Copy

09/2014
Notícias

Congresso CINCOS'14

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal (www.centrohabitat.net), vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto a 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).
Desde o seu inicio em 2008 que este Congresso é uma montra dos projetos, produtos e serviços das empresas e outras entidades do Cluster Habitat. 

Participe deste evento mostrando o que faz a sua empresa ou entidade.

Aproveite as inscrições a preços mais favoráveis se efetuadas até dia 10/10.

Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt.








 
 
Selo de Sustentabilidade

A Plataforma para a Construção Sustentável, lançou uma iniciativa que visa reconhecer o esforço pela sustentabilidade das entidades do Cluster.


Trata-se do Selo de Sustentabilidade, a atribuir com base em critérios objetivos e rigorosos, que permite aos candidatos ver reconhecido o esforço pela sustentabilidade enquanto entidade (empresa, município, entre outros).

O objetivo central é o de atribuir com visibilidade um selo qualificador com base em critérios que demonstrem uma aposta clara na sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade por parte de empresas e demais entidades do cluster Habitat.

Estes critérios são claramente diversificados para dar resposta quer à variedade das entidades do cluster Habitat quer à abrangência do tema da sustentabilidade. Assim, existem critérios relacionados com aspetos ambientais, sociais e económicos enquanto pilares fundamentais na definição de sustentabilidade. 


Estão abertas em permanência as candidaturas para o processo de atribuição do selo de sustentabilidade.

Mais informações sobre a candidatura, processo de atribuição e validação do selo contactar centrohabitat@centrohabitat.net





Workshop "A Sustentabilidade da Construção" a 3 de Outubro

"A sustentabilidade da construção" é o tema do workshop a realizar no dia 3 de outubro, no Município de Albergaria-a-Velha (Salão Nobre da Biblioteca Municipal).

Em análise, a partir das 9h30, estarão estratégias, exemplos de boas práticas e soluções para a sustentabilidade na construção.

O workshop é uma iniciativa da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade, um projeto regional, inserido no programa RUCI – Rede Urbana para a competitividade e Inovação, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

O programa pode ser visto aqui.

Inscrições e informações através dos contactos: 

carla.couceiro@cm-agueda.pt | 234 180 197



Workshop "Ambientes Urbanos Sustentáveis"

A Agência para a Sustentabilidade e Competitividade é um projeto promovido pela CIRA, a Comunidade Intermunicipal de Região de Aveiro, e está integrado nas Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação. É um projeto cofinanciado pelo programa MaisCentro e contempla 1 série de ações e intervenções nos 11 municípios que integram a CIRA.

Neste sentido realizou-se no passado dia 9 de setembro no Município de Ílhavo o Workshop intitulado "Ambientes Urbanos Sustentáveis", a qual contou com a participação do Presidente do Cluster Habitat Victor Ferreira.

Aqui poderá ver um vídeo resumo deste Workshop. 
Atividade dos Associados 







 




 
Laboratório de Sistemas de Energia

O permanente desenvolvimento de novos produtos/serviços, métodos e processos, aliados com a experiência e know‐how técnico nas áreas da energia, da sustentabilidade e do habitat, tem permitido ao CTCV o alargamento da sua área de atuação, como é exemplo a recente criação do Laboratório de Sistemas de Energia (LSE) do CTCV. Este Laboratório viu reconhecida a sua competência através da obtenção da acreditação pelo IPAC para realização de Ensaios a Coletores Solares Térmicos, de acordo com a EN ISO 9806:2013.

O LSE é um laboratório de vanguarda reconhecido pela CERTIF e integrado no Grupo Solar Keymark. Na página da Solar Keymark encontram‐se os organismos de certificação, bem como os laboratórios reconhecidos a nível mundial. Ainda neste âmbito, o LSE realiza ensaios e outros estudos fora do âmbito da certificação de produtos, mediante solicitação do cliente, tais como ensaios a Painéis Fotovoltaicos e ensaios para apoio às novas exigências de rotulagem energética dos aquecedores de água, reservatórios de água quente e sistemas mistos de aquecedor de água e dispositivo solar (http://www.ctcv.pt/se.html
). 
 

 
O CTCV dispõe ainda de um conjunto de outros laboratórios acreditados que garantem a conformidade legal, de normas e diretivas e que oferece um leque diversificado de serviços dirigidos à indústria e que podem ser consultados através do seguinte endereço http://www.ctcv.pt







 
 
Cursos Certified Passive House Designer
 
Duração: 70 horas

Destinatários: Projectistas (arquitectos, eng. civis, eng. técnicos civis, eng. mecânicos, peritos qualificados, etc)

Objetivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; projetar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP.

Custos: 1600€ + IVA inscrição normal | Descontos adicionais para membros OA, OE, OET, PHPT, para quem frequentou o curso Certified Passive House Tradesperson.

1ª Edição COIMBRA: dias 25, 26 e 27 Setembro, 02, 03 e 04 Outubro, 09, 10 e 11 Outubro 2014
2ª Edição LISBOA: dias 23, 24 e 25 Outubro, 30, 31 Outubro e 01 Novembro, 06, 07 e 08 Novembro 2014
Ficha de inscrição

 
2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014 

Vai decorrer no dia 29 de Novembro de 2014 a 2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014 no Centro de Congressos de Aveiro com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid.




A Neoturf alia-se, uma vez mais, à investigação académica através do projecto NativeScapeGR

Este projecto, coordenado pela Professora Teresa Afonso do Paço do Instituto Superior de Agronomia, tem também como parceiros além da Neoturf, a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Mediterranean Garden Society e a Sigmetum.

Um dos principais objectivos deste projecto é o estudo das coberturas ajardinadas, no que respeita aos requisitos de água e ao uso de espécies nativas.

Para mais informações e acompanhar o desenvolvimento do estudo visite a página oficial.










CATEC – Campo Tecnológico da Região de Aveiro

Uma marca, uma valência de forte componente tecnológica, destinada sobretudo à criação e desenvolvimento de produtos inovadores, bem como à formação técnica especializada.

BOLSA DE COMPETÊNCIAS – Inscreve-te enviando o teu currículo para secretariado@catec.pt Poderás usufruir da divulgação de oportunidades de trabalho na região; apoio à procura ativa de emprego, formação profissional, participação em workshops, voluntariado, etc..

ABERTAS AS INSCRIÇÕES - FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA – outubro a dezembro 2014 Áreas Tecnológicas: Bombeiro/Proteção Civil; Turismo; Geriatria; Animação Sociocultural; Saúde; Metalurgia e Metalomecânica; Desenho Técnico; Inglês Técnico; Qualidade; Gestão Financeira ; Gestão Logística; Gestão de Recursos Humanos; Informática Aplicada à Gestão; Organização de Eventos; Redes/Telecomunicações; Sistemas Operativos; Procura Ativa de Emprego; Competências Empreendedoras.

 

Visita o nosso site www.catec.pt e faz a tua inscrição.






Especial Residencial & Turismo

A Reynaers proporciona, há quase meio século, soluções de vanguarda em alumínio para todo o tipo de superfície envidraçado. Alguns projetos tornaram-se os mais emblemáticos em todo o mundo, desde hotéis, aeroportos, centros comerciais, etc. …
 
A Reynaers para além de ser um valioso parceiro nas construções de grande escala, dedica-se também ao setor residencial e turismo.
As soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas da Reynaers conferem a qualquer empreendimento, ou casa, todo o conforto e estilo de vida aliados com um ótimo desempenho energético para as necessidades de cada região geográfica.
 
Alguns exemplos nacionais emblemáticos podem ser consultados através destes dois links:
 
•    Estoril Sol Residence
•    Moradia Privada Bio-inspirada na Travessa do Patrocínio, Lisboa









40th IAHS World Congress

A Universidade de Coimbra tem o prazer de informar que o 40th IAHS World Congress está a ser organizado pelo ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Congresso terá lugar no Funchal, Ilha da Madeira, entre 16 e 19 de Dezembro de 2014.

A abrangência oferecida pelo ciclo de conferências da International Association for Housing Science (IAHS) faz com que esta seja uma excelente oportunidade para discutir temas relacionados com as Ciências da Habitação. 
O IAHS 2014 dará enfoque à Eficiência Energética e Sustentabilidade na Construção.

Mais informações em http://www.iahs2014.uc.pt/ 
Contacto do IAHS 2014: iahs2014@itecons.uc.pt
Notícias Cluster Habitat Sustentável 








Conferência Cluster-to-Cluster e Matchmaking em Berlim

No dia 18 e 19 de Setembro realizou-se em Berlim uma Conferência Internacional com um carácter de Matchmaking da qual o Cluster Habitat fez parte.

Este evento promoveu encontros com mais de 10 clusters europeus na area da construção, cleantech, tic entre outros. O grande objetivo foi estabelecer protocolos de cooperação no dominio da inovação e internacionalização que possa beneficiar os associados do cluster em Portugal.

Para mais informações poderá consultar www.b2match.eu/cluster-to-cluster-2014






Conferencia ECO Platform 16 de Outubro

A Plataforma Europeia "ECO Platform" celebrou o seu primeiro aniversário no dia 4 de Junho 2014.

A "ECO Platform" é uma associação europeia sem fins lucrativos, da qual o Sistema DAPHabitat é membro fundador, registada em Bruxelas sob a lei belga. O principal objectivo é aglutinar as DAP para os materiais de construção de acordo com a norma europeia EN 15804. A fase inicial de estabelecimento da "ECO Platform" foi completado neste primeiro ano.      

Para comemorar o aniverário, na tarde de 16 de Outubro irá decorrer a entrega das primeiras DAPs pela "ECO Platform" na sede Europeia dos Produtos de Construção em Bruxelas. Isto irá fazer parte da cerimónia de encerramento de uma conferência aberta ao público. Oradores importantes irão explicar o trabalho e os resultados da "ECO Platform" e os objectivos futuros.

Mais informações poderão ser vistas em http://www.eco-platform.org/events.html

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

unsubscribe from this list    update subscription preferences