Copy
11/2016
Notícias











Cluster Habitat no encontro nacional COTEC
 
O Cluster Habitat Sustentável participou no 13.º Encontro Nacional de Inovação COTEC dedicado à Economia Circular. A convite da COTEC, o Cluster esteve presente na componente expositiva do evento onde apresentou, a título de exemplo da sua estratégia, três projetos de I&DT relacionados com a Economia Circular:


O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente no evento tendo visitado o stand do Cluster Habitat com o qual trocou algumas impressões.
 
  











Umbelino Monteiro, SA. renova Selo de Sustentabilidade

A 28 de outubro de 2016 a Umbelino Monteiro, SA. renova Selo de Prata de Sustentabilidade por um período de 3 anos.
 
O Selo de Sustentabilidade é um reconhecimento voluntário, promovido pelo Cluster Habitat Sustentável, que permite obter uma classificação a atribuir com base em critérios objetivos e rigorosos e que possibilita às entidades da cadeia de valor do Habitat ver reconhecido o esforço pela sustentabilidade. 
 
Estes critérios são claramente diversificados para dar resposta quer à variedade das entidades do Cluster Habitat quer à abrangência do tema da sustentabilidade. Assim, existem critérios relacionados com aspetos ambientais, sociais e económicos enquanto pilares fundamentais na definição de sustentabilidade.

 

Saiba mais sobre o Selo de Sustentabilidade - aqui
Atividade dos Associados 













 
Colaboradores da Corticeira Amorim plantam 2000 sobreiros
 
A vila de Mora, no distrito de Évora, acolheu 80 voluntários da Corticeira Amorim que plantaram 2000 sobreiros. Esta iniciativa teve lugar na Herdade da Barroca, uma propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Mora. Esta ação insere-se no Programa de Sustentabilidade da empresa, o «Escolha Natural», e conta com o apoio da Quercus, através do projeto «Floresta Comum». Esta parceria, que une a Corticeira Amorim à Quercus, tem como base o programa de reciclagem de rolhas «Green Cork». A receita resultante do programa reverterá para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.



















Signinum começa em breve projeto de reabilitação em Setúbal

A Signinum assinou contrato com a Associação de Municípios da Região de Setúbal, proprietária da Quinta de S. Paulo, para a Recuperação, Consolidação e Proteção Parcial do Convento de São Paulo e para a Reabilitação da Casa da Nora. As obras que vão permitir o usufruto deste monumento do séc. XIV, dotando-o de capacidade para a realização de visitas guiadas, bem como organização de atividades culturais. As obras de Reabilitação do Convento de São Paulo e da Casa da Nora têm um prazo de execução de seis meses devendo os dois espaços estarem prontos a receber visitas no final do primeiro semestre de 2017. A obra será realizada com verbas próprias da AMRS, sem recurso a verbas de fundos comunitários, totalizando um investimento global de 400 mil euros.

Prémio Vasco Vilalva 2015, da Fundação Gulbenkian

O projeto de restauro e recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos venceu a 9.ª edição do Prémio Vasco Vilalva. O prémio distingue este conjunto patrimonial e a qualidade geral da intervenção. Todo o trabalho quer de reabilitação quer de conservação e restauro foi levado a cabo pela Signinum entre Dezembro de 2013 e 2014. O juri destacou o tratamento adequado do património integrado deste monumento, tendo-se devolvido ao conjunto a dignidade e os valores perdidos. Esta intervenção devolveu à cidade do Porto o seu ex-libris.


Signinum continua a aposta na investigação
 
A Signinum recebeu a notícia de que o seu projeto de investigação no campo da imagem multi espectral - XpeCAM - obteve luz verde por parte da Comissão Europeia. O projeto havia sido submetido a um SME Instrument do Horizonte 2020. A aprovação deste projeto é um passo de gigante para a Signinum, que se vê assim a jogar na Liga dos Campeões na área da Investigação & Desenvolvimento












 

Projeto CERSUDS desenvolve um sistema de drenagem com produtos cerâmicos

O projeto LIFE CERSUDS - Pavimentos cerâmicos filtrantes visa desenvolver um sistema de drenagem, tendo por base produtos cerâmicos, para utilização em zonas urbanas. Procura aumentar a capacidade de adaptação e mitigação das cidades às alterações climáticas, promovendo o uso de infraestruturas sustentáveis no planeamento urbano.
Este projeto consiste numa superfície permeável, com baixo impacte ambiental, construído usando stocks de pavimentos cerâmicos de baixo valor comercial. Contribuirá para promover a redução da quantidade destes materiais cerâmicos atualmente armazenados, dando-lhe uma nova utilização. Prevê-se que este sistema possa reduzir a água de escoamento em cerca de 90%, permitindo a sua reutilização na irrigação, para além de atenuar a poluição difusa e melhorar a qualidade da água em comparação com os sistemas tradicionais.
O CTCV participa neste projeto coordenado pelo ITC - Instituto de Tecnología Cerámica, tendo como parceiros a Universidade Politécnica de Valencia (UPV), a Câmara Municipal de Benicàssim, o Centro Cerâmico de Bolonha (CCB-Itália), a CHM Obras e Infraestructuras, S.A e a empresa Trencadis de Sempre, S.L. Neste projeto participará também como potencial demonstrador a Câmara Municipal de Aveiro.
O projeto concluirá em setembro de 2019 e é financiado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE.





ANQIP - Decreto Regulamentar  n.º 23/95

A pedido da ERSAR, a  ANQIP procedeu à revisão do Decreto Regulamentar  n.º 23/95, na parte predial, cuja versão draft irá ser entregue nos próximo dias à Entidade Reguladora para apreciação e  discussão pública.
O novo regulamento de águas e esgotos em edifícios irá  introduzir alterações em relação à versão de 1995, quer em relação aos métodos de dimensionamento das redes, quer em relação às soluções construtivas, revolucionando as atuais práticas no sector que se revelam significativamente desatualizadas e até com erros recorrentes. Irão ser introduzidos dois novos capítulos, um respeitante às redes prediais de combate a incêndio e outro referente à eficiência hídrica em edifícios, prevendo-se, neste âmbito, a generalização dos circuitos de retorno de AQS no sector residencial.














 
Renovar o Telhado Poupa Energia!
 
Quando se fala em desperdício de energia numa casa, o telhado é um dos principais focos dessa perda, por isso, renovar a cobertura da sua habitação para a tornar mais eficiente é uma opção inteligente e ambientalmente responsável. Para além dos ganhos energéticos e económicos óbvios, a renovação do telhado permite ainda uma redução significativa na emissão de CO2 (dióxido de carbono), associada à produção de energia. A opção de renovar o telhado apresenta-se assim como uma medida importante de ecoeficiência, que ao reduzir as perdas energéticas da sua habitação contribui para a melhoria do conforto térmico e, simultaneamente para a redução da sua fatura energética.
Conheça a solução UM-Renovar, uma solução fácil, completa e integrada para a renovação de telhados, que resulta da combinação de três produtos com a assinatura Umbelino Monteiro: telhas cerâmicas, placas de fibrocimento e telhas fotovoltaicas.

 
Mais informações através do website:
www.renovarotelhadopoupaenergia.com































Acústica - Acreditação de Novos Ensaios
 
O ITeCons obteve a acreditação pelo IPAC (NP EN ISO/IEC 17025) para os seguintes ensaios na área da Acústica:
- Medição de ruído emitido por válvulas de entrada utilizadas em instalações de abastecimento de água (ISO 3822-1:1999);
- Determinação do nível de potência sonora de fontes de ruído através da medição de níveis de pressão para câmaras semi-anecoicas (ISO 3745:2012).
O ITeCons está acreditado para cerca de 230 ensaios, dispõe de um Sistema de Gestão de Qualidade certificado (NP EN ISO 9001) e é organismo Notificado - Laboratório de Ensaios - no âmbito da marcação CE (NB 2211 - NANDO).

Plataforma ACCEPT CE MARKING
 
A Plataforma ACCEPT CE MARKING pretende ser um estímulo e apoio à divulgação do processo de marcação CE de produtos de construção. A Plataforma será constituída por uma base de dados funcional com informação referente à marcação CE proveniente de múltiplas fontes, podendo os fabricantes obter, através de um único local, toda a informação necessária para prosseguirem com a marcação CE dos seus produtos.
Projeto Cofinanciado pelo Compete 2020
Para mais informações, contacte cemarking@itecons.uc.pt

ITeCons na Conferência Passivhaus Portugal 2016

Nos passados dias 24 e 25 de novembro, o ITeCons esteve presente na Conferência Passivhaus Portugal 2016. Nos workshops e conferência que se realizaram no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, participaram cerca de 200 técnicos, especialistas e interessados no tema Passivhaus.

Formação ITeCons - 2017
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos que contribuem para a constituição de massa crítica e atualização de recursos humanos ligados aos sectores da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
As áreas de formação previstas para o ano de 2017 são as seguintes:
- Desenho Técnico e Dimensionamento
- Desempenho Energético de Edifícios
- Gestão Ambiental
- Segurança na Construção e contra risco de incêndio
- Pavimentos Rodoviários




T&T levou a SEnergy force até Bruxelas
 
A AICEP, em colaboração com a Confederação Empresarial de Portugal, a Agência Nacional de Inovação e a Eupportunity, organizaram a primeira Innovation Session, no passado dia 21 de novembro em Bruxelas. Esta missão empresarial focou essencialmente os temas Energia para o Desenvolvimento Sustentável e Aeronáutica, como driver de Inovação, juntando stakeholders europeus, empresas e Universidades, Comissão Europeia e Associações Sectoriais, que apresentaram e discutiram políticas, agendas estratégicas e tendências tecnológicas e de inovação.
A T&T não podia faltar a este encontro, levando a conhecer todas as vantagens da Fachada Energética - SEnergy force - como resposta às necessidades actuais, permitindo conciliar conforto, economia e sustentabilidade






Conferência Passivhaus Portugal
 
Decorreu nos dias 24 e 25 de Novembro de 2016, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a 4ª Conferência Passivhaus Portugal 2016 com a organização da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid. No dia 24 de Novembro decorreram 2 workshops Passive House e no dia 25 tiveram lugar as quatros sessões da conferência. A exposição de produtos e soluções adequadas à Passive House ocorreu em ambos os dias com a participação de mais de 30 empresas. Esta quarta edição da conferência contou com mais de 200 participantes, estando já marcada a quinta edição no próximo ano.
 


 





 
Archiproducts Design Awards 2016
HI-FINITY

Hi-Finity, o sistema de correr premium da Reynaers, foi nomeado o melhor da sua categoria nos prémios ADA2016. Ao integrar os perfis de alumínio na parede, as superfícies de vidro prolongam-se do chão ao teto, com uma vista muito reduzida de alumínio. Apesar dos perfis estreitos serem praticamente invisíveis, a alta tecnologia utilizada garante que o sistema é excecionalmente robusto, durável e de fácil manuseamento. Por um lado proporciona transparência quase absoluta; por outro, garante maior conforto interior e contribui para o baixo consumo energético dos edifícios e para a qualidade de vida dos seus utilizadores.Hi-Finity é a solução de correr ideal para os edifícios NZEB ou passivos.














 
Wicanders lança três novas coleções na Domotex 2017
 
A marca da Amorim Revestimentos vai apresentar-se em Hannover de 14 a 17 de janeiro com a gama Hydrocork, o seu best-seller à prova de água, e reforçará a sua oferta de visuais em cortiça ao lançar três novas coleções. Todas elas incorporam as mais recentes tendências do design de interiores, como é o caso da coleção de decorativos de parede Brick com um look industrial.

Revestimento de chão

Vintage Stones: Esta coleção pretende combinar os beneficios de um pavimento com incorporação de cortiça e com a estética própria da pedra.
Fusion: A linha combina os visuais de cortiça com relevos de madeiras e texturas de pedras.

Revestimento de paredes

Brick: Evoca os ambientes decorativos nova-iorquinosonde onde os tijolos à vista se misturam com o cimento, tubos e outros objectos de metal. 

 


Gardenbloco - Vedações da Artebel

O Gardenbloco é um bloco de Betão com dupla Face à Vista (split) para vedações de pequeno porte, de montagem fácil e rápida, que garante grande rentabilidade e economia. A sua resistência, peso e geometria fazem do Gardenbloco a melhor solução para vedações, sem manutenção.








Novidades na Aleluia Cerâmicas S.A.
 
A Aleluia Cerâmicas S.A. apresentou, em Itália, em setembro de 2016, cinco novas colecções. Estas recentes colecções foram inspiradas na nobreza e no conforto das texturas da madeira, no arrojo e sofisticação das pedras, no charme do estilo vintage e no minimalismo contemporâneo.

Lodge: A coleção Lodge prima pela sobriedade e pela sensação de conforto que a madeira proporciona. 

Mustang Slate: Inspirada na natureza, a Aleluia Cerâmicas criou um produto que recria a ardósia, conhecida como Mustang Slate ou Black Slate. Desenvolvido em grés porcelânico e disponível em três cores. As suas características técnicas possibilitam a sua utilização tanto em espaços interiores como em espaços exteriores. 
 








APCMC - APP Materiais de Construção
 
A APP Materiais de Construção sofreu um upgrade. Já pode consultar o Diretório de empresas na APP Materiais de Construção. A App é uma aplicação para dispositivos móveis que reúne catálogos de produtos, materiais e equipamentos, bem como as publicações da APCMC Revista Materiais de Construção e Obras, Materiais e Equipamentos de Construção.
Destinatários: Dirigindo-se aos profissionais do sector e público em geral, permite o acesso a catálogos, catálogos interativos, redes sociais, vídeos, lojas online, localização geográfica, comunicação web, etc, das empresas referenciadas.
Espaço Empresa: Cada empresa dispõe de uma breve descrição institucional, catálogos, banner com ligação para o site e acessos para as redes sociais, apps e canal youtube.

 
Saiba mais aqui.








 
Seminário Anual: “Mercado de Tintas"
 
Vai realizar-se no Grande Hotel do Luso, no dia 24 de Março de 2017, o Seminário Anual da Associação Portuguesa de Tintas (APT), Mercado de Tintas. Vão ser abordados temas económicos e de mercados ligados ao setor, temas de investigação, desenvolvimento e motivação de equipas e também aspetos de atividade de regulamentação do setor. Este evento contará com a presença de interlocutores privilegiados e o encontro de Empresários e Técnicos Superiores do setor com o objetivo de partilhar informação e promover relacionamento entre os intervenientes. 
Toda a informação encontrar-se-à brevemente disponível para consulta e download no site da APT.
























Seminários

Internacionalizar em Português | Plataforma de Negócio da CPLP – SIGAME: 29 de Novembro às 16h nas instalações da AIDA.
A AIDA em parceria com a ANEME visa apresentar a sua plataforma, debater parcerias e cultura empresarial e os incentivos disponíveis à internacionalização das empresas.

Apresentação do Projecto "METAL EMPREENDE - Empre-endedorismo de Base Empresarial": 29 de Novembro nas instalações da AIDA.
A AIDA em parceria com a ANEME visam promover a implementação de acções de estímulo e motivação para o empreendedorismo, captação e desenvolvimento de talentos empresariais, para ajudar empreendedores a desenvolver planos de negócio e criar empresas com sucesso.
Entrada gratuita com inscrição obrigatória em ambos os seminários.


Workshop especializado

12 Erros de Gestão, Fatais para a Sua Empresa30 de Novembro, das 9h30 às 13h00 , nas instalações do Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial.
Pretende-se estimular o espírito empresarial e contribuir para a geração de novas empresas; contribuir para uma gestão mais eficaz nas empresas já existentes e sensibilizar os participantes para a tipologia dos erros de gestão que podem arruinar qualquer negócio, bem como desenhar as principais estratégias corretivas para reduzir/anular estes acontecimentos.


Fórum Empresarial

Internacionalização para a América Latina: 9 de dezembro, pelas 15h30, no auditório da AIDA.
A AIDA e o IPDAL informam que estão abertas as inscrições para o Fórum Empresarial. Neste, vários embaixadores e encarregados de negócios irão apresentar as economias dos seus países, destacando oportunidades de negócio e investimento. Tratando-se, por isso, numa ocasião privilegiada para recolher informação oficial de algumas regiões com forte potencial para empresas portuguesas que pretendam a internacionalização. É também uma oportunidade única para estabelecer contacto com alguns representantes diplomáticos.
A entrada é gratuita com inscrição obrigatória.

Para mais informações contacte c.vieira@aida.pt ou s.carvalho@aida.pt - www.aida.pt

Informações Úteis











 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
- SI - Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Qualificação das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Data de início: 09-11-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
SI - Acreditação de entidades “Vale oportunidades Investigação”
Data de início: 09-11-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Ações Coletivas - Promoção do Espírito empresarial
Data de início: 04-11-2016 | Data de encerramento: 09-01-2017
Eventos








Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 fevereiro 2017



Green Business Week: Centro de Congressos de Lisboa, 15 a 17 de Março de 2017


Seminário Anual: “Mercado de Tintas”: Grande Hotel do Luso, 24 março 2017


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), abril 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp