Copy
04/2016
Notícias






Edifícios de Balanço Energético Quase Zero – Estamos preparados?
FIL - Parque das Nações Semana da Tektónica de Lisboa
 
O Cluster Habitat Sustentável, pensando na promoção e divulgação dos seus associados, dos seus produtos e soluções, tem em curso uma iniciativa intitulada “Cluster Habitat Roadshow”, percorrendo o país com intervenções orientadas por determinados temas atuais.

Participe no próximo Workshop organizado pelo nosso associado APCMC em parceria com o Cluster Habitat Sustentável, intitulado Edifícios de Balanço Energético Quase Zero – Estamos preparados?, que se realiza na FIL - Parque das Nações Semana da Tektónica de Lisboa no dia 5 de maio.

Inscrição gratuita mas obrigatória aqui
Ver programa do evento






 
TECHDAYS

O Município de Aveiro em coorganização com o Cluster Habitat Sustentável e outras entidades estiveram hoje 2 de maio presentes na sessão de lançamento de um Fórum Tecnológico de âmbito Nacional - TECHDAYS. Este é um evento dirigido aos diversos interlocutores de desenvolvimento de tecnologias, produtos e soluções de diferentes setores de atividade que promovam a criação de respostas inovadoras. 

Mais informações sobre como participar contacte para centrohabitat@centrohabitat.net
Atividade dos Associados 









 
FICIS 2016
 
Nosso associado Astrolábio – Orientação e Estratégia SA. organiza o Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis que decorrerá no próximo 24 e 25 de maio em Braga.

Este Fórum Internacional integra uma temática inserida nos domínios da Estratégia da Europa no âmbito Quadro Comunitário de Apoio para o horizonte 2014-2020 e contará com a presença de especialistas, líderes de opinião e decisores que partilharão os mais recentes desenvolvimentos, resultados e estratégias.

Consulte o programa do evento e faça já a sua inscrição
.











APCMC na Tektónica
 
A APCMC volta a estar presente na Tektónica, que se realiza nos próximos dias 4 a 7 de maio, na FIL. 
Para além da presença através de stand, também promoverá um seminário no dia 5, com o tema “Edifícios de Balanço Energético Quase Zero – Estamos preparados?”, que conta com a participação de vários oradores em volta do tema sustentabilidade. A edição deste ano é realizada em parceria com o Cluster Habitat Sustentável. 
Programa e Inscrições: http://www.apcmc.pt/seminario-apcmc/ 

 

App Materiais de Construção 
 
A APCMC apresentará a sua nova ferramenta, App Materiais de Construção, onde se poderá encontrar catálogos de diversas empresas num só “espaço”.
 












Jornadas em Reabilitação de Infraestruturas e de Edifícios

A FCNET da Universidade Lusófona do Porto organiza as V Jornadas em Reabilitação de Infraestruturas e de Edifícios (RIE 2016), a realizar no dia 12 de maio de 2016 nas instalações da Universidade Lusófona do Porto.

O RIE 2016 potenciará a discussão entre os universos académico e empresarial, possibilitando a permuta de experiências técnico-científicas e a aquisição, por parte dos participantes, de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias.

Como vem sendo habitual, a Soares da Costa marcará presença nestas jornadas, partilhando o vasto conhecimento adquirido ao longo de décadas de experiência em projectos na área da reabilitação. Representada pela Arq. Joana Pinho, a Soares da Costa apresenta uma palestra dedicada ao tema “Reabilitação Urbana: um processo iterativo”. 

As Jornadas são dirigidas a estudantes, engenheiros, arquitetos, e outros profissionais interessados na temática da Reabilitação, quer na qualidade de projetistas, quer como responsáveis pela gestão e fiscalização de obras.

A inscrição é gratuita mas obrigatória - aqui
Cartaz das jornadas disponível - aqui








Curso de “Isolamento e reabilitação térmica de fachadas e coberturas de edifícios"

Este Curso, que vai decorrer na FUNDEC-IST, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de Junho, pretende fornecer as bases teórico-práticas necessárias para o projeto, execução, manutenção e reabilitação de sistemas de isolamento térmico da envolvente de edifícios. Com este curso, os formandos desenvolverão competências para selecionarem e especificarem o material ou sistema de isolamento térmico mais adequado a cada utilização, definirem ou controlarem o processo de execução em obra, e analisarem situações patológicas relacionadas com o isolamento do edifício e definirem as respetivas soluções de reabilitação térmica.

Este Curso de formação tem desconto de 20% para inscrições individuais de membros da Ordem dos Engenheiros ou da Ordem dos Arquitectos e informação completa - aqui









A CEIFAcoop representante em Portugal da ferramenta de gestão UMBERTO® NXT MFCA
Empresas mais eficientes
 
O software UMBERTO® NXT MFCA - cuja sigla significa Material Flow Cost Accounting – acaba de chegar a Portugal! Este software abre novos horizontes às empresas portuguesas que queiram promover a eficiência económica e ambiental dos seus processos, em concordância com o método normalizado pela ISO 14051. É uma poderosa ferramenta de gestão que permite às empresas identificar e contabilizar das ineficiências e desperdícios dos seus sistemas de produção, logística e gestão de resíduos.
O Ministério da Economia do Estado Federal Baden-Wuerttemberg (Alemanha) está a promover o uso desta ferramenta em todas as PME do país, oferecendo uma licença do software aos empresários que participem numa formação sobre o uso do UMBERTO® NXT MFCA. 
A CEIFAcoop é representante em Portugal deste software e está atualmente a lançar este novo produto com ofertas especialmente vantajosas para as PME do setor industrial.
Contacte-nos já para fazer uma análise ao seu processo produtivo: geral@ceifacoop.pt










Reabertura da Loja da VIÚVA LAMEGO no Largo do Intendente em Lisboa
Espaço de venda ao público reabre a loja no local da sua antiga fábrica

A Viúva Lamego cria e reproduz azulejos pintados à mão, sendo uma referência na história da azulejaria tradicional portuguesa. Também, muito ao estilo português produz distintas peças utilitárias pintada à mão. 

Estes pedaços de história intemporais estão disponíveis na loja, num espaço renovado, simples e cheio de tradição.
 

 
Atendimento a Projeto
A Viúva Lamego iniciou nos anos trinta uma colaboração, que ainda hoje se mantem, com artistas que passaram cada vez mais a usar o azulejo para exprimirem as suas criações. Por essa razão, em horário especifico, o atendimento personalizado na venda do azulejo artístico está disponível na loja. 










Como tornar a sua empresa numa Indústria 4.0?
[8 vantagens do programa Galp Energy Manager]

O programa Galp Energy Manager que permite à sua indústria utilizar as ferramentas mais avançadas de monitorização e gestão de energia. As principais vantagens que irá obter são:
•    Detalhe dos consumos energéticos de cada circuito
•    Deteção de consumos excessivos através de um sofisticado sistema de alarmística
•    Análise tarifária
•    Atuação remota sobre equipamentos
•    Equipa de gestão de energia dedicada
•    Possibilidade de monitorizar mais circuitos
•    Deslastre de cargas – quais os equipamentos que poderão funcionar em horários de vazio
•    Investimento reduzido (comparticipação de 80% pela ERSE)
Desde o final de fevereiro que as instalações começaram a ser realizadas. A nossa equipa de gestão de energia já está a analisar em pormenor os primeiros dados e a detetar oportunidades de melhoria da utilização da energia elétrica, e consequentes poupanças nos nossos primeiros parceiros. Adira já ao Galp Energy Manager através do site galp-energymanager.com e garanta que a sua indústria é uma das primeiras a entrar na quarta revolução industrial!










 
Jantar-Conferência "A Internacionalização e o Investimento da Indústria Inteligente"

A AIDA em parceria com o Município de Estarreja vai realizar a 5 Maio (quinta-feira), pelas 19 horas, nas instalações do Estarreja Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial, o jantar-conferência "A Internacionalização e o Investimento da Indústria Inteligente".

Esta iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e do Presidente do Conselho de Administração da CMVM-Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, sendo a conferência moderada pelo Presidente do Município, Diamantino Sabina e pelo Presidente da AIDA, Fernando Castro.















 
Kameko & Akira – Revestimento brilhante
A Dar cor à vida” 
 
A cor é fundamental na nossa vida e tem uma enorme influencia sobre a nossa personalidade e o nosso estado de espírito. Queremos pessoas alegres e bem-dispostas por isso o uso de cores nas nossas casas é fundamental.
A Pavigres desenvolveu algumas gamas de revestimentos com cores muito alegres e vibrantes.
O que melhor reflete essa energia e brilho são as gamas Kameko & Akira, no formato 247x747mm, com 6 cores, e duas gráficas diferentes que se complementam.
 
 
Também a série Lisboa, no formato 197x597mm, com 5 cores, coordena com decor metalizado que faz uma ligação perfeita a todas as cores.
 







Freebloco® da Artebel

As excelentes características de isolamento acústico fazem do Freebloco® a opção ideal quando o conforto dentro de casa é uma exigência. Destinado à execução de paredes simples, divisórias ou paredes duplas, o Freebloco®, em betão leve de argila expandida, com interior “livre”, sem fundo, facilita a passagem de tubos, dispensando a tradicional abertura de roços verticais.

  









Advance Lusa

Os produtos telhas Advance Premium/UM estão certificados segundo a norma NP EN 1304, esta norma define os critérios de conformidade para as telhas e acessórios cerâmicos. Todos os produtos fabricados pela Umbelino Monteiro são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade nas várias fases da produção, assegurado por pessoal qualificado e apoiado num moderno laboratório.
Tanto nas cores naturais como nos acabamentos, aconselhamos a aplicação das telhas de paletes diferentes, de forma a aproveitar melhor as nuances deste material.
Eventuais diferenças na cor, acabamento, dimensão ou tonalidade entre a amostra e a telha na altura da venda, não poderão ser considerados um defeito.

Consulte as Fichas Técnicas dos produtos da gama ADVANCE PREMIUM LUSA.













Recer dinamiza mais uma “Avant-première”

O showroom da Recer em Lisboa acolhe, nos dias 4,5 e 6 de Maio, a terceira edição “Avant-première”, conceito que a Recer criou e dinamiza há já dois anos, quer para apresentar, em primeira mão, as novidades em desenvolvimento aos seus clientes e prescritores, quer para os envolver no processo criativo de co-criação das séries.
O objetivo dos eventos Avant-première é obter o contributo de novos intervenientes, altamente qualificados e que reforçam o conhecimento da equipa de I&D, no processo criativo. No início do mês de Maio todos os convidados poderão conhecer as novas séries cerâmicas que a Recer está a desenvolver, os conceitos subjacentes e as aplicações recomendadas, mas também dar sugestões válidas para a conclusão do processo criativo de cada uma delas. 
Em pré-apresentação estarão as seguintes séries: Sphata, Retro Chic, Arch.5.













 

Participação activa da T&T no Seminário “Eco Inovação no Habitat”
 

O Seminário “Eco Inovação no Habitat”, que decorreu no passado dia 20 de Abril, no ISEC em Coimbra, contou com a intervenção da T&T na apresentação do cps (centro português de sustentabilidade) e da fachada energética. 
Foram cerca de 100 participantes a descobrir uma nova tecnologia que promete mudar para sempre o paradigma da climatização mundial.
O interesse do público foi marcante e, para quem não pôde assistir, está agendada a próxima apresentação na Feira Tektónica na FIL, de 4 a 7 de Maio.

 





Ciclo de jantares-debate do sector cerâmico

O CTCV em colaboração com a APICER está a preparar um ciclo de jantares-debate, onde se pretende trazer a discussão num ambiente informal, os fatores críticos de competitividade para as empresas do setor cerâmico.

No próximo dia 12 de Maio, na Pousada de Condeixa, com inicio às 19h, o jantar-debate terá como tema a “Normalização como instrumento indispensável ao desenvolvimento económico”, com a intervenção do Eng.º Jorge Marques dos Santos, Presidente do Conselho Diretivo do IPQ e testemunhos de empresas do setor (Louça decorativa e Utilitária, Pavimento e Revestimento, Sanitário e Cerâmica estrutural).

Programa e inscrições - aqui | Convite disponível - aqui




















 
4.ª edição do SimpMet em maio
 
Pelo 4º ano consecutivo, a comissão organizadora volta a apostar na realização do Simpósio de Metrologia – SimpMet 2016, a decorrer no próximo dia 24 de maio, entre as 9 e as 17 horas, no Auditório E do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este evento é organizado em conjunto pelo ISEP, pelo Instituto Electrotécnico Português (IEP), pelo Centro Apoio tecnológico à Industria Metalomecânica – CATIM e pelo Centro Hospitalar de São João – CHSJ em colaboração com a Ordem dos Engenheiros - Especialização em metrologia.
O programa prevê um conjunto de palestras orientadas a temas amplos e atuais, podendo dizer respeito a todos em diversas situações do quotidiano. Além disso, o SimpMet 2016 vai oferecer nesta edição, sessões paralelas gratuitas com certificado de participação.
Mais Info em - simpmet@isep.ipp.pt | Inscrições - aqui Programa

Portugal Steel regressa com Os Desafios do BIM na Construção Metálica

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) do ISEP está a organizar, em parceria com a Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), o seminário Portugal Steel ISEP2016. Depois da primeira edição em 2013, a iniciativa regressa agora subordinada ao tema “Os Desafios do BIM na Construção Metálica”, a decorrer no dia 11 de maio, entre as 14:00 e as 18:00 horas, no Auditório E.
Nesta edição, a comissão organizadora objetiva incrementar a projeção nacional e internacional do setor da construção metálica e mista portuguesa, evidenciando as vantagens do recurso à metodologia BIM, além de dar um maior relevo à construção metálica e mista no contexto académico em Portugal.
O Portugal Steel ISEP 2016 destina-se a todos os docentes, investigadores e profissionais enquadrados com a área da indústria da AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Promoção), bem como a estudantes do Ensino Superior. A sessão é aberta, mas requer a inscrição obrigatória.
Inscrições - aqui | Mais Info - drr@isep.ipp.pt, jfp@isep.ipp.pt, ana.silva@cmm.pt









Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON
Inclui Workshop prático
 
Duração: 21 horas (3 dias)
Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, eng. civis, eng. mecânicos, docentes, etc).
Custos: 450 € inscrição normal | Descontos para membros OA, OE, OET, PHPT.
Os alunos, ex-alunos e docentes do DARQ FCTUC, do ISEL, da FAUP e da UAlg têm direito a usufruir de condições especiais.
Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício; compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes.
 
13ª Edição COIMBRA: 2, 3 e 4 Maio 2016 programa FICHA DE INSCRIÇÃO






























 
Nova área de ação
Automação industrial
 
O ITeCons possui atualmente condições e competências avançadas para a apoiar a indústria no desenvolvimento e automatização de equipamentos de acordo com os requisitos do cliente.
No âmbito destes serviços o ITeCons realiza projetos mecânicos, elétricos e de automação de equipamentos, integrando “software dedicado”, em LabView da National Instruments.
A automatização de equipamentos permite simplificar operações, aumentar a produtividade, a fiabilidade e a eficiência dos processos industriais, reduzindo, também, eventuais erros causados pela intervenção nos equipamentos pelos seus operadores.
Consulte - aqui
Formação
Maio e Junho 
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos que contribuem para a constituição de massa crítica e atualização de recursos humanos ligados aos sectores da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
Consulte o calendário - aqui

12 de Maio no auditório do ITeCons
2º Seminário Técnico MAPEI
 
O 2º Seminário Técnico sobre “Degradação e Reabilitação dos Edifícios de Construção Antiga e Moderna”, organizado pela MAPEI, irá realizar-se já no próximo dia 12 de maio, pelas 14h30, no auditório do ITeCons, em Coimbra. 
A participação é gratuita, mas requer inscrição (sujeita a confirmação) através do email: marketing@mapei.pt

Curso de Instalador de Janelas Eficientes (SEEP)
19 Maio na Maia

Irá decorrer no próximo dia 19 de Maio, no CICCOPN, na Maia, o Curso de Instalador de Janelas Eficientes do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP). Este curso, promovido pela ADENE em colaboração com o ITeCons (entidade formadora), visa proporcionar aos participantes a aquisição e atualização de conhecimentos teóricos com uma forte componente prática de soluções de substituição e instalação de janelas eficientes.
Mais informações e inscrições - aqui

Cursos de formação da ANQIP

Atualização sobre instalações hidráulicas de combate a incêndios em edifícios - Faro (9 e 10 de maio)
Atualização sobre instalações hidráulicas de combate a incêndios em edifícios - Aveiro (16 e 17 de maio)









 
 
II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

APFAC em parceria com o ITeCons convida-o a estar presente e a participar no II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, que decorrerá em Coimbra, nos dias 16 e 17 de Junho de 2016.
 

 
Veja como participar - aqui








SouthZEB Portugal – Formação Consultor nZEB nos Açores
 
A formação Consultor nZEB é oferecida no âmbito do Projeto Europeu SouthZEB, financiado pelo programa IEE e no qual participam nove parceiros europeus. Estas formações serão gratuitas apenas durante o primeiro semestre de 2016.

Rafael Raposo, fundador da NZEB, é o formador SouthZEB Portugal da edição dos Açores, que decorrerá em horário laboral, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada. As candidaturas encontram-se abertas, e deverão ser submetidas através do formulário on-line, no site do projeto:
http://www.southzeb.eu/pt-pt/southzeb-application-form

 













 
AEVA vence Prémio HP Inovação 2015

A AEVA e EPA acabam de ser distinguidas com o Prémio HP – Inovação 2015, na categoria de Responsabilidade Social que distingue o projeto FAROL-Facilitador das Aprendizagens On-Line, destinado à promoção de um serviço público de educação de excelência.

Trata-se de um projeto inovador nas escolas portuguesas e também pioneiro a nível internacional, em que cada elemento da comunidade escolar tem à sua total responsabilidade uma ferramenta de trabalho que é um computador portátil – no caso da EPA são mais de 1300 – fazendo uso dele não só como um computador que transporta informação e a ela todos têm acesso, mas, sobretudo, como facilitador de uma cultura de aprendizagem única em Portugal. 

VIII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho
 
Estas Jornadas decorrerão no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, nos dias 9 e 10 de maio de 2016. Este evento conta com a parceria da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), do PFN da EU-OSHA (Ponto Focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho em Portugal) e da EPA. A sessão de abertura está prevista para as 09:45hs do dia 9 de maio e contará com a presença do Diretor da AEVA (Dr. Jorge de Almeida Castro), Presidente da CM de Sever do Vouga (Dr. António José Martins Coutinho), Inspetor-Geral da ACT (Eng.º Pedro Nuno Pimenta Braz).

Está confirmada a presença de: Doutor António Garcia Pereira, ACT, PFN da EU-OSHA, OIT, Bosch Termotecnologia, S.A., Universidade do Minho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, ISMAI, CATIM, CTCV e outros. 
Mais informações - aqui | A inscrição gratuita mas obrigatória - aqui
Informações Úteis








 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
PORTUGAL 2020
Data de início: 16-03-2016 | Data de encerramento: 13-05-2016
Data de início: 16-03-2016 | Data de encerramento: 13-05-2016
- Projetos Conjuntos Formação Ação - Qualificação das PME
06/SI/201607/SI/201608/SI/2016
Data de início: 29-03-2016 | Data de encerramento: 06-05-2016
-
Sistema de Incentivos - Núcleos de I&D em copromoção
Data de início: 08-04-2016 | Data de encerramento: 30-06-2016
Data de início: 03-03-2016 | Data de encerramento: 03-05-2016


Formulário de 2015 já disponível

O Formulário de candidatura ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) para o exercício fiscal de 2015 já se encontra disponível. Mais info - aqui
Eventos












 
Edifícios de Balanço Energético Quase Zero – Estamos preparados?: Lisboa (FIL), 5 Maio



Tektónica 2016:de 4 a 7 de Maio, Feira Internacional de Lisboa


FICIS: Braga, 24-25 Maio 2016



II Simpósio de Argamassas: Coimbra, 16-17 Junho 2016



41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira,13-16 Setembro



CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável:Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences