Copy
01/2017
Notícias















 
Cluster Habitat Sustentável participou no 1º Encontro da ECCA

A 1ª Assembleia Geral da European Circular Construction Alliance (ECCA) realizou-se em Liubliana (Eslovénia) a 11 de janeiro de 2017. O objectivo da reunião era estabelecer a ECCA enquanto Parceria Estratégica Europeia para a internacionalização (ESCP-4i). Treze Clusters provenientes da Eslovénia, Polónia, Espanha, Portugal, Hungria e Sérvia constituiram esta parceria (ECCA ESCP-4i). Victor Ferreira, representando o Cluster Habitat Sustentável (Portugal) foi eleito Presidente da Assembleia Geral da ECCA. Realizou-se ainda no dia 12 de janeiro a 1ª Conferência da ECCA onde se discutiram ideias estratégicas para o seu projeto intitulado "European Lighthouse on Circular Construction Solutions", que pretende integrar tecnologias e soluções inovadoras dos diferentes parceiros da ECCA, como elementos fundamentais para a sua estratégia de internacionalização.
 
Atividade dos Associados 















 
A.S.I.C. - Agregado Siderúrgico Inerte para a Construção

O ASIC - é um produto da fusão da sucata em Forno de arco elétrico, obtido através do tratamento e processamento de um resíduo (as escórias) nas fábricas da Megasa – Siderurgia Nacional do Seixal e da Maia. Este material é um agregado artificial que substitui com vantagens técnicas, ambientais e económicas, os agregados naturais, em obras públicas e privadas. As propriedades químicas, mineralógicas, geométricas, físicas e mecânicas, comprovadas pelos diferentes ensaios realizados pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, CVR – Centro de valorização de Resíduos e  UM – Universidade do Minho, entre outras entidades de referência, apresentam valores que cumprem as especificações que regulam a aplicação dos materiais convencionais em camadas de aterro, leito de pavimento, sub-base e base de infra-estruturas viárias.  Está a ser desenvolvido pelo LNEC, um estudo de aplicação do ASIC, na camada de betuminoso das infra-estruturas rodoviárias. O ASIC está certificado com a Marca CE segundo a norma EN 13242, possuindo Ficha Técnica e Declaração de Conformidade. No contexto da consolidação da Economia Circular e da defesa do Ambiente,  a utilização do ASIC contribui para um mundo mais ecoeficiente e sustentável ajudando a preservar os recursos naturais sempre tão escassos. 





















 
Reunião de kick-off do projeto KATCH_e
 
Realizou-se nos dias 23 e 24 de janeiro a primeira reunião do projeto KATCH_e: Knowledge Alliance on Product-Service Development towards Circular Economy and Sustainability in Higher Education. O projeto visa facilitar a transição para a economia circular e foca-se nas necessidades de novas competências ao nível do ensino superior, desenvolvidas em estreita colaboração entre o mundo académico e o empresarial.
A reunião decorreu no Edifício Solar XXI do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (coordenador do projeto), em Lisboa. Os parceiros portugueses incluem a Universidade de Aveiro, representada por uma equipa multidisciplinar envolvendo Design, Engenharia Civil, Química, Ambiente e Economia, bem como a AMORIM Cork Composite e a BELONE. Participaram ainda representantes de universidades, centros de investigação e empresas dos restantes países parceiros – Espanha, Áustria e Dinamarca – com enfoque nos setores alvo do projeto: produtos de construção e mobiliário.
Encontra-se em desenvolvimento uma rede de stakeholders nacionais e internacionais, que serão convidados a apresentar a sua visão sobre como passar à prática em matéria de economia circular e quais as necessidades das empresas em termos de conteúdos pedagógicos e ferramentas práticas. Pretende-se assim uma participação alargada de atores chave na elaboração dos principais resultados do KATCH_e: um programa de formação, um curso e materiais didáticos a integrar no ensino superior de design, um MOOC, ferramentas de implementação e casos de estudo.
Duração: 3 anos (01/01/2017 – 31/12/2019)
Para mais informações contactar a responsável internacional do projeto:
Cristina Sousa Rocha, LNEG, I.P.







 
Fachada Energética SEnergy Force
 
Este novo sistema de climatização passiva, desenvolvido num projeto de I&D em parceria com a Universidade de Aveiro, tem-se revelado a solução ideal, capaz de conciliar conforto, economia e sustentabilidade.
Os resultados obtidos desde outubro de 2016, demonstram um rendimento na ordem dos 80%, em que a média da temperatura interior permaneceu nos 24,8ºC, mesmo com temperaturas exteriores inferiores a 0ºC.













OERCO2 - Recursos educativos online para o estudo inovador do ciclo de vida de materiais de construção
 
O CTCV está a desenvolver um projeto financiado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia, designado por OERCO2 - Recursos educativos online para o estudo inovador do ciclo de vida de materiais de construção. O principal objetivo deste projeto é a criação de Recursos Educativos online (OERCO2) onde os cálculos das emissões de CO2 em cada etapa do processo construtivo do edifício são harmonizados de forma a obter-se uma pegada global desse edifício desde a etapa de conceção, permitindo decidir sobre cada variável da construção. O Consórcio é formado pela Universidade de Sevilla, CTM - Centro Tecnológico del Mármol, Piedra y Materiales, CertiMaC, o CTCV, UNITBV, RoGBC. 
Mais informação www.oerco2.eu

Workshop Indústria Cerâmica 4.0
 
No dia 2 de fevereiro de 2017, no auditório do CTCV em Coimbra, irá ocorrer um workshop sobre a industria cerâmica 4.0. Entidades confirmadas: KERAJET, SACMI IMOLA, SYSTEM, GESTICER, ITC, COTEC PORTUGAL, DATASONAR-PKNOA, INGENIARIUS, WITHUS, TULAMOVE, IPT, IPC, ESTGOH, PRODUTECH.

As inscrições e o programa já se encontram disponiveis.
 




















 
Projeto FORMAR
 
O projeto FORMAR – Formação Profissional em Sustentabilidade Aplicada à Manutenção e Reabilitação de Edifícios, concluído em setembro de 2016, teve como objetivo o desenvolvimento de seis Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), recursos e módulos, para aumentar as competências dos trabalhadores do setor da construção, em termos de sustentabilidade, a aplicar na manutenção e reabilitação de edifícios. Desenvolveram-se cinco UFCD a ser integradas na formação profissional de carpinteiros, pintores, pedreiros, técnicos de construção e instaladores de painéis solares. Foi também desenvolvida uma unidade transversal sobre conceitos básicos em construção sustentável e "edifícios de balanço energético quase zero, nZEB”.
Para melhorar as informações fornecidas aos clientes foi ainda desenvolvido, para cada UFCD, um guia para apoiar as decisões de compra relacionadas com produtos e materiais de construção, e contratação de profissionais qualificados. O projeto teve a duração de 36 meses, foi iniciado a 1 de outubro de 2013 e a parceria foi composta por 9 parceiros de três países da União Europeia (Portugal, Espanha e França), sendo o LNEG (Portugal) o Coordenador. Já pode ter acesso a todos os resultados do projeto FORMAR. Siga também através do facebook e do linkedin.
 
Coordenador: Paula Duarte, LNEG













Igreja Histórica de Évora ganha Prémio de Reabilitação Urbana
 
A Igreja de S. Francisco foi distinguida com o Prémio IHRU 2016, na categoria de “Reabilitação de Edifício”. Classificado como monumento nacional, o edifício data de 1224. Do convento inicial quase nada se conhece, por força das modificações que lhe foram introduzidas no final da Idade Média. Mais tarde, as crónicas históricas revelam a reconstrução do edifício no início do século XV, adotando a denominação de Igreja de São Francisco, como é conhecida hoje. No seu interior, está localizada a célebre Capela dos Ossos, completamente forrada por milhares de ossadas humanas recolhidas dos antigos cemitérios da cidade. Esta igreja é um dos mais importantes centros religiosos da cidade de Évora. Após as obras de recuperação e requalificação (um investimento que chegou aos 4,2 milhões de euros e que contou com o apoio de dinheiros comunitários) o monumento está de “cara lavada”, desde há cerca de um ano, altura em que reabriu ao culto. A Lightenjin teve o privilégio de ser a entidade parceira no que respeita à iluminação destes espaços, utilizando exclusivamente tecnologia LED. Foram desenhadas várias luminárias à medida (Taupa, Evora, Slice, Tuled, Handled), em estreita colaboração com o Arquiteto Adalberto Dias que colocou todo o seu know-how na elaboração destas peças. O sucesso desta obra é o resultado do empenho e dedicação de todas as pessoas envolvidas neste projeto.
  
Autoria das imagens: Manuel Ribeiro
















 
Curso para implementação e certificação da sustentabilidade segundo o Sistema LiderA 
 
Na sequência do desenvolvimento da nova versão do sistema LiderA realiza-se no FUNDEC / Técnico em Lisboa, um curso para Assessores do Sistema LiderA nos dias 22 e 23 de Março de 2017 efetuado pelo Prof. Manuel Duarte Pinheiro (Responsável do sistema LiderA). O programa inclui apresentação das abordagens a considerar na procura de sustentabilidade, na construção, projeto e construção, quer quanto ao desempenho e seu retorno, quer quanto à possibilidade de utilização para desenvolvimento ou para certificação pelo sistema LiderA.
As sessões baseiam-se na apresentação das abordagens a considerar, avaliação e desenvolvimento das soluções, incluindo análise sobre o período de retorno das soluções a adotar, sendo a sua exemplificação acompanhada da apresentação de casos práticos e modos de aplicação e seleção de soluções que permitam melhorias estruturais.
Mais informação disponível aqui




Homegrid na 21ª Conferencia Internacional Passive House

A Homegrid irá estar presente na 21ª Conferência Internacional Passive House 2017 a decorrer em Viena, na Áustria, nos dias 28 e 29 Abril, com a apresentação “The first Certified Passive House in the touristic sector in Portugal”.
 
Consulte o programa aqui












 

Novo módulo ONLY Smart Home para controlar tiras de LEDs RGB

 
A Enancer Electrónica adicionou à sua linha de produtos para domótica ONLY Smart Home™ um novo módulo dimmer capaz de controlar as populares fitas LED RGB (multicor). Torna-se agora possível incorporar cenários com quaisquer cores ao sistema de automação da moradia, hotel ou edifício, atribuindo ao ambiente uma tonalidade mais estimulante ou mais calma. Abre-se também a possibilidade de variação contínua e gradual da intensidade e da cor, seguindo um programa predeterminado ou um comando instantâneo.
O módulo D-RGB é um atuador em calha DIN, para controlar os 3 canais das tiras de LEDs RGB a partir de um painel touch, botão de pressão ou aplicação remota. Necessita apenas de uma fonte de alimentação externa para os LEDs, 12V ou 24V DC. Internamente implementa um controlador que utiliza o modelo de cor HSV (Hue, Saturation, Value) e tem como principais funções regular os parâmetros Hue e Value, ou seja, ajustar a cor pretendida e regular a intensidade do brilho.

Assista a um video demonstrativo aqui.









Simpósio de Acústica e Vibrações patrocinado por Gyptec Ibérica

A Gyptec Ibérica patrocina o Simpósio de Acústica e Vibrações. Organizado pelo ITeCons, este evento decorre a 3 de fevereiro de 2017 em Coimbra. O Simpósio de Acústica e Vibrações pretende ser um fórum de partilha, discussão e reflexão onde estarão vários profissionais que trabalham nas áreas da acústica e vibrações, para trocar experiências e divulgar o seu trabalho e investigação.
O evento irá reunir Técnicos, Projetistas, Licenciadores, Promotores, Investigadores, Estudantes, Industriais e todos aqueles que possam contribuir para a partilha de conhecimentos nestas áreas.

 
Mais informações aqui e no facebook do evento.

















Renovar o Telhado Poupa Energia!
 
Quando se fala em desperdício de energia numa casa, o telhado é um dos principais focos dessa perda, por isso, renovar a cobertura da sua habitação para a tornar mais eficiente é uma opção inteligente e ambientalmente responsável. As coberturas deficientes ou inadequadas implicam perdas de energia consideráveis, traduzindo-se por fugas de energia calorífica durante o inverno e por ganhos de calor durante o verão, tendo como resultado, o comum desconforto térmico de grande parte das nossas habitações, assim como o consequente custo energético associado. A opção de renovar o telhado apresenta-se assim como uma medida importante de ecoeficiência.
Conheça a solução UM-Renovar, uma solução fácil, completa e integrada para a renovação de telhados, que resulta da combinação de três produtos com a assinatura Umbelino Monteiro: telhas cerâmicas, placas de fibrocimento e telhas fotovoltaicas.
Por fim, e como forma de alertar para os aspetos fundamentais a ter em conta aquando da execução de uma cobertura com telha cerâmica, veja na imagem seguinte os 7 Conselhos UM-RENOVAR.









Obtenção de Avaliação Técnica Europeia - ETA 15/0300

A SOFALCA Lda. e a ISOCOR ACE. tem o prazer de comunicar que foi obtida a Avaliação Técnica Europeia - ETA 15/0300 para o seu produto R-ICB – Regranulado de Cortiça Expandida – produto de isolamento térmico e/ou acústico realizado in situ, constituído por grânulos soltos de cortiça expandida. A obtenção da ETA permitir-lhe comercializar o seu produto em qualquer país do mercado europeu garantindo que o desempenho do produto que está a vender é o mesmo do que está a declarar.
 














 
Seminário "Introdução à Norma Passive House"
 
Local: Lisboa - Instituto Superior Técnico - IST, sala do Museu de DECivil
Data: 22 Fevereiro 2017
Duração: 4 horas
Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral
Custos: gratuito, mas de inscrição obrigatória
Objectivos:
   > Divulgar o conceito Passive House;
   > Identificar os princípios e requisitos Passive House;
   > Identificar as particularidades da adaptação a Portugal;
   > Divulgar a Associação Passivhaus Portugal - PHPT;
   > Divulgar produtos e soluções adequadas à Passive House;

Ponte Delgada: março 2017 - programa
Porto: março 2017 - programa
Coimbra: março 2017 - programa
Faro: março 2017 - programa

 
Consulte o programa e faça aqui a sua inscrição












Reabilitação do Conjunto Habitacional de Sendim/Guifões
 
Construido em 1997 pelo Grupo Soares da Costa na freguesia de Guifões, Matosinhos, o Conjunto Habitacional de Sendim é composto por 22 edifícios de habitação social, com 4 pisos cada, num total de 376 fogos representando 30.000 m2 de área de construção. 
A obra de reabilitação ficou a cargo da construtora Edilages S.A., e inclui a remoção total do revestimento antigo em cerâmica, a aplicação de isolamento térmico pelo exterior (ETICS), com revestimento final em cerâmica e Revestimento Plástico Espesso Diera RV Plascryl. 
Esta intervenção insere-se num vasto rol de obras de reabilitação urbana, destacando-se ainda as intervenções realizadas no Convento de Alpendurada, Palácio do Raio, Câmara Municipal de Guimarães, entre muitas outras.

 



















Wicanders lança três novas coleções na Domotex 2017
 
A marca da Amorim Revestimentos vai apresentar-se em Hannover de 14 a 17 de janeiro com a gama Hydrocork, o seu best-seller à prova de água, e reforçará a sua oferta de visuais em cortiça ao lançar três novas coleções. Todas elas incorporam as mais recentes tendências do design de interiores, como é o caso da coleção de decorativos de parede Brick com um look industrial.

Revestimento de chão

Vintage Stones: Esta coleção pretende combinar os beneficios de um pavimento com incorporação de cortiça e com a estética própria da pedra.

Fusion: A linha combina os visuais de cortiça com relevos de madeiras e texturas de pedras.

 

Revestimento de paredes

Brick: Evoca os ambientes decorativos nova-iorquinosonde onde os tijolos à vista se misturam com o cimento, tubos e outros objectos de metal. 


 


























 


Innovus
® Coloured MDF amplia a oferta

Desde há muito que a cor cinza é tida nos meandros da arquitetura e do design como o “White of the Brave”. Esta cor clássica representa a elegância no seu estado puro, mas assume um certo arrojo quando entramos na dimensão de um design de interiores sofisticado e de qualidade, permitindo conferir um toque personalizado aos espaços. A Sonae Arauco não fica alheia a esta tendência, tendo ampliado o seu portefólio de produtos com uma nova tonalidade de cinza: o “Cinza Areia”. Este produto está isento de formaldeído e dá resposta aos mais exigentes padrões de utilização em espaços interiores em termos de soluções de design ambientalmente saudáveis.
 

 
O “Cinza Areia” representa ainda uma evolução real – não apenas na sua psicologia de cor. Comparado com a norma do mercado, onde as tonalidades de cinza tendem a receber a classificação E1, o novo produto de referência Innovus® Coloured MDF foi aglutinado com resinas de poliuretano isentas de formaldeído, marcando definitivamente a diferença em matéria de ambientes domésticos e qualidade ambiental. O “Cinza Areia” assume-se como um verdadeiro polivalente, trazendo consigo, para além da sua coloração e segurança ecológica, um sem-fim de vantagens e combinações:
  • Cores brilhantes e tingimento uniforme do material
  • Excecional estabilidade da cor e resistência à luz por via dos pigmentos BASF utilizados
  • Formas universais de maquinação e processamento
  • Fácil de cortar, fresar, lacar, encerar e revestir
  • Excelente resistência à flexão/tração e arranque de parafusos.











OLI conquista prémio Good Design

A OLI conquistou o Good Design, o mais antigo e prestigiado prémio internacional de Design, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e o Ateneu de Chicago. A solução premiada Glassy é uma placa de comando de autoclismos interiores autossustentável. Incorpora a tecnologia Hydroboost, que armazena a energia gerada pela entrada da água no autoclismo para a aplicar na ativação da descarga, dispensando uma fonte de energia elétrica ou de pilhas. Para além de autossustentável em termos energéticos, a Glassy aumenta os níveis de higiene e de segurança, graças ao acionamento “no touch” (não necessita de toque). A aproximação à placa é suficiente para os sensores capacitivos acionarem a descarga de água do autoclismo. A Glassy é uma peça única em vidro, com design minimalista, disponível em preto e branco.
Esta distinção internacional junta-se ao recente prémio do Archiproducts Design Awards 2016 que a OLI venceu com a placa de comando Trumpet, desenhada por Álvaro Siza Vieira, arquiteto Prémio Pritzker 1992.








Bloco megaTÉRMICO® da artebel

O megaTÉRMICO® é um bloco em betão leve de agregados de argila expandida, constituído por micro caixas de ar, que garante reduzidos coeficientes de transmissão térmica e uma grande eficácia no tratamento regulamentar das pontes térmicas. O seu desempenho é superior, quando conjugado com o Weber Therm Aislone de 4cm.
 












 
Seminário Anual: "Mercado de Tintas"
 
Vai realizar-se no Grande Hotel do Luso, no dia 24 de março de 2017, o Seminário Anual da Associação Portuguesa de Tintas (APT), Mercado de Tintas, que habitualmente reúne mais de 150 Empresários e Quadros Superiores do Sector das Tintas e Vernizes.
Vai abordar temas de diversas áreas temáticas, desde temas económicos e de mercado a temas mais técnicos e de investigação e desenvolvimento, passando pela indústria 4.0 e a motivação de equipas. Este evento marca um momento de encontro entre empresários e técnicos superiores do sector das Tintas e Vernizes, sendo uma oportunidade única de partilha e discussão de temas atuais e de interesse para todo o sector.
O Programa do Seminário e Ficha de Inscrição estarão brevemente disponíveis para download no site da APT.
 












 
JUICY – Revestimento brilhante

A Pavigrés desenvolveu uma gama de revestimento com 9 cores e dois formatos 197x197 e 97x297mm. Estas cores trendy, podem ser utilizadas em uni ou em mix conseguindo assim espaços muito luminosos e dinâmicos. As decorações são feitas com uma grande diversidade de padrões mas sempre sobre cada cor, o que confere uma grande elegância aos produtos.
A sua utilização pode ser feita para revestimento de paredes de espaços públicos ou privados

 
   













Sustentabilidade Energética

No dia 15 de fevereiro, das 09:00 às 12:30, em Ovar, a AIDA vai realizar uma Manha com networking subordinada ao tema “Sustentabilidade Energética” que tem como objetivo promover o debate sobre a sustentabilidade energética em termos de gestão diária das empresa. 

Sessão de trabalho sobre o sistema de Gestão Ambiental

No dia 16 de fevereiro, das 9:30 às 12:30, em Estarreja, a AIDA encontra-se a dinamizar o projecto Qualify que visa dar a conhecer aos empresários boas práticas de sustentabilidade empresarial, metodologias para a sua aplicação e os benefícios que daí podem retirar para as suas empresas, bem como o seu impacto para a sociedade.

Sessão informativa sobre Sustentabilidade Empresarial

No dia 17 de fevereiro, das 14:30 às 17:30, em Vale de Cambra. O evento contará com um ilustre painel de oradores incluindo um orador estrangeiro. Ciente desta realidade a AIDA irá realizar esta sessão cuja finalidade é sensibilizar para a questão da sustentabilidade, afirmando-a como um dos vectores de competitividade, no médio e longo prazo, indispensável ao sucesso das empresas. 
Informações dos eventos brevemente disponíveis aqui.

Os eventos tem entrada gratuita e inscrição obrigatória.
Mais informações: Celeste Claro
tel: 234 302 497






Projeto diminui distância entre escola e trabalho
 
A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro e a sua entidade formadora - Escola Profissional de Aveiro - estão a participar em mais um projeto europeu, em Belfast, na Irlanda do Norte, no âmbito de uma parceria com escolas e entidades locais. Participam ainda outras escolas e entidades de Espanha e da Finlândia. O projeto, designado de Enterprise is VITAL, no âmbito do Programa Erasmus+ Parcerias Estratégicas, pretende o "desenvolvimento de competências empreendedoras e transversais", tendo por objetivo "diminuir a distância entre a escola e o mundo do trabalho". Durante três anos, alunos, professores, técnicos e dirigentes das entidades participantes da Irlanda do Norte, Portugal, Espanha e Finlândia irão dinamizar, entre outros, Clubes de Educação para o Empreendedorismo, participar em competições europeias de ideias de negócio e trabalhar diretamente com empreendedores e empresas para conhecerem as respetivas historias de sucesso e de desenvolvimento.
Informações Úteis
 









 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
- SIAC - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-01-2017
SIAC - Promoção do Espírito empresarial
Data de início: 04-11-2016 | Data de encerramento: 31-01-2017
SI - Projetos de I&DT Individuais (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
- SI -  Projetos de I&DT em Co-promoção (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos

















Industria Cerâmica 4.0: Coimbra, Sede da CTCV, 2 fevereiro 2017



 
Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, nas instalações do ITeCons, 3 fevereiro 2017



Green Business Week: Centro de Congressos de Lisboa, 15 a 17 de Março de 2017


Seminário Anual: “Mercado de Tintas”: Grande Hotel do Luso, 24 março 2017


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), abril 2017


Tektónica: FIL - Parque das Nações (Lisboa), 3 a 6 de maio, 2017 




World Green Infrastructure Congress: Berlim (Alemanha), 20 a 22 de junho, 2017






WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities: FEUP (Porto), 25 e 26 de setembro, 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp