Copy
09/2016
Notícias
CONGRESSO CINCOS´16
 
O Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) realiza-se este ano de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  “NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT”
  • Registe-se em: http://cincos16.talkb2b.net/pt/members/register
  • Comunicações: As comunicações podem ser submetidos até 15/outubro
  • Tópicos Relevantes: Cidades Sustentáveis | Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat”.
Mais informações em http://cincos16.talkb2b.net ou: centrohabitat@centrohabitat.net
 
Cluster Habitat ganha projeto europeu - "LEAN na CONSTRUÇÃO"
Programa de treino contínuo en Construção Lean - Apoio à transição do setor da construção face a um novo modelo mais competitivo e produtivo

O projeto LEANCO visa desenvolver e implementar um novo programa de treino contínuo en CONSTRUÇÃO LEAN para profissionais do setor da construção que os prepare com o conhecimento e aptidões específicos para implementar a abordagem Lean na construção, com o objetivo de melhorar a sua competitividade e potenciar a transição para um novo modelo de construção.
Este projeto surge da parceria do Cluster Habitat com outras entidades de Espanha, França e Polónia. O kick off meeting será em Pamplona (Espanha) no próximo 18 de outubro. Mais informações - aqui
 
 
Atividade dos Associados 













 
Prazo do Galp Energy Manager alargado até 31 de Outubro

Devido ao elevado interesse demonstrado por diversas empresas, o prazo para as indústrias aderirem ao Galp Energy Manager foi prolongado. Pelo mesmo motivo, a participação foi igualmente alargada a todas as empresas industriais (CAE 1 a 35), deixando de estar limitado a PME's.
O programa Galp Energy Manager é um programa nacional de eficiência energética, promovido pela GALP e pela VPS, destinado a todas as empresas industriais que utilizem como fonte de energia a eletricidade.
Os participantes neste programa beneficiam da instalação de contadores elétricos para monitorizar consumos energéticos, da utilização do software de gestão de energia Kisenses, que permite conhecer em detalhe os consumos, notificar situações anómalas, definir agendamentos, etc., e do apoio técnico especializado de um Gestor de Energia, que acompanha em permanência cada cliente.
O Programa é financiado em 80% a fundo perdido pela ERSE. Faça a sua inscrição através do site galp-energymanager.com ou contacte-nos através do seguinte link

 











Gencork vence prémio "LES DÉCOUVERTES” na sua estreia na Maison et Objet - Paris

A Sofalca, reforçando a sua aposta na área do design, regressou pela segunda vez este a ano à Maison&Objet, mas desta vez com a Gencork, a sua marca de painéis de revestimento em aglomerado negro de cortiça, com direção criativa  do atelier DIGITALAB.
Com apenas um ano de existência, a Gencork - Brand by Sofalca – já venceu outros prémios internacionais, das quais se destacam : um Green Product Award 2016 e uma nomeação para o German Design Award 2017 atribuída pelo German Design Council, apresentando-se como uma marca de design generativo com efeito disruptivo sobre o olhar de quem avalia, pelo facto dos seus padrões serem tão únicos e diferentes de tudo o que já foi feito com base em cortiça.

 
  








 
XIII Jornadas Técnicas da ANIET


Inscrição gratuita mas obrigatória até 14/10/2016. Envio da ficha de inscrição para geral@aniet.pt










JARDIMURO®, MURANTE® - Soluções construtivas

O JARDIMURO® é um bloco de Betão de Face à Vista, para muros de GRANDE PORTE. A sua resistência, peso e geometria permitem executar muros gravíticos de contenção, constituindo uma alternativa aos tradicionais muros de betão e gabiões. Constitui ainda uma solução auto-drenante e esteticamente eco-integrável sem necessidade de manutenção. 
O MURANTE® é um bloco de Betão de Face à Vista para muros auto-drenantes, de PEQUENO PORTE. Esta é a melhor solução para muros e vedações, sem manutenção, de montagem fácil e rápida, que garante grande rentabilidade e economia.
 
 





A Wicanders recebe mais uma Certificação F4 Star

A Certificação F4 Star, o mais elevado padrão de qualidade do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do governo japonês é globalmente conhecida como um dos exames mais exigentes para a entrada no mercado japonês e a linha Authentica, produzida em Portugal pela Amorim Revestimentos, acabou de passar no teste: o Ministério avaliou o produto e certificou-o como completamente isento de componentes emissores de formaldeídos. 

A Authentica combina os benefícios da tecnologia Corktech (silêncio, isolamento térmico natural, resistência ao impacto, conforto ao caminhar e bem-estar corporal) com um produto que, com a sua dupla camada de cortiça, claramente se destaca entre os pavimentos em vinil, oferecendo uma solução mais ecológica, como novamente comprovado por este selo de qualidade japonês que certifica a ausência de riscos para utilização em ambientes interiores.













 
REYNAERS ALUMINIUM LANÇA MASTERLINE 8
 
Após o pré-lançamento na Polyscope no início do ano, a Reynaers introduziu no mercado o MASTERLine 8, o sistema em alumínio para janelas do futuro. MASTERLine 8 possibilita o máximo conforto e segurança para o utilizador final, uma enorme liberdade arquitetónica com inúmeras combinações e várias variantes de design e marca pontos na eficiência energética. 
 
Varandas
MASTERLine 8 Balcony Door é uma porta de sacada premium com uma soleira de apenas 20 mm, para combinar conforto e desempenho. Em linha com as janelas MASTERLine 8, a sacada dispõe de 3 níveis de isolamento: alto isolamento, baixo consumo de energia e casas passivas, alcançados com a integração de diferentes materiais e tecnologias.
Aberturas de ventilação
Para otimização do fluxo de ar fresco foram desenvolvidas novas folhas de ventilação. Para atender às diferentes necessidades, as folhas estão disponíveis em 2 larguras, com uma altura máxima de 3 metros.

 

Veja o vídeo - aqui















 
CERSAIE 2016 - RECER quer definir tendências à escala global

Na sua 18ª presença na CERSAIE (Hall 19 Stand C40-D39) uma das mais relevantes feiras mundiais do setor da cerâmica de acabamento, a RECER apresentou as cinco séries do novo catálogo TRENDS:

SPHATA
Criada em várias cores, formatos e dimensões para que se possa explorar toda a sua versatilidade e recriar múltiplos ambientes: do mais clean aos mais rico e complexo.
RETRO CHIC
Para além do formato 15x30, ideal para revestir pequenos espaços ou fazer apontamentos decorativos, surpreende com o formato 30x60 com peças decoradas, talhado para espaços mais amplos. 
COTTO
Marcada pela sua estrutura e nuances de cor distintivas, esta série é ideal para quem gosta de conjugar estilos e dar novas interpretações ao rústico.
ABSOLUTE
Inspirada na beleza intemporal do mármore, nos seus matizes e sulcos naturais, pode conjugar-se com elementos clássicos ou modernos. 
EDIT
Apresentada em quatro cores (duas de época e duas contemporâneas), ganha uma nova personalidade quando combinada com outras séries decorativas, como a NAPREC.












 
Recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos vence a 9ª Edição do Prémio Vilalva
 
O projeto de restauro e recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos venceu a 9ª Edição do Prémio Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O prémio distingue o conjunto patrimonial e a qualidade geral da intervenção de conservação e restauro. O projeto é da autoria do Arq. João Carlos dos Santos, da Direção Geral de Património Cultural. A intervenção foi levada a cabo pela Signinum, Gestão de Património Cultral, Lda.
Durante um ano a Signinum, e a sua equipa multidisciplinar, desenvolveu os trabalhos nas mais variadas áreas da reabilitação e da conservação e restauro.
Em 2016 a Signinum juntamente com a Irmandade dos Clérigos promovem um evento "Conversas nos Clérigos à volta do restauro" com o propósito de mostrar o trabalho desenvolvido na intervenção. Este evento é mensal e ocorre todas as ultimas quintas-feiras pelas 18:30, na Igreja dos Clérigos. O evento é gratuito mas sujeito a inscrição prévia aqui

 












 
TUBO SOLAR + LEDin : Máxima eficiência na iluminaçao
 
A Chatron desenvolveu e comercializa o sistema de controlo de iluminação mais eficiente do mercado.
Utilizar os Tubos Solares para iluminação durante todo o dia, usando somente potência Led quando esta luz natural não for suficiente (Leds colocados no interior dos tubos solares e designados por Ledin). Esta potência led é sempre regulada:  aumenta gradualmente, ou diminui gradualmente, permitindo ter sempre o mesmo nível de iluminação (Lux) no interior das instalações.

O Sistema é composto por:
- Tubo Solar
- LEDin integrado (no interior dos Tubos)
- Fonte de alimentação em corrente dos Leds dimável
- Consola “Light Controller” para monitorização e selecção no nível de iluminação Lux pretendida para o local com emissor por radiofrequência

 

     Tubo Solar                      LEDin                  Consola Light Controller

Principal Objectivo: Iluminar ao máximo com a luz do sol (luz natural) e apenas usar os Leds como complemento.










 
APICER promove Conferência “Ceramics Portugal Does It Better”
 
A APICER vai promover no próximo dia 18 de novembro, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, a Conferência “Ceramics Portugal Does It Better”. Este evento, relativamente ao qual será divulgado oportunamente o respetivo programa e oradores, servirá também para assinalar os 20 anos de atividade da Associação, constituída em 20 de dezembro de 1996.

 
















 
Corrosão e Proteção de Materiais: 7ªs Jornadas

Estão abertas as inscrições para as 7as Jornadas da Revista Corrosão e Proteção de Materiais, a realizar no próximo dia 17 de novembro de 2016, na LISPOLIS – Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa.
Estas Jornadas têm como objetivo principal estimular a investigação na área da corrosão e proteção de materiais e promover a colaboração entre as equipas científicas e os técnicos das Indústrias e Utilizadores a jusante, contribuindo assim para o desenvolvimento de vantagens competitivas nas empresas.
Poderá consultar o Programa Preliminar das Jornadas, bem como mais informações sobre o evento, através do website.

Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização
 
Ainda existem vagas para a 2ª Edição do Curso de Controlo de Qualidade, Inspeção e Normalização em Corrosão e Proteção de Materiais, promovido pela Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM), a realizar-se no dia 18 de novembro de 2016.
Este curso destina-se a profissionais que pretendam adquirir conhecimentos em controlo de qualidade e inspeção em corrosão e proteção de materiais por revestimentos e tem como principal objetivo identificar e reconhecer a importância dos principais referenciais normativos em corrosão e proteção de materiais, assim como da atividade de inspeção na proteção anticorrosiva por pintura.
Pode consultar o Flyer de divulgação do curso, com o conteúdo programático do mesmo. O curso tem um custo de 190€ para sócios SPM e 220€ para não sócio, sendo que as inscrições deverão ser efetuadas online através do site da DTCPM.







QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES NP EN ISO 14001:2015
14, 21, 28 de outubro e 2, 11 de novembro de 2016

O CTCV em colaboração com a CERTIF promove a partir do próximo dia 14 de Outubro o curso Qualificação de Auditores ISO NP EN 14001:2015.
A versão de 2015 da norma ISO 14001 foi publicada a 15 de Setembro e as alterações face à versão anterior são ainda significativas, quer ao nível do conteúdo, quer ao nível da estrutura. O objetivo desta nova norma é o focar nos resultados, com destaque para a melhoria do desempenho ambiental, permitindo ainda uma maior Integração dos vários sistemas de gestão, através da adoção da designada estrutura de alto nível (comum aos sistemas de gestão). 
Com uma metodologia de prática simulada com a realização de auditoria a empresa certificada, este curso terá o objetivo de dotar os atuais e novos auditores de competências técnicas e comportamentais exigidas na nova versão da Norma, pelo que lhe endereçamos desde já o nosso convite.










 
Seminário de entrada livre INTRODUÇÃO À NORMA PASSIVE inclui Workshop prático
 
Duração: 4 horas
Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral
Custos: gratuito, mas de inscrição obrigatória
Objectivos:
·  Divulgar o conceito Passive House;
·  Identificar os princípios e requisitos Passive House;
·  Identificar as particularidades da adaptação da norma a Portugal;
·  Divulgar a Associação Passivhaus Portugal - PHPT;
·  Divulgar produtos e soluções adequadas à Passive House;
Programa:
·  O conceito Passive House;
·  Passive House em Portugal;
·  Workshop Envolvente do Edifício (execução e montagem de modelo à escala real - janela e parede);
 19ª Edição GAIA: 25 Outubro 2016

 










 
Curso oficial CERTIFIED PASSIVE HOUSE DESIGNER EM LISBOA
 
Duração: 70 horas (10 dias)
Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc).
Custos: 1500 € inscrição normal | Descontos para membros OA, OE, OET, PHPT e para quem frequentou o curso Certified Passive House Tradesperson.
Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; projectar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP.
 7ª Edição LISBOA: 26 a 28 Outubro, 03 a 05 e de 09 a 12 de Novembro 2016








 
Oferta formativa

- Drenagem Urbana Sustentável - Lisboa (17, 18 e 19 de outubro)    
- Soluções de reabilitação e resolução de problemas correntes em instalações prediais de águas e esgotos - Setúbal (24 de outubro)    
- Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias - Barcelos (26, 27 e 28 de outubro)    
- Dimensionamento de sistemas de circulação e retorno de água quente sanitária - Coimbra (7 de novembro)    
- Drenagem Urbana Sustentável - Faro (14, 15 e 16 de novembro)    
- Dimensionamento de sistemas de circulação e retorno de água quente sanitária - Barcelos (21 de novembro)    
- Sistemas de aproveitamento de águas pluviais e sistemas prediais de reutilização de águas cinzentas - Lisboa ( 29 e 30 de novembro)    

Mais informações - aqui











 
T&T certificada como entidade formadora

Respondendo ao desafio de Excelência, a T&T tem implementado um processo de melhoria contínua, que se traduz no aperfeiçoamento da qualidade do serviço prestado e que decorre quer da qualificação dos seus recursos humanos, quer do aumento e diversificação do seus clientes, assim como da melhoria da qualidade das suas instalações e equipamentos.
Deste modo, reconhece o valor da formação com um importante veículo de valorização, quer para o trabalhador, quer para a empresa, incrementando a produtividade e rentabilidade, actualizando os conhecimentos sobre as mais diversas tendências (legislação, tecnologias e exigências prácticas) e reforçando a valorização pessoal e profissional dos participantes.
A T&T alcança mais uma vitória certificando-se como entidade formadora, ficando assim, habilitada a desenvolver formação profissional certificada, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações.











 
A aposta e protecção da Inovação na área da Construção Sustentável – algumas actualidades

A Construção Sustentável abrange uma panóplia de actividades empresariais de diversa índole, que têm em comum a edificação e a sua relação com o ambiente. A aposta na Inovação e a preocupação com a sua protecção são uma preocupação relevante de muitas empresas que integram a fileira da Construção Sustentável. Os números falam por si. O presente artigo analisa sucintamente algumas recentes estatísticas de pedidos de patentes europeias e de patentes europeias já concedidas e observa que, apesar da situação económica, persiste a dinâmica inovadora em vários sectores da Construção Sustentável, bem como a sua protecção e do respectivo investimento. A protecção através de um pedido de patente é um elemento muito importante na estratégia competitiva de muitas empresas, um trunfo não despiciendo, mas não é, por si só, sucesso garantido. Há que saber “jogar” bem este trunfo no jogo cada vez mais aguerrido que é o Mercado. O aconselhamento técnico neste jogo é um factor a reter e considerar.

Mário Castro Marques
Todos os direitos reservados ©, Setembro 2016, J. Pereira da Cruz, SA


Consulte o artigo completo - aqui















 
Empreendedorismo e Internacionalização - Gabinetes de Apoio Astrolábio

A Astrolábio, no âmbito dos seus Gabinetes de Apoio à Internacionalização e de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação, está a participar em vários eventos com o objectivo de promoção dos projetos onde se encontra a colaborar.

Tendo já marcado a sua presença no salão Mod'Tissimo, onde iniciou a ronda de contactos e de apresentação do projecto "Regeneração ITV" numa parceira com a Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal (ATP). Este projecto voltado para o empreendedorismo da fileira do têxtil e do vestuário, corporiza uma ação coletiva de dinamização do ecossistema empreendedor da fileira têxtil e vestuário, para facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização

Entre 6 e 8 de Outubro estará presente na Feira do Empreendedor, uma organização da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com quem tem em desenvolvimento um conjunto de acções para a Internacionalização de Empreendedorismo na área tecnológica. 

Para terminar as actividades deste mês, volta a juntar-se à ATP no Fórum Internacional Têxtil a decorrer a 19 de Outubro no CITEVE em Famalicão. Será neste evento que se realizará o lançamento oficial do projecto Regeneração ITV.

Com este conjunto de acções, e em parceria com estas entidades, continua a dinamização e o apoio a empreendedores e organizações nas suas intenções de internacionalização.





 
Projeto UrbanWins
 
UrbanWins é um projeto financiado pela UE que, durante três anos irá desenvolver e testar estratégias ecoinovadoras para a prevenção e gestão de resíduos em oito cidades piloto em vários países: Itália, Portugal, Roménia e Espanha. A CerifaCoop é uma das parceiras deste projeto.
No dia 27 de setembro mais de cinquenta participantes - decisores políticos, indústrias, autoridades públicas, centros educacionais, empresas locais e cidadãos, entre outros - de todos os seis países representados no projeto (Áustria, Itália, Portugal, Roménia, Espanha e Suécia) participaram da Conferência de arranque do projeto em Cremona.

Para mais informações contacte: geral@ceifacoop.pt













 
Eventos de Internacionalização da AIDA

Destacam-se os próximos eventos que a AIDA promove:

- Workshop “A Importância do Protocolo Empresarial na América Latina” 12 Outubro, quarta-feira, 10h às 17h
- Missão de Importadores da Namíbia a Aveiro 23 a 27 Outubro
- Missão de Importadores da Polónia a Aveiro 1 a 5 Novembro
- Missão Empresarial à China: Visando apoiar as empresas no seu processo de internacionalização e diversificação de mercados, a AIDA em colaboração com a Liga dos Chineses em Portugal vão realizar, uma Missão Empresarial à China, Província de Cantão e Macau, de 15 a 23 de Outubro de 2016 (projecto INOV-MARKET)

- Missão Empresarial a CUBA - FIHAV: Visita à FIHAV – Feira Internacional de Havana Cuba, de 30 de Outubro a 5 de Novembro de 2016. Esta visita, realizada no âmbito do projecto INOV-MARKET,  encontra-se integrada no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, PORTUGAL2020, beneficiando de co-financiamento no âmbito do mesmo.

Para mais informações e inscrições contacte o GRE da AIDA, Carla Vieira c.vieira@aida.pt  Deolinda Costa d.costa@aida.pt  Tel 234 302 493















11.ª edição da Conferência EAPRIL
 
A 11.ª edição da Conferência EAPRIL vai realizar-se no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), entre os dias 22 e 25 de novembro. Este ano, a iniciativa está subordinada ao tema “Desafios da Era Digital para a Educação, Trabalho e Aprendizagem: Investigadores e Profissionais em Diálogo” 
Com a EAPRIL verificar-se-á uma grande oportunidade de troca de ideias, tal como uma excelente possibilidade para se inova e repensar alguns trâmites. De facto, esta conferência internacional é conhecida pelo seu formato interativo, incluindo no seu programa apresentações tradicionais e casos de estudo em que a audiência é convidada a participar.
 
ISEP elabora estudo técnico para empresa do setor eólico no Brasil
 
O ISEP desenvolveu, recentemente, um projeto para analisar o comportamento dinâmico de estruturas metálicas de elevada altura sob ação do vento no Nordeste brasileiro. O estudo, que visou a empresa Casa dos Ventos, revelou-se um sucesso, deixando antever um papel fundamental do ISEP na melhoria técnica e comercialização das torres metálicas de prospeção eólica.
Esta tipologia de estudos dinâmicos vai de encontro a uma das áreas de competências que o DEC-ISEP tem vindo a consolidar e promover ao longo dos últimos anos. 
Informações Úteis












 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
- SI - I&DT Programas Mobilizadores
Data de início: 31-05-2016 | Data de encerramento: 17-10-2016
- SIAC - Internacionalização
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 28-10-2016
- SI - Qualificação das PME
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 31-10-2016
- SI - Internacionalização das PME
Data de início: 29-07-2016 | Data de encerramento: 31-10-2016
- SI - Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - “Qualificação das PME” - Projetos Conjuntos
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação
Data de início: 27-09-2016 | Data de encerramento: 30-12-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Inovação Produtiva
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
Eventos













CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016



4ª Conferência Passivhaus Portugal: Centro de Congressos de Aveiro, 24 e 25 Novembro


21ª Conf. Internacional Passive House: Viena (Áustria), Abril 2017




Simpósio de Acústica e Vibrações: Coimbra, 3 Fevereiro 2017
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
centroHabitat · Dep Eng Civil, Univ. Aveiro · Aveiro 3810-193 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp