Copy
10/2016
Notícias
ÚLTIMO DIA PARA REGISTO - CONGRESSO CINCOS´16
 
Hoje acaba o prazo de registo no Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) que se realiza de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  “NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT” e que tratará os seguintes tópicos: Cidades Sustentáveis | Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
 
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat”.
Registe-se já no website do evento: http://cincos16.talkb2b.net/members/register
 

IV FORUM EUROPEU INTERCLUSTERS DE CONSTRUÇÃO

O Cluster Habitat Sustentável participou no Forum do Setor da Construção das Astúrias, organizado pela Asturex e a Confederação Asturiana da Construção (Asprocon), que decorreu em Gijón (Espanha) nos dias 25, 26 e 27 de outubro, e recebeu visitantes internacionais de América Latina (Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Cuba), América Central (Ecuador, México, Paraguay, Perú, República Dominicana e Uruguay), África (Argélia, Marrocos, Tunísia e Senegal), Norteamérica (Canadá e EEUU) e Europa (Benelux, França e Reino Unido).

O IV Forum Europeu Interclusters de Construção, de que o Cluster Habitat é membro a par com outros clusters europeus,teve lugar durante este importante evento empresarial. Teve lugar ainda a visita ao Forum das principais empresas espanholas do setor da construção que têm desenvolvido projetos de âmbito internacional.
 

        


KICK-OFF MEETING - Projeto LEAN.CO 

Decorreu no passado 18 de outubro em Pamplona (Espanha) a primeira reunião de trabalho do Projeto LEAN.CO, onde foram discutidas as bases para o início formal do projeto, que decorrerá até setembro de 2018. 
O projeto, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, visa desenvolver e implementar um novo programa de treino contínuo em CONSTRUÇÃO LEAN para profissionais do setor da construção de modo a implementar a abordagem LEAN na construção, melhorar a competitividade do setor e potenciar a transição para um novo modelo de construção.


Atividade dos Associados 











XIII Jornadas Técnicas
9 de Novembro
 
As XIII Jornadas Técnicas da ANIET– Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora, terão lugar no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, no dia 9 de Novembro. Este evento, considerado de enorme importância para o Sector, é uma oportunidade para produtores, consumidores, instituições e especialistas, trocarem informações, experiências e propostas, visando a melhor valorização e utilização dos recursos minerais portugueses. 
 
Ao longo da sua realização, serão apresentadas várias comunicações abordando temas de fundamental interesse para o Sector e, em paralelo, decorrerá uma exposição de equipamentos, produtos e serviços.

 

 









Curso sobre sustentabilidade LiderA no IST
 17 e 18 de Novembro
 
O sistema LiderA, desenvolvido em Portugal, tem vindo a ser utilizado por múltiplos promotores, projetistas, gestores privados e organismos públicos, nos empreendimentos para o desenvolvimento e certificação da sustentabilidade da construção e operação de forma eficiente.

Vai realiza-se nos dias 17 e 18 de Novembro de 2016 um novo curso LiderA que permite a formação em acreditação de assessores LiderA. No curso será ilustrado com a análise de casos baseado em ferramentas BIM, evidenciando novas oportunidades de avaliação. 

Programa e condições no site do LiderA ou do Fundec.

 





































Missão de Importadores da Polónia a Aveiro 
 1 a 5 Novembro 
 
Esta acção tem como principais objectivos dar a conhecer os produtos, serviços e realizar reuniões bilaterais com empresas da Região inseridas nos sectores e sub-sectores de actividade dos materiais de construção e indústria agro-alimentar. 
A AIDA encontra-se a receber pré-inscrições de empresas dos sectores de actividade referidos.

 


Missão Empresarial à Colômbia, Bogotá
07 a 11 de Novembro
 
A AIDA vai realizar uma Missão Empresarial à Colômbia no âmbito do projecto INOV-MARKET (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, PORTUGAL2020 e COMPETE2020), beneficiando de um co-financiamento. Nesse sentido as empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME.
 


5ª Fórum Empresarial da Região de Aveiro
11 Novembro, no Cineteatro Alba, Albergaria-a-Velha
 
“A indústria rumo ao futuro” é o tema central do evento que coincide com as comemorações do 30.º aniversário da AIDA, e tem como propósito discutir temáticas do interesse do tecido empresarial, nomeadamente a internacionalização, a indústria inteligente, o investimento, o financiamento, a fiscalidade. No decurso do mesmo, serão ainda proporcionados encontros de networking com o objetivo de promover o estabelecimento de parcerias de negócios entre os empresários presentes. 
O evento conta, à semelhança das edições anteriores, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República e com a presença de diversas individualidades nacionais, sendo a sessão de abertura presidida pelo Sr. Ministro da Economia, Professor Doutor Manuel Caldeira Cabral .

 
Para mais informações contacte a AIDA para o n. 234302497 ou através do site.
 

 
Missão Empresarial a Cabo Verde - Cidade da Praia
 
A AIDA vai realizar, com o apoio de uma empresa de consultoria especializada, uma Missão Empresarial a Cabo Verde, Cidade da Praia, de 14 a 18 de Novembro e que irá coincidir com a FIC - Feira Internacional de Cabo Verde.
A missão será realizada no âmbito do projecto INOV-MARKET (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, PORTUGAL2020 e COMPETE2020), beneficiando de um co-financiamento. Nesse sentido as empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME.
De referir que as oportunidades neste mercado são praticamente transversais a todos os sectores económicos, com a clara vantagem de os produtos e serviços portugueses serem preferidos pelo consumidor.

Para mais informações contacte o GRE c.vieira@aida.pt.
    















Trends RECER surpreendem na CERSAIE 2016

A singularidade das cinco Trends expostas pela RECER, uma empresa especializada na produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos, esteve em evidência na CERSAIE 2016, a mais prestigiada feira internacional do sector, que se realizou em Bolonha, Itália.
Com capacidade para responder aos mais exigentes desafios tecnológicos ou estéticos, a Recer apresentou séries que privilegiam o design, funcionais, fáceis de aplicar e conjugar, multi-formato e que motivaram centenas de profissionais a expressarem e a concretizarem o seu interesse.

SPHATA
Uma série multi-formato, muito versátil, inspirado no conceito “handmade” do gesso espatulado e cimentício. 
ABSOLUTE
A beleza intemporal do mármore, nos seus matizes e sulcos naturais. 
RETRO CHIC
Uma reinterpretação dos “bricks”, quer no formato, quer na cor e na decoração.
COTTO
Um COTTO com toque urbano e um look contemporâneo. 
EDIT
Um produto resgatado da memória dos loucos anos 20, que evoca a vida boémia e o imaginário das tertúlias.

 
      



Oferta formativa

 - Sistemas de aproveitamento de águas pluviais e sistemas prediais de reutilização de águas cinzentas - Lisboa ( 29 e 30 de Novembro). 
- Dimensionamento de sistemas de circulação e retorno de água quente sanitária - Barcelos (21 de novembro).    
- Drenagem Urbana Sustentável - Faro (14, 15 e 16 de novembro).    
- Dimensionamento de sistemas de circulação e retorno de água quente sanitária - Coimbra (7 de novembro).    
 
Mais informações - aqui.























ITeCons e TECNALIA formalizam protocolo de colaboração na área da segurança contra incêndio
 
O ITeCons e a TECNALIA formalizaram recentemente um protocolo de colaboração com vista a reforçar a oferta de ensaios de resistência ao fogo em Portugal, permitindo ao ITeCons complementar a oferta de serviços de ensaio na área da segurança contra incêndio e intensificar o apoio aos fabricantes na marcação CE dos seus produtos de construção.
Nos passados dias 12 e 13 de Outubro decorreu no ITeCons uma reunião do Technical Board da EOTA (European Organisation for Technical Assessement), organização da qual o ITeCons é membro desde 2014.
O ITeCons, enquanto Organismo de Avaliação Técnica, apoia a indústria na marcação CE de produtos de construção não abrangidos por normas harmonizadas, através do estabelecimento de Documentos de Avaliação Europeus e da emissão de Avaliações Técnicas Europeias. Com a marcação CE, os fabricantes estão a acrescentar valor aos seus produtos tornando-os bens transacionáveis e internacionalizáveis.

 

Simpósio de Acústica e Vibrações (Coimbra, 3 de fevreiro de 2017)
 
Este evento, organizado pelo ITeCons, pretende ser um fórum de partilha, discussão e reflexão onde estarão  vários profissionais que trabalham nas áreas da acústica e vibrações, para trocar experiências e divulgar o seu trabalho e investigação.

Inscrições a custo inferior até 15 de dezembro de 2016.
Contacto do secretariado do Simpósio: 
 acustica2017@itecons.uc.pt
Mais informações - aqui.

 


Formação ITeCons | Outubro e Novembro 
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos. Consulte o calendário de formação- aqui.










 
Floreira

A FLOREIRA é um elemento em betão, indicado para o revestimento de taludes e decoração de espaços exteriores. Permite a organização de espaços verdes, com estética e funcionalidade, bem como o suporte ligeiro de terras. Quando aplicada em pirâmide, a FLOREIRA apresenta excelentes desempenhos enquanto barreira anti som. Com excelentes capacidades auto drenantes, poderá ser preenchida com solo vegetal ou outro inerte.
Disponível nas cores cinza natural, ocre, bordeaux e castanho. 










Campanha de Outono
 
Face aos elevados preços no fornecimento de energia, independentemente do tipo, torna-se urgente estar servido por um sistema que garanta o conforto, mas que ao mesmo tempo garanta uma factura mensal controlada e de acordo com os tempos de contracção economica.

Com a aproximação do Inverno importa estar preparado e é por isso que a T&T aproveita o momento para apostar numa campanha com condições especiais na aquisição de soluções de Climatização, onde pode poupar até 20% na acquisição dos seguintes equipamentos:
- Caldeiras a pellets.
- Bomas de Calor.
- Ar condicionado.

Consulte a T&T e vá conhecer a opção mais eficiente e ecológica para aquecer a sua casa ou empresa.

 














Seminário “Introdução à Norma Passive House”
Funchal, 14 Novembro 2016
 
Duração: 4 horas.
Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral.
Custos: gratuito, mas de inscrição obrigatória.
Objectivos: Divulgar o conceito Passive House, identificar os princípios e requisitos Passive House assim como também as particularidades da adaptação da norma a Portugal, divulgar a Associação Passivhaus Portugal - PHPT e produtos e soluções adequadas à Passive House.
 
Programa

Seminário “Introdução à Norma Passive House”
Gaia, 25 Outubro 2016
 
Decorreu no passado dia 25 de Outubro de 2016, na Gaiurb, o seminário Introdução à Norma Passive House, com a organização da Homegrid, da Associação Passivhaus Portugal e da Gaiurb, que contou com a presença de 90 pessoas.
 

 







Signinum conquista SME-Instrument

Signinum conquista SME-Instrument com a melhor pontuação da europa para o desenvolvimento da plataforma XpeCAM.
A Signinum, uma PME portuguesa, conseguiu mais um SME-Instrument do H2020 para Braga, considerado a Liga dos Campeões Europeus a nível de Investigação & Desenvolvimento. O protejo da Signinum, relacionado com a investigação e desenvolvimento de uma plataforma tenológica na área da imagem espectral, foi considerado de grande valia e obteve a melhor pontuação de todas as propostas submetidas a nível Europeu. Em breve será disponibilizada mais informação no site da Comissão Europeia.
 
   






 
Gama de telhas ADVANCE PREMIUM
 
A UMBELINO MONTEIRO dispõe de produtos e soluções construtivas que asseguram a função de proteção de um edifício relativamente aos agentes da natureza. 
Com um rigoroso controlo de qualidade nas várias fases de produção, assegurado por pessoal qualificado e apoiado por um moderno laboratório estão reunidas as condições para a oferta de produtos de qualidade ímpar. 
As telhas ADVANCE PREMIUM LUSA e ADVANCE PREMIUM MARSEILLE estão certificadas segundo a norma NP EN1304, que define os critérios de conformidade para telhas e acessórios. A gama ADVANCE PREMIUM possui caraterísticas singulares, nomeadamente a utilização de moldes de gesso, a cozedura individual e a pasta grés, as quais permitem uma ampla flexibilidade na construção e durabilidade da cobertura. 







4ª Conferência Passivhaus Portugal 2016
Aveiro, 24 e 25 Novembro 2016
 
WORKSHOPS  -  24 De Novembro: 
·  Workshop 1: Introdução ao PHPP
·  Workshop 2: Envolvente do edifício 
·  Workshop 3: PHPP 9
·  Workshop 4: Sistemas e equipamentos
CONFERÊNCIA - 25 De Novembro
 Saber l  Pensar I Inovar I Fazer
EXPOSIÇÃO - 24 e 25 Novembro (30 EMPRESAS)

4 Sectores:
· Envolvente opaca;
· Envolvente transparente;
· Sistemas e equipamentos;
· Produção e armazenamento de energia e mobilidade eléctrica.


Programa
















Diretor Geral da HP visita a AEVA e a Escola Profissional de Aveiro


 
Tendo em vista o aprofundamento da parceria existente entre a HP e as diferentes marcas AEVA, em particular a Escola Profissional de Aveiro, registou-se, na passada quarta-feira, dia 19 de outubro, a visita do Diretor Geral, José Correia, daquela importante multinacional tecnológica às múltiplas intervenções em Educação e Valorização do território Região de Aveiro, protagonizado pela AEVA.
Foram dados a conhecer in loco, entre outros, os diferentes projetos de qualificação profissional que estão a decorrer nas três Unidades de Educação Profissional: a UniTER, em Aveiro, a UniTEC; em Sever do Vouga; a UniEST, em Estarreja.
Houve também a oportunidade para partilhar um vasto plano de atividades e de projetos participados em que ambas as entidades estão particularmente empenhadas em continuar a desenvolver conjuntamente. 
Em breve serão realizados novos encontros para a educação tecnológica.
 

Entrega de Certificados a 50 Colaboradores da Renault Cacia

Decorreu no passado dia 18 de outubro, no auditório Eng.º Victor Matos, a entrega de certificados e diplomas de nível 4, correspondente à saída profissional de Técnico de Maquinação e Programação CNC, a 50 colaboradores da empresa Renault CACIA. Estes colaboradores foram certificados através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais pelo Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional da Região de Aveiro (CQEP-RA).
O diretor do CQEP-RA, Jorge de Almeida Castro, destacou a boa relação existente entre a AEVA (Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro) e o tecido empresarial e industrial da região.
Informações Úteis







 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
- SI - SIAC - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-11-2016
- SI - Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Qualificação das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos













CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016



4ª Conferência Passivhaus Portugal: Centro de Congressos de Aveiro, 24 e 25 Novembro


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), Abril 2017




Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 Fevereiro 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp