram construídas as 1as Passive Houses há 25 anos. A Passive House é uma solução testada, com provas dadas e adequada aos nZEB [NZEB = Passive House + renováveis]

A Homegrid irá estar presente com uma apresentação cujo tema é:
 

Consulte o programa - aqui



Seminário APT 2016: "Mercado de Tintas"

A Associação Portuguesa de Tintas, APT, vai promover no Grande Hotel do Luso, no dia 18 de Março de 2016, o Seminário anual dirigido ao Sector que representa e que habitualmente reúne mais de 150 Empresários e Quadros Superiores da Indústria de Tintas.

O Programa e Ficha de Inscrição encontram-se disponíveis para download no site da APT em: www.aptintas.pt










 
Jantar - Debate "Internacionalização das Economias"

O evento conta com a parceria do Município de Sever do Vouga e constitui o painel de oradores o Presidente do IAPMEI, Prof. Doutor Miguel Cruz, o Administrador Executivo do AICEP, Eng. Vital Morgado e o Presidente Conselho Administração Eng. Adelino Silva Matos representante da empresa Severense "A. Silva Matos Metalomecânica, S.A.", sendo o debate moderado pelo Presidente do município, Dr. António Coutinho e pelo Presidente da AIDA, Sr. Fernando Castro.

Data: 4 de Março, pelas 19 horas | Local: instalações do VOUGAPARK

Programa | Condições de Participação | Inscrição








2015 - Ano importante para a Reynaers

O grupo comemorou 50 anos, lançou novos produtos e iniciou um projeto de expansão ambicioso. Em 2015 atualizámos vários dos nossos sistemas e lançámos o Slim Line 38 para a reabilitação eficiente.  Nos próximos meses, que teremos disponível o MasterLine 8 no mercado português, foi desenvolvido para otimizar o processo de produção, a eficiência da montagem e, também, para facilitar a instalação no local. Em linha com o que a Reynaers sempre se propõe: desenvolver produtos que respondam às necessidades dos seus parceiros.

A Reynaers assume-se como uma marca que pretende colocar o design e a eficiência ao alcance de todos e mantém a aposta numa gama alargada de produtos que podem responder a diferentes necessidades. Por exemplo, no Eco System 50 para janelas e portas (ECO de economia, ECO de Ecologia), no funcional sistema de correr CP 50, no CP 130-LS um sistema de correr com soleira reduzida e em sistemas como a XS 68, TS 68 ou CP 68 para o mercado francês. Em 2016, a Reynaers pretende alcançar um ponto de equilíbrio entre o mercado doméstico e de exportação e afirmar a sua presença no mercado residencial doméstico.
Formação Abril
 
Curso - Sistema de aproveitamento de águas pluviais e sistemas prediais de reutilização de águas cinzentas: Barcelos (4 e 5 de abril)
Pode consultar o programa e outros detalhes do curso - aqui









 
 
II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

APFAC em parceria com o ITeCons convida-o a estar presente e a participar no II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, que decorrerá em Coimbra, nos dias 16 e 17 de Junho de 2016.
 

 
Veja como participar - aqui



















 
Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional da Região de Aveiro (CQEP-RA)
 
A equipa do CQEP-RA recebe diariamente a visita de pessoas interessadas em aumentar os seus níveis habilitacionais ou à procura de formação profissional específica na sua área ou outras de interesse. 
 

Em 2015 chegou a mais de 750 pessoas estando a equipa a trabalhar com cerca de 70 candidatos em processo de RVCC, quer básico quer secundário. Em novembro de 2015, estabeleceu um protocolo informal com o Centro Regional da Segurança Social, por forma a desenvolver o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências com os colaboradores. 

Para mais informações, contactar - http://www.cqep-aveiro.pt/

 
Dia do Namoro na Escola Profissional de Aveiro
 
Decorreu, no dia 12 de fevereiro, na Unidade das Tecnologias da EPA, em Sever do Vouga, o ‘Dia do Namoro’ promovido pela Escola Profissional de Aveiro. 

Num almoço de partilha, mais de cem empresas parceiras e alunos finalistas estiveram, em conjunto com outros ‘namorados’, a falar dalgumas coisas que normalmente o ambiente de trabalho não permite, como por exemplo: Flexibilidade / Compromisso / Trabalho de Equipa / Melhoria contínua / Liderança e Rigor.

 
Informações Úteis















 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
Sistemas de Incentivos
 
- Projetos I&DT em Co-promoção: 
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 15-03-2016

- Projetos Demonstradores em Co-promoção: 
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 15-03-2016

- Qualificação PME: Projetos Conjuntos - Formação Ação:
Início: 29/01/2016  |  Encerramento: 18/03/2016

- Inovação Produtiva:
Início: 19-01-2016  |  Encerramento: 31-03-2016
Região Centro - Majoração de 0,5 pontos pela inserção do projeto em Estratégias de Eficiência Coletiva de clusters.

- Empreendedorismo Qualificado e Criativo:
Início: 15-01-2016  |  Encerramento: 31-03-2016
Região Centro - Majoração de 0,5 pontos pela inserção do projeto em Estratégias de Eficiência Coletiva de clusters.

- Vales PME - Avisos suspensos
Internacionalização | I&DT | Empreendedorismo Inovação
FASE V - Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)







 
Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016

O concurso nacional decorre até ao próximo dia 4 de abril, devendo os projetos ter enquadramento em qualquer das seguintes categorias:

-  Promoção do espírito de empreendedorismo;
-  Investimento em competências empreendedoras;
-  Desenvolvimento do ambiente empresarial;
-  Apoio à internacionalização das empresas;
-  Desenvolv. de mercados ecológicos e eficiência de recursos;
-  Empreendedorismo responsável e inclusivo.

Mais info. - European Enterprise Promotion Awards











 
Prémios RegioStars 2016

Lançado pela Direcção-Geral da Comissão Europeia para a Política Urbana e Regional mais uma vez com o objetivo de identificar boas práticas no Desenvolvimento Regional e destacar Projetos Originais e Inovadores. As categorias dos prémios são:

1. CRESCIMENTO INTELIGENTE: Oportunidades emergentes
2. CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Economia Circular
3. CRESCIMENTO INCLUSIVO: Construir comunidades inclusivas
4. CITYSTAR: Soluções para desenvolvimento urbano sustentável
5. GESTÃO EFICAZ: Fazer a diferença, gerindo de forma diferente 

O formulário on-line está acessível até 15 de abril de 2016. Saiba tudo na página RegioStars Awards.
Eventos



















Ação 'EM FOCO – Alemanha' : Lisboa, 3 Março 2016



Green Business Week: Lisboa, 1-3 Março 2016


13º Congresso da Água: Lisboa, 7-9 Março 2016



Seminário Anual: "Mercado de Tintas": Luso, 18 Março 2016



10º Forum Nacional de Resíduos: Lisboa, 19-20 Abril 2016


20th International PH Conference: Darmstadt, 22-23 Abril 2016



FICIS: Braga, 24-25 Maio 2016



II Simpósio de Argamassas: Coimbra, 16-17 Junho 2016



41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira, 13-16 Setembro
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences