Copy

12/2014
Notícias





Novos Associados da Plataforma para a Construção Sustentável

No dia 5 de Dezembro, na 15.ª Assembleia Geral da Associação Plataforma para a Construção Sustentável, em Coimbra, foram reconhecidos cinco novos Associados na Plataforma.
São estes:
  • Amorim Isolamentos, S.A.
  • Associação Passivhaus Portugal
  • Enancer - Electrónica S.A.
  • Enerplural
  • OYB - Open Your Business
Com estes cinco novos associados, a Plataforma conta já com alargado leque de 130 associados.
Atividade dos Associados 











Livro sobre imobiliário sustentável

Foi publicado pela vida imobiliária um livro de Manuel Duarte Pinheiro sobre "imobiliário sustentável" abordando uma temática da maior atualidade, nomeadamente a sustentabilidade na promoção e gestão imobiliária do edificado.

O livro inicia-se com uma reflexão oportuna, sobre a mudança de paradigma hoje em curso no mercado imobiliário, o autor leva-nos às ultimas reflexões sobre as tendências existentes interligando-a às principais questões ambientais.

Lança-se assim o desafio do imobiliário sustentável, com uma proposta de uma grelha de análise abrangendo a promoção, planeamento e projeto até à locação, bem como regras de orientação para a procura de um ambiente construído sustentável nessas diferentes fases.

Este livro pretende contribuir para a discussão sobre a Construção e Imobiliário Sustentável e como potencialmente pode contribuir para criar valor.


Mais informações em: http://www.vidaimobiliaria.com/loja/










 
Livro "Oeiras E-city - modelo de cidade energeticamente eficiente" 

A definição de um modelo de cidade energeticamente eficiente afigura-se como vector estratégico enquanto parte integrante da política de desenvolvimento europeu, nacional e regional.

Com base neste contexto surge o projecto Oeiras E-City que tem como principal objectivo o reforço da eficiência energética no município, tendo como suporte a estruturação de um conjunto de medidas e parâmetros a adoptar na transformação do uso do solo e nas tecnologias de monitorização e avaliação da sustentabilidade do modelo de ordenamento do território.


Deste projeto resultou a publicação de um livro que aqui se apresenta, intitulado "Oeiras E-city - modelo de cidade energeticamente eficiente", com coordenação de Miguel Amado (UNL), Francesca Poggi (UNL) e António Ribeiro Amado (FAUTL).






III European Mortar Summit 2015 Lisboa

O III European Mortar Summit já tem data, vai realizar-se em Lisboa, a 21 e 22 de Maio de 2015.

O Pré-registo já  está disponível (não vinculativo, a confirmar em 2015), assim como a Call for Abstracts (6 temas) até 15/01/2014.

Para mais informações consulte o site em - http://www.mortarsummit.eu/index.html


 













Gyptec Ibérica – Balanço da Conferência Técnica - Ordem dos Arquitectos 2014

No passado dia 20 de Novembro, a Gyptec Ibérica e o ITeCons apresentaram na sede da Ordem dos Arquitectos os últimos resultados da colaboração na investigação e desenvolvimento de soluções multicamada para a construção e reabilitação.

Foram apresentados diversos ensaios e relatórios científicos, relativos aos sistemas em placas de gesso com ênfase nos comportamentos mecânico, higrotérmico e acústico.

Estes trabalhos têm vindo a decorrer nos últimos anos em estreita colaboração da Gyptec com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons) e a Universidade de Coimbra, tendo culminado recentemente na edição e publicação do documento – “Manual Técnico de Instalação de Sistemas em Placas de Gesso”.

O objectivo da conferência técnica denominada “Do projecto à obra - Como obter o melhor desempenho dos sistemas em placas de gesso” passou por partilhar informação no domínio dos sistemas construtivos de modo a que os arquitectos presentes tivessem possibilidade de aprofundar e enriquecer o seu conhecimento nesta área.

Muito além de produtos, a Gyptec apresentou soluções para a reabilitação e para a construção nova capazes de resolver os problemas com que o cliente final e os arquitectos se deparam.

Vídeo da Conferência aqui





2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014

Decorreu no dia 29 de Novembro de 2014, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a 2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014 com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid. Esta segunda edição do evento contou com a participação de 190 pessoas.

A conferência teve quatro blocos de apresentações e uma exposição que decorreu no foyer do auditório, que contou com a participação de catorze empresas que expuseram os seus produtos e soluções adequadas à Passive House.

Mais informações sobre esta 2ª Conferência podem ser vistas aqui.








Workshop de colagem de materiais cerâmicos de revestimento de fachadas 

Decorreu no passado dia 10 de Dezembro, nas instalações do CTCV no iParque, um workshop de colagem de materiais cerâmicos de revestimento de fachadas com vários tipos de adesivos cimentícios, dispersivos orgânicos e resinas de reação. A sessão foi animada por empresas associadas da APFAC e foi dirigida aos técnicos comerciais das empresas cerâmicas associadas da APICER.

Tratou-se de uma sessão que aliou a exposição de conceitos teóricos sobre as características dos materiais à aplicação prática da colagem, com demonstrações de colagem efetuadas por demonstradores especialistas de várias empresas produtoras de adesivos.

A sessão contou com a participação de 30 técnicos, de entre aplicadores e fabricantes de materiais cerâmicos. 

Este workshop resultou num casamento perfeito prefeito entre as duas Associações, esperando-se que a aderência entre os materiais seja para toda a vida.

 

 
Mais informações sobre o workshop em: http://www.ctcv.pt/noticias.html#dez3


Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS

Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS editados pela APFAC, Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS.

Por favor consulte em: http://www.apfac.pt/layout.asp?area=15000 











Acousticork

As soluções Acousticork foram concebidas para satisfazer os requisitos da Construção Sustentável, oferecendo uma gama de produtos para qualquer tipo de pavimento (cerâmico, flutuantes, colados e vinil), de base natural, reciclada e sustentável que servem de alternativa aos produtos de base sintética existentes no mercado.

A gama de Underlay faz a incorporação de materiais reciclados que oferecem valores de redução acústica (ΔLw) que variam desde os 15dB aos 33dB, dependendo dos vários tipos de materiais e tipos de pavimento.

Por sua vez, a gama de Underscreed tem uma oferta de elementos que incorporam produtos reciclados que passam por borracha, poliuretano e cortiça, que, quer individualmente quer combinados oferecem excelentes níveis de redução acústica a ruídos de percussão (ΔLw), que vão desde 19dB até aos 27 dB.

 

Todos os nossos produtos oferecem ainda um bom compromisso no que respeita ao isolamento térmico (R), através de uma vasta gama que certamente preencherá os requisitos de todos os projetistas e aplicadores.










TRUE da Recer

A série TRUE é o regresso à cerâmica em estado puro. Um produto exclusivo, criado pela Recer, que reproduz a cerâmica como ela é: autêntica e genuína. Sem nenhum controlo ou tentativa de aperfeiçoamento. As peças de cerâmica TRUE recuperam visualmente transformações químicas onde cada pigmento reage à temperatura e oxida de forma diferente. O resultado são padrões aleatórios, cores únicas, texturas irrepetíveis. 42 azulejos diferentes no formato M20x20 que permitem combinações dinâmicas e infinitas. 

 

As novas colecções da Recer vêm desafiar a decoração, num constante e intuitivo desafio à imaginação. A fusão de estilos e materiais marcam hoje a decoração, deixando a inovação e originalidade tornar as casas e outros edifícios, cada vez mais personalizados e repletos de estilo.





Visita às Primeiras Passive Houses no âmbito da iniciativa europeia Climate-Kic

Decorreu no dia 3 de Dezembro de 2014 a visita às primeiras Passive Houses em Portugal no âmbito da iniciativa europeia Climate-Kic. Foram apresentadas as soluções implementadas e os resultados do desempenho de 2 anos de operação de uma das moradias, bem como feita a visita guiada a 25 especialistas que integraram a comitiva.

 




Neoturf no 40th IAHS World Congress

A Neoturf marcou presença no 40th IAHS World Congress, organizado pelo ITECONS e que decorreu de 16 a 19 de Dezembro no Funchal.
A comunicação esteve a cargo do Eng. Paulo Palha, director geral da Neoturf e teve como tema 'Intensive Green Roof Project and Instalation'.

 















Observatório da Reabilitação Urbana da Baixa do Porto

Foi apresentado a 27 de Novembro o novo Observatório da Reabilitação Urbana da Baixa do Porto, uma iniciativa conjunta da Porto Vivo, SRU e da revista Confidencial Imobiliário. A apresentação teve lugar na Conferência “10 Anos da Porto Vivo, SRU – Uma década de uma nova intervenção no Centro Histórico do Porto”, integrada na Semana da Reabilitação Urbana Porto 2014.

O Observatório tem por missão a produção contínua de dados de monitorização da atividade de investimento e de reabilitação na zona histórica do Porto, tendo como objetivo principal a sua difusão pelos operadores de mercado, nacionais e internacionais, tendo em vista a atração de investimento.

Para Álvaro Santos, Presidente Executivo da Porto Vivo,SRU, «o Observatório é mais uma ferramenta que a Porto Vivo, SRU quer pôr à disposição do mercado, facilitando a sua dinâmica e alavancando a promoção de negócios que levem à reabilitação de mais edifícios, à atração de mais residentes, de mais atividade e, por consequência, de mais emprego para o Centro Histórico e para a Baixa do Porto».

Por sua vez Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, comenta que «esta é uma iniciativa que vem em linha com o papel da Confidencial Imobiliário, enquanto produtor de indicadores de mercado, essenciais para que as decisões sobre investimentos se enquadrem em dados atuais e independentes e, dessa forma, sejam racionais e sustentadas».

Para mais informações veja aqui
Notícias Cluster Habitat Sustentável 

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences