Copy

03/2015
Notícias 
Cluster Habitat Sustentável recebeu o reconhecimento Europeu como Cluster de Excelência (“Gold Label”)
 
Em Março de 2015 foi atribuído ao Cluster Habitat Sustentável o “Gold Label” da “European Cluster Excellence Initiative”, o mais alto nível de reconhecimento internacional para os clusters de competitividade. Trata-se do primeiro cluster no domínio que reúne as fileiras dos materiais de construção, da construção e imobiliário a receber tal distinção na Europa.
Como parte dos esforços da União Europeia para criar mais clusters de classe mundial em toda a Europa, através do reforço da excelência dos clusters, a Comissão Europeia lançou em 2009, no âmbito do Programa Inovação, a “European Cluster Excellence Initiative” (ECEI). Simultaneamente, foi criado a ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis) de forma a aconselhar e analisar as organizações gestoras dos Clusters.

A ECEI, iniciada pela DG Empresas e Indústria, desenvolveu um conjunto de indicadores de qualidade e um sistema de classificação para os clusters, que se traduz num rótulo com 3 níveis (Gold, Silver e Bronze Label). Para se qualificarem para este rótulo os órgãos de gestão de um cluster precisam de ir ao encontro de "níveis de excelência" com 31 indicadores relativos à estrutura do cluster, sua governança, financiamento, estratégia, serviços e reconhecimento público. O “Gold label” representa o nível mais elevado e o mais exigente de todos.

O Cluster Habitat Sustentável já havia recebido a classificação de “Bronze Label” em 2013 subindo agora em 2015 para um patamar de excelência (Gold Label), juntando-se aos restantes 51 “Gold Labels” de 10 outros países europeus.  


http://www.cluster-analysis.org/gold-label-new/?industry=Construction







FICIS - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis
 
Este Fórum Internacional a realizar em Portugal na cidade de Braga nos dias 16 a 19, integra uma temática inserida nos domínios da Estratégia da Europa no âmbito Quadro Comunitário de Apoio para o horizonte 2014-2020.

Contará com a presença de especialistas, líderes de opinião e decisores que partilham os mais recentes desenvolvimentos, resultados e estratégias.

Os parceiros estratégicos terão a oportunidade de divulgação e promoção das suas atividades, integradas com os fatores chave de competitividade, no domínio das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, em termos de coesão social e territorial.

Para saber o programa, como participar e outras informações consulte - http://www.ficis.pt/
Atividade dos Associados 








 
Seminário "Exportação/Internacionalização no Portugal 2020"

O POCI 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020 destaca na sua estratégia, entre outros objectivos, o aumento das exportações no PIB para 42% em 2015 e mais de 52% em 2020, relevando ainda o contributo das infraestruturas logísticas para o aumento da competitividade das empresas exportadoras.

Tendo em conta que os custos da expedição internacional de mercadorias, e respectivos procedimentos, se reflectem no valor das transacções sendo, essencial a sua racionalização, a AIDA vai realizar em parceria com a JOMATIR Trânsitos Lda o seminário “Exportação/Internacionalização no PORTUGAL 2020” a 16 de Abril, das 9h às 13h, que contará com um conjunto de oradores com amplo conhecimento sobre as matérias.

O evento com entrada gratuita mas inscrição obrigatória, abordará igualmente o papel dos diferentes intervenientes na cadeia logística, a intermodalidade, bem como a questão aduaneira.

Ficha de Inscrição 




III European Mortar Summit 2015 Lisboa

O III European Mortar Summit já tem data, vai realizar-se em Lisboa, a 21 e 22 de Maio de 2015.

Para mais informações consulte o site em - http://www.mortarsummit.eu/index.html


 














Jornadas Técnicas de Segurança

Local: Parque de Feiras e Exposições de Aveiro
Data: 9 e 10 de abril de 2015
Público-Alvo: Técnicos e Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho; Profissionais da área da prevenção de riscos laborais.

Evento realizado em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho em Portugal. As Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho enquadram-se na campanha da Agência Europeia para a Segurança e saúde no Trabalho “Locais de trabalhos seguros e saudáveis 2014-2015 direcionada particularmente para a gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho” e pretendem, igualmente, dinamizar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, comemorado, anualmente, no dia 28 de Abril.

Pelo 7º ano consecutivo, a AEVA reforça a importância da prevenção dos riscos profissionais através da dinamização das presentes jornadas de trabalho, as quais contarão com a participação da OIT, de diversos profissionais da área da prevenção de riscos laborais de organizações conceituadas (Soares da Costa, EDP Distribuição, …), assim como de entidades / organizações e estabelecimentos de ensino superior relacionadas com a SHT (CATIM, CTCV, Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, ISMAI, ISLA, …).


Horário: 09:00hs às 18:00hs 
Duração: 2 dias
Evento gratuito mas sujeito a inscrição através de http://jornadasdesegurancanotrabalho.aeva.eu/inscricoes/



Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS

Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS editados pela APFAC, Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS.

Por favor consulte em: http://www.apfac.pt/layout.asp?area=15000 

















Evolution Lisboa Hotel – Obra acompanhada e certificada pela GYPTEC IBÉRICA

O Evolution Lisboa Hotel, foi inaugurado no passado dia 28 de Fevereiro de 2015 e marca a chegada de um novo conceito inovador ao mercado português. Situado na Praça Duque de Saldanha este hotel de 4 estrelas é composto por 10 pisos em altura e 5 pisos subterrâneos, e conta com 144 quartos numa área bruta de construção de 9000 m2.

No seguimento da estratégia de apoio, acompanhamento e certificação de obras, a Gyptec desenvolveu e validou sistemas específicos/adequados para aplicação neste hotel, de modo a resolver de forma eficaz as exigências acústicas e técnicas.
Mais que um hotel, o Evolution é um espaço aberto ao público, que conta, com áreas de leitura, trabalho, restauração, área de fitness, salas de reunião, e à noite conta ainda com DJ’s residentes, estes factores levaram a que existissem necessidades especiais na conceção dos sistemas em placas de gesso ao nível do comportamento acústico do edifficio.

As placas de gesso Gyptec foram utilizadas no revestimento das paredes e na execução das paredes divisórias e tectos. Esta obra foi também alvo de uma atenção especial por parte da fabricante na caracterização e desenvolvimento de soluções, devido ao design único e à complexidade técnica, nomeadamente na aplicação de estruturas múltiplas e execução de paredes redondas que podemos encontrar nas diferentes divisões e pisos do hotel.


Mais uma obra de referência acompanhada e certificada pela Gyptec Ibérica.

Links relacionados:
http://www.gyptec.eu/noticiasd1.php
http://www.gyptec.eu/obras.php












Workshop “A Nova Patente Unitária e o Tribunal Unificado de Patentes, Alguns riscos, vantagens e desvantagens para o dia-a-dia das empresas portuguesas”

As soluções técnicas inovadoras trazem inegáveis vantagens competitivas e as empresas empregam cada vez mais recursos na sua obtenção. No entanto, a possibilidade destas soluções poderem ser livremente utilizadas pelos concorrentes representa uma verdadeira ameaça empresarial. Daí a importância, cada vez maior, que as empresas dão à sua protecção com recurso à Patente. Actualmente, está em curso um processo de lançamento de uma nova protecção – Patente com efeitos unitários – para que as empresas possam proteger a sua solução técnica em toda a União Europeia. Para além disso, irá ser criado um novo Tribunal – Tribunal Unificado de Patentes. 

Tendo presente esta situação, no âmbito do Ciclo de workshops “Novos Desafios da Protecção da Inovação”, será realizada a quarta sessão, no próximo dia 16 de Abril, às 18h, nas instalações do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão. O tema que irá ser debatido será “A Nova Patente Unitária, Alguns riscos, vantagens e desvantagens para o dia-a-dia das empresas portuguesas”.

A participação neste Workshop é gratuita, mas encontra-se sujeita a inscrição prévia. Número de inscrições limitadas, havendo número mínimo de inscritos requeridos. 
Contactos para inscrição: porto@jpcruz.pt  / telf. 220167495


Ações de Internacionalização APCMC

A APCMC está a promover, no âmbito do QREN, visitas de Prospeção a Marrocos, Moçambique, Colômbia e França, bem como a participação nas feiras AstanaBuild (Cazaquistão) e African Contruction Expo 2015 (Joanesburgo), dando assim, continuidade ao seu programa de apoio à internacionalização iniciado  em  2013,  com  o intuito  de apoiar as  empresas portuguesas na conquista de  mercados  externos.

Poderão consultar mais informações em www.apcmc.pt











Solar Fotovoltaico

Deixar de pagar parte da conta de electricidade torna-se em breve realidade para quem aposta no autoconsumo fotovoltaico. O decreto-lei n.º 153/2014, que permite produzir electricidade para consumo próprio, foi  publicado em Diário da República no dia 20.10.2014 e entrou em vigor em Janeiro 2015.  

O principal objectivo do novo regime de produção distribuída é o autoconsumo de energia eléctrica que facilita aos particulares e empresas produzir e consumir a sua energia eléctrica a partir de fontes renováveis. Um dos aspectos positivos da alteração é que o consumidor final consegue, mesmo com um pequeno investimento, atingir uma poupança significativa no seu orçamento mensal. A energia solar torna-se assim cada vez mais atractiva para as famílias portuguesas.

As principais vantagens do autoconsumo fotovoltaico são o menor impacto da subida do preço da electricidade e, nomeadamente para as empresas, a melhoria na competitividade. A descida de preços dos equipamentos nos últimos anos tornou a energia solar fotovoltaica mais interessante para muitos consumidores. 

O autoconsumo é a solução do futuro. Incrições abertas !!!
Reserve já o seu lugar ao sol...

 

Formações ANQIP

- Dimensionamento de circuitos de retorno em sistemas AQS
(09 de Abril de 2015 - Aveiro)

- Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias
(13 a 15 de Abril 2015, Universidade de Évora)







Inauguração do Centro de Artes Contemporâneas dos Açores 

Foi recentemente inaugurado, no passado dia 29 de Março, o Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas dos Açores. Conjunto muito relevante para a estratégia cultural da região e também uma obra notável, associando a reabilitação à construção nova, com uma grande qualidade arquitectónica e construtiva, numa zona de elevado risco sísmico.
O trabalho foi  aliás uma das obras europeias nomeadas para o prestigiado prémio Mier Van Der Rohe.

A SOPSEC integrou a equipa projectista assegurando as componentes de Diagnóstico, Estabilidade, Instalações Hidráulica, Acústica e Plano de Segurança e Saúde, procurando com a sua experiência e competência contribuir para a qualidade do resultado final.

 





Apoios de Alvenarias - Acousticork

Os suportes de alvenarias da gama Acousticork da Amorim Cork Composites traduzem-se numa excelente solução para isolamento a ruídos de percussão/impacto e a vibrações. Na gama podem encontrar-se produtos de cortiça com borracha reciclada (em tiras) ou apenas de borracha reciclada (em rolos) que permitem o desacoplamento entre a parede de alvenaria e a estrutura do edifício, o que não só contribui para o isolamento acústico e efeito anti-vibrático, como para o aumento do tempo de vida do edifício já que diminuiu a existência de fissuração.

Vantagens:
- Alta resistência à compressão;
- Baixa rigidez dinâmica;
- Resistência ao contacto c/ águas, óleos e ácidos;
- Sustentável e reciclável.





Seminário “A Competitividade das Empresas e os Instrumentos do Portugal 2020”

O CTCV realiza no próximo dia 9 de Abril, nas suas instalações no Loreto, um seminário subordinado ao tema “A Competitividade das Empresas e os Instrumentos do Portugal 2020” focado nos setores da cerâmica, vidro, materiais, casa e construção.

Neste seminário pretendem apresentar-se os principais apoios previstos no âmbito do Portugal 2020, focando-se os novos Incentivos e instrumentos previstos para as empresas, bem como os desafios e oportunidades para o financiamento da IDi a nível nacional e a estratégia regional para a Região Centro, no quadro do Programa CENTRO 2020.


Mais informações aqui



Cursos Homegrid



Seminários Passivhaus
  • Seminário de Introdução à Norma Passive House que irá decorrer na Universidade do Algarve a 07 de Abril;
  • Seminário de Introdução à Norma Passive House que decorreu na sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa no dia 24 de Março
Mais informações podem ser consultas em http://passivhaus.pt/index.html ou aqui.
Notícias Cluster Habitat Sustentável 









Conselho Estratégico e 16ª Assembleia Geral do CentroHabitat – Plataforma para a Construção Sustentável

No passado dia 18 de Março 2015 foi realizado no edifício do Itecons, em Coimbra, o Conselho Estratégico e a 16ª Assembleia Geral do Centrohabitat – Plataforma para a Construção Sustentável.
Da parte da manhã parte foi realizado o Conselho Estratégico, que reuniu entidades e associações importantes na fileira do habitat, e onde se discutiram as primeiras linhas de orientação para o novo ciclo.

Já da parte da tarde, decorreu a 16ª Assembleia que abordou diversos assuntos, entre os quais se destaca o reconhecimento de 3 novos associados.

São estes:
- CATIM
- Chatron
- MRG

Com a entrada destes novos associados, a Plataforma para a Construção Sustentável, alargou o seu leque para 132 associados.

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences