Copy
12/2015
Notícias













 
Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. regista duas Declarações Ambientais de Produto no Sistema DAPHabitat

A Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. obteve o registo de duas Declarações Ambientais de Produto no Sistema DAPHabitat, sistema português de registo de DAP que é específico para produtos do habitat e permite a realização e disponibilização de RCP que fundamenta a elaboração das DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público.

A DAP cobre duas argamassas, uma de colagem e revestimento de placas isolantes de cortiça expandida em sistemas weber.therm natura e outra de revestimento mineral colorido à base da cal para acabamento final de sistemas weber.therm. Nela podemos encontrar os impactes ambientais do produto, divididos por categorias de impacte, baseados em 1 kg de produto em pó. 

A DAP foi desenvolvida e verificada segundo as Regras de Categorias de Produto: modelo base para produtos e serviços de construção, Versão 1.0 (2013) e as normas a ISO 14025, EN 15804:2012+A1:2013 e EN 15942.

Atividade dos Associados 


















 
Antonio Bullo concebe inovadora coleção de pavimentos para a Wicanders

A Amorim Revestimentos, da Corticeira Amorim, está a lançar no mercado a coleção Novel Symmetries da Wicanders, desenvolvida pelo conceituado designer italiano Antonio Bullo que, desta forma, transporta para os pavimentos de cortiça as principais tendências atuais do design de interiores. 

A coleção foi desenvolvida para ambientes contemporâneos, aportando - além de um enquadramento estético alinhado com as tendências de design de interiores -, o calor e o conforto oferecido por um material natural como a cortiça, uma mais-valia face a outros materiais “frios” em voga, como betão, cerâmica, alumínio, entre outros.

 
  
 
A coleção Novel Symmetries é composta por 12 visuais: 4 naturais e 8 com cores mais trendy, no formato 905x295mm, com a espessura de 10.5mm. O acabamento selecionado para a coleção é o Wicanders WRT, muito adequado para usos domésticos intensos, com uma garantia de utilização de 15 anos, sendo também passível de ser aplicado em ambientes comerciais, de tráfego moderado.
 
  








Plataforma MaterialOn

A Plataforma MATERIALON é uma Plataforma Digital Bilingue que inclui um diretório de produtos e empresas, organizado de forma a favorecer a consulta dos arquitetos e projetistas, promovendo os produtos portugueses em todo o mundo. Esta plataforma está disponível para todos os intervenientes do setor da construção, nomeadamente projetistas, construtores, fabricantes, equipas de fiscalização, comerciantes, entre outros, quer nacionais quer estrangeiros.

O acesso à plataforma poderá ser realizado através do site da APCMC ou diretamente através do link: www.materialon.com. O registo é um processo obrigatório que permite que os gestores da plataforma possam recolher informação sobre os utilizadores, podendo assim dinamizar os conteúdos, de acordo com as respetivas necessidades.

 






















Primeira Passive House certificada no sector do turismo
 
Encontra-se concluída a primeira Passive House certificada no sector do Turismo.
Trata-se de uma unidade de alojamento local localizada na Costa Nova, concelho de Ílhavo, promovida pela AIT Invest e desenvolvida pela Homegrid®.
Este edifício deverá estar aberto ao público no início de 2016.

 


Plano de Formação Passive House 2016

Estão abertas as inscrições paras os cursos de formação que a Associação Passivhaus Portugal está a organizar em 2016 em Portugal, de norte a sul do país. Estão já agendadas:

- 3 edições do curso Certified Passive House Designer
Trata-se de um curso oficial do Passivhaus Institut, com a duração de 70 horas e destinado a projectistas (arquitectos, eng. civis, eng. técnicos civis, eng. mecânicos, peritos qualificados, etc).

- 4 edições do curso Certified Passive House Tradesperson
Trata-se também de um curso oficial do Passivhaus Institut, com a duração de 21 horas e destinado a pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, eng. civis, eng. mecânicos, docentes, etc).

- 2 edições do seminário de entrada livre Introdução à Norma Passive House
Este seminário tem a duração de 3 horas e é destinado a pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral.

Os programas detalhados podem ser consultados em http://passivhaus.pt/




















 
Pavimento de cortiça em destaque no CAPC - Museu de Arte Contemporânea de Bordéus

Leonor Antunes criou uma composição artística com pavimento Wicanders Corkcomfort, integrada na sua exposição individual, que ficará patente até 17 de Abril de 2016.

O piso de cortiça Wicanders, da Corticeira Amorim, é o protagonista do mosaico com incrustações de bronze, criado pela prestigiada artista portuguesa Leonor Antunes para a exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Bordéus - CAPC. Uma instalação que se mistura na perfeição com o emblemático espaço da Nave Central do Museu e com as esculturas desenvolvidas pela criadora para este efeito, com o intuito de lhe dar uma nova luminosidade.
  
 
 

Atualmente, é possível encontrar pavimentos de cortiça Wicanders em diversos espaços museológicos, seja em lugares tão distantes como em Tóquio, onde Kengo Kuma renovou o espaço do Nezu Museum com Wicanders Corkcomfort Personality Nightshade, ou na vizinha Itália, no Leonardo Da Vinci Museum, em que a visita é feita sob um piso Wicanders Woodcomfort Classic Sucupira. 
 
Notícias Cluster Habitat Sustentável 











 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
Sistemas de Incentivos
 
- Projetos I&DT em Co-promoção:
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 08-02-2016

- Projetos Demonstradores em Co-promoção:
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 08-02-2016

- Projetos Demonstradores Individuais:
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 08-02-2016

- Formação - Ação FSE:
Início: 16-12-2015  |  Encerramento: 12-02-2016

- Vales PME - Avisos suspensos
Internacionalização | I&DT | Empreendedorismo | Inovação
FASE V - Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)
Eventos




Infoday Fast Track to Innovation - Oportunidades Financiamento Empresas H2020
 
27/01/2016 - Auditório do IAPMEI (Lisboa) 

Este instrumento, dirigido especificamente a empresas, pretende identificar e apoiar grandes oportunidades de negócio à escala Europeia, disponibilizando 100 milhões de euros em financiamento comunitário ao longo de 2016.

A participação é gratuita mas requer inscrição prévia - aqui
Facebook
Website
Email

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences