Copy
02/2017
Notícias
Governo Português aposta na continuidade da estratégia do Cluster Habitat Sustentável
 
A 23 de fevereiro de 2017, o Cluster Habitat Sustentável foi reconhecido pelo Governo Português como Cluster de Competitividade consolidado por um período de 6 anos. Estão assim criadas as condições para acelerar de novo as suas ações de dinamização em prol da competitividade das empresas. A visão e missão do Cluster para este novo período continua a ser a de agregar e reforçar as ligações entre empresas, municípios, centros de I&D, associações e outras entidades que apostam na Sustentabilidade enquanto mote para a Inovação e Competitividade. O reconhecimento do Cluster foi feito simultaneamente à apresentação do Programa Interface, no qual se consideram os Clusters de Competitividade como um dos seus pilares fundamentais.
O Cluster Habitat Sustentável abrange toda a cadeia de valor do Habitat que engloba, desde o início em 2009, as fileiras dos materiais de construção, da construção e do imobiliário. O trabalho desenvolvido pelo Cluster nestes 8 anos garantiu-lhe o seu reconhecimento nacional e internacional, tendo sido premiado em 2015 com o selo de excelência europeu “Gold Label”. Este reconhecimento é revelador de excelência do Cluster e tem contribuido para impulsionar e internacionalizar a rede que o Cluster agrega bem como participar num conjunto de redes internacionais. 

 
 





 

Seminário do projeto SIG HABITAT
Porto, 24 de março

O Cluster Habitat Sustentável vai realizar um Seminário do seu projeto SIG HABITAT de modo a apresentar esta nova plataforma de cooperação e divulgação da cadeia de valor do Habitat e que conterá uma montra de produtos e projetos ligados a empresas e demais entidades desta cadeia de valor. Este projeto é apoiado pelo sistema de incentivos às Ações Coletivas (SIAC) através do COMPETE2020.
Este Seminário do projeto SIG HABITAT terá lugar no dia 24 de março pelas 16:00 no Porto (Dep. Eng. Civil da FEUP, sala Prof. Joaquim Sarmento).

Atividade dos Associados 







Intervenção Diera no Campus da Universidade de Aveiro

Fruto de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e o Programa Operacional da Região Centro, o Parque de Ciência e Inovação representa um investimento de 35 milhões de euros, e terá todas as condições para atrair empresas de dimensão global, proporcionando parcerias internacionais e oportunidades de acesso a novos mercados. As soluções Diera foram utilizadas nas fases de impermeabilização das coberturas e palas laterais, e no isolamento térmico pelo exterior dos edifícios, com a aplicação do sistema Etics DIERATHERM.


Para mais informações clique aqui.




 

Passive House em Portugal

Em Portugal estão em desenvolvimento mais de 30 projetos Passive House em diferentes tipologias, tais como moradias unifamiliares, habitação multifamiliar, escritórios e hotéis, tanto em construção nova como em reabilitação.
     






















 
Implementação e certificação da sustentabilidade segundo o Sistema LiderA 
 
Na sequência do desenvolvimento da nova versão do sistema LiderA realiza-se no FUNDEC/Técnico em Lisboa, um curso para Assessores do Sistema LiderA nos dias 22 e 23 de março de 2017 efetuado pelo Prof. Manuel Duarte Pinheiro (Responsável do sistema LiderA). O programa inclui apresentação das abordagens a considerar na procura de sustentabilidade, na construção, projeto e construção, quer quanto ao desempenho e seu retorno, quer quanto à possibilidade de utilização para desenvolvimento ou para certificação pelo sistema LiderA. As sessões baseiam-se na apresentação das abordagens a considerar, avaliação e desenvolvimento das soluções, incluindo análise sobre o período de retorno das soluções a adotar, sendo a sua exemplificação acompanhada da apresentação de casos práticos e modos de aplicação e seleção de soluções que permitam melhorias estruturais.

Mais informação disponível aqui












DomusQual e DomusNatura no Empreendimento Paço do Lumiar
 
A SGS está a monitorizar a qualidade técnica da construção e a sustentabilidade do Empreendimento Paço do Lumiar, que a RAR Imobiliária está a promover em Lisboa de forma a conduzir, no final da construção, à atribuição da marca DomusQual e DomusNatura.
A comunidade global está a unir todos os esforços com vista à descarbonização do planeta, de forma a controlar o aumento de temperatura que nos conduz a alterações climáticas - o DomusNatura é o contributo para uma construção mais sustentável, que conjuga o fator de qualidade do DomusQual com a melhoria do desempenho ambiental, considerando a eficiência energética e a gestão eficiente dos recursos, conduzindo ao aumento do conforto do utilizador e reduzindo os custos de utilização e de operação que valorizam o ativo.
O DomusNatura atua na monitorização e minimização dos impactes ambiental e social ao longo das fases de projeto, construção, utilização e demolição, aliando a economia de recursos, no sentido de otimizar a relação de custo de construção e manutenção com o conforto na utilização do imóvel. Este sistema de certificação garante o cumprimento da legislação, assim como, as boas práticas conducentes à qualidade do ar interior, utilização racional da água e à utilização de energias renováveis, premiando a inovação.
Como propósito final, a SGS, baseada na sua imparcialidade, pretende contribuir com soluções para a obtenção das poupanças e a maior satisfação de todos os utilizadores do edifício.

 
     






Seminário sobre o Projeto UrbanWINS: Economia Circular e Gestão de Resíduos
 
Dia 10 de março, das 14h00 às 18h00, em Leiria, em cooperação com a CM Leiria, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra, a CEIFAcoop organiza um seminário sobre o projeto europeu UrbanWINS. Este projeto, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, está a ser implementado desde junho de 2016 por 8 cidades, entre as quais Leiria, e 19 instituições de investigação em 6 países europeus, coordenados pelo Município de Cremona, Itália. Para além da apresentação do projeto UrbanWINS pelos parceiros nacionais, o Seminário conta também com as contribuições de empresas e de outras entidades públicas e privadas empenhadas no desenvolvimento de abordagens inovadoras para a prevenção de resíduos.
A participação é gratuita, mas de incrição obrigatória até 9 março 2017.

Mais informação aqui.












 
Seminário Anual: "Mercado de Tintas"
 
Vai realizar-se no Grande Hotel do Luso, no dia 24 de Março de 2017, o Seminário Anual da Associação Portuguesa de Tintas (APT), Mercado de Tintas, que habitualmente reúne mais de 150 Empresários e Quadros Superiores do Sector das Tintas e Vernizes. No Seminário dirigido ao Sector que a nossa Associação representa, serão abordados temas que interessarão às diversas áreas empresariais, desde temas económicos e de mercado a temas mais técnicos, de regulamentação Europeia e de investigação e desenvolvimento, passando pela Indústria 4.0 e a motivação de equipas.
Como todos têm reconhecido nas edições anteriores, este evento marca um momento de encontro entre empresários e técnicos superiores do sector das Tintas e Vernizes, sendo uma oportunidade única de partilha e discussão de temas atuais e de interesse para todo o sector.

 
Já está disponivel o Programa e a Ficha de Inscrição
 

Mais informação aqui










 
Seminário Introdução à Norma Passive House
 
Decorreu no passado dia 22 de Fevereiro de 2017 em Lisboa, no IST – DECivil, na sala do Museu, o seminário Introdução à Norma Passive House organizado pela Homegrid, Associação Passivhaus Portugal e pelo LiderA e com o apoio institucional do Instituto Superior Técnico. Dado o elevado número de inscritos foram realizadas duas sessões com uma participação total de 100 pessoas.
Próximos Seminários Introdução à Norma Passive House:
Ponta Delgada: 2 março 2017 programa
Porto: 6 março 2017 programa
Coimbra: 8 Março 2017 programa
Mais informações aqui.









Signinum apresenta site renovado

2017 fica marcado pelo lançamento oficial do novo site da Signinum. Em www.signinum.pt  encontra-se toda a informação sobre esta empresa de reabilitação, recuperação e valorização de património cultural. O site contém uma grande quantidade de projetos desenvolvidos pela Signinum, desde a recuperação do Santuário de Nossa Senhora de Porto D’Ave (2002) ao trabalho de reabilitação e restauro da Igreja dos Clérigos (2014) merecedor do Prémio da Gulbenkian “Vasco Vilalva”. Para além de apresentar a equipa que compõe a empresa o site apresenta também as obras em curso e notícias relevantes. O lançamento do site fica marcado pelo momento em que a Signinum comemora 15 anos de existência. 15 anos ao serviço da preservação e valorização do património. O novo site tem a assinatura da equipa de marketing e comunicação da Signinum.







 
Diretório APP Materiais de Construção atualizado
 
A APP Materiais de Construção foi recentemente atualizada com novas empresas – Sika e Polirigido, bem como os Diretórios de Empresas/produtos. Também a última edição da Revista Materiais de Construção, nº 179, já está disponível na APP.
 
Mais informações aqui






Freebloco da Artebel
 
As excelentes características de isolamento acústico fazem do Freebloco® a opção ideal quando o conforto dentro de casa é uma exigência. Destinado à execução de paredes simples, divisórias ou paredes duplas, o Freebloco®, em betão leve de argila expandida, com interior “livre”, sem fundo, facilita a passagem de tubos, dispensando a tradicional abertura de roços verticais.








Green Project Awards
 
O Green Project Award distinguiu, em sete categorias, os projectos de 2016 mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal. A 9º edição da cerimónia de entrega de prémios decorreu em Serralves, Porto.
A torneira de boia IVC1000 LeakSafe foi um dos projectos reconhecidos na área da sustentabilidade. A OLI, referência na promoção da poupança de água, recebeu na categoria de “Produto ou Serviço”, uma menção honrosa.

 








 

Reabilitação do Parimónio Edificado

InovaDomus, em parceria com a Sociedade de Reabilitação do Porto e a UA/UNAVE, está a promover um ciclo de seminários e workshops “REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO EDIFICADO”, e que irá decorrer no Porto, durante o ano de 2017, nas últimas sextas-feiras de cada mês, durante os meses de fevereiro a dezembro. Toda a informação disponível aqui.


Mais informações contactar Sandra da Mota Veiga  
telef. 234 370 833











AEVA Vence 1º prémio de Excelência no Trabalho
 
A AEVA e a sua Escola Profissional de Aveiro foram distinguidas com o 1º Prémio Índice de Excelência no Trabalho 2016, organizado pela empresa Neves de Almeida | HR Consulting, em parceira com o Indeg-ISCTE, a Human Resources Portugal e a Executive Digest. A AEVA/EPA venceu na categoria de Médias Empresas, no setor Serviço Público tendo sido valorizada a sua excelência na estratégia definida para a educação e valorização do território Região de Aveiro, assente nas boas práticas de organização e de gestão de recursos e pessoas. O Índice de Excelência no trabalho premeia as empresas e entidades que apresentam um melhor clima organizacional e que se destacam como entidades de excelência em Portugal e em diversos setores de atividade. Os rankings definidos tiveram em consideração a dimensão das organizações e o seu posicionamento nos diferentes setores de atividade. O prémio foi entregue numa cerimónia ocorrida no passado dia 9 de fevereiro no Museu do Oriente, em Lisboa.
Nas palavras do responsável pela AEVA-EPA, Jorge Castro, “este prémio reconhece mais de uma centena de colaboradores que todos os dias, nas diferentes marcas da AEVA (de que se destaca sem dúvida a EPA), se dedicam de modo excelente a um trabalho único de educação e valorização do território Região de Aveiro”.












Pelo 2º Ano Consecutivo a RECER é uma marca “Cinco Estrelas”
 
A Recer, marca de referência no sector da cerâmica de acabamento, foi distinguida pelo 2º ano consecutivo com o prémio “Cinco Estrelas” 2017. Este é um sistema de avaliação de produtos e serviços com base em critérios que influenciam a decisão de compra em situações reais de consumo e utilização. «Depois de termos já sido distinguidos como marca “Superbrands Born in Portugal” e de posteriormente vencermos o prémio Cinco Estrelas 2016, ganhar pela segunda vez consecutiva o prémio “Cinco Estrelas” significa que os nossos pavimentos e revestimentos são, cada vez mais, a opção de consumidores e profissionais. A notoriedade crescente é um incentivo para fazer mais e melhor», afirma Liliana Rodrigues, diretora de marketing da Recer. Composta por um total de 84 referências em revestimento e porcelânico, o que permite uma utilização em inúmeros tipos de espaços. Com uma grande oferta de relevos, cores e formatos permite a sua utilização coordenando chão e parede criando ambientes integrados ou que se misturem com outros materiais como a tinta, madeiras ou pedras. Uma série multi-formato, muito versátil, inspirado no conceito “handmade” do gesso espatulado e cimentício.




























 

Seminário Especializado “O que muda com a ISO 9001:2015”

Dia 8 de março, das 9h30 às 18h30, na AIDA. Pretende-se dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam compreender os conceitos gerais relativos à gestão da qualidade e capacitar os participantes com conhecimentos sobre o conteúdo da norma NP EN ISO 9001:2015.

Mais informações: Susana Carvalho ou Ana Manuela  
Tel: 234 302 492


Sessão de trabalho sobre a Análise do Ciclo de Vida do Produto

Dia 14 de março, das 14h15 às 18h00, no Europarque em Santa Maria da Feira. Orientada pela especialista em sustentabilidade empresarial Tina Teucher, serão apresentadas metodologias e casos práticos sobre a aplicação desta ferramenta. Evento de entrada gratuita e inscrição obrigatória. Atividade a realizar no âmbito do projecto Qualify.


Mais informações: Celeste Claro Tel: 234 302 497


Sessão Informativa sobre Sustentabilidade e Consumo

Dia 15 de março, das 9h15 às 12h30, na AIDA. Perceber qual o papel que as empresas podem ter na mudança de comportamentos de consumo, posicionando-se como mais competitivas e promovendo um crescimento mais sustentável e inclusivo. Evento de entrada gratuita e inscrição obrigatória. Atividade a realizar no âmbito do projecto Qualify.

Mais informações Celeste Claro Tel: 234 302 497


Seminário “Internacionalize para o mercado francês”

Dia 16 de março, às 14h30, na AIDA. O seminário procurará informar e sensibilizar os participantes para as oportunidades de negócio e investimento que o mercado francês tem para oferecer às empresas portuguesas. Evento de entrada gratuita e inscrição obrigatória. Actividade a realizar no âmbito do projecto InterAVEIRO.


Mais informações e inscrições: Carla Vieira ou Deolinda Costa
Tel: 234 302 499 

























Novidades da Aleluia Cerâmicas na Cevisama 2017
 
Estilo Urbano - Avenue
Pelo seu carácter urbano e sofisticado, Avenue é ideal para a criação de espacos de inspiração industrial, despojados e cheios de estilo. Com um perfil minimalista, mistura conceitos que integram na perfeição a autenticidade dos materiais e o conforto, permitindo a criação de espaços cheios de personalidade, enquadráveis pelos mais variados estilos cosmopolitas.
 

Sumptuosidade da Pedra - Rock
A pedra é um elemento nobre para a criação de espaços sumptuosos. Rock é a expressão dessa sumptuosidade, reflectida em ambientes de elevado requinte. A sua superfície suavemente texturada e a cuidadosa mistura de tons permitem alcançar um elevado realismo e oferecer um toque orgânico e altamente sofisticado aos espaços.
 

Decoração Personalizada - Atelier
A  colecção Urban Atelier, composta por 48 cores, apresenta-se agora em mais dois formatos: agora também disponível nos formatos 14x14 e 7x14.

Mustang Slate
Originário dos vales do Brasil, Mustang Slate é provavelmente a mais famosa ardósia no mundo. Conhecido pelo seu efeito chama, altamente decorativo e elegante, é a solução ideal para criar espaços contemporâneos com personalidade e beleza natural.
 

Mais informações sobre os produtos aqui.
Informações Úteis
 











 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização

- SAICT - Projetos de investigação cientifica e desenv. tecnológico
Data de início: 24-02-2017 | Data de encerramento: 17-05-2017

- SI - Projetos Demonstradores Individuais
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017
- SI - Projetos Demonstradores em copromoção
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017

- SI - Projetos de I&DT em copromoção
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017
- SIAC - Transferência de conhecimento científico e tecnológico
Data de início: 06-02-2017 | Data de encerramento: 06-04-2017
SI - Projetos de I&DT Individuais (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
- SI -  Projetos de I&DT em Co-promoção (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos















UrbanWINS: Estádio Municipal de Leiria, 10 de março de 2017



Green Business Week: Centro de Congressos de Lisboa, 15 a 17 de março de 2017


Seminário Anual: “Mercado de Tintas”: Grande Hotel do Luso, 24 março 2017


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), abril 2017


Tektónica: FIL - Parque das Nações (Lisboa), 3 a 6 de maio, 2017 




World Green Infrastructure Congress: Berlim (Alemanha), 20 a 22 de junho, 2017






WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities: FEUP (Porto), 25 e 26 de setembro, 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp