Copy

05/2015
Atividade dos Associados 

18º Congresso da APCMC

Nos dia 5 e 6 de Junho, vai ter lugar em Viana do Castelo o 18º Congresso APCMC sobe o tema “Enfrentando Novos Desejos”.

Para saber tudo acerca deste Congresso, consulte - http://18congresso.apcmc.pt/








 
Eficiência + Colaboração = Criação de Valor
Aveiro l AIDA l 4 Junho 2015

 
 Participe num dos eventos mais relevantes do mundo empresarial. 
Os Roadshows da GS1 Portugal em parceria com as Associações Empresariais Regionais, dinamizam o conhecimento e fortalecem as redes de valor entre empresários e colaboradores. 
A experiência de 30 anos ao serviço de mais de 7.500 empresas associadas permitiu-nos conhecer a realidade das Micro e PME. Acreditamos que as soluções para negócios mais rentáveis e processos mais eficientes passam pela partilha de informação ao longo da cadeia de abastecimento, com dados fiáveis e normalizados. 
Venha conhecer e experimentar o sistema de normas mais utilizado em todo mundo.
Um factor essencial para o sucesso e competitividade das empresas em Portugal.
Junte-se à comunidade empresarial e de negócios.

Participe no Roadshow de Aveiro, parceria entre a GS1 Portugal e AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro.

http://www.gs1pt.org

Entrada gratuita mas com inscrição obrigatória 






Seminário: Patologias de Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior do tipo ETICS.

Uma parceria entre o LFC (Laboratório de Física das Construções) da FEUP e a APFAC.
Destinatários: Prescritores, Projectistas, Empresas de Construção, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitectura e de Engenharia Civil.

LNEC, Pequeno Auditório, Lisboa, 29 de Junho de 2015, das 14:00 h às 18:00 h (mais informações no Programa). 

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias. Sala limitada a 90 participantes.

Toda a informação no site: www.apfac.pt

















Grupo Preceram com forte presença na Tektónica 2015  

O Grupo Preceram participou na Tektónica 2015 que decorreu entre os dias 6 e 9 de Maio na FIL em Lisboa. A forte presença do grupo revelou-se uma aposta ganha tendo as diversas iniciativas das empresas Gyptec, Argex e Preceram contribuído de forma incontestável para a dinamização do evento e para o aumento do número de visitantes.   
  
A empresa apresentou ainda na Tektónica 2015 o primeiro número do Jornal Gyptec. Nesta primeira edição do Jornal Gyptec, editado pela Ordem dos Arquitectos, o Arq. Manuel Graça Dias entrevistou o Arq. Álvaro Siza Vieira.  

Na Gala da Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, o Grupo Preceram foi um dos grandes vencedores da edição 2015 dos Prémios Tektónica, ao receber dois troféus, que premiaram a pró-atividade, competência e diferenciação das empresas do grupo:   
- “Academia Tektónica” que valoriza todo o esforço e dedicação de toda a equipa nas ações de formação desenvolvidas tanto a nível teórico como prático, e que demonstraram o verdadeiro valor e o interesse que a formação tem para os profissionais do sector da construção.
- “Portugal Constrói” que reconhece e valoriza as empresas e produtos que se distinguem no âmbito da capacidade de engenho, e que contribuem e revelam atributos relacionados com a experiência e a consolidação da Marca (País).   
Este é o resultado e o reconhecimento do esforço e dedicação conjunta de todos os colaboradores das empresas e da confiança depositada pelos nossos parceiros, fornecedores e clientes. Esta confiança, atribui-nos força e vontade de continuar a crescer e a melhorar continuamente os nossos produtos e serviços.  

Link relacionado: http://www.gyptec.eu/noticiasd3.php
Álbum Tektónica 2015: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.769461459819522.1073741845.741814789250856&type=3 



Curso “Atualização sobre boas práticas na execução de redes prediais de águas e esgotos”

No próximo dia 12 de Junho irá se realizar na ROCA em Leiria, o curso "Atualização sobre boas práticas na execução de redes prediaias de águas e esgotos".

O objetivo deste curso é atualizar conhecimentos práticos essenciais relativos ao projeto, execução e fiscalização de redes prediais de águas e esgotos. 

Para mais informações veja aqui




Realizou-se em Istambul, Turquia, entre os dias 20 e 21 de Abril, o Congresso Mundial de Coberturas Verdes. 

A Neoturf, representada pelo seu Director Geral, Eng.º Paulo Palha, foi convidada a participar no congresso como membro efectivo da IGRA (International Green Roof Association).
 
O Congresso realizou-se no Zorlu Center, que tem uma cobertura verde, a 33 metros e altura, com uma área total de 62.000 m2.
Este evento contou com a inscrição de 500 pessoas de 35 países diferentes, representando os 5 continentes. 
 
Mais uma vez, e infelizmente, a única entidade portuguesa a participar no evento foi a Neoturf.













Sistema de abrir a.100 desafia a sustentabilidade térmica e acústica

O A.100 Extrusal continua a ser uma referência nacional pelo seu elevado contributo na sustentabilidade e conforto das habitações. O sistema é composto por três versões, A.175 a versão topo de gama, e as A.165 e A.155, versões economicamente mais acessíveis.

O conforto das habitações, em termos térmicos e acústicos, condicionaram o desenvolvimento deste sistema de batente e as suas sucessivas evoluções tecnológicas, garantindo assim a qualidade de vida dos utilizadores finais. 
O A.100 está dotado de caixas específicas para receber perfis de capeamento para remates ou para construções de renovação. 

O sistema A.100 apresenta novas tipologias construtivas: janelas de abertura para o exterior, janelas projetantes e ainda, sacadas de abertura para o interior e exterior com fechadura (podendo incluir um perfil de soleira). Foram introduzidas ferragens ocultas nas janelas de abrir (exterior e interior), oscilobatentes e basculantes; e mecanismos de comando e de fecho nas janelas de abertura para o exterior e nas projetantes. 
Brevemente, a Extrusal apresentará novos progressos do sistema A.100 que garantirão uma maior adaptabilidade a qualquer projeto arquitetónico.

Segundo a Extrusal, as perspetivas são bastante animadoras “prevemos um aumento no volume de vendas e a penetração em novos mercados sobretudo internacionais”. O sucesso do Sistema A.100 Extrusal deve-se “ à procura contínua pela Extrusal da Qualidade e da Sustentabilidade de cada projeto, às boas performances do produto, à reação do mercado mas sobretudo ao espírito cooperação da nossa equipa comercial”.

Mais informações em www.extrusal.pt.





Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON

 - Local: Faro, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve
 - Datas: 4, 5 e 6 Junho 2015
 - Duração: 21 horas
 - Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, eng. civis, eng. mecânicos, docentes, etc).
 - Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício; compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes.
 - Programa: O programa completo pode ser consultado http://passivhaus.pt/images/formacao/home/curso-tradesperson-faro.pdf












CTCV distinguido na Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas

O CTCV foi distinguido com uma menção honrosa no Prémio Inovação da Tektónica, com o produto THERMOCER – ENERGY SAVING CERAMIC TILES. Esta solução inovadora, apresenta uma gama de novos produtos de revestimento e pavimento cerâmicos inteligentes, que incorporam materiais inovadores e resultantes de novos processos de produção.
Os produtos ThermoCer incorporam novos materiais e novas características estruturais, nomeadamente a incorporação de PCMs, conferindo características térmicas melhoradas ao produto. Estas características permitem melhorar o isolamento térmico dos edifícios, a estabilização da temperatura interior do edifício e, por consequência, reduzir do consumo de energia na climatização.

Além da menção Honrosa, o CTCV subiu ao palco para receber juntamente com a REVIGRÉS o Prémio Inovação com o produto de revestimento sensitivo REVISENSE – NO BUTTONS NO KEYS. 

O Revisense é um sistema inovador de revestimento cerâmico com incorporação de sensor não visível, que permite o acionamento por aproximação, sem necessidade de contacto, de vários tipos de dispositivos eletrónicos. É adequado para espaços públicos e residenciais, interiores e exteriores (centros comerciais, hospitais, residências sénior, etc.).
Este produto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Investigação e Desenvolvimento do consórcio CTCV, REVIGRÉS, IntelliHouse e IDTEC (QREN – Sistema de Incentivos à I&DT)

 















 
Reynaers reforça oferta para o mercado francês com cp 68

Com o recente sistema CP 68 para portas de correr e janelas, a Reynaers Aluminum Portugal alarga o leque de soluções certificadas para o mercado francês. Este sistema combina inovação tecnológica, design e preços competitivos.

O Sistema CP 68 é um sistema de correr altamente isolado, com uma aparência atraente e que responde aos mais altos padrões de qualidade. Apesar destes atributos encontra-se na faixa de preço do mercado residencial e coloca ao alcance destes mercados, altos valores de isolamento, resistência ao vento, ruído e estanquidade à água.

Aberturas amplas

Através da sua tecnologia, o CP 68 – apesar dos seus elegantes perfis de 34 mm - traz maior transparência e mais luz aos edifícios, ao mesmo tempo que oferece altos níveis de desempenho térmico. 

A solução CP 68 está disponível com uma variedade de opções e combinações de elementos fixos e deslizantes, permitindo até seis aberturas em duo-rail ou 3-rail. O 3-rail permite adicionar uma abertura de ventilação e abrir duas portas de correr para uma dupla dimensão. O sistema pode ser embutido permitindo uma visão desobstruída do exterior e, paralelamente, adequar-se a pessoas com mobilidade. Se as aberturas maiores podem criar a ilusão de fácil acesso, o oposto também se verifica: a CP 68-AP é certificada à prova de roubo, classe RC2.

 





1ª Passive House Certificada em Portugal, no sector do turismo

Passou no teste de estanquidade ao ar (Blower Door Test) com um valor de 0,41 (o valor tinha de ser inferior ou igual a 0,60)
- n50 [h-1] = 0,41

A inauguração está prevista para Julho deste ano
A obra localiza-se na rua Arrais Ançã, Praia da Costa Nova, freguesia da Gafanha da Encarnação, Ílhavo

 
Notícias Cluster Habitat Sustentável 












































Candidaturas em Aberto - Portugal 2020

PO SEUR - Aprofundamento do Cadastro das Águas Minerais
Data de início: 30-04-2015  |  Data de encerramento: 29-06-2015

PO SEUR - Promoção da mobilidade urbana sustentável através da mobilidade elétrica | Atualização tecnológica de pontos de carregamento públicos e desenvolvimento de soluções que visem melhorar a rede de mobilidade elétrica
Data de início: 29-04-2015  |  Data de encerramento: 22-06-2015

PO SEUR - Gestão e Ordenamento das Áreas Protegidas e Classificadas e Medidas de Informação
Data de início: 20-04-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015

PO SEUR - Operações que visam o cumprimento da Diretiva de Águas Residuais Urbanas (DARU)
Data de início: 27-03-2015  |  Data de encerramento: 30-06-2015

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Internacionalização de I&D - Projetos Individuais
Datas: regime contínuo

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Demonstradores Individuais
Data de início: 30-03-2015  |  Data de encerramento: 24-06-2015 (19 horas)

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Demonstradores em Co-promoção
Data de início: 30-03-2015  |  Data de encerramento: 24-06-2015 (19 horas)

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos em Regime Contratual de Investimento  - Projetos em Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT)
Data de início: 17-03-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015

Sistema de Incentivos "Inovação Produtiva" - Regime Contratual de Investimento (RCI)  
Data de início: 17-03-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015

Sistema de Incentivos | "Qualificação das PME" - Vale Inovação
Este concurso tem 5 fases sendo que a receção de candidaturas em cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 

FASE I - Data de início: 15-05-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015 (19h00)

FASE II - Data de início: 15-06-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015 (19h00)

FASE III - Data de início: 31-08-2015  |  Data de encerramento: 31-10-2015 (19h00)

FASE IV - Data de início: 31-10-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015 (19h00)

FASE V - Data de início: 31-12-2015  |  Data de encerramento: 31-03-2016 (19h00)

Sistema de Incentivos | "Internacionalização das PME" - Vale Internacionalização
Este concurso tem 5 fases sendo que a receção de candidaturas em cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 

FASE I - Data de início: 15-05-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015 (19h00)

FASE II - Data de início: 15-06-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015 (19h00)

FASE III - Data de início: 31-08-2015  |  Data de encerramento: 31-10-2015 (19h00)

FASE IV - Data de início: 31-10-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015 (19h00)

FASE V - Data de início: 31-12-2015  |  Data de encerramento: 31-03-2016 (19h00)

Sistema de Incentivos| "Empreendedorismo Qualificado e Criativo" - Vale Empreendedorismo
Este concurso tem 5 fases sendo que a receção de candidaturas em cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 

FASE I - Data de início: 15-05-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015 (19h00)

FASE II - Data de início: 15-06-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015 (19h00)

FASE III - Data de início: 31-08-2015  |  Data de encerramento: 31-10-2015 (19h00)

FASE IV - Data de início: 31-10-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015 (19h00)

FASE V - Data de início: 31-12-2015  |  Data de encerramento: 31-03-2016 (19h00)

Sistema de Incentivos| "Investigação e Desenvolvimento Tecnológico" - Vale I&D
Este concurso tem 5 fases sendo que a receção de candidaturas em cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento. A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 

FASE I - Data de início: 15-05-2015  |  Data de encerramento: 15-06-2015 (19h00)

FASE II - Data de início: 15-06-2015  |  Data de encerramento: 31-08-2015 (19h00)

FASE III - Data de início: 31-08-2015  |  Data de encerramento: 31-10-2015 (19h00)

FASE IV - Data de início: 31-10-2015  |  Data de encerramento: 31-12-2015 (19h00)

FASE V - Data de início: 31-12-2015  |  Data de encerramento: 31-03-2016 (19h00)


Para saber mais sobre os avisos de abertura, consulte - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Candidaturas-abertas

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences