Copy
08/2015
Atividade dos Associados 















Gyptec Ibérica patrocina e está presente no CONPAT 2015
 
O Instituto Superior Técnico (IST) e a “Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología Y Recuperación de la Construcción", (ALCONPAT-Internacional) vão organizar de 8 a 10 de Setembro de 2015 na cidade de Lisboa, o Congresso internacional CONPAT 2015, que contará com a participação de especialistas vindos dos países de língua Portuguesa e Espanhola.
O Congresso agregará três eventos:
  • XIII Congresso Latino-Americano de Patologia da Construção
  • XV Congresso de Controlo de Qualidade na Construção
  • Congresso Luso-Africano da Construção
Inscrições e mais informação - aqui
Prémios Construir patrocinados por Gyptec Ibérica

Gyptec Ibérica patrocina a edição de 2015 dos Prémios Construir,considerados um evento de referência no Sector da Construção em Portugal, irão premiar as melhores obras construídas ao longo do último ano e meio, naquela que é a oitava edição do evento que reconhece o mérito, o empenho e a qualidade da actividade de Arquitectos, Engenheiros, Construtores e agentes do mercado imobiliário.
Entre os nomeados constam três obras de referência da Gyptec Ibérica: a Sede da Polícia Judiciária de Lisboa, o H10 Hotel e o Centro comercial Allegro de Setúbal.
A Preceram também vê uma das suas obras de referência ser nomeada, o Centro de Ciência do Café onde foram aplicados os tijolos Preceram, está nomeado para Melhor Projecto Privado.
A cerimónia de entrega realiza-se no próximo dia 29 de Setembro de 2015, no Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa.


Para mais informação - aqui




















 
Reynaers atualiza sistemas cs 77 e cs 86-hi
 
A Reynaers Aluminium, atualizou os sistemas CS 77 e CS 86-HI para níveis de performance superior no que respeita à permeabilidade ao ar, resistência ao vento e isolamento térmico, e responde aos exigentes requisitos para construções à luz da norma Passive House. 

Design superior para portas de entrada
As recentes atualizações contemplam painéis duplos faceados, tipicamente usado em portas de entrada. Estas soluções permitem painéis totalmente opacos ou a integração uniforme de painel de vidro e fica garantida uma enorme liberdade de customização: ao nível de material, cores e texturas. Os painéis são envolvidos de um perfil especial de inserção para assegurar que superfícies lacadas não são coladas a superfícies lacadas e, desta forma, assegurar a qualidade do mesmo. 

Isolamento e performance térmica melhorados

Com dois painéis faceados o sistema assegura valores de isolamento superiores em virtude da espessura do material de isolamento. A utilização de espessuras assimétricas garante níveis superiores de isolamento acústico. O conceito de isolamento do próprio sistema permitiu descer de um Uf 1,9  para 1,4/ m²K e que resultou num Ud <0.8W/m²K. Isto faz deste sistema um dos mais eficientes do mercado e assegura níveis mais baixos de perda de calor e mais elevados de conservação de energia. Além dos dois painéis, as atualizações feitas ao sistema incluem um perfil de soleira de qualidade superior com novas peças terminais para uma melhor estanquidade à água.
 

O sistema CS 86-HI alcançou os requisitos para certificação MINERGIE®, uma etiqueta suíça de certificação de produto que reconhece o envolvimento da Reynaers em matéria de sustentabilidade. 
 
Mais informação ver - VIDEO






















 
Instrumento de Análise do Comércio Internacional
 
A APCMC lançou recentemente uma ferramenta de cálculo para análise do Comércio dos Produtos e Equipamentos para a Construção e tem como objetivo a identificação, ponderação e agrupamento dos dados sobre as trocas comerciais entre Portugal e diferentes países, tendo como base os elementos disponibilizados pelo INE.
A ferramenta encontra-se estruturada em 3 elementos fundamentais, sistematizados em folhas de cálculo, sendo o 1º elemento “Dados Entrada” e destina-se à inserção dos elementos provenientes do INE, designadamente código da nomenclatura combinada, descrição, valor de trocas comerciais em toneladas e em euros (1 º elemento fundamental). O 2º elemento - “Resumo” surgem os códigos e descrições dos itens que dizem respeito ao setor da construção e que foram previamente identificados. O 3º elemento fundamental trabalha os dados anteriores alocando-os à estrutura de classificação utilizada pela APCMC. Um item da nomenclatura combinada pode pertencer a um ou mais códigos da estrutura APCMC, tendo-se convencionado para essas situações a divisão em partes iguais. Deste modo é possível obter os dados do Comércio dos Produtos e Equipamentos para a Construção agrupados segundo 26 capítulos que são mais facilmente compreensíveis pelos agentes do setor.

Brochura disponível - aqui
Serviço de venda de espaço na feira Best 5 Argélia
 
A APCMC oferece um serviço de venda de espaço na feira Best 5 Argélia, uma exposição de comércio internacional para a construção, habitação, aquecimento, ventilação, janelas, portas, caixilharias de alumínio, vidro e decoração. Reúne na Argélia compradores e fornecedores numa das maiores exposições do norte de África para conquistarem as últimas oportunidades de mercado na Argélia.  A BEST5 oferece uma oportunidade única para as empresas das indústrias ligadas à construção e à habitação exibirem  os seus produtos, serviços e tecnologias. 

Os interessados podem obter mais informação - aqui










 
Certified Passive House Tradesperson

A Associação Passivhaus Portugal em 2015 já conta com 17 novos Certified Passive House Tradesperson e também 6 novos Certified Passive House Designers. Em Portugal já existe um total de 53 Certified Passive House Tradesperson e 16 Certified Passive House Designers, desde 2013, altura em que se iniciou a formação Passive House em Portugal.

Próxima Formação
Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER
-Local: Aveiro, sala de formação do Hotel Meliá Ria
-Datas: 29 e 30 de Setembro01, 02, 03, 05, 06, 07, 08 e 09 de Outubro de 2015
-Duração: 70 horas
-Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc).
-Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; projectar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP.
 
O programa completo pode ser consultado - aqui

















Primeira Passive House certificada no sector do turismo
 
Encontra-se perto da conclusão a primeira Passive House certificada no sector do Turismo. Trata-se de uma unidade de alojamento local localizada na Costa Nova, concelho de Ílhavo, promovida pela AIT Invest e desenvolvida pela Homegrid®. Já foi realizado com sucesso o teste de estanquidade ao ar (blower door test) e o resultado foi de 0,41 renov/h, inferior ao limite de 0,6.
 

 

A Homegrid® irá traduzir para português o PHPP 9  o designPH
 
Após o lançamento da versão em inglês do Passive House Planning Package (PHPP) 9, prevista para o Outono de 2015, a Homegrid® irá iniciar a sua tradução para português, bem como da ferramenta designPH. O designPH é um plugin para o software de modelação 3D Sketchup e com interface de ligação para o PHPP, permitindo a rápida e expedita análise do balanço energético a partir do modelo 3D.
 

Esta informação pode ser consultada aqui





























 
Atividades da AIDA para o mês de Setembro
 
SESSÃO DE INFORMAÇÃO “Mercado dos Emirados Árabes Unidos: Oportunidades”
07 Setembro, 10h às 17.30h
Após a sessão de informação, as empresas terão a possibilidade de reunir com o Director-geral Sr. IBRAHIM ALI e outros elementos da comitiva do Dubai FDI-Agência Governamental para o Desenvolvimento do Investimento Estrangeiro Directo, para saber as potencialidades/oportunidades que este mercado apresenta para os seus produtos.
Evento com entrada gratuita e inscrição obrigatório.

 
WORKSHOP “ISO/FDIS 14001:2015 - O que vai mudar?” 
17 Setembro, 14h às 18h
Dotar os participantes de conhecimentos sobre a nova versão da ISO/FDIS 14001:2015, publicada a 2 de Julho de 2015.
 
SEMINÁRIO “Apoio e financiamento à Internacionalização de PME”
23 Setembro, 14.30h às 17h
Pretende-se ajudar os participantes a encontrar soluções para financiar o processo de internacionalização das empresas, sendo também abordados os instrumentos de financiamento do Portugal 2020, do Horizonte 2020 e do sistema financeiro português, bem como os aspectos práticos para eliminar riscos e ganhar dinheiro nos mercados internacionais.
Evento com entrada gratuita para associados da AIDA e clientes da CGD, inscrição obrigatória.

 
CURSOS de formação profissional
- Avaliação de Desempenho (35h). Início: 08 Set.
- A Actividade Seguradora na Óptica Empresarial (40h).
Início: 14 Set.
- O Processamento salarial face à revisão do Código Trabalho e do Código Contributivo (atualizações) (21h).
Início:14 Set.
- Secretariado Forense (21h).
Início: 15 Set.
- Especialização em Gestão da Qualidade (30h).
Início: 15 Set.
- Téc. Sup. de Segurança e Higiene no Trabalho (560h).
Início: 21 Set.
- Actualização Técnica e Cientifica em HST p/ exercício da actividade de Técnico Superior (36h).
Início: 25 Set.
- Marketing Digital (40h).
Início: 30 Set.

Para mais informações sobre os cursos aceda aqui

























 
Sessão de encerramento dos trabalhos de recuperação da cobertura da Ermida de São José
 
A UMBELINO MONTEIRO em parceria com a Fundação da Mata do Buçaco estão a organizar uma sessão de encerramento dos trabalhos de recuperação da cobertura da Ermida de São José localizada na Mata Nacional do Buçaco a qual irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 03 de setembro
Atendendo não só à necessidade de recuperação da Ermida de S. José mas também de outras edificações existentes na Mata do Bussaco a UMBELINO MONTEIRO desenvolveu a telha UM CANUDO BUSSACO com o intuito de replicar a traça original destes edifícios e enquadrar a cobertura com o meio envolvente. Esta telha irá integrar a gama de produtos da UMBELINO MONTEIRO em cujo portfólio de obra fazem parte edifícios de distinção e com relevância cultural e histórica, tais como: Palácio Nacional de Sintra (Sintra), Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Palácio Vila Flor (Guimarães) ou Convento de Cristo (Tomar). 
Resumidamente, a UMBELINO MONTEIRO prestou um apoio na ordem dos 14.000€ à Fundação da Mata do Buçaco, o qual compreende investimentos feitos pela empresa em termos de Estudo e Desenvolvimento da telha “UM CANUDO BUSSACO”, Promoção e Marketing, Apoio e Acompanhamento Técnico, Formação, bem como os materiais necessários à recuperação da cobertura da Ermida de S. José. 
Estarão presentes na sessão o Presidente da Fundação da Mata do Buçaco, Dr. António Gravato, responsáveis pelo Projeto de Recuperação e representantes da Direção da Cultura do Centro, da DDL Argamassas Tradicionais Pré-Doseadas e da Universidade de Aveiro, bem como os participantes que frequentaram o Workshop de Técnicas Tradicionais para Intervenção em Edifícios Históricos realizado no mês de julho. 

Mais informação aqui




















 
Reynaers lança nova série SL38: perfis ultra-finos com elevada eficiência energética
 
Este sistema exclusivo para janelas foi relançado numa versão avançada: a série Slim Line 38. Com perfis ultra-finos e maior eficiência energética, o SL 38 e SL 38-HI são os atraentes sucessores do sistema CS 38-SL.
Altamente isolado o Slim Line 38 está disponível em três variantes de design exclusivo (Classic, Cubic e Ferro) e é perfeitamente adequado para utilização em projetos de renovação em que os aros de aço têm que ser substituídos ou, por exemplo, em jardins de inverno com estilo vintage. Nos edifícios novos, a aparência dos perfis incute um apelo arquitetónico forte, industrial e minimalista. 

 

 
Altamente isolados
A série Slim Line 38 dispõe de um sistema superiormente isolado com 3-câmaras. A solução está disponível nas tipologias fixo, batente e oscilo-batente com valores Uf até 2,3 W / m²K (1,9 W / m²K para a versão HI). O sistema é adequado para vidros duplos e triplos, sem perder o visual minimalista. Todas as janelas e portas de correr estão disponíveis com dobradiças ocultas para um melhor resultado estético. 
Do Slim Line 38 resulta uma combinação perfeita de performance térmica, durabilidade, design intemporal e capacidade de responder a desafios arquitetónicos exigentes.

 

Ferro                           Cubic                        Classic 
 
Mais informação ver - VIDEO
Notícias Cluster Habitat Sustentável 

























Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
Sistemas de incentivos
- I&DT Empresarial:
Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Individual
Data de início: 01-07-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015
Protecção direitos de propriedade industrial - Individual
Data de início: 03-07-2015  |  Aberto em continuo 
Projetos em Regime Contratual del Investimento - Individual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

Projetos em Regime Contratual de Investimento - Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo 
até 31/12/2015
Núcleos de I&DT  - Projetos Individuais
Data de início: 24-07-2015   |  Encerramento: 31-08-2015 (1ª fase)


- Qualificação PME:
Qualificação - Individual
Data de início: 02-07-2015  |  Encerramento: 18-09-2015 (2ª fase)
Qualificação - Territórios Baixa Densidade
Data de início: 14-07-2015  |  Encerramento: 18-09-2015

- Internacionalização PME:
Internacionalização - Individual
Data de início: 02-07-2015  |  Encerramento: 18-09-2015 (2ª fase)
Internacionalização - Territórios Baixa Densidade
Data de início: 14-07-2015  |  Encerramento: 18-09-2015

- Inovação Empresarial:
Inovação Produtiva - Individual 

Data de início: 02-07-2015  |  Encerramento: 30-09-2015 (2ª fase)
Inovação Produtiva - Territórios Baixa Densidade
Data de início: 14-07-2015  |  Encerramento: 30-09-2015
Inovação Produtiva - Regime Contratual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015
Empreendedorismo Qualificado e Criativo 
Data de início: 14-07-2015  | Encerramento: 30-09-2015 (2ª fase)
Empreend. Qualificado e Criativo  - Territórios Baixa Densidade
Data de início: 14-07-2015  |  Encerramento: 30-09-2015

- Vales: (só para PMEs)
Inovação |  Internacionalização |  Empreendedorismo  |  I&DT
Cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 
FASE II - Início: 15-06-2015  |  Encerramento: 31-08-2015 (19h00)
FASE III -
Início: 31-08-2015  |  Encerramento: 31-10-2015 (19h00)
FASE IV -
Início: 31-10-2015  |  Encerramento: 31-12-2015 (19h00)
FASE V -
Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)
 
Sistemas de Apoio a Ações Coletivas
SIAC - Internacionalização
Data de início: 03-07-2015  |  Encerramento: 30-09-2015
SIAC - Qualificação PME
Data de início: 24-07-2015  |  Encerramento: 30-10-2015
SIAC - Espírito Empresarial
Data de início: 24-07-2015  | Encerramento: 30-10-2015



 
Candidaturas em Aberto - Centro 2020
Sistemas de Apoio a Ações Coletivas
- Internacionalização
Data de início: 31-07-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015
- Promoção do espírito empresarial
Data de início: 31-07-2015  |  Data de encerramento: 30-09-2015
 
Norte, Centro, Lisboa, Alentejo 2020

- Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano
Data de início: 19-06-2015  |  Data de encerramento: 10-09-2015

Horizon 2020

Pode encontrar informações sobre o H2020 no site do GPPQ

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences