Copy
03/2016
Notícias





`Eco Inovação no Habitat´ - 20 Abril 2016
(ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)
 
O Cluster Habitat Sustentável, pensando na promoção e divulgação dos seus associados, dos seus produtos e soluções, tem em curso uma iniciativa intitulada “Cluster Habitat Roadshow”, percorrendo o país com intervenções orientadas por determinados temas atuais.

Participe no próximo Workshop, intitulado Eco Inovação no Habitat, que se realiza em Coimbra (Auditório Principal do ISEC) no dia 20 de abril.

Inscrição gratuita mas obrigatória aqui
Ver programa do evento










 
Cluster Habitat em consórcio Europeu
 
Cluster Habitat lidera uma parceria estratégica europeia de clusters intitutlada CROSSCUT, que na sequência de uma candidatura ao programa COSME recebeu em Bruxelas a 8 de março um selo de iniciativa da DG Grow da Comissão Europeia para estimular este tipo de parcerias a nível internacional.

Deste consórcio inicial fazem parte 9 clusters europeus de países como: Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Alemanha e Portugal, que têm por objetivo estimular as sinergias entre eles em termos de projetos internacionais e oportunidades de negócio.

 





 
Cluster Habitat conta com 4 novos associados na sua rede
 
A400 - Projetistas e Consultores de Engenharia, Lda.
Navarra - Extrusão de alumínio, SA.
IPN - Instituto Pedro Nunes
Município de Torres Vedras
      
















 
Cluster Habitat Sustentável integra Foro Europeu de Clusters da Construção
 
A 31/03/2016 foi constituído en Valladolid o Foro Europeu de Clusters de Construção, com a participação do Cluster Habitat Sustentável (Portugal), Cluster Eskal Eureka (França) e, de Espanha, o Cluster Innovación de la Construcción Asturiana, o Cluster Eraikune do País Basco, a Asociación de Constructores Promotores de Navarra e o Cluster AEICE de Castela e Leão.

O evento contou com a presença de representantes de todos os clusters fundadores, inaugurado pelo Vice Conselheiro de Economia e Competitividade da Junta de Castela e Leão, D. Carlos Martín Tobalina, onde foi assinado o Manifesto fundacional do Foro Europeu de Clusters da Construção.

Simultaneamente, foi realizado o 1º Encontro BIM do Foro Intercluster (programa), bem como um almoço networking em que foram debatidas as questões relevantes deste encontro. Na sessão da tarde realizou-se uma jornada interna em que os representantes dos clusters estabeleceram os próximos passos a dar e eventos a realizar em 2016. Foi decidido que uma destas ações seria a participação dos diversos clusters no Congresso do Cluster Habitat (CINCOS´16) a realizar em Lisboa a 3 e 4 de Novembro.
Atividade dos Associados 








SouthZEB Portugal – Formação Consultor nZEB nos Açores
 
A formação Consultor nZEB é oferecida no âmbito do Projeto Europeu SouthZEB, financiado pelo programa IEE e no qual participam nove parceiros europeus. Estas formações serão gratuitas apenas durante o primeiro semestre de 2016.

Rafael Raposo, fundador da NZEB, é o formador SouthZEB Portugal da edição dos Açores, que decorrerá em horário laboral, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada. As candidaturas encontram-se abertas, e deverão ser submetidas através do formulário on-line, no site do projeto:
http://www.southzeb.eu/pt-pt/southzeb-application-form

 




International Green Roof Associationpublicada pela Cobertura ajardinada da Neoturf

A cobertura ajardinada do Parque das Senhoras das Dores/ Dr. Lima Carneiro na Trofa, instalada pela Neoturf em 2015, foi publicada na newsletter internacional da IGRA - International Green Roof Association. Esta cobertura verde, com 1600m2 é um dos exemplos mais representativos da solução construtiva em Portugal.
 

Pode consultar esta notícia - aqui




Participação da T&T na  Green Business Week
 
No passado mês de Março, a T&T marcou a sua posição neste evento impulsionador do crescimento da actividade económica, do dinamismo da ciência, da  investigação, tecnologia, inovação e empreendedorismo, onde apresentou  a sua nova sede, um edifício energeticamente eficiente e sustentável, denominado cps (centro português de sustentabilidade), assim como o seu mais recente produto: a fachada energética, uma tecnologia de climatização passiva que está a revolucionar o mundo das energias renováveis.
 
 








 
20th International Passive House Conference 2016
 
A Associação Passivhaus Portugal irá estar presente na 20th International Passive House Conference 2016, sendo de destacar a reunião iPHA Affiliates, levando o contributo dos parceiros da Rede Passive House em Portugal.

A 20th International Passive House Conference 2016 irá decorrer a 22 e 23 de Abril em Darmstadt, na Alemanha onde foram construídas as 1as Passive Houses há 25 anos. A Passive House é uma solução testada, com provas dadas e adequada aos nZEB [NZEB = Passive House + renováveis]

Consulte o programa - aqui





































 
Argex, Gyptec e Preceram, participam na Tektónica 2016, de 4 a 7 de Maio na Feira Internacional de Lisboa

A participação do grupo como vem sendo habitual neste tipo de eventos será bastante dinâmica e formativa. Pretendendo-se sobretudo, esclarecer e proporcionar aos clientes, profissionais do sector e público geral, aconselhamento técnico e pormenorizado sobre as novas soluções.
Participe na Tektónica 2016, visite-nos no Pavilhão 2, stand 2C23/2D22.

Gyptec Protect
A nova placa Gyptec Protect será um dos grandes destaques da Gyptec Ibérica na Tektónica 2016. Esta nova placa assegura a máxima proteção às zonas sensíveis que necessitem de cuidados redobrados e específicos e em que não é aconselhada a utilização das placas de gesso tradicionais. A Gyptec Protect é revestida com uma tela especial em fibra de vidro em vez do tradicional papel, o que lhe confere uma excelente resistência à humidade e classificação de reação ao fogo A1.
 
Formações: Soluções Eficientes para Construção e Reabilitação
O Grupo Preceram promove a formação técnica e profissional em contexto teórico-prático nos dias 4 e 5 de Maio. As formações têm como objetivo proporcionar aos participantes informação pormenorizada sobre a evolução dos sistemas construtivos, a caracterização técnica das soluções das empresas do grupo e os seus contributos reais na obtenção do conforto térmico e acústico nos edifícios. Programa e inscrição gratuita em: www.academia.gyptec.pt.
 
Demonstrações práticas
Ao longo do evento e integradas nas sessões de formação do grupo serão desenvolvidas no stand várias demonstrações de aplicação dos diferentes sistemas e soluções, com o objetivo de expor ao mercado profissional e público geral os modos de aplicação e as características dos produtos.
 
Praça INFO Point – Ordem dos Arquitectos
Uma vez mais a Gyptec apoiará a presença da Ordem dos Arquitectos nesta feira da especialidade e da construção. Com o patrocínio da Amorim Isolamentos e da Gyptec Ibérica, será realizada a 3ª edição Architects on Business. Nesta edição o espaço construído com recurso aos materiais das empresas será denominado “Praça INFO Point”, e irá receber arquitectos e ateliers de arquitectura, que aqui terão a possibilidade de promover os seus serviços e portfólios.

Mais info - aqui













Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON - inclui Workshop prático

Duração: 21 horas (3 dias)

Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, eng. civis, eng. mecânicos, docentes, etc).

Custos: 450 € + IVA inscrição normal | Descontos para membros OA, OE, OET, PHPT. Condições especiais para os membros das comunidades do ISEL, FAUP, UAlg e Darq FCTUC (alunos, ex-alunos e docentes).


Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício; compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes.

11ª Edição LISBOA, ISEL: 6, 7 e 8 Abril 2016 programa
12ª Edição PORTO, FAUP: 11, 12 e 13 Abril 2016 programa
13ª Edição FARO, UAlg: 27, 28 e 29 Abril 2016 programa
14ª Edição COIMBRA, Darq FCTUC: 2, 3 e 4 Maio 2016 programa

Ficha de inscrição - aqui















“UMA CASA PORTUGUESA” com telhado UMBELINO MONTEIRO

A UMBELINO MONTEIRO aliou-se ao projeto “Uma Casa Portuguesa” com o intuito de reabilitar uma antiga moradia localizada na Alfama, um dos bairros mais típicos da cidade de Lisboa. Trata-se da segunda unidade com o cunho “Casa Portuguesa”, um projeto de excelência cujas potencialidades se prendem não só com a dignificação do património edificado como também  com a promoção de marcas fabricantes nacionais.

A casa de Alfama com cerca de 80 m2 traduz-se num ícone de referência no que concerne à definição de alojamento local. As obras da nova casa começaram em outubro de 2015 e será inaugurada em junho deste ano. Sendo que já estão em curso reservas de estadia.

 
 
A UMBELINO MONTEIRO concedeu o apoio técnico e os materiais necessários para a reabilitação da cobertura da casa. Para esta obra recorreu-se a uma solução composta por subtelha de fibrocimento e telhas cerâmicas UM Canudo na tonalidade vermelho envelhecido. Assim, a telha UM CANUDO Vermelho Envelhecido é a coroa da segunda unidade do projeto - Uma Casa Portuguesa!

Em www.umbelino.pt poderá encontrar conteúdos relacionados com a reabilitação, bem como produtos e soluções para a execução de coberturas de modo eficiente.











 

BLOCO INDUSTRIAL

Agora com nova geometria, distingue-se dos blocos tradicionais de betão pela sua leveza e garantia de resistência mecânica. Destinado à execução de paredes simples e duplas, exteriores ou interiores, de edifícios industriais, zonas comerciais, naves, caves, armazéns e muros, com a possibilidade de acabamento em betão, Leca® ou face à vista.

NOVIDADE - Acessórios do bloco industrial nova geometria

O BLOCO INDUSTRIAL é fornecido em paletes, com 5 acessórios complementares, para facilitar a integração em obra.













 
II Jornadas do Mestrado em Engenharia Mecânica chegam em abril
 
No seguimento do evento MEM Partners 2015, surgem agora as II Jornadas do Mestrado em Engenharia Mecânica (MEM). O evento tem data marcada para o próximo dia 20 de abril, entre as 15 e as 20 horas, no Auditório E, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Com esta iniciativa, a Direção do MEM pretende mostrar às comunidades académica e empresarial a qualidade do curso através da apresentação de alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos seus estudantes em empresas do setor. Desta forma, perspetiva-se incrementar os níveis de visibilidade, bem como recolher a opinião de empresas que já colaboram com o MEM/ISEP, assim como de outras que tenham interesse em iniciar uma parceria. 

Destinatários: Estudantes das licenciaturas e mestrados em Engenharia Mecânica e afins, assim como todas as empresas da região. 





Formação CTCV | ABRIL 2016
Ambiente           
Ciclo "Transição para a nova versão da norma ISO 14001:2015”

Gestão e Controlo da Qualidade em Laboratórios          
Metrologia e Gestão dos Equipamentos de Medição e Ensaio
 
Qualidade        
Qualificação de Auditores ISO 9001:2015
       
Saúde e Segurança no Trabalho         
Certificado de Segurança (Ação 37)
Ciclo "Formação Contínua de Saúde e Segurança no Trabalho"
Legislação, Regulamentos e Normas de SST
Estudo dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais
Higiene no Trabalho
Segurança na condução de empilhadores 
Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas - Dir. ATEX

Mais info - aqui








REYNAERS ALUMINIUM convida Décio Ferreira para uma abordagem prática ao mundo BIM
Terça Técnica na Ordem dos Arquitetos de Lisboa – 19 Abril 2016
 
Atualmente coordenador de BIM na Foster + Partners do Reino Unido, Décio Ferreira é arquiteto com mais de 16 anos de experiência profissional numa diversidade de projetos desde a conceção à execução. Utilizador de softwares BIM desde 2000, possui experiência internacional em países como Espanha, Reino Unido, Brasil, Angola e Médio Oriente.

Há já dois anos que a Reynaers disponibiliza objetos BIM desenhados em Autodesk Revit no seu website. Desde Novembro passado que os disponibiliza na BIMobject®, a plataforma de referência nesta matéria e na qual registou já mais de 10.000 visitantes e 8.000 downloads. Em 2016, irá ainda mais longe. Está em desenvolvimento o configurador BIM  (Simple as BIM) e a comunicação integrada com o Reynapro, o software de orçamentação exclusivo Reynaers. Informação adicional tais como valores Uf, acessórios, dimensões aprovadas, entre outros serão integrados nos modelos.

Inscrição em: http://www.arquitectos.pt/tercas_tecnicas/



FICIS 2016 - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis

É o ponto de encontro para especialistas e lideres das Smart Cities orientadas para o futuro, centros de investigação, universidades, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas.

Apresenta-se como um fator de promoção no desenvolvimento de parcerias à escala global, numa lógica de rede entre empresas da Euro-região e os seus parceiros estratégicos promovendo sinergias e dinâmicas de negócio.

Dias 24 e 25 de maio. Mais info - Aqui









 
 
II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

APFAC em parceria com o ITeCons convida-o a estar presente e a participar no II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, que decorrerá em Coimbra, nos dias 16 e 17 de Junho de 2016.
 

 
Veja como participar - aqui
















 
EPA vence 2 prémios no concurso “Linka-te aos outros” promovido pela AMI
 
A EPA venceu com 2 projetos no prémio “Linka-te aos Outros” promovido pela AMI. Este prémio consistiu na apresentação de propostas para resolução, através de atividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detetaram.
Os projetos apresentados pela EPA foram o “Costuras” que disponibiliza brinquedos adaptados a crianças com multideficiência, e o “Emocion’Arte” que promove a inclusão de pessoas com deficiência através de atividades artísticas.

 
 
Escola Profissional de Aveiro vence Concurso “Ciência em Cena”

No dia 12 de março, a Escola Profissional de Aveiro representada pela equipa responsável pelo projeto “Neurodegenerescência: só tu farás a diferença!”, participou na cerimónia final do concurso “Ciência em Cena” na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O vídeo realizado - Neurodegenerescência: só tu farás a diferença!  - foi escolhido como um dos 10 finalistas sob o tema “Doenças Neurodegenerativas”. A equipa alcançou o 1º prémio e participará no espetáculo solidário da Maratona da Saúde, transmitida em direto pela RTP, no próximo dia 30 de abril.

 
 
Informações Úteis

















 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
PORTUGAL 2020
Data de início: 16-03-2016 | Data de encerramento: 13-05-2016
Data de início: 16-03-2016 | Data de encerramento: 13-05-2016
- Projetos Conjuntos Formação Ação - Qualificação das PME
06/SI/201607/SI/201608/SI/2016
Data de início: 29-03-2016 | Data de encerramento: 06-05-2016

NORTE 2020
Data de início: 09-03-2016 | Data de encerramento: 13-04-2016
Data de início: 09-03-2016 | Data de encerramento: 13-04-2016
- SIAC - “Internacionalização”
Data de início: 09-03-2016 | Data de encerramento: 13-04-2016
- SIAC - “Qualificação”
Data de início: 09-03-2016 | Data de encerramento: 13-04-2016

CENTRO 2020
- Concurso para apresentação de candidaturas à pré-qualificação de operações de acolhimento empresarial
Data de início: 03-03-2016 | Data de encerramento: 03-05-2016


Formulário de 2015 já disponível

O Formulário de candidatura ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) para o exercício fiscal de 2015 já se encontra disponível. Mais info - aqui










 
Prémios RegioStars 2016

O objetivo é identificar boas práticas no Desenvolvimento Regional e destacar Projetos Originais e Inovadores. Categorias:

1. CRESCIMENTO INTELIGENTE: Oportunidades emergentes
2. CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Economia Circular
3. CRESCIMENTO INCLUSIVO: Construir comunidades inclusivas
4. CITYSTAR: Soluções para desenvolvimento urbano sustentável
5. GESTÃO EFICAZ: Fazer a diferença, gerindo de forma diferente 

O formulário on-line está acessível até 15 de abril de 2016. Saiba tudo na página RegioStars Awards.
Eventos












Ecoinovação no Habitat: Coimbra (ISEC), 20 Abril



Tektónica 2016, de 4 a 7 de Maio, Feira Internacional de Lisboa


FICIS: Braga, 24-25 Maio 2016



II Simpósio de Argamassas: Coimbra, 16-17 Junho 2016



41st IAHS World Congress on Housing:Albufeira,13-16 Setembro
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences