Copy

06/2014
Notícias

Congresso CINCOS'14

A Plataforma para a Construção Sustentável, enquanto entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, vai organizar a 4ª edição do  Congresso de Inovação na Construção Sustentável (CINCOS´14), no Porto de 13 e 14/Novembro/2014. Este ano o evento será realizado na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda na Avenida da Boavista (Porto).

Este evento pretende congregar empresas, municípios , centros de I&D, associações empresariais e outros agentes do Cluster Habitat Sustentável, no sentido de se promoverem sinergias e parcerias geradoras de inovação e competitividade. 

Para mais informações sobre o Congresso CINCOS'14 visite www.cincos.pt.









Dinamização do Cluster Habitat Sustentável (projeto SIAC)

Promovido pela Plataforma para a Construção Sustentável, como entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, está em curso (Jan-Dez/2014) o projeto de “Dinamização e Internacionalização do Cluster Habitat Sustentável” (projeto SIAC nº40969, apoiado pelo COMPETE). Este projeto envolve uma abordagem inovadora à internacionalização, baseada num processo de criação de negócios junto de mercados de valor acrescentado, visando uma ação comercial concertada por parte de 5 grupos da fileira do habitat em segmentos de mercado internacionais. 

As empresas participantes terão acesso nos grupos de trabalho, entre outros benefícios, a contatos privilegiados dos mercados de elevado potencial e seus centros de decisão, para potencial efetivação de negócios. 

Estamos a fechar a seleção de empresas para os grupos de trabalho do projeto pelo que os interessados devem contactar rapidamente para o email centrohabitat@centrohabitat.net 

Para as empresas e outras entidades que se comprometerem com o projeto haverá uma reunião no dia 09/07 pelas 14h30 em Coimbra nas instalações do nosso associado ITECONS.
Atividade dos Associados 





APCMC presente na Feira Kazbuild 2014, Cazaquistão - O Dubai da Europa

Após ter identificado diversas oportunidades para as empresas portuguesas da fileira da construção, a APCMC apostou neste mercado e, como tal, vai estar presente, no âmbito do seu projeto de internacionalização – Excellence for Building, na feira Kazbuild 2014, que decorre de 2 a 5 de setembro, em Almaty, Cazaquistão.

As oportunidades de mercado em destaque nesta edição da Kazbuild prendem-se com a construção e materiais de construção, maquinaria e equipamentos elétricos, produtos químicos, plásticos e polímeros, EPI’S, serviços de tratamento de resíduos sólidos, energias renováveis e mobiliário (casa e escritório).

Poderão consultar o programa aqui






 
Projeto Menos Energia, Mais Eficiência

A AIP-CCI encontra-se a preparar um novo projeto no âmbito do QREN, com o objetivo de apoiar as empresas na área da eficiência energética, para implementação de sistema de monitorização de consumos, bem como de um plano para a sua racionalização, que permita uma utilização mais eficiente dos recursos energéticos, conducente a poupanças significativas a curto prazo.

O programa é promovido e liderado pela AIP e onde a ECOCHOICE será parceira.

Para mais informações sobre o projeto poderá consultar aqui ou aqui

Ficha de Adesão














 
Auditorias ANQIP 

A ANQIP realizou recentemente uma auditoria de eficiência hídrica ao edifício da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo obtido uma redução potencial de consumos de 28%, o que corresponde a cerca de 6.600,00 €/mês. As medidas preconizadas, para além de envolverem intervenção ou substituição de alguns dispositivos, preveem também a instalação de um SAAP (sistema de aproveitamento de águas pluviais). O estudo técnico-económico realizado no âmbito da auditoria revelou períodos de retorno do investimento muito baixos, inferiores a um ano para a maior parte das medidas.

A ANQIP também concluiu recentemente auditorias a dois edifícios da Administração do Porto de Aveiro e às instalações do Clube de Futebol “Os Belenenses”, com resultados também muito significativos (poupanças da ordem dos 30% e 33%, respetivamente).

Neste momento a ANQIP está a concluir uma auditoria de eficiência hídrica nas instalações do Vitória Sport Clube, em Guimarães. Recorde-se que a ANQIP é a única entidade independente com competências técnicas e científicas para o desenvolvimento destas auditorias em Portugal, tendo entre os seus associados 12 universidades e politécnicos e 40 empresas do sector. 

Para além de ser a entidade responsável pelo sistema voluntário português de certificação da eficiência hídrica de produtos, já com mais de 500 produtos rotulados e reconhecimento internacional do sistema, a ANQIP está também a desenvolver um modelo para a certificação hídrica de edifícios, no âmbito de uma Tese de Doutoramento em curso na Universidade de Aveiro, financiada pela Associação. O desenvolvimento deste modelo motivou recentemente uma reunião da ANQIP com o Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento, Dr. Paulo Lemos, tendo em vista a intenção da ANQIP de disponibilizar este modelo à ADENE, que recentemente adquiriu competências institucionais no âmbito da eficiência hídrica em edifícios. 







 

5ª Edição do curso CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON

Um curso oficial do Passivhaus Institut e permite o reconhecimento internacional como Certified Passive House Tradesperson.
Os formadores são certificados pelo Passivhaus Institut.

O curso destina-se a pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, docentes, etc).


local: Ílhavo, Homegrid
datas: 10, 11 e 12 Julho 2014
duração: 21 horas
custos: 475€ + IVA (inscrição normal)
desconto de 5% para os membros da OA, OE e OET
desconto de 10% para os membros da Associação Passivhaus Portugal

O programa poderá ser visto aqui 

Aqui está o vídeo com o testemunho de alguns participantes na 1ª edição do curso, em Coimbra.



Representação Portuguesa no European Federation of Green Roof Association

Portugal esteve representado, no Meeting e Assembleia Geral da EFB, European Federation of Green Roof Association pelo Eng.º Paulo Palha, diretor da Neoturf e coordenador da comissão técnica de Coberturas Ajardinadas da ANQIP. 

O evento decorreu em Wroclaw na Polónia, nos passado mês Maio e reuniu as principais associações de coberturas ajardinadas da Europa.

A participação de um técnico português, como observador convidado, é a primeira vez que acontece nesta federação de relevância internacional.







 

Torre de Palma, Wine Hotel com Telha UM CANUDO 

Já abriu o Torre de Palma Wine Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto à aldeia de Vaiamonte, em Monforte. 
Assinado pelo Arquiteto João Mendes Ribeiro e com decoração de Rosarinho Gabriel, este empreendimento turístico tem como inspiração o modo de vida da população das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma, baseado na criação do cavalo lusitano e na produção de vinho, que é o mote desta unidade hoteleira. Com os seus primórdios a remontarem ao ano de 1338, o cenário oferecido por esta propriedade senhorial levou os proprietários a sonhar e a querer fazer deste, um local que pudesse ser apreciado por todos nós. Depois de afincado trabalho, no ano de 2014 o sonho torna-se realidade. Inspirados no modo de vida da distinta família Basilii – antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma – e nas tradições alentejanas, o Torre de Palma, Wine Hotel, é mais do que uma unidade hoteleira. Aqui a tradição funde-se com o arrojo da modernidade e inaugura, em todo o seu esplendor, um empreendimento hoteleiro familiar e acolhedor. 
Esta obra contou com o acompanhamento do comercial Luís Filipe Pinho, e as telhas aplicadas foram UM Canudo, com a tonalidade Vermelho Natural. 



Visite o Torre de Palma, Wine Hotel. 
www.torredepalma.com 

Telha Aplicada: 
UM CANUDO Vermelho Natural 
www.umbelino.pt 






40th IAHS World Conference

A 40ª edição do congresso mundial da IAHS, que está a ser organizado pelo ITeCons, em colaboração com a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, terá lugar no Funchal entre 16 e 19 de Dezembro de 2014.

A abrangência oferecida pelo ciclo de conferências da "International Association for Housing Science" faz com que esta seja uma excelente oportunidade para discutir temas relacionados com as ciências da habitação.

Este ano, o IAHS 2014 dará enfoque à eficiência energética e a sustentabilidade na construção. A submissão de resumos e as inscrições devem ser feitas através do website do congresso http://www.iahs2014.uc.pt/.









Turismo impulsiona reabilitação no centro histórico do Porto 
 
De acordo com a Confidencial Imobiliário, tendo por base a informação referente ao licenciamento municipal de obras no município do Porto, no 1º trimestre de 2014 cerca de metade dos fogos licenciados para reabilitação são integrados em projetos de alojamento coletivo (convivências), habitualmente destinados ao setor turístico como são os casos dos hostels.

Neste período, foram licenciados para reabilitação 7 empreendimentos deste tipo, que incluíam um total de 28 fogos, estando todos localizados no coração da zona histórica da cidade, designadamente nas freguesias da Sé, Vitória e São Nicolau.

No total do trimestre, a autarquia Portuense emitiu licenças para 57 fogos inseridos em projetos de reabilitação, sendo que além destes 28 fogos em projetos de alojamento coletivo, os restantes 29 dizem respeito a um só empreendimento localizado na freguesia do Bonfim. 

 

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences