Copy
01/2016
Notícias
















 
Declarações Ambientais de Produto em Portugal
 
Os materiais e produtos da fileira da construção já podem registar as suas Declarações Ambientais de Produto (DAP) com reconhecimento internacional pelo sistema DAPhabitat (www.daphabitat.pt). 

As DAP são uma ferramenta de comunicação e ecoinovação, de grande credibilidade por serem um documento verificado por uma terceira parte independente e baseado em avaliação de ciclo de vida (ACV), que permitem objetivar o uso eficiente de recursos e o grau de sustentabilidade dos materiais, produtos e sistemas de construção.

Evidencia-se a relevância das empresas de materiais e produtos se apressarem a efetuar DAP para não ficarem em situação de desigualdade com a concorrência internacional nos mercado. Alerta-se que as empresas (PMEs) podem usar os Vales de I&DT para desenvolvimento apoiado das DAP, estando um concurso aberto até 31/03/2016.

Para mais informações sobre as DAP e seu registo consulte www.daphabitat.pt 


 











 
Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. regista nova Declaração Ambiental de Produto no Sistema DAPHabitat
 
A Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. obteve o registo de uma nova Declaração Ambiental de Produto no Sistema DAPHabitat, sistema português de registo de DAP, que é específico para produtos do habitat e permite a realização e disponibilização de RCP que fundamenta a elaboração das DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público.

A DAP cobre Revestimento isolante térmico exterior do tipo ETICS para paredes de fachada em edifícios. Nela podemos encontrar os impactes ambientais do produto, divididos por categorias de impacte, baseados em 1 m2 de sistema weber.therm natura produzido. 
 
A DAP foi desenvolvida e verificada segundo as Regras de Categorias de Produto: modelo base para produtos e serviços de construção, Versão 1.0 (2013) e as normas a ISO 14025, EN 15804:2012+A1:2013 e EN 15942.
Atividade dos Associados 








 
GesLuce - Sistemas de Gestão Inteligente

O Sistema GesLuce para iluminação pública é baseado numa arquitectura mesh, onde cada luminária funciona como um nó da rede, comunicando estes nós entre si. Interligadas com estes nós estão Gateways que agregam a informação e a encaminham até à Internet.

Uma rede de luminárias presente numa cidade transforma-se assim numa rede inteligente que tem a capacidade para transportar a informação obtida por sensores, objectos, veículos e edifícios até à Internet para além das funções de gestão e controlo da iluminação.
 
Consulte mais informação - aqui















 
Sistema construtivo proetics

O TÉRMICOProETICS, da Artebel, é um bloco em betão leve de agregados de argila expandida (Leca), cujo comportamento térmico constitui alternativa regulamentar a soluções de parede dupla, quando conjugado com etics, dispensando o recurso a outros materiais subsidiários.

O TÉRMICOProETICS integra um sistema completo de construção, com soluções à medida das características de cada projeto.

 

Sistema construtivo proetics
O sistema construtivo proetics combina diferentes elementos complementares, que têm como base o bloco TÉRMICOProETICS simples e que, aliados a acessórios estruturantes (ferro e argamassa), constituem uma solução robusta e fácil de montar, com inúmeras vantagens.

 
Veja aqui como tirar o máximo rendimento deste sistema - aqui











A Neoturf instala cobertura ajardinada de 1600m2 em Trofa

A Neoturf instalou cobertura ajardinada de 1600m2 no Parque Urbano Nossa Senhora das Dores / Dr. Carneiro Lima no centro da cidade da Trofa. A renovação do parque envolveu a construção de um edifício para a area social municipal, ficando assim,  mais acessível para a população. A solução para mitigar o impacte visual do edifico passou pela instalação de uma cobertura verde intensiva, com o objectivo de um verde continuo na área de parque e do edifício. A escolha da vegetação inclui áreas de relvado e pequenos arbustos como Rosmarinus officinalis prostratus.

Devido ao seu tamanho, localização e contribuição para a cidade, este será um dos exemplos mais representativos de telhados verdes em Portugal. 

 
V Edição do Curso Impermeabilização, Paredes Verdes e Coberturas Ajardinadas

A Neoturf patrocina a V Edição do Curso Impermeabilização, Paredes Verdes e Coberturas Ajardinadas, que se realizará nos dias 18 e 19 de Fevereiro 2016 no Instituto Superior de Engenharia, em Faro.
 
Podem consultar o programa AQUI! Para se inscreverem basta seguirem o LINK! (até ao dia 7 de Fevereiro)
 
O preço do curso é de 250 € (IVA INCLUÍDO): desconto para associados da: Ordem dos Arquitectos e dos Engenheiros, Ass. Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Ass. Profissional dos Urbanistas Portugueses, Ass. Nacional de Cobertura Verdes estudantes e desempregados.








 
II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

APFAC em parceria com o ITeCons convida-o a estar presente e a participar no II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, que decorrerá em Coimbra, nos dias 16 e 17 de Junho de 2016.
 

Veja como participar - aqui










 
41st IAHS World Congress on Housing
 
Entre os dias 13 e 16 de Setembro de 2016, irá realizar-se no Algarve, em Albufeira, o 41st IAHS World Congress on Housing.

Datas importantes:
- Submissão de Resumos: 15
Fevereiro 2016
- Comunicação de Aceitação: 29 Fevereiro 2016
- Submissão da Versão Final do artigo: 30 Abril 2016
- Registo para inclusão no Livro de Resumos: 31 Maio 2016

 

Mais informações em - http://www.iahs2016.uc.pt













Primeira certificação Passive House na reabilitação em Portugal
 
Está em andamento a reabilitação da sede da Homegrid em Ílhavo. Trata-se de um projecto-piloto em parceria com o Passivhaus Institut e que obterá a certificação EnerPHit - a certificação Passive House destinada à reabilitação.

Este é um projecto pioneiro em Portugal porque será a primeira Passive House certificada no sector não residencial (escritório) e será a primeira Passive House certificada na reabilitação.

A Homegrid conta com a colaboração de diversas empresas parceiras do Cluster Habitat Sustentável e da Associação Passivhaus Portugal.

A Passive House é uma solução técnica testada e apresenta-se como uma solução óptima em termos de custo benefício e totalmente adequada para os edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB) em Portugal.

 
   




 
Plano de Formação PASSIVE HOUSE para 2016:

- 4 seminários de Introdução à Norma Passive House (sessões gratuitas);
- 4 cursos Certified Passive House Tradesperson;
- 3 cursos Certified Passive House Designer.

Locais de formação: Porto,  Aveiro, Coimbra, Lisboa e Faro.
Podem consultar o plano de formação - aqui













Novidades e tendências decorativas para 2016

A Aleluia Cerâmicas reforçou a gama das suas marcas Ceramic e Dreamcer com a introdução de 4 novas propostas decorativas que se distinguem pela combinação de elementos e texturas naturais com uma inspiração retro e um toque de elegância. 

Board: A moderna sofisticação de uma tendência retro
Valle & Alpe: A delicadeza do cimento
Dakar: A riqueza do basalto
Miami & Ocean: Um toque orgânico na decoração
Consulte as especificações dos produtos - aqui














 
Corticeira Amorim apresenta novos pavimentos Wicanders na Alemanha
 
A Corticeira Amorim acaba de apresentar as suas mais recentes inovações de produto na área de Revestimentos, a segunda mais importante no portfolio do negócio. Reclaimed e Authentica, da Wicanders, são as duas opções diferenciadas e de grande valor acrescentado agora lançadas e que reforçam o já robusto posicionamento sustentável desta marca premium do líder mundial de pavimentos de cortiça natural.

Composta por quatro visuais de madeira e três de pedra, Reclaimed é a mais recente linha a integrar a coleção Artcomfort, da Wicanders, que se distingue pela possibilidade de replicar, num pavimento de cortiça, um visual de pedra ou de madeira, com um nível de precisão nunca visto. Esta possibilidade resulta do recurso à tecnologia de impressão Realistic Surface, desenvolvida a pensar nos consumidores que conhecem e valorizam os benefícios de um piso de cortiça, mas que preferem a estética de materiais como a madeira ou a pedra.

 


Sistema de Gestão da Qualidade

A Matéria Modular dispõe desde Novembro de 2015 do sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a norma ISO 9001, sendo hoje uma Empresa Certificada pela AENOR para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, engenharia e assistência técnica em obras.

Consulte o certificado - aqui


















 
RECER é uma marca “Cinco Estrelas”
 
A Recer, marca de referência no sector da cerâmica de acabamento, foi distinguida com o prémio “Cinco Estrelas” 2016. 

Com formatos, acabamentos e cores que favorecem inúmeras possibilidades de diferenciação e personalização de projectos, a série Naprec (http://naprec.recer.pt/), da Recer, foi considerada “Produto Cinco Estrelas” e é já tida como uma solução cerâmica com potencial para definir tendências de mercado à escala global. 

 

Prémio “Cinco Estrelas”
Baseado no método SPICI, o Prémio “Cinco Estrelas”, que visa identificar os melhores produtos e serviços do mercado, avalia os principais critérios que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: a Satisfação pela experimentação; a relação Preço-qualidade; a Intenção de compra; a Confiança na marca e, por último, a Inovação. Um comité de avaliação, testes de experimentação e questionários de avaliação massificados permitiram distinguir 69 dos 235 produtos e serviços inscritos em 94 categorias. A Recer obteve uma pontuação de 7,9 pontos em 10 possíveis, uma média superior aos concorrentes do mesmo sector.



















 
Sistema PREMIUM CP 155
Combinar liberdade arquitétonica com máximo conforto

Novas configurações - Solução em canto
A solução em canto permite proteger do exterior mas abrir totalmente a qualquer momento, fundindo espaços. A porta de correr elevatória CP 155 combina esta configuração com as suas já reconhecidas valências: conforto e isolamento. 
     
 
Peso elevado e dimensões XL
O alto isolamento com vidro triplo implica necessariamente painéis de vidro pesados. A Reynaers torna mais fácil a colocação de vidros pesados e de grandes dimensões no sistema CP 155: é possível alcançar facilmente os três metros de altura e uma largura enorme com recursos a novas peças que permitem estender o aro.
 
Performances CP 155
Concept Patio® 155 é um sistema de correr altamente isolado com elevadas performances. O conceito sofisticado vai ao encontro das mais elevadas expectativas do consumidor no que respeita a qualidade, isolamento e fácil manuseamento. 
 
  

Mais informação - Aqui













 
Como está o Mercado dos Cimentos-Cola em Portugal?
 
A APFAC realizou uma análise ao mercado dos cimentos-cola em Portugal, que determinou a necessidade de avançar com um estudo profundo a esta importante família das Argamassas Fabris.

O estudo é feito em parceria com o CTCV, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, instituição nacional oficialmente notificada para a realização de ensaios no âmbito da “NP EN 12004:2007 Colas para ladrilhos; Requisitos, avaliação da conformidade, classificação e designação”, que recolhe as amostras no mercado e realiza os ensaios segundo as normas aplicáveis. 

O objectivo do estudo é muito claro: avaliar a conformidade dos cimentos-cola comercializados no mercado nacional – quer sejam produzidos em Portugal, quer sejam importados – com os requisitos do RPC, Regulamento dos Produtos da Construção, da NP EN 12004:2007 e outras exigências nacionais aplicáveis (rotulagem, peso declarado, etc.).














 
Extrusal complementa a sua gama de sistemas de abrir com o novo sistema a.175 folha oculta

O Grupo Português Extrusal, S.A. apresentou recentemente o seu novo sistema de abrir com rutura térmica A.175 Folha Oculta – um complemento da gama dos sistemas de batente A.100 que se adapta às especificidades de cada projeto arquitetónico. 

O A.175 Folha Oculta é uma solução minimalista que vem responder a uma necessidade crescente ao nível das exigências dos desempenhos térmicos, acústicos e resultados AEV, e às especificidades arquitetónicas da atualidade. A folha móvel é invisível pelo exterior, o sistema apresenta ainda a opção de dobradiças ocultas pelo interior. Dentro da gama dos sistemas de abrir da Extrusal apresenta-se como a solução de maior área envidraçada. Segundo o sistema de etiquetagem do SEEP, o A.175 Folha Oculta apresenta a classificação A, a mais elevada da escala de referência.

 
           
Oculta aberto                    Oculta fechado

 
Consulte a ifnormação técnica - aqui









 
Mais Tubos Solares Chatron instalados no Dubai
 
Mais 22 tubos Solares Chatron modelo TS530 foram instalados recentemente no Dubai no projecto “Falcon Cage “, pelo nosso representante Lijan Insulation LLC para o Dubai. Com estes são já largas centenas os tubos solares Chatron instalados naquele emirado, e nas condições extremas de temperatura. A qualidade dos tubos solares da Chatron estão em alta, também, neste mercado.
 












Seminário Anual: "Mercado de Tintas"

A Associação Portuguesa de Tintas, APT, vai promover no Grande Hotel do Luso, no dia 18 de Março de 2016, o Seminário anual dirigido ao Sector que representa e que habitualmente reúne mais de 150 Empresários e Quadros Superiores da Indústria de Tintas.

Vai abordar temas que interessarão às diversas áreas empresariais, desde temas económicos, temas de mercados ligados ao sector das Tintas e Vernizes, de investigação e desenvolvimento e de motivação de equipas. Terá igualmente oportunidade de focar aspetos da atividade inspetiva e de regulamentação do Sector.

Este evento representa uma oportunidade única de conhecimento sobre o sector das tintas e vernizes com a presença de interlocutores privilegiados e o encontro de Empresários e Técnicos Superiores do Sector com o objetivo de partilhar informação e aprofundar o relacionamento entre todos.

 
Programa e Ficha de Inscrição disponíveis em: www.aptintas.pt.












 
FICIS 2016 - 24 e 25 de Maio (Braga)
 
O FICIS 2016 tem como propósito o reforço da notoriedade das cidades e a sua afirmação no contexto nacional e internacional, enquanto pólos de atracão com base na inovação para o bem-estar e felicidade das comunidades.

A edição de 2015 contou com 1096 visitantes, 51 expositores, 35 oradores e moderadores, vindos de 11 países que, no mesmo espaço, partilharam as mais recentes tendências e inovações.

Neste evento serão debatidos um conjunto de temas no domínio das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis: Energia, Mobilidade, Sustentabilidade, Ambiente, Tecnologia e Inovação, Governança, Regeneração Urbana e Economia.

É o ponto de encontro para especialistas e lideres das Smart Cities orientadas para o futuro.
 






Candidaturas Medida Formação-Ação para PME

A APCMC pretende candidatar-se com um grupo de empresas, enquanto entidade promotora, a dois projetos conjuntos no âmbito da Medida Formação-Ação para PME. As intervenções formativas nas empresas seguem a metodologia prevista neste programa na tipologia de investimento Qualificação das PME.

Projeto Dinamizar
Público-alvo: Micro, pequenas e médias empresas até 100 trabalhadores, com atividade nos setores do comércio e serviços. [Ver mais

Medida Formação-Ação IAPMEI
Destinatários preferenciais: empresas industriais 
Público-alvo: empresários, gestores e quadros superiores das empresas
[Ver mais]














 
Workshop “A nova era da gestão do risco - ISO 31 000” a 15 de Fevereiro, das 14h às 18h

O workshop tem como propósito capacitar os participantes com conhecimentos que lhes permitam compreender o propósito de uma organização ao estabelecer um Sistema de Gestão de Riscos e os tópicos principais envolvidos na sua implementação, em conformidade com a ISO 31000:2009.

Público-alvo: administradores das organizações, gestores de riscos, auditores internos, directores operacionais e demais profissionais que lidam com a gestão de riscos, assim como todos os envolvidos com o planeamento estratégico das empresas.

O workshop será ministrado pelo consultor especialista José António Lopes Santos, licenciado em Engenharia de Madeiras, sendo também auditor da qualidade no referencial ISO 9001:2008, auditor FSC / PEFC, técnico responsável SCIE, Técnico Superior Higiene e Segurança no Trabalho.

 














 
Convívio de Natal APCMC na Gyptec
 
A APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, em parceria com a Gyptec Ibérica, realizou no dia 15 de dezembro, o seu habitual Convívio de Natal.

O convívio teve início com a reunião semestral do Conselho Consultivo da APCMC, seguindo-se uma apresentação da empresa Gyptec a todos os associados. Posteriormente, os participantes tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações fabris. Após a visita guiada e sob forma de encerramento teve lugar o jantar comemorativo com todos os participantes, onde a direção da APCMC atribuiu à Gyptec a medalha de “Distinção ao Mérito Comercial e Associativo”.

Para a Gyptec foi uma honra acolher a APCMC e associados nas suas instalações e receber tão importante distinção. 

 

 
Para mais informação visite - http://www.gyptec.eu/noticiasd1.php
Notícias Cluster Habitat Sustentável 














 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
Sistemas de Incentivos
 
- Projetos I&DT em Co-promoção: Data limite alterada
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 15-03-2016

- Projetos Demonstradores em Co-promoção: Data limite alterada
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 15-03-2016

- Projetos Demonstradores Individuais:
Início: 30-11-2015  |  Encerramento: 08-02-2016 

- Formação - Ação FSE:
Início: 16-12-2015  |  Encerramento: 12-02-2016

- Inovação Produtiva: Novo!
Início: 19-01-2016  |  Encerramento: 31-03-2016
Considera-se a possibilidade de haver lugar a majoração de 0,5 pontos em função da inserção do projeto em Estratégias de Eficiência Coletiva de clusters.

- Empreendedorismo Qualificado e CriativoNovo!
Início: 15-01-2016  |  Encerramento: 31-03-2016
Considera-se a possibilidade de haver lugar a majoração de 0,5 pontos em função da inserção do projeto em Estratégias de Eficiência Coletiva de clusters.

- Vales PME - Avisos suspensos
Internacionalização | I&DT | Empreendedorismo | Inovação
FASE V - Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)
Eventos









 
8ª Conferência Europeia de Cidades e Vilas Sustentáveis

A conferência europeia de referência sobre desenvolvimento sustentável, reunirá na sua edição 2016 representantes de governos locais, regionais, instituições europeias e internacionais, organizações multilaterais, entidades do sistema I+D+i, líderes empresariais e sociedade civil. 

Esta conferencia demonstrará a necessidade urgente de ações para dar forma ao futuro de Europa.

Mais informação e registo - aqui








 
Portugal Ventures Lança a 14.ª Call For Entrepreneurship
 
Está aberto o pré-registo para as candidaturas à 14.ª Call For Entrepreneurship. A iniciativa visa possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de base científica e tecnológica nas fases de Seed e Start-up. 

O pré-registo para a Décima Quarta Call está aberto. A fase de candidaturas irá decorrer entre os dias 1 de Fevereiro e 3 de Março de 2016. 

Mais informação - aqui
Facebook
Website
Email

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences