Copy

03/2014
Notícias




Workshop Internacional de Eco-inovação em Aveiro 

No passado dia 17 de Março, realizou-se em Aveiro (Universidade de Aveiro) um workshop internacional intitulado "EPDs as an eco-innovation tool in Europe" (Declarações ambientais de produto como ferramenta de eco-inovação na Europa).

Este evento foi integrado no projeto de dinamização do cluster e aconteceu no âmbito de uma reunião da Associação europeia ECOPlatform, que reuniu os diversos operadores europeus dos sistemas de declarações ambientais de produtos, e da qual a Plataforma é fundadora e membro da direção.

Para aceder às comunicações e fotos do Workshop consulte aqui







PORTUGALClusters – Agregar para Desenvolver

No dia 5 de Março 16 Pólos e Clusters nacionais marcaram presença no lançamento da iniciativa PORTUGALclusters.

O Evento de Lançamento desta iniciativa teve lugar no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações em Lisboa onde, para além da assinatura formal do Acordo de Parceria, contou com a participação de um perito europeu em Clusters de competitividade, Alberto Pezzi, de um perito da DG Enterprise, José Freitas e, ainda, do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Dr. Pedro Gonçalves.
 


 

As fotos do evento podes ser vistas aqui

As apresentações, bem como as fotos do evento, estão disponíveis no site www.portugalclusters.pt

Atividade dos Associados 





 

Curso Avaliação e certificação ambiental de produtos e sistemas construtivos de edifícios em 13 e 14 de Maio

Vai decorrer no Técnico (FUNDEC), em Lisboa, nos dias 13 e 14 de Maio de 2014, o novo Curso de “Avaliação e certificação ambiental de produtos e sistemas construtivos de edifícios.”

Este Curso foca-se no desenvolvimento de competências para aplicar os princípios reguladores da sustentabilidade ambiental (de acordo com a regulamentação e normalização em vigor a nível Europeu e Internacional) de materiais e sistemas construtivos nas fases de projecto, fabrico de produtos, execução, manutenção, gestão, reabilitação e demolição de edifícios, e utilizando ferramentas adequadas de modelação, cálculo e análise, as quais são também essenciais para o desenvolvimento de Declarações Ambientais de Produto (DAP).

Este Curso de formação tem inscrições a preço reduzido até dia 28 de Abril e informação completa em: http://www.fundec.pt/pt-pt/content/avaliacao-e-certificacao-ambiental-de-produtos-e-sistemas-construtivos-de-edificios








 
      
Grande Porto tem 72.300 m2 de escritórios para arrendar 
 
O Grande Porto apresentava, no 4º trimestre de 2013, uma oferta de 72.300 m2 de escritórios para arrendamento, com cerca de dois terços desta área localizada no concelho do Porto, no qual a renda média de oferta neste período era de 14,9 €/m2 , a mais elevada da região. De acordo com o Índice de Rendas Ci Corporate, no segmento de escritórios, as rendas no Grande Porto desceram 0,2% no 4º trimestre face ao trimestre anterior e 0,6% face a igual trimestre de 2012.

Nas lojas, os concelhos do Porto e Matosinhos dominam a oferta, que totaliza os 54.800 m2 de área disponível para arrendamento no Grande Porto. Neste segmento, o mesmo índice aponta uma evolução de 0,6% nas rendas entre o 3º e o 4º trimestre de 2013 na região do Grande Porto, embora em termos homólogos, o valor das rendas em oferta tenha caído 3,0%.

No mercado de imobiliário industrial e de logística, a oferta de espaços para arrendar no 4º trimestre de 2013 no Grande Porto ascendia a 545.900 m2, sendo que o concelho da Maia é dominante, com 38% do volume em oferta. 












 
Projeto ambiental reforça a flora do Parque do Cercal

Várias dezenas de árvores foram plantadas no Parque do Cercal, onde atualmente se situa a nova Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), uma iniciativa realizada no âmbito do projeto português denominado «Futuro – 100.000 árvores».

No local estiveram cerca de quatro dezenas de voluntários da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados - CERCIAZ, da Escola Superior de Enfermagem e da equipa de intervenção em espaços municipais rurais.
O esforço conjunto das organizações e dos colaboradores teve como objetivo melhorar a qualidade de vida dos oliveirenses, através do enriquecimento da biodiversidade, da captação de carbono e da proteção dos solos.

No Parque do Cercal - Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado - foram plantados carvalhos, sobreiros e medronhos.


 
O «Futuro - projeto das 100.000 árvores» pretende a criação de florestas urbanas nativas. 
A iniciativa nasceu no contexto do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP.




Semana da Reabilitação Urbana

De 19 a 21 de Março, o emblemático Pátio da Galé, em Lisboa, foi o palco do Espaço da Reabilitação Urbana, reunindo mais de 50 empresas, instituições de ensino, organismos públicos, associações e autarquias, que em stands próprios e através de eventos e ações de animação do Espaço da Reabilitação, dinamizaram o contacto com o público e com outros profissionais desta área.

Neste espaço, como parceiros do evento, estiveram presentes como expositores e no ciclo de conferências, as empresas Amorim Cork Composites, Amorim Isolamentos e Amorim revestimentos (como Patrocinadores Ouro), dando a conhecer as suas soluções para todas as fases da construção e reabilitação de edifícios.









Introdução à Norma Passive House - sessão de esclarecimento

PORTO - Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte
7 ABRIL 2014

Local: Porto - Palacete Visconde de Balsemão (salão nobre)
Data: Segunda-feira, 7 de Abril de 2014
Preço: gratuito
Informações: www.passivhaus.pt / www.oasrn.org
Inscrições: formacao.continua@oasrn.org

LISBOA - Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul
16 ABRIL 2014

Local: Lisboa - Auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos
Data: Quarta-feira, 16 de Abril de 2014
Preço: gratuito
Informações: 
www.passivhaus.pt / www.oasrn.org
Inscrições: formacao@oasrs.org














Carpincasais termina trabalhos no Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC)
 
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) é um espaço de valorização mútua de competências entre os meios universitário e empresarial.
Dividido em 4 pólos distintos - Polo Tecnológico, Polo das Indústrias Criativas, Polo de Biotecnologia e Polo do Mar – o UPTEC concentra um conjunto de startups e centros de inovação de empresas nacionais e internacionais em torno da Universidade do Porto. Estes 4 pólos, oferecem dois tipos de estruturas de apoio às empresas: as Incubadoras e os Centros de Inovação Empresarial.
 
 
Os trabalhos realizados pela Carpincasais consistiram no fornecimento e aplicação de:
 - Revestimentos de Tetos e Paredes em MDF folheado a madeira / VirocPavimentos em madeira
 - Janela interior
 - Portas interiores com acabamento em Verniz / Termolaminado
 - Portas Técnicas “Portas Corta Fogo EI60 metálicas de 1 e de 2 folhas”
 - Armários com acabamento Verniz e Lacado
 - Balcões com estrutura metálica revestida a MDF folheado a madeira e tampos em Silestone / Vidro temperado e Laminado
 - Rodapés
 - Diversos trabalhos de Serralharia










Workshop Fórum de Discussão em Ecologia Industrial e Gestão de Ciclo de Vida

O Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Coimbra está a organizar o Workshop “Fórum de Discussão em Ecologia Industrial e Gestão de Ciclo de Vida”, que terá lugar nos dias 7 e 8 de Abril, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Coimbra.

Este fórum de discussão aborda a investigação atual em Ecologia Industrial e Gestão de Ciclo de Vida. O fórum reúne docentes, investigadores e estudantes de doutoramento para discutir desenvolvimentos metodológicos e abordagens estendidas de Avaliação de Ciclo de Vida. O fórum inclui uma palestra do Prof. Roland Clift, seguida de cinco sessões de trabalho. Está ainda aberto um convite à submissão de apresentações curtas até dia 28 de Março. O fórum será conduzido em língua inglesa.  

A descrição completa do Workshop, incluindo detalhes sobre o programa e outros aspetos práticos encontra-se disponível aqui.

Para mais informações e registo, contacte: Carla Caldeira
ADAI  - Centro para a Ecologia Industrial: www2.dem.uc.pt/CenterIndustrialEcology/





 



Edifício G do ISEP tem novo rosto

O edifício G do ISEP foi o último edifício do Campus a ser objeto de intervenção, a obra incluiu a reformulação total dos laboratórios de ensino da área das ciências básicas da química e biologia, incluindo a instalação de novo mobiliário mais moderno e funcional.

Na conceção desta intervenção foram consideradas as preocupações dos órgãos de gestão de topo com a qualidade do ensino e a motivação dos alunos, por via de introdução de condições de trabalho e estudo mais adequadas e promotoras da poupança.
A cobertura que era constituída por telhas de fibrocimento foi integralmente substituída por material com menor impacto ambiental e de acordo com a legislação em vigor. 

Durante todo este período, foram constantes as preocupações com a reutilização de materiais, destacando-se a manutenção de todo o pavimento bem como da maioria das paredes. 

Ao nível da iluminação, privilegiou-se o uso da iluminação natural, com uma das alas dos laboratórios com paredes de vidro e a utilização de lâmpadas de LED’s.

Apesar dos constrangimentos orçamentais, as preocupações com a sustentabilidade estiverem sempre presentes ao longo do processo, desde a fase de projeto até à fase de construção e utilização.








EPA convidada do programa diário da RTP1 “Portugal no Coração”

No passado dia 5 de Fevereiro 2014, a Escola Profissional de Aveiro e as suas boas práticas em educação e formação estiveram no programa diário da RTP1 "Portugal no Coração".

Durante cerca de 30 minutos, foram apresentadas diversas reportagens acerca do trabalho realizado e dos bons resultados obtidos.

Jorge Almeida de Castro - administrador da EPA - foi convidado a participar e a comentar as razões que fazem desta Escola Profissional um exemplo a seguir. Pela qualidade formativa e pela educação socialmente responsável, percebe-se que Portugal pode mudar;Portugal está a mudar.

 

Confira aqui a reportagem.















Extrusal desafia a luz natural com novo Sistema de Correr Minimalista - B.150 RPT

A Extrusal, especialista na extrusão e tratamento de perfis de alumínio, apresenta o B.150 o seu novo sistema de correr com rutura térmica RPT. 

A harmonia criada entre o alumínio, o vidro e a luminosidade foi a base inspiradora de todo o projeto. O design simplista, onde as formas geométricas puras colhidas na beleza da natureza, aliado ao conforto proporcionado pela elevada luminosidade dos espaços, juntamente com a leveza e o fácil deslizamento das folhas, foram as diretrizes de concepção do B.150.

O design panorâmico e minimalista do sistema B.150 Extrusal caracteriza-se pelo aumento da luminosidade proporcionado pela redução da espessura do perfil central aos 15 mm aliado ao fecho sóbrio exclusivo Extrusal (composto 100 % de alumínio extrudido o que possibilita qualquer tipo de tratamento de superfície). De acrescentar ainda a possibilidade de ocultação do aro fixo e dos aros móveis laterais. 

Aliada à preocupação estética e ao conforto proporcionado pelo B.150, encontra-se ainda a competitividade do preço relativamente às soluções existentes no mercado e a facilidade de montagem do conjunto favorecendo o aumento de produtividade por parte dos profissionais da construção.










 
Village Underground Lisboa abre portas a 9 de Abril

O novo espaço de co-working para as indústrias criativas Village Underground Lisboa abre portas quarta-feira dia 9 de Abril.
Na qualidade de parceira deste interessante projecto, a Gyptec foi um dos importantes apoios para a sua execução e concretização. As propriedades e características da placa Gypcork fez com que fosse a escolhida para o isolamento (térmico e acústico) revestindo o interior de todos os espaços desta requalificação e reutilização de contentores marítimos e de antigos autocarros da Carris.


 
A cerimónia de abertura terá início nas renovadas instalações do Museu da Carris. 

Mais informações sobre esta noticia em http://www.gyptec.eu/noticias.php






 
Cursos da ANQIP

- Boas Práticas para a Execução de Redes Prediais de Águas e Esgotos 31 de Março a 4 de Abril – Ordem dos Engenheiros em Coimbra
                
- Soluções de Reabilitação e Resolução de Problemas Correntes em Instalações Prediais de Águas e Esgotos 28 de Abril - ANQIP - AVEIRO

- Erros Correntes em Instalações Prediais de Águas e Esgotos. Soluções para a Reabilitação de Instalações (data a indicar) UNIVERSIDADE DE ÉVORA

- Dimensionamento de Redes Prediais de Acordo com as Normas Europeias (data e local a indicar)

- Aproveitamento de Água da Chuva e Águas Cinzentas em Edifícios (data e local a indicar)

- Ação Informativa sobre a Aplicação do Fator da Eficiência Hídrica do REH (para peritos qualificados de certificação energética) (data a indicar) ITeCons










 
OLI lança a primeira Placa de Comando em Cerâmica 

A OLI, líder ibérica na produção de autoclismos, apresenta a primeira placa de comando para autoclismos interiores do mercado, em cerâmica. A “Moon Ceramic” tem uma patente de design e está equipada com o sistema “Hidroboost” que permite uma autossuficiência e autossustentabilidade. 

A OLI é a única marca no mercado a comercializar uma placa de comando em porcelana – que pela sua tradição no espaço de banho, que remonta à cultura árabe no século XVII, confere harmonia e elegância, permitindo uma combinação perfeita com a louça sanitária.

Dispensa a ligação à rede elétrica ou a substituição de pilhas, porque ao aproveitar a energia da água em movimento, cria e armazena energia que será posteriormente utilizada para ativar as descargas. Possui ainda um sistema “no touch” - não necessita de toque -, uma vez que a ativação do autoclismo é feita por aproximação.  

A tecnologia avançada e a garantia de sustentabilidade da Placa de Comando “Moon Ceramic” traduzem o compromisso da OLI com a inovação. Diariamente uma equipa de 20 colaboradores estuda novas soluções para os sistemas de instalação sanitária e apresenta produtos inovadores ao mercado.
Info Cluster Habitat Sustentável 






 

Assembleia e Workshop Plataforma

No dia 21 de Março, realizou-se a 14.ª Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável, em Coimbra, na qual foram reconhecidos quatro novos Associados na Plataforma.

São estes:

- SIKA Portugal, S.A. 

- Silva & Ventura, Lda.

- IMPERRIA - Impermeabilizações e Isolamentos Lda.

- Manufaturas de MACEL, Lda.

Na mesma tarde e local, após a Assembleia, teve lugar um Workshop de Internacionalização do Cluster Habitat Sustentável, dedicado ao arranque do projeto SIAC de dinamização do Cluster Habitat em que se pretendeu informar os associados para os envolver na dinâmica de internacionalização nele previstas.

Mais informações poderão ser consultados no nosso site - www.centrohabitat.net 

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences