Copy
03/2017
Notícias















 

Seminário de apresentação da Plataforma SIG HABITAT

Realizou-se no Porto no dia 24 de março o seminário de apresentação da Plataforma SIG HABITAT. Este contou com a participação de diversas entidades ligadas ao setor empresarial, centros de I&D, associações, entre outros. Destacaram-se pontos importantes das funcionalidades desta futura plataforma SIG HABITAT (Sistema de informação e gestão do Cluster Habitat Sustentável), que está em construção e que visa atuar como promotor da competitividade da fileira, providenciando ferramentas indutoras da cooperação, oportunidades de business matchmaking entre empresas e o SCT e centralizando informação atualizada sobre a temática sustentabilidade na construção. A participação ativa das várias entidades no seminário promoveu melhorias significativas no que virá a ser uma Plataforma de Informação e Gestão do Cluster Habitat Sustentável. A data de lançamento da Plataforma SIG HABITAT está prevista para dia 31 de maio.

Para além da promoção de competências e recursos das empresas e sistema científico e tecnológico dos membros que se registem na plataforma, permitirá também a monitorização e acompanhamento da cadeia de valor do Habitat com óbvios benefícios para a sua competitividade perante os atuais desafios dos mercados.

Para mais informações contacte: centrohabitat@centrohabitat.net

Atividade dos Associados 











 

Recuperação da Igreja dos Terceiros em Braga

Foi adjudicada à Signinum o projeto de recuperação e reabilitação da Igreja dos Terceiros em Braga. O projeto envolve um conjunto grande de áreas de trabalho: reabilitação nas suas diversas especialidades, conservação e restauro de pintura, escultura, mobiliário, talha dourada, entre outros. Os trabalhos devem iniciar-se em abril e podem ser acompanhados no site da Signinum.
À semelhança do que vem sendo hábito nas obras que a Signinum executa estão previstas algumas visitas à obra durante o tempo de duração do projeto.







 

Corticeira Amorim investe 10 M€ no reforço da capacidade de produção de Hydrocork

Apenas dois anos após o lançamento da gama de pavimentos premium Hydrocork, da marca Wicanders, a Corticeira Amorim está a investir 10 milhões de euros no reforço da sua capacidade de produção. Esta decisão reflete a grande recetividade do mercado a Hydrocork, em inúmeras geografias, que culminou num crescimento de vendas muito rápido e que faz deste produto um dos que apresenta, na história da Corticeira Amorim, a mais rápida penetração de mercado.  António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, afirma que "Este investimento visa dotar uma das áreas de negócio mais relevantes da Corticeira Amorim de uma capacidade de resposta robusta às solicitações do mercado. A tecnologia em causa é ainda mais relevante na medida em que potencia os processos de I&D para uma nova geração de compostos de cortiça verdadeiramente inovadores.” 

Leia a notícia completa aqui.























 

ICEER 2017 no ISEP

O ISEP vai acolher a ICEER 2017 – The 4th International Conference on Energy and Environment Research (4.ª edição da Conferência Internacional em Investigação em Energia e Ambiente), entre os dias 17 e 20 de julho, numa organização conjunta do CIETI e do LEPABE, promovida pelo SCIEI. O prazo para a submissão dos trabalhos decorre até ao dia 5 de abril e já pode ser descarregado.


Leia a notícia completa aqui


ISEP acolhe encontro anual da rede de ensino e engenharia Euclides

O ISEP vai acolher, pela primeira vez, a realização do encontro anual da Euclides – rede europeia de engenharia e de tecnologia no Ensino Superior –, a decorrer entre os dias 4 e 5 de maio. A iniciativa está a ser promovida, conjuntamente, pelo Instituto e pelo IPP Solidário, associação social de solidariedade. (Leia a notícia completa aqui)


Inscrições e informações


Assinado protocolo de cooperação com a empresa Sqédio

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do ISEP celebrou, no passado mês de fevereiro, um novo protocolo de cooperação com a empresa Sqédio. Este memorando reforça a ligação da instituição ao mundo empresarial, mas também o acesso privilegiado ao sistema de informação RPS. 

Leia a notícia completa aqui







 

Teka na APP Materiais de Construção

Apresentamos a Teka como a última adesão à App no momento em que atingimos os 5.000 downloads.

Mais informações aqui.






 

Formação

A Academia ADENE com a colaboração do CTCV realiza em Coimbra a sua próxima edição do Curso de Gestão de Energia na Indústria (CGEI), módulo I e módulo II, com o objetivo de dotar os formandos de conhecimentos sobre as principais utilizações de energia nas indústrias e capacitá-los para a realização de análises sistemáticas dos consumos de energia.


Saiba mais aqui.















 

Seminários “Introdução à Norma Passive House”

Realizaram-se quatro edições do seminário Introdução à Norma Passive House em Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Coimbra. Em Lisboa,  22 de fevereiro, no Instituto Superior Técnico, 100 participantes. Em Ponta Delgada a 2 de março, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, 60 participantes. No Porto, 6 de março, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, 60 participantes. E em Coimbra, 8 de março, no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 40 participantes.


























 

Workshops

Sistemas e Equipamentos, Lisboa, 6 de Abril 2017, das 10h00 às 13h00 (entrada livre). Programa e inscrições

Envolvente do edifício, Lisboa, 6 de abril 2017, das15h00 às 18h00 (entrada livre). Programa e inscrições

Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON
 
Porto, 10 a 12 de Abril 2017 Programa e inscrições
Coimbra, 18 a 20 de Abril 2017 Programa e inscrições
 








Formação Instalador de ETICS
 

A APFAC assinou um contrato com a ADENE - Agência para a Energia, para a realização de uma série de acções de formação de Instalador de ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems).
Cada acção terá uma duração de 12 h, privilegiando a formação prática.

Todas as Informações aqui


Nota: As inscrições são feitas exclusivamente neste link.









































 

Sessão de trabalho “Balanced Scorecard para a Sustentabilidade”
11 abril, 14:15-18:00, Biblioteca Municipal Oliv. Azeméis

Nesta sessão a realizar, em parceria com o Município de Oliveira de Azeméis, será apresentado o ROADMAP Sustentabilidade, onde constam entidades com responsabilidades e competências em áreas de sustentabilidade. A sessão com entrada gratuita e inscrição obrigatória, terá como oradora Tina Teucher, sendo a abertura dos trabalhos assegurada por Isidro Figueiredo, Presidente do Município e Fernando Castro, Presidente da Direcção da AIDA. Actividade a realizar no âmbito do projecto Qualify com ‘cofinanciamento’ do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Mais informações: Celeste Claro
Tel: 234 302 497


Eco-Inovação: Uma abordagem diferenciadora
12 abril, 9:15-12:30, Paços do Concelho em Águeda

O evento abordará os principais conceitos e práticas para a aplicação da Eco-inovação na gestão de produtos e serviços, sendo igualmente identificadas as oportunidades e os desafios implícitos ao desenvolvimento dos produtos/serviços que apresentem soluções mais inovadoras, eficientes e sustentáveis, no contexto nacional e internacional. O evento a realizar, em parceria com o Município de Águeda, tem entrada gratuita com inscrição obrigatória e realiza-se no âmbito do projecto Qualify, com ‘cofinanciamento’ do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.  


Mais informações: Celeste Claro
Tel: 234 302 497


FIN2017 - FEIRA & FÓRUM INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS
21 e 23 junho, 9h-18h, na Exponor

A AIDA através da Enterprise Europe Network e a Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) encontram-se a organizar a FIN 2017, que constitui uma oportunidade para os empresários portugueses promoverem os seus produtos e serviços na China e nos Países de Língua Oficial Portuguesa e Espanhola, dando possibilidade às empresas de exporem os seus produtos e serviços, a baixo custo, no stand de Portugal.

Mais informações e inscrições: Carla Vieira ou Deolinda Costa
Tel: 234 302 499



















 

Uma Solução Económica Segura, Versátil e de Fácil Instalação com Garantia Anticorrosão

 

Sem amianto ou qualquer outro contaminante, o fibrocimento comercializado pela UMBELINO MONTEIRO é composto por cimento, que lhe garante resistência à compressão, celulose, fibra sintética e sílica amorfa, que lhe confere estabilidade dimensional. Produzidas com recurso à tecnologia ETEX, que acrescenta à rigidez natural do fibrocimento um reforço estrutural composto por bandas de polipropileno de modo a incrementar os níveis de rigidez e fiabilidade do produto. A total garantia de estanquidade, associadas a um elevado tempo de vida útil, não carecer de manutenção, bem como o cumprimento das mais rigorosas normativas europeias, tornam o Fibrocimento UM numa solução adequada para qualquer tipo de cobertura, de pequenas e grandes dimensões, agrícolas, industriais ou habitacionais. Quando combinado com as telhas cerâmicas, o Fibrocimento UM UMBELINO MONTEIRO constitui uma solução de excelência, a qual garante total estanquidade inclusive para as pendentes mais baixas e conforto térmico. Conheça os produtos e soluções para coberturas com fibrocimento e fique a par das inúmeras valências e potencialidades deste produto.















 

WHAT HAPPENED? – CEVISAMA  2017

A Aleluia Cerâmicas, S.A. marcou presença na última edição na Cevisama, a feira Internacional dedicada ao sector, que decorreu de 20 a 24 de Fevereiro em Valência, Espanha. Reflexo do enorme êxito deste certame foi o enorme afluxo de visitantes que a Aleluia Cerâmicas, S.A. recebeu. Num stand inspirado no conceito Urban Organic, a Aleluia Cerâmicas, S.A. apresentou as suas últimas novidades: a colecção Avenue, que materializa o conceito Urban Chic, ideal para a criação de espaços de inspiração industrial; a colecção Rock, que recria a sumptuosidade e autenticidade da pedra; a muito aguardada colecção Atelier num novo formato – 07x14 – em todas as suas magníficas 48 cores, assim como novas cores, formatos e decorações disponíveis nas colecções Mustang Slate, Concrete, Lodge e Castle, Aline, Minimal, Plaster, Dune, Alpe, Natura, Krea, Focus e Home.


Veja aqui a notícia completa
Visualize aqui o vídeo





























 

CHATRON Smart Solar Street Light

O Smart Solar Street Light trata-se da integração num só conjunto funcional de vários componentes do sistema de Iluminação solar de rua. “Smart” porque contém um microcontrolador programável através de comando à distância, permitindo alterar ou corrigir a programação das funções da iluminação. Cada um dos componentes (Painel fotovoltaico, lâmpada e bateria) encaixam no corpo principal do sistema concebido em alumínio fundido, não necessitando de cablagens para a sua ligação, sendo esta fácil e rápida. O sistema apresenta boa dissipação térmica devido ao corpo principal ser realizado em alumínio fundido e este integrar a lâmpada, mas não ligando directamente com a bateria. Utiliza bateria de lítio aumentando a vida útil de funcionamento do equipamento sem trocar a bateria. Apresenta um design moderno, apelativo e muito modular em que todos os componentes são facilmente acessíveis e na qual, por exemplo, a troca de bateria pode ser feita em apenas alguns segundos.​


Controladores de Carga/descarga Solar MPPT
 
Desenvolvidos em primeira instância para trabalhar com os equipamentos Chatron SOLED (Tubo Solar+Ledin + Fotovoltaico) da Chatron estes dispositivos estão também agora disponíveis para o mercado.
Permitem controlar através de MPPT a máxima eficiência no aproveitamento do painel fotovoltaico para carga das baterias e simultaneamente funcionam com drives de corrente para a alimentação de iluminação Led (drives de corrente) com possibilidade de programação dos níveis de corrente, duração e demais funções, sem necessidade de mais qualquer equipamento externo.
Existem modelos a partir de correntes de carga de 8A, de dimensão reduzida e compacta, possível de integrar equipamentos como o SOLED da Chatron sem aumentar a sua volumetria. Podem também ser vendidos com os sensores de presença ou de movimento associados e com a respectiva programação. Todos os equipamentos podem ser fornecidos com comando á distância por infravermelhos.


















 

HIDRÁULICO – Grés Porcelânico

A Pavigres acrescentou à sua gama de produtos “ hidráulicos” 18 novos padrões decorados no formato 197x197mm. Recuperando assim os tradicionais hidráulicos mas num estilo mais moderno. Esta gama é plena de cores e padrões vibrantes que se adaptam a todos os estilos. A estes padrões acresce também sete Cores de “bases” coordenadas, em porcelânico, designado StoryT.
Dimensão: 197x197mm   Espessura:8,3mm

 

 














 

Novo espaço da marca no Parque das Nações em Lisboa

Num espaço com 50m2, a Reynaers convida a experienciar os sistemas mais icónicos da marca como a porta de correr Hi-Finity - eleita a melhor da sua categoria na cerimónia internacional Archiproducts Design Awards 2016 – que aqui foi instalada com abertura em canto, motorizada, num vão com 3500 mm de altura.  Sistemas em harmónio e de abertura clássica, para a nova construção e para a renovação, foram também instalados para proporcionar uma experiência de utilização plena das soluções premium para a envolvente transparente de edifícios comerciais e residenciais.  
Este é um espaço pensado para todos os nossos parceiros sejam arquitetos, construtores, instaladores ou proprietários. É um espaço de trabalho, de reunião, de experiência de produto e estamos confiantes de construção de parcerias duradouras’, refere Ricardo Vieira, diretor geral da Reynaers em Portugal.

Veja o video aqui 

Agendar visita








Freebloco da Artebel

As excelentes características de isolamento acústico fazem do Freebloco® a opção ideal quando o conforto dentro de casa é uma exigência. Destinado à execução de paredes simples, divisórias ou paredes duplas, o Freebloco®, em betão leve de argila expandida, com interior “livre”, sem fundo, facilita a passagem de tubos, dispensando a tradicional abertura de roços verticais.













Reunião de Acompanhamento da Formação da ANQEP

A Escola Profissional de Aveiro foi a anfitriã e o seu Administrador, Jorge de Almeida Castro, na Sessão de Abertura, realçou a importância da qualificação dos jovens. Segundo o próprio, ‘(…) que sesta seja proposta, definida e melhor preparada para que seja ajustada aos jovens e não nasça de vontades individuais, pois o que nos une é uma comunidade intermunicipal e a vontade férrea de servir bem.’ (Ler mais)


EPA: 25 anos a fazer e a lançar redes

No âmbito do plano de atividades comemorativas dos 25 anos da Escola Profissional de Aveiro, ocorreu no dia 21 de março, o primeiro de 10 grandes eventos que, mensalmente, irão decorrer na Região de Aveiro. O evento ocorreu no Cais Criativo da Costa Nova e o almoço-tertúlia pretendeu debater temas como:​ a importância do trabalho em rede; o todo que é maior que a soma das partes sempre que trabalhamos em rede; partilha de modelos de rede lançados e seus resultados; constrangimentos, redes ainda não lançadas e seus obstáculos; propostas de criação de novas redes. Foi apresentado o Projeto Potencial Positivo, inovador na área da responsabilidade social. Por fim, foram apresentadas as conclusões dos trabalhos efetuados durante o almoço-tertúlia, na certeza de que o trabalho em rede foi potenciado e sairá mais forte, certamente num compromisso intermunicipal.​ Clique para ver as fotos.

Leia a notícia completa aqui.














Pelo 2º Ano Consecutivo a RECER é uma marca “Cinco Estrelas” 

A Recer, marca de referência no sector da cerâmica de acabamento, foi distinguida pelo 2º ano consecutivo com o prémio “Cinco Estrelas” 2017. Este é um sistema de avaliação de produtos e serviços com base em critérios que influenciam a decisão de compra em situações reais de consumo e utilização. «Depois de termos já sido distinguidos como marca “Superbrands Born in Portugal” e de posteriormente vencermos o prémio Cinco Estrelas 2016, ganhar pela segunda vez consecutiva o prémio “Cinco Estrelas” significa que os nossos pavimentos e revestimentos são, cada vez mais, a opção de consumidores e profissionais. A notoriedade crescente é um incentivo para fazer mais e melhor», afirma Liliana Rodrigues, diretora de marketing da Recer. Composta por um total de 84 referências em revestimento e porcelânico, o que permite uma utilização em inúmeros tipos de espaços. Com uma grande oferta de relevos, cores e formatos permite a sua utilização coordenando chão e parede criando ambientes integrados ou que se misturem com outros materiais como a tinta, madeiras ou pedras. Uma série multi-formato, muito versátil, inspirado no conceito “handmade” do gesso espatulado e cimentício.

Informações Úteis
 











 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização

- SAICT - Projetos de investigação cientifica e desenv. tecnológico
Data de início: 24-02-2017 | Data de encerramento: 17-05-2017

- SI - Projetos Demonstradores Individuais
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017
- SI - Projetos Demonstradores em copromoção
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017

- SI - Projetos de I&DT em copromoção
Data de início: 23-02-2017 | Data de encerramento: 02-06-2017
- SIAC - Transferência de conhecimento científico e tecnológico
Data de início: 06-02-2017 | Data de encerramento: 06-04-2017
SI - Projetos de I&DT Individuais (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
- SI -  Projetos de I&DT em Co-promoção (Regime Cont. de Inv.)
Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017
SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos














FICIS: Museu de arqueologia Dom Diogo de Sousa (Braga), 18 a 20 abril, 2017



21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), abril, 2017


Tektónica: FIL - Parque das Nações (Lisboa), 3 a 6 de maio, 2017 





World Green Infrastructure Congress: Berlim (Alemanha), 20 a 22 de
junho, 2017





WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities: FEUP (Porto), 25 e 26 de setembro, 2017
Informação Técnica
 
The role of vegetation in sustainability. Re-naturalization of the environments of the buildings in urban regeneration projects. Case study





Simulation of wind pressure
distribution. Source: Prepared
(GIR Architecture and Energy) with
FLUENT16©.

The reduction in the production of GHG (greenhouse gases) is based on the resolutions adopted at COP 21, Paris, held in December 2015, and additionally on the need to find solutions to adapt to climate change and its mitigation. For example, through concepts such as “nature - based solutions” granting the vegetation fundamental roles, due to its ability to function as a carbon sink. However, this environmental role, although being fundamental, is not the only role vegetation plays in urban areas, it also affects other areas of sustainability such as social, economic and cultural areas. This text presents the development of a methodology for the analysis and implementation of guidelines of urban renaturation in urban regeneration projects in neighbourhoods of European cities, in order to lead them into social, environmental, economic and culturally sustainable levels. This methodology is applied to a case study of the European project CITyFiED (replicable Efficient and Innovative Future Districts and cities), though it may be transferable to other neighborhoods in European cities, provided they take into account the starting point of the current climatic conditions. 

M.R. del Caz-Enjuto
Universidad de Valladolid, ETS de Arquitectura
in CINCOS'16

Para saber mais contacte
marketing@centrohabitat.net

Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp