Copy
11/2015
Notícias









Evento Matchmaking
Aveiro, 09/12/2015
 
Pensado para promover os produtos, soluções e competências existentes nas entidades do Cluster Habitat e fomentar a interação com os prescritores (arquitetos, engenheiros, …), este evento B2B conta com 100 participantes, tendo já sido marcados até ao momento mais de 350 encontros bilaterais. Terá lugar no dia 9/12/2015 no Mélia Ria Hotel em Aveiro e pode ver mais informações em http://meetingshabitat.talkb2b.net/

Organização:
       
 
Parceiros:
      

Apoios:
                
 
Media Partner:
    











Assembleia Geral e reunião de Grupos de Trabalho
Coimbra, 25/11/2015

 
Realizou-se a 25/11 pelas 14h00 em Coimbra (Auditório do IteCons) a XVIII Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal. Destaca-se que foi discutido e aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2016.

Aproveitou-se essa tarde para reunir também os grupos de trabalho para a discussão dos Projetos Estruturantes do Cluster Habitat para o período 2015-2020.

 
 
Atividade dos Associados 












PURITY™: PUXADORES PREMIUM COM NOVAS VARIANTES DE SEGURANÇA E CONFORTO

Os puxadores Purity desenvolvidos em parceria com Leo De Carlo, designer italiano que trabalhou para a Philippe Starck’s Paris durante vários anos, são peças rigorosamente produzidas com Pura™, um material para o qual a Reynaers tem exclusividade mundial de utilização em puxadores: são 100% ecológicos e recicláveis, hipoalergénicos e têm uma resistência extrema à corrosão.

As variantes recentemente lançadas - em ângulo, abertura exterior, com fechadura e fecho de embutir - elevaram para treze o leque de opções disponíveis ao nível de conforto e segurança. 


O processo de revestimento utilizado para o PURITY é único. Biov™ (do original inglês Bioecologic Ion Overlay) é a evolução da Deposição Física do Vapor – uma tecnologia utilizada na indústria aeroespacial - sem cromo galvânico, com maior resistência ao desgaste e sem limitações no tom do metal. Como resultado deste processo os puxadores são disponibilizados em oito cores: Lithium, Preto Safira, Luar Branco, Polaris, D’Or, Obsídia, Chocolate Belga e Eclipse.

Veja Vídeo  - AQUI


















 
Recer apresenta a série NAPREC
A verdadeira fusão entre tradição e modernidade

O pequeno formato da série Naprec, cuja produção está hoje ao alcance de poucas empresas na Europa, está a surpreender distribuidores, prescritores e consumidores de cerâmica de acabamento. Após a recente apresentação do produto em Itália, as encomendas não param de chegar à Recer, oriundas dos cinco continentes.

Projectada como uma série de fusão entre tradição e modernidade, entre formas e motivos clássicos e cores e volumetrias característicos da estética contemporânea, a série Naprec é já tida como uma das propostas com potencial para definir tendências de mercado à escala global. 

Com 63 referências que recriam formas geométricas, está disponível em quatro formatos: M10x10, M10x20, M20x20 e 45x45. As volumetrias são uma característica diferenciadora. Em estrutura lisa, suave ou acentuada, a Naprec permite aumentar, reflectir ou diluir a intensidade da luz.

Com recurso a técnicas industriais e de I&D que valorizam a cor, a série apresenta dois acabamentos. O brilho beneficia a sua capacidade reflectora. O mate promove a suavidade visual. 

 



















 
Blocos de Ventilação

Os Blocos de Ventilação destinam-se a condutas de ventilação, retendo o calor durante mais tempo, ajudando assim a sua subida. A sua baixa porosidade evita que as cinzas de combustão não fiquem agarradas, e assim garante maior limpeza dos espaços.
 

Por serem produzidos em betão de argila expandida (Leca®), permitem manter a eficiência energética.

As fugas duplas permitem passar fumos na câmara maior e cheiros e canalizações na câmara mais pequena.

 












A CHATRON lançou o sistema LED-IN
 
O sistema Led-In foi desenvolvido de raiz pela Chatron por forma a ser o máximo robusto e ter a máxima eficiência na sua utilização.
 
Difusores disponíveis com sistema LedIn:
  
Difusor STA             Difusor STB           Difusor Built In
 
Trata-se de integração de iluminação Led nos tubos solares, permitindo iluminação eficiente 24 H por dia. Durante os períodos diurnos e com sol a iluminação do espaço é toda proveniente do sol. À medida que a noite se aproxima ou que o dia começa a ficar mais nublado, mediante a versão pretendida,  a iluminação led começa por se acender e a ficar On ou a realizar a dimerização (conforme a versão instalada), por forma a manter-se sempre o mesmo nível de iluminação no interior do espaço.
 
  

Para mais informação veja o seguinte - VIDEO




















 
NOVO SISTEMA A.175 FOLHA OCULTA

O Grupo Português Extrusal, S.A., especialista na extrusão e tratamento de superfície de perfis de alumínio para aplicação na Arquitetura e Indústria, apresentou internamente na passada sexta-feira, dia 6 de Novembro, o seu novo sistema de abrir com rutura térmica A.175 Folha Oculta – um complemento da gama dos sistemas de batente A.100 que se adapta às especificidades de cada projeto arquitetónico. Uma solução que alia o design à sustentabilidade.

O A.175 Folha Oculta é uma solução minimalista, que segundo o Grupo, vem responder a uma necessidade crescente ao nível das exigências dos desempenhos térmicos, acústicos e resultados AEV, e às especificidades arquitetónicas da atualidade. A folha móvel é invisível pelo exterior, o sistema apresenta ainda a opção de dobradiças ocultas pelo interior. Dentro da gama dos sistemas de abrir da Extrusal apresenta-se como a solução de maior área envidraçada. Segundo o sistema de etiquetagem do SEEP, o A.175 Folha Oculta apresenta a classificação A, a mais elevada da escala de referência.

O A.175 Folha Oculta tem a vedação central com complemento térmico, a folha móvel é de rutura térmica e, está dotado de poliamidas exclusivas de 34 mm e 14.8 mm – tudo em prol dos excelentes desempenhos térmicos e acústicos que definem o conjunto A.100. A robustez do sistema é assegurado pelos esquadros em alumínio extrudido e pela espessura dos perfis. Os pesos máximos por folha podem ir até os 130 Kg nas soluções de batente e oscilobatente, e aos 70 Kg para a abertura basculante. Como dimensões máximas permite folhas com largura máxima de 1400 mm e 2700 mm de altura. Podem ser inseridos vidros duplos ou triplos com envergadura de 34 mm. 

 



















 
Gyptec Protect - Nova placa de gesso altamente resistente

A portuguesa Gyptec Ibérica introduz no mercado uma nova placa de gesso altamente resistente, a Gyptec Protect.
Esta nova placa é revestida com uma tela especial em fibra de vidro em vez do tradicional papel, o que lhe confere uma excelente resistência à humidade e classificação de reação ao fogo A1.

A Gyptec Ibérica alarga assim a sua gama de produtos e o seu leque de soluções, para tetos, divisórias e revestimentos interiores, agora também para aplicação em ambientes mais exigentes e zonas exteriores.

A nova placa Gyptec Protect, assegura a máxima proteção às zonas sensíveis que necessitem de cuidados redobrados e específicos e em que não é aconselhada a utilização das placas de gesso cartonado tradicionais, nomeadamente, as zonas que precisem de alta resistência ao fogo, e as zonas mais húmidas e de exposição ocasional à água.

Leveza, alta resistência mecânica, facilidade de corte e aplicação são características que a tornam ideal para utilização em paredes e tetos de inúmeras obras de construção e reabilitação, tanto no interior, por exemplo em balneários e piscinas, como no exterior em varandas e alpendres.

 

Mais informações sobre a Gyptec Protect - AQUI 









Director geral da Neoturf na primeira conferência europeia sobre infra-estruturas verdes urbanas

Realizou-se, em Viena de Áustria, entre os passados dias 22 e 25 de Novembro, a primeira conferência europeia sobre infra-estruturas verdes urbanas:  1st European Urban Green Infrastructure Conference. O Eng. Paulo Palha, director geral da Neoturf, e presidente da ANCV - Associação Nacional de Coberturas Verdes, esteve presente juntamente com outros especialistas europeus na área do desenvolvimento urbano sustentável.

O Eng. Paulo Palha apresentou, inserido no tema Green Infrastructure and Ecosystem Services helping to adapt cities to climate change o trabalho de investigação elaborado em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia-UCP e a Faculdade de Engenharia-UP sobre o efeito da vegetação na temperatura superficial das coberturas dos edifícios. Também participou no Working Group Round 2 (Green Roofs and walls across Europe: the EFB Vision: How can Europe achieve that vision.
 
O evento foi considerado um sucesso por todos os membros da EFB (European federation of Green Roofs Associations!
 
Mais uma vez, a Neoturf foi a única empresa portuguesa representada no evento.
















Amorim Isolamentos apresenta na Concreta nova coleção WAVE FACADE

A Amorim Isolamentos, empresa da Corticeira Amorim que se dedica à produção de isolamentos em aglomerado de cortiça expandida, voltou a marcar presença na Concreta, que decorreu entre 19 e 22 de novembro, na Exponor, com a apresentação de uma nova coleção para o revestimento de paredes, a WAVE FACADE. A presença da empresa neste importante certame de construção, reabilitação, arquitectura e design é considerada estratégica, sendo um palco privilegiado de apresentação de novidades daquela que é a solução de isolamento mais sustentável do mundo.

Neste sentido, na edição de 2015, além da mostra dos principais produtos que constituem o portefólio da empresa, com enfoque para os que se destinam à reabilitação de edifícios, a Amorim Isolamentos apresentou conceitos inovadores que combinam isolamento e design, nomeadamente a solução WAVE FACADE.

Tirando partido das características do aglomerado de cortiça expandido – excelente isolamento térmico e acústico, durabilidade e extrema versatilidade – WAVE FACADE é uma solução de revestimento de paredes que alia design e desempenho técnico, sendo adequada tanto para o interior como para o exterior dos edifícios.

E apesar de a solução existir desde há algum tempo no mercado, a novidade da Concreta passa pelo lançamento de uma inovadora coleção WAVE FACADE 2015/2016, que se desdobra em inúmeros visuais, da autoria de José Pedro Sousa (FAUP/DFL), arquiteto também envolvido no conceito do stand, que foi viabilizado com o apoio do CEAAD - Curso de Estudos Avançados em Arquitectura. À semelhança do que vem sendo já habitual, era expetável que, pelas suas características disruptivas - o stand da empresa replicará o formato de um sobreiro, a Árvore Nacional de Portugal -, a presença da Amorim Isolamentos fosse um dos grandes pontos de interesse da Concreta.

Mais informação sobre o Stand da Amorim Isolamentos - AQUI









Motor de oportunidades de negócio para a Construção e Imobiliário

Rapidez na disponibilização de informação fundamental para o exercício da atividade das empresas é o objetivo do Serviço AICCOPN Constru+. 
Este novo serviço constitui um contributo efetivo desta Associação para o desenvolvimento das empresas, através da promoção da inovação, da produtividade e da cooperação empresariais, disponibilizando um motor de oportunidades de negócio, que concentra toda a informação essencial para o desenvolvimento da atividade. 

Acesso privilegiado a concursos nacionais e internacionais, disponibilização de informação sobre obras públicas e privadas, receção de pedidos de orçamento e solicitação de propostas, dossier de obra sempre disponível on line, atualizado e validado pela AICCOPN ou Diretório de empresas, são algumas das vantagens que irão integrar o novo Serviço. 
Trata-se de uma ferramenta inovadora que, no atual contexto, representará uma mais-valia para as empresas.
























 
Grupo Preceram com presença reforçada na Concreta 2015

As empresas Argex, Gyptec e Preceram participaram na Concreta 2015. As iniciativas desenvolvidas pelas empresas do Grupo Preceram foram alvo de grande adesão por parte dos visitantes, tendo sido um contributo importante à dinamização da própria feira.

No decorrer do certame foram desenvolvidas em stand diversas apresentações e demonstrações práticas de aplicação dos produtos e soluções, destaque para as aplicações de tijolo térmico e acústico Preceram, aplicação de tetos suspensos e revestimento de paredes com placas Gypcork e para a aplicação de divisórias interiores em placas de gesso Gyptec. As demonstrações de aplicação concentraram a atenção dos visitantes, sendo alvo de muito interesse por parte de um público empenhado em encontrar respostas concretas às suas exigências.

Dando continuidade à relação de parceria e de colaboração desenvolvidas ao longo dos últimos anos, o Grupo realizou várias ações conjuntas com os seus parceiros.

Um dos grandes polos atrativos desta edição da Concreta 2015 foi a Eco-Praça. Argex, Preceram, Gyptec e Amorim Isolamentos uniram-se e construíram um espaço apenas constituído com eco-produtos nacionais. Este projeto teve a autoria do Arq. José Pedro Sousa / DFL.

A Gyptec em parceria com a Amorim Isolamentos, foi responsável pela construção do espaço da Ordem dos Arquitectos, dando assim continuidade ao projeto “Architects on Business”.

O balanço da participação do Grupo na Concreta 2015 é bastante positivo, este tipo de presença em eventos especializados são de elevada importância para as empresas, para além de possibilitarem a promoção de produtos e soluções servem ainda para fomentar o espírito de convívio com clientes e fornecedores.
 







Novo Sistema de Certificação Energética de Edifícios nos Açores
 
A proposta de Decreto Legislativo Regional n. 0060, atualmente em apreciação na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, relativa ao Sistema de Certificação Energética de Edifícios nos Açores procede à adaptação para o ordenamento jurídico dos Açores do Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Decreto-Lei n.º 194/2015 e Decreto-Lei n.º 2015/2015.

Rafael Raposo, fundador da NZEB, defendeu através de um parecer da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros, enviado à Assembleia Regional, alterações ao documento legislativo em análise. Entre outras, a não isenção da obrigatoriedade de obtenção de certificado energético nos anúncios imobiliários, medida que a não se concretizar, seria, no seu entender, disvirtuar o própósito da Diretiva Europeia nº 2010/31/CE.

Pode ver a notícia do Jornal Açoriano Oriental - AQUI



















 
3ª Conferência Passivhaus Portugal 2015
 
Decorreu nos dias 27 e 28 de Novembro de 2015, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a 3ª Conferência Passivhaus Portugal 2015 com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid.

No dia 27, sexta-feira, decorreram 2 workshops Passive House. O primeiro, intitulado “Introdução à Norma Passive House”, contou com a presença de cerca 40 participantes. No segundo (”Envolvente do Edifício”), os participantes puderam acompanhar e participar na execução passo-a-passo de um modelo à escala real focando particularmente nas interfaces entre a envolvente transparente (parede) e a envolvente opaca (janela).

 

No dia 28, sábado, tiveram lugar as quatros sessões da conferência e a exposição. Esta terceira edição do evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas.
 

 
Todas as apresentações e intervenções foram gravadas e serão disponibilizadas brevemente no site da Associação Passivhaus Portugal, em www.passivhaus.pt










 
Plano Director De Ordenamento Territorial em Timor-Leste

O Grupo de Estudos de Ordenamento e Planeamento Urbano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com o FUNDEC do IST, desenvolve os estudos para o Plano Director De Ordenamento Territorial da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno em Timor-Leste (ZEESM-TL).

O plano tem como Visão a criação de um Território Verde Inclusivo, onde a criação de condições para uma capacitação da população possa ser desenvolvida em harmonia com o território natural.

A equipa, coordenada pelo Prof. Miguel Amado, desenvolve em simultaneo um modelo habitação evolutiva para uma solução de autoconstrução dirigida, que possa constituir-se um veículo gerador de economia e de integração social e cultural nos aglomerados rurais, optimizando os investimentos públicos em infra-estruturas.

























 
Inauguração do Pólo de Energia para a Sustentabilidade do ITeCons
 
O edifício do Pólo de Energia para a Sustentabilidade do ITeCons foi inaugurado a 6 de Novembro de 2015, pelo Eng. Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação. A cerimónia contou com a presença do Professor Doutor João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, da Professora Doutora Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Dr. Manuel Machado, Presidente da Câmara de Coimbra.

Este novo edifício, com uma área bruta de construção de 4 172 m2, é o resultado de dois projetos apoiados pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 QREN. Com um investimento global de cerca de 10,9M€, o ITeCons reforçou a sua atuação em áreas relacionadas com a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

Com este pólo, o ITeCons pretende valorizar o potencial de conhecimento e promover a utilização eficiente dos recursos, nomeadamente no que diz respeito à produção sustentável e à utilização racional de energia, à valorização de resíduos e ao design de produtos e sistemas com menor incorporação de energia e impactes ambientais ao longo dos seus ciclos de vida. A proteção dos recursos e a conceção ecológica de novos produtos constituem elementos essenciais da estratégia comunitária, seguindo uma abordagem preventiva que visa otimizar o desempenho energético-ambiental dos sistemas e processos.

O Professor António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons, referiu: “A inauguração do novo edifício do ITeCons representa um marco histórico na vida deste instituto nascido em 2006. Através do investimento feito, criaram-se condições para reforçar as competências deste instituto em áreas de interesse estratégico para a região Centro e para o país, das quais se destacam o desenvolvimento de novos materiais e sistemas sustentáveis, a eficiência energética, a valorização de resíduos e a adaptação às alterações climáticas. A presença do Eng. Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, testemunha e valoriza a importância deste instituto para o país e para a Europa.”
 
 
Vídeo - AQUI
Notícias Cluster Habitat Sustentável 
















 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
Sistemas de Incentivos
 
- I&DT Empresarial:
Protecção direitos de propriedade industrial - Individual
Data de início: 03-07-2015  |  Aberto em continuo 
Projetos em Regime Contratual del Investimento - Individual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

Projetos em Regime Contratual de Investimento - Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo 
até 31/12/2015


- Inovação Empresarial:
Inovação Produtiva - Regime Contratual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

- Vales: (só para PMEs) - Avisos suspensos
Internacionalização | I&DT | Empreendedorismo | Inovação
Cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento.
A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 
FASE IV - Início: 31-10-2015  |  Encerramento: 31-12-2015 (19h00)
FASE V -
Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)

- Qualificação PME: 
Projetos Conjuntos
Início: 13-10-2015 |  Encerramento: 30-12-2015 (19h00)
Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados
Fase I -  Início: 01-10-2015  |  Encerramento:  30-10-2015
Fase II - 
 Início: 02-11-2015  |  Encerramento: 30-12-2015

- Internacionalização PME: 
Projetos Conjuntos
Início: 13-10-2015 |  Encerramento: 30-12-2015 (19h00)
Eventos







Infoday on Sustainable Processes within a Circular Economy
 
04/12/2015 - Ordem dos Engenheiros (Lisboa)
 
Sessão de divulgação, organizada em parceria com a EEN - Enterprise Europe Network, com o principal objetivo de alertar os atores nacionais para as oportunidades de financiamento de I&I no Horizonte 2020 com enfoque na economia circular e na industria dos processos sustentáveis.

O evento conta com representantes da Comissão Europeia, DG RTD, Luísa Prista (Head Unit of Eco-Innovation) e com a diretora Executiva da Associação A.SPIRE, Loredana Ghinea.

Pata mais info - aqui
Facebook
Website
Email

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences