Copy

07/2014
Notícias

Congresso CINCOS'14

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto a 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).
Desde o seu inicio em 2008 que este Congresso é uma montra dos projetos, produtos e serviços das empresas e outras entidades do cluster Habitat. Participe deste evento mostrando o que faz a sua empresa ou entidade.

Relembramos que as comunicações podem ser enviadas até ao dia 15/09.

Aproveite as inscrições a preços mais favoráveis se efetuadas até dia 30/09.


Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt.






 
 
Dinamização do Cluster Habitat Sustentável (seleção de empresas - internacionalização)

Promovido pela Plataforma para a Construção Sustentável, está em curso (Jan-Dez/2014) o projeto de “Dinamização e Internacionalização do Cluster Habitat Sustentável” (projeto SIAC nº40969, apoiado pelo COMPETE). Este projeto envolve uma abordagem inovadora à internacionalização, baseada num processo de criação de negócios junto de mercados de valor acrescentado, visando uma ação comercial concertada por parte de 5 grupos da fileira do habitat em segmentos de mercado internacionais. 

As empresas participantes terão acesso nos grupos de trabalho, entre outros benefícios, a contatos privilegiados dos mercados de elevado potencial e seus centros de decisão, para potencial efetivação de negócios. 

No dia 9 de Julho, realizou-se em Coimbra, a primeira reunião destes grupos de trabalho. Existindo ainda lugares vagos, as empresas e outras entidades interessadas podem envolver-se neste projeto até ao início do mês de Setembro, devendo para tal contactar por email  centrohabitat@centrohabitat.net 
 

















 
 
Plataforma 560.PT - Portugal Business Network

Em 2012 o Pólo de Competitividade TICE lançou uma Plataforma para funcionar como “Montra de Produtos, Serviços e Soluções TICE” e que tinha como objetivo de dar a conhecer a oferta das empresas do setor TICE nacional, potenciando uma melhor abordagem ao mercado nacional e internacional.

A Plataforma passou a ser denominada Plataforma 560.pt – Portugal Business Network (560 é a numeração do código de barras usado para os produtos portugueses).
 
O objetivo da Plataforma 560.pt é multidisciplinar abrangendo hoje sectores para além das TICE, disponibilizando aos empresários portugueses e à Diáspora uma ferramenta de trabalho útil, para:
•    Promover a internacionalização de empresas e exportação de produtos e serviços nacionais de várias fileiras;
•    Promover o contacto entre os portugueses registados;
•    Criar oportunidades de negócio para os empresários portugueses na Diáspora;
•    Criar redes de portugueses e luso-descendentes em áreas diversas, como por exemplo, na ciência, cultura, desporto, turismo, política ou associativismo, e que contribuam para divulgar e promover a imagem do País e a prossecução do interesse de Portugal e das suas Comunidades no mundo.

Na sequência de uma solicitação do Polo TICE, numa perspetiva de cooperação entre Polos/Clusters de competitividade, o Cluster Habitat Sustentável entendeu ser interessante que as entidades desta fileira pudessem usufruir desta Plataforma registando-se nela.

Podem tomar conhecimento desta plataforma através do link http://www.560inbusiness.pt, onde podem encontrar a informação das empresas nacionais bem como a sua oferta e os mercados em que atuam. 
 

 
Sugerimos que consultem a Plataforma e se registem nela. Qualquer dúvida contacte liliana.costa@tice.pt
Atividade dos Associados 








 
 
Novo curso de especialização do Departamento de Engenharia Civil da UA – “Riscos e Reabilitação Sustentável”
 
O curso, correspondendo a um total de 60 ECTS, terá especial interesse para profissionais ligados à fileira da construção – arquitetos e engenheiros civis -  e imobiliário, mestres ou licenciados. A formação pode ser realizada numa versão de média duração, correspondendo a 24 ECTS. Em qualquer dos casos, as aulas decorrem às sextas-feiras, das 14h00 às 18h30, e aos sábado, das 9h00 às 13h30, e terá a duração de 2 semestres. 
 
É o único curso a nível nacional que congrega duas áreas - riscos e reabilitação sustentável - consideradas, hoje, o caminho que a Engenharia Civil vai trilhar no futuro.
  
De salientar a ligação da formação às empresas e ao setor da construção através das parcerias estabelecidas. Nesse sentido, como parceiros da UA nesta formação, surgem a Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, a Plataforma da Construção Sustentável e a InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro.
 
As candidaturas (1ª fase) decorrem de 14 a 31 de julho. 
 
Mais informações podem ser obtidas em:
http://www.ua.pt/decivil/PageCourse.aspx?id=388&p=1




 
 
Projeto Menos Energia, Mais Eficiência

A AIP-CCI encontra-se a preparar um novo projeto no âmbito do QREN, com o objetivo de apoiar as empresas na área da eficiência energética, para implementação de sistema de monitorização de consumos, bem como de um plano para a sua racionalização, que permita uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos, conducente a poupanças significativas a curto prazo.

O programa é promovido e liderado pela AIP e onde a ECOCHOICE será parceira.

Para mais informações sobre o projeto poderá consultar aqui ou aqui

Ficha de Adesão











 





 
AEVA - Escola Profissional de Aveiro Campeã Nacional

O aluno Hugo Gonçalves, da Escola Profissional de Aveiro, é Campeão Nacional de Técnico de Energias Renováveis no Campeonato Nacional das Profissões.

Trata-se do mais novo campeão nacional nesta prova, com apenas 16 anos de idade, tendo ganho a medalha de ouro na prova de Energias Renováveis - Solar Térmico. A prova consistiu na instalação de um KIT solar térmico do tipo forçado com dois painéis solares no telhado de uma habitação com cobertura plana, com uma estrutura do KIT solar térmico montada e orientada a sul, contemplando a instalação de dois painéis solares térmicos. 

Neste Campeonato das Profissões 2014, designado por ‘Skills Portugal’, realizado no Porto entre 25 e 30 de maio último, a Escola Profissional de Aveiro foi ainda galardoada com mais uma medalha de prata na prova de Segurança e Higiene no Trabalho, alcançada pelos alunos Inês Carvalho e Miguel Martinho do Curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente.



 
 
Cursos Certified Passive House Designer

Local: COIMBRA
Datas: 25 de Setembro a 11 de Outubro de 2014

Local: LISBOA, ISEL
Datas: 23 de Outubro a 08 de Novembro de 2014







 

 
Gyptec Ibérica equipa Fundação Nadir Afonso

O edifício da Fundação projectado pelo Arq. Álvaro Siza, foi concebido em homenagem ao Mestre Arquitecto, Pintor e Filósofo Nadir Afonso, juntando assim dois nomes maiores das artes em Portugal.

A Gyptec fornece esta obra de referência, tendo todas as paredes e tectos do edifício sido revestidos com placas de gesso Gyptec.

A Fundação Nadir Afonso é constituída entre outros espaços por, atelier, salas de exposição, auditório, biblioteca e irá albergar o espólio do Arq. Nadir Afonso.
O edifício está implantado na margem Norte do Rio Tâmega em zona inundável em caso de cheia, como tal as cotas de funcionamento são elevadas em cerca de três metros, relativamente às cotas do terreno. Esta elevação é conseguida apoiando o edifício numa série de paredes com disposição e orientação, aparentemente aleatórias que, quais palafitas laminares, o soltam do terreno.

A sede da Fundação Nadir Afonso representa um investimento de cerca de nove milhões de euros.

Link: http://www.gyptec.eu/obras.php









 
 
Curso de Verão Engineering for Sustainable Development

O Instituto Superior de Engenharia do Porto organizou a segunda edição do curso internacional de verão “Engineering for Sustainable Development” (E4SD), entre os dias 14-25 de julho de 2014.

Integrado no âmbito da estratégia de internacionalização da presidência do ISEP, este curso respondeu a um desafio colocado por universidades sul-coreanas e resulta de uma colaboração entre as duas maiores escolas de engenharia do ensino superior politécnico nacional, o ISEP e o ISEL.

“Engineering for Sustainable Development” foi uma formação ministrada integralmente em Língua Inglesa por docentes do ISEP e do ISEL, onde foram abordados um conjunto de temas sobre a sustentabilidade aplicada à engenharia, dos quais se destacaram:

Engenharia para uma Sociedade Sustentável
Sustentabilidade na Gestão de Projetos
Ética e Políticas Publicas numa Sociedade Global
Desenho Sustentável do Produto
Materiais e Processos para uma Engenharia Sustentável
Energia de Fontes Renováveis

No final de duas semanas de trabalho intensivo, cada um dos grupos constituídos por estudantes coreanos e estudantes do ISEP apresentaram propostas concretas ao desafio da reabilitação sustentável para a cidade do Porto.

+INFO: Nídia Caetano (nsc@isep.ipp.pt)









 
 
Projeto LCIP - colaboração no estudo nacional em abordagens de ciclo de vida em PME de setores alvo

O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P., é parceiro do projeto LCiP – Life Cycle in Practice, financiado pelo programa LIFE+, cujo objetivo é promover a aplicação de abordagens de ciclo de vida (ACV, ecodesign, declarações ambientais de produto, etc.) nas empresas dos setores das energias renováveis e da construção, em particular nas PME.
 
Como parte das atividades do projeto, estamos a proceder a um questionário às empresas da cadeia de valor destes setores, com o objetivo de conhecermos o grau de implementação das abordagens de ciclo de vida em Portugal. 
Deste modo vimos solicitar a vossa colaboração através do preenchimento de um dos questionários on-line (escolher um dos links abaixo), o que demora no máximo 10 minutos, preferencialmente até 23 de julho. 
Todas as respostas são confidenciais.
 
Questionário para empresas do setor da energia 
Questionário para empresas do setor da construção 
Questionário para organizações de apoio às empresas dos setores da construção e da energia

Mais informação sobre o projeto em www.lifelcip.eu
Em caso de dúvidas, por favor não hesite(m) em contactar jorge.alexandre@lneg.pt ou paulo.martins@lneg.pt





 

 
OLI apresenta Placa de Comando "Plain"

A OLI, líder ibérica na produção de autoclismos, apresenta a nova placa de comando de descarga “Plain”.
Com um design minimalista e elegante, a solução de acionamento mecânico apresenta quatro diferentes acabamentos - cromo, mate, preto, branco e “soft touch” - que se adaptam a diversos “décors” do espaço de banho.

A “Plain” destaca-se pela elevada resistência ao choque e aos riscos e manutenção simples, com a abertura e o fecho da placa frontal por sistema de “click”. 

A placa de comando está equipada com a dupla descarga do autoclismo, permitindo uma maior poupança de água. Há 20 anos, a OLI inventou a dupla descarga, uma inovação presente em todo o mundo e responsável pela sustentabilidade hídrica das instalações sanitárias. 






 

40th IAHS World Congress

A Universidade de Coimbra tem o prazer de informar que o 40th IAHS World Congress está a ser organizado pelo ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Congresso terá lugar no Funchal, Ilha da Madeira, entre 16 e 19 de Dezembro de 2014.

A abrangência oferecida pelo ciclo de conferências da International Association for Housing Science (IAHS) faz com que esta seja uma excelente oportunidade para discutir temas relacionados com as Ciências da Habitação. 
O IAHS 2014 dará enfoque à Eficiência Energética e Sustentabilidade na Construção.

Data limite para a Submissão de Resumos: 31 de Julho de 2014
Mais informações em http://www.iahs2014.uc.pt/ 
Contacto do IAHS 2014: iahs2014@itecons.uc.pt
Notícias Cluster Habitat Sustentável 


Votos de umas boas Férias

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

unsubscribe from this list    update subscription preferences