Copy
06/2016
Notícias
CINCOS´16 - Envie a sua COMUNICAÇÃO até 15 de JULHO
 
O Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) realiza-se este ano de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  “NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT”
  • Registe-se em: http://cincos16.talkb2b.net/pt/members/register
  • Comunicações: devem ser submetidas pelos participantes até 15 de julho 2016. 
  • Tópicos Relevantes: Cidades Sustentáveis | Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat” para promover encontros bilaterais dos participantes com as empresas e outras entidades do Cluster Habitat Sustentável presentes.



Sistema DAPHabitat recebe prémio LCiP
 
Sistema DAPHabitat (http://daphabitat.pt/), que faz o registo de declarações ambientais de produtos e serviços de construção, recebe prémio LCiP na categoria de "Informação e comunicação da sustentabilidade com uma perspectiva de ciclo de vida" atribuído pelo LNEG durante o evento final do projeto europeu LCiP decorrido no passado dia 23 de junho.







 
Evento TECHDAYS - 15/17 setembro em Aveiro
 
O Cluster Habitat participa no TECHDAYS com um espaço integrado com os seus associados apresentando soluções para o Edifício Balanço Zero.
Associados já confirmados:
Atividade dos Associados 



















 
Preceram e Gyptec Ibérica presentes no ARCHI SUMMIT 2016

O ARCHI SUMMIT 2016 conta com o patrocínio da Preceram e da Gyptec Ibérica, que marcam também presença na exposição técnica do evento, que decorre nos dias 7, 8 e 9 de Julho no antigo Matadouro Industrial da cidade do Porto.

O Summit chega a Portugal com uma nova abordagem para a Arquitetura Nacional. Três dias plenos de inspiração, através de conferências com nomes prestigiados da arquitetura internacional, exposições de produtos e soluções para a construção, instalações artísticas e culturais, workshops técnicos, cocktail e momentos de interação e networking.

O Archi Summit é exclusivamente dedicado a todos os PROFISSIONAIS DA ARQUITETURA, DESIGN E ENGENHARIA. Participe neste singular evento, confirmando a sua presença em: www.archisummit.pt/tickets


Gyptec Ibérica patrocinadora do 14º Congresso dos Arquitectos
 
A Gyptec é patrocinadora oficial e irá participar no 14º Congresso dos Arquitectos. O evento decorre na Universidade Católica de Viseu nos dias 14, 15 e 16 de Julho de 2016.

O tema desta edição é Reabilitar Cidade com Arquitectura, que propõe uma discussão em torno do acesso à profissão, da formação contínua, do exercício da profissão, do papel social do arquitecto e do papel cultural da arquitectura em Portugal, na Europa e no Mundo.

Programa e mais informações - aqui







Programa Galp Energy Manager

O programa Galp Energy Manager é um programa nacional de eficiência energética, promovido pela GALP POWER, S.A. e pela ISA Energy.
Este programa destina-se às PME portuguesas do sector da indústria (divisão CAE 1 a 35) que utilizem como fonte de energia a eletricidade, e tem como objetivo dotar as empresas de ferramentas de monitorização, gestão e controlo, que lhes permitam otimizar os seus consumos de eletricidade e reduzir os seus custos de energia. No âmbito deste Programa as industrias beneficiarão de :
  • Instalação de contadores elétricos
  • Disponibilização de software de gestão de energia
  • Apoio técnico de um consultor de eficiência energética
O Programa é financiado a 80% pela ERSE, tendo um co-financiamento pela Indústria participante de 660€+ IVA. As inscrições são limitadas a 160 indústrias.
 Mais informações - aqui













 
Exposição Eduardo Souto Moura: Continuidade, com o apoio da Corticeira Amorim

A partir de hoje, e até dia 18 de setembro, a Garagem Sul do CCB recebe a exposição “Eduardo Souto de Moura: Continuidade”, com curadoria de André Campos e Sérgio Koch.

A exposição apresenta maquetes de trabalho e uma série de oito vídeos originais, da autoria do realizador Takashi Sugimoto, para falar dos simbolismos e analogias na obra de Souto de Moura. 

 

A Corticeira Amorim, através da sua empresa Amorim Isolamentos, é o patrocinador principal da exposição, numa parceria que se concretizou com a cedência de mais de 2200 blocos de aglomerado de cortiça expandida, um material 100% natural. No total, são 330 m3 de cortiça, de diferentes dimensões, um material com uma longa tradição de utilização na arquitectura e que marca não só o espaço expositivo interior, como dá vida à praça criada no exterior do Centro Cultural de Belém. 


















 
Chatron Lança sistema Tubo Solar + LED
 
A Chatron apresentou recentemente o sistema Tubo solar + LED. 
Trata-se de integração de iluminação Led nos tubos solares, permitindo iluminação eficiente 24 H por dia. Durante os períodos diurnos e com sol a iluminação do espaço é toda proveniente do sol. À medida que a noite se aproxima ou que o dia começa a ficar mais nublado, a consola “Light Controller“ da Chatron vai introduzindo potência aos LEDs, por forma a manter constante o nível Lux pretendido e selecionado para aquele local.

 
 
CHATRON surpreende na Genera 2016
 
A Chatron apresentou ao mercado Espanhol e Internacional as suas mais recentes novidades. Foi com muita curiosidade e aceitação que o ventilador fotovoltaico industrial foi recebido pelos principais distribuidores e instaladores de Espanha.
Pelo facto de estar em funcionamento durante a exibição, este permitiu aos visitantes sentir o seu elevado caudal de ar e a sua performance em funcionamento. Mais de um milhar de profissionais que  passaram pelo nosso stand puderam ver em funcionamento o nosso sistema “Ledin + Light  Controller” bem como os modelos de tubos solares TS250, TS 300 e TS 530 Full-Light.

 















 
Pavimentos Wicanders distinguidos a nível nacional e internacional
 
A mais recente gama de pavimentos Authentica, da marca premium Wicanders, foi destacada na restrita lista dos Muuuz International Awards, na categoria de Pavimentos Naturais (Natural Floorcovering). Promovida pela ArchiDesignclub e pela d’a magazine, esta é uma importante iniciativa no panorama internacional de arquitetura e design de interiores que, na edição deste ano, premiou 33 produtos, de 15 países diferentes. Authentica, da Amorim Revestimentos, evidenciou-se entre as 2500 novidades submetidas a concurso, de um universo de 600 produtores, classificadas de acordo com os seguintes critérios: design, originalidade, usabilidade e tecnicidade.
 

Simultaneamente, em Portugal, a inovadora coleção Hydrocork foi distinguida nos prémios Inovação e Construção, no segmento de Pavimentos. Com uma organização conjunta que une o jornal Construir, a Anteprojectos e o Projectista, este é um evento anual que vai já na terceira edição e visa reconhecer o esforço e a aposta das empresas que atuam em Portugal no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e colocam a Construção num patamar mais elevado em matéria de inovação.




















Curso de Alto Desempenho Comercial
 
A AIDA informa que estão abertas as inscrições para o curso “Alto desempenho comercial” que terá como consultor especialista Paulo de Vilhena, guru na área comercial. O evento é destinado a empresários, directores comerciais e profissionais da área comercial e vendas. Mais informação - aqui
 
Workshop Especializado: ISO 9001:2015 - Ferramentas simplificadas de gestão do risco
 
A AIDA vai realizar a 12 de Julho, das 10h às 18h, o Workshop Especializado “ISO 9001:2015 - Ferramentas simplificadas de gestão do risco”. O workshop é dirigido a quadros médios e superiores, com conhecimentos das normas de sistemas de gestão e responsáveis e técnicos pela área da qualidade. Mais informação - aqui
 
Seminário “Instrumentos de apoio à internacionalização na CPLP"
 
A AIDA em colaboração com a Câmara Municipal de Estarreja vai realizar a 14 de Julho, pelas 16h15, o seminário “Instrumentos de apoio à internacionalização”, com entrada gratuita e inscrição obrigatória. 
A sessão visa apresentar os meios que se encontram disponíveis para apoiar as empresas nacionais no processo de internacionalização, nomeadamente financiamento, plataformas e ferramentas que visam facilitar o estabelecimento de relações comerciais. Aproveitando a visita de uma comitiva Moçambicana, os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer as oportunidades de negócio deste País e estabelecer contactos com os seus empresários. Mais informação - aqui
 

 
AIDA promove missão empresarial multisectorial a Bogotá
 
A AIDA vai realizar uma missão empresarial à Colômbia, Bogotá,  de 26 a 30 de Setembro, a qual coincidirá com a feira Internacional de Bogotá. As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios serão reembolsadas até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME.
A Colômbia está entre as economias mais sólidas, apresentando diversas oportunidades para as empresas portuguesas.











Plano de Formação Passive House
2º semestre 2016
 
Ficha de inscrição
4ª Conferência Passivhaus Portugal
 
Irá realizar-se ainda este ano, conforme tem sido habitual nos últimos anos, a Conferência Passivhaus Portugal, a ter lugar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (24 e 25 Novembro 2016) . Saiba mais - aqui

 
21ª Conferência Internacional Passive House
 
Já foi lançada a nova conferência Internacional Passive House para Abril de 2017, a qual se realizará em Viena. Saiba mais - aqui 



























 
Simpósio de Acústica e Vibrações
 
Realiza-se em Coimbra, no dia 3 de fevereiro de 2017, o Simpósio de Acústica e Vibrações. Este evento, organizado pelo ITeCons, pretende ser um fórum de partilha, discussão e reflexão onde estarão  vários profissionais que trabalham nas áreas da acústica e vibrações, para trocar experiências e divulgar o seu trabalho e investigação.
Datas Importantes:
Submissão de Resumos: 15/11/2016
Comunicação de Aceitação: 30/11/2016
Submissão da Versão Final dos Artigos (opcional): 15/11/2016
Inscrições a custo inferior até 15/12/2016.
Contacto do secretariado do Simpósio: acustica2017@itecons.uc.pt
Mais informações - http://www.acustica2017.uc.pt

Formação ITeCons | Julho 
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos que contribuem para a constituição de massa crítica e atualização de recursos humanos ligados aos sectores da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
Consulte o calendário de formação - aqui

Câmara Anecoica | Medição de potência e níveis sonoros gerados por equipamentos

O ITeCons dispõe de uma câmara anecoica de grandes dimensões (1000m3), única no país, onde se podem realizar ensaios para a determinação da potência sonora de equipamentos segundo a norma ISO 3745:2012 (método de precisão), 3744:2010 (método de engenharia) ISO 3746:2010 (método de controlo) e outras normas de especificação do produto indicadas pelo fabricante dos equipamentos. 
 

II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

Decorreu nos dias 16 e 17 de Junho, no edifício do ITeCons, o II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento. Um evento organizado pelo ITeCons em parceria com a APFAC, que contou com a presença de mais de 80 participantes (investigadores e representantes da indústria).
Fotos do evento aqui.
Curso de formação da ANQIP

Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias - Lisboa (13, 14 e 15 de Julho) - Download







 
Visite o novo site da Homegrid
www.homegrid.pt
 











Simulacro de Derrame

A UMBELINO MONTEIRO assume a Segurança e Saúde, a Qualidade e a Defesa do Ambiente como prioridades estratégicas da empresa com o objetivo de garantir a sustentabilidade da sua atividade, apostando na melhoria contínua da organização com especial ênfase na simplificação de processos e procedimentos, no aperfeiçoamento dos produtos e serviços e no desenvolvimento dos colaboradores.

Assim sendo, criaram-se novas metodologias de trabalho, tendo sido adquiridos igualmente novos equipamentos com o intuito de controlar e minimizar os riscos e melhorar o desempenho e aumentar a produtividade do trabalho. Para tal, a UMBELINO MONTEIRO realizou um levantamento de todos os riscos relevantes. Desde, as suas atividades normais às situações anómalas com o intuito de melhorar a sua performance. Seguindo esta ideologia realizou-se na passada sexta-feira pelas 14h00 nas instalações da UMBELINO um Simulacro de Derrame por forma a testar a capacidade de gestão e atuação das brigadas de segurança com o intuito de corrigir eventuais comportamentos incorretos. Segundo Pedro Valente, Diretor Industrial da Umbelino, o Simulacro foi um sucesso e contou com o apoio dos brigadistas, equipa coordenadora e pelas equipas de formandos.

 
Na UMBELINO MONTEIRO a Segurança é a chave.
 







Prémio PAP 2016
 
O CATEC – Campo Tecnológico promoveu o Concurso “Prémio PAP 2016” que teve como público-alvo os alunos finalistas da EPA e pretendia premiar a melhor Prova de Aptidão Profissional.

Para a eleição da melhor Prova o Concurso teve a participação das seguintes instituições: VougaPark; Centro Social e Paroquial da Vera Cruz; TEDxAveiro; AIDA ; GEISERTECH; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da UA; ISCIA; ATEC; GEISERTECH; OMROM; ERGES, Geotérmica, Sol, Lda. (ENAT) que integraram o respetivo Júri.

O aluno vencedor deste Concurso foi o aluno Paulo Correia do Curso Técnico de Energias Renováveis. O projeto apresentado “NT LABS” foi resultado de um trabalho de equipa efetuado pelo vencedor e o seu colega André Dias. Ao aluno vencedor foi entregue o prémio RENAULT (um estágio de Verão com uma bolsa/Mentoria RENAULT).

 
Informações Úteis





 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
PORTUGAL 2020
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020

- SI - I&DT Programas Mobilizadores
Data de início: 31-05-2016 | Data de encerramento: 30-09-2016


Prémios à Inovação em Materiais

O prémio Materials for clean air (3 M€) será atribuído a um material inovador que permita soluções com design atraente, mais sustentável e de baixo custo, que comprovadamente reduza ou impeça a concentração de poeiras e partículas no ar em zonas urbanas (até final de 2018).
Eventos














41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira,13-16 Setembro



2º Fórum Tecnológico TECHDAYS: Aveiro, 15-16-17 Setembro



CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016



4ª Conferência Passivhaus Portugal: Centro de Congressos de Aveiro, 24 e 25 Novembro


21ª Conferência Internacional Passive House: Viena (Áustria), Abril 2017



Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 Fevereiro 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences