Copy
05/2016
Notícias
Congresso do Cluster Habitat Sustentável - CINCOS´16
 
O Congresso CINCOS´16 (http://cincos16.talkb2b.net) realiza-se este ano de 3 a 4 de novembro de 2016 em Lisboa com o tema central:  
 
“NOVOS DESAFIOS PARA A CADEIA DE VALOR DO HABITAT”
  • Registe-se em: http://cincos16.talkb2b.net/pt/members/register
  • Comunicações: devem ser submetidas pelos participantes até 15 de julho 2016. 
  • Tópicos Relevantes: Cidades Sustentáveis |  Inovação e Sustentabilidade no Habitat | Uso Eficiente de Recursos | Economia Circular e o Habitat | Clusters: Cooperação para a Competitividade.
Os participantes registados no congresso terão também acesso gratuito ao evento B2B “Encontros/Meetings Habitat” para promover encontros bilaterais dos participantes com as empresas e outras entidades do Cluster Habitat Sustentável presentes.


Abertura de novo concurso de VALES I&DT  -  junho 2016
 
Alerta-se que as empresas (PMEs) podem usar os Vales de I&DT (com taxa de financiamento até 75%) para desenvolvimento apoiado das DAP (Declarações Ambientais de Produto) do seus materiais e produtos da fileira da construção, estando um concurso aberto até setembro de 2016.

Mais informações sobre as DAP e seu registo - www.daphabitat.pt






 
TECHDAYS

O Município de Aveiro em coorganização com o Cluster Habitat Sustentável lançaram Fórum Tecnológico de âmbito Nacional - TECHDAYS. Este é um evento dirigido a diversas empresas e outras entidades ligadas a tecnologias, produtos e soluções em diferentes setores de atividade que promovam a criação de respostas inovadoras. 

Mais informações sobre como participar contacte para centrohabitat@centrohabitat.net
Atividade dos Associados 









S-VITECH in ARCHITECT@WORK DENMARK 
A S-Vitech vai além fronteiras mostrar produtos inovadores e 100% “made in” Portugal
 
Esteve presente na feira ARCHITECT@WORK em Copenhaga entre 25 e 26 de Maio com duas soluções inovadoras:
  • Escadas Conceptuais produzidas em aço desenvolvidas em espiral, helicoidal e elipsoidal, para mais informação clique no seguinte link: S-Vitech Conceptual Stairs
  • Sistema de fixação de encaixe rápido inovador para vidro duplo em fachadas com resultados excelentes na acústica e isolamento térmico.
  • Sistemas de fixação produzidos em aço com diversos tipos de acabamentos possíveis. Clique no seguinte link: S-Vitech Fixing Points
Visite o nosso site e conheças os nosso produtos/soluções e as nossas obras realizadas por todo o mundo: www.s-vitech.com











BLEND – Grés Porcelânico
 
A Pavigres apresenta aos seus clientes uma nova gama “BLEND” em 3 formatos; 4 cores e 2 acabamentos; mate e texturado.
Grafite                      Grey                    Metal                    Taupe
 
Os cimentos tão apreciados na arquitetura contemporânea e no restauro foram a nossa inspiração, as cores são neutras mas modernas e muito versáteis.
A sua utilização é absolutamente recomendada para espaços público e comerciais, uma vez que que trata de um produto tecnicamente resistente e já classificado pelas entidades competentes como U4P4E3C2 597x597mm / 447x447mm e U4P3E3C2 297x597mm

   










HI-FINITY - Com novo motor para maior conforto
  
A HI-FINITY - galardoada com o 1º prémio na iniciativa “Prémios Inovação na Construção 2014” e agraciada com o rótulo de “Design e Inovação Henry Van de  Velde  2013”  - foi equipada com um novo motor opcional que assegura maior conforto e possibilita o manuseamento de painéis de vidro de grande dimensão. O motor fica totalmente oculto e garante a abertura e o fecho automático, através da utilização de um interruptor ou por via do sistema automação do edifício. Este motor de alto desempenho garante grande comodidade, numa solução segura e fiável.
 
A porta de correr Hi-Finity é a solução ideal para os edifícios NZEB ou passivos. A fim de satisfazer os requisitos de isolamento mais rigorosos, as portas de correr Hi-Finity estão disponíveis em vidros duplos e triplos. O sistema com vidro triplo recebeu o rótulo Minergie, o respeitável selo suíço que reconhece a Reynaers pelos seus esforços no campo da sustentabilidade. Os profissionais podem confiar na qualidade destes produtos certificados e economizar tempo e custos substanciais nos cálculos associados à certificação das construções.
 
 
Arq. Crahay & Jamaigne            Arq. Valentín Madariaga








PALIÇADA - Acessório em betão vibro-prensado

Os espaços exteriores e jardins ganham dinamismo e personalidade com a PALIÇADA, um acessório em betão vibro-prensado, utilizado para estabilizar e fazer retenção sedimentar em zonas com desníveis reduzidos, para contornar elementos, definir canteiros ou substituir lancis. Dependendo das conjugações com outros pavimentos e acessórios artebel®, o resultado pode ser surpreendente e os espaços exteriores podem ganhar uma nova vida.
Consulte as especificações técnicas - aqui

















 
Tektónica 2016 - Grupo Preceram distinguido com dois prémios

O Grupo Preceram foi um dos grandes vencedores da edição 2016 dos Prémios Tektónica, ao receber duas distinções no âmbito da Academia Tektónica e do Portugal Constrói, que premiaram a pró-atividade, empenho, competência e diferenciação das empresas do grupo.

Um dos maiores destaques foi a nova placa de gesso da Gyptec, a Gyptec Protect. Apresentada no espaço inovação, esta nova placa assegura a máxima proteção às zonas que exijam a melhor classe de reação ao fogo e para zonas mais húmidas e de exposição ocasional à água. A nova placa esteve também bem visivel ao revestir e colorir o espaço da Ordem dos Arquitectos, onde decorreu a 3ª edição do projeto Architects on Business, patrocinada pela Gyptec e a Amorim Isolamentos, e foi a mais concorrida e palco da apresentação da 2ª Edição do Jornal Gyptec.

A Gyptec apresentou outro novo produto: a massa para juntas Pronta a Usar que vem otimizar e simplificar o processo de aplicação das soluções em placas de gesso. Comercializada em baldes de 6 e 20 kg, a nova massa já vem pré-preparada, garante um excelente acabamento e minimiza os desperdícios.

De salientar as bastante concorridas formações teóricas aos técnicos, engenheiros e arquitetos, que durante duas manhãs debruçaram-se sobre as soluções e ferramentas que as empresas do Grupo Preceram tem vindo a desenvolver. Este conhecimento foi reforçado com apresentações e demonstrações práticas no stand Argex/Gyptec levadas a cabo por profissionais experientes.

Link relacionado: http://www.gyptec.eu/noticiasd2.php
Veja o vídeo - aqui







 
Ciclo de Workshops Temáticos:
1 - Caracterização de Emissões Gasosas: Obrigações Legais
06 Julho 2016 - 14h30 Edifício CVR 

 
O CVR conciente das dificuldades das empresas em conhecer a legislação ambiental e cumprir todas as obrigações legais daí recorrentes, criou um ciclo de workshops temáticos que pretendem apoiar as entidades a cumprir de forma eficaz e eficiente os procedimentos a que estão obrigados.
 
Inscrição Gratuita mas obrigatória para o e-mail: apedro@cvresiduos.pt











 


 
6ª Edição do Curso IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES e COBERTURAS AJARDINADAS
 

A Landlab está a organizar, em conjunto com o Instituto Superior de Agronomia, a VI edição do Curso IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES e COBERTURAS AJARDINADAS

Este curso realizar-se-á nos dias 31 de Maio e 1 de Junho no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

O preço do curso é de 250 € (IVA INCLUÍDO) [15% de desconto na inscrição para associados das entidades: Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses | 30% de desconto na inscrição para estudantes e desempregados]


Consulte o Programa - aqui















 
 
 
Certificação Passive House – Portugal
 
A Homegrid é a única entidade nos países de língua portuguesa autorizada pelo Passivhaus Institut a certificar edifícios Passive House.
 
GARANTIA DA QUALIDADE!
Na certificação Passive House o projeto é verificado de forma cuidada e intensiva.
Para completar o processo de garantia da qualidade é necessária ainda documentação relativa ao processo construtivo, como por exemplo o teste de estanquidade ao ar - blower door test.
A certificação apenas é atribuída se os requisitos definidos forem atingidos sem exceção.

PASSIVE HOUSE - CLASSIC, PLUS E PREMIUM
Os edifícios Passive House são caracterizados por particularmente elevados níveis de conforto interior com o menor consumo de energia. A norma Passive House possibilita uma excelente relação custo-benefício em particular em edifícios novos.
As classes Passive House Classic, Plus ou  Premium podem ser alcançadas dependendo do uso local de fontes renováveis de energia.

ENERPHIT - CLASSIC, PLUS E PREMIUM
A certificação EnerPHit foi estabelecida para a reabilitação de edifícios existentes utilizando componentes Passivhttp://www.homegrid.pt/e House. Apesar dos requisitos não serem tão exigentes,  a certificação EnerPHit oferece as vantagens da norma Passive House.
As classes EnerPHit Classic, Plus ou  Premium podem ser alcançadas dependendo do uso local de fontes renováveis de energia.

 
    











 
 
II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento

Nos dias 16 e 17 de Junho de 2016, irá realizar-se em Coimbra, o II Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento, organizado pela segunda vez, pelo ITeCons em parceria com a APFAC.
Temas a abordar: Argamassas Inovadoras, Argamassa Térmicas, Argamassas Sustentáveis, Inspeção e Diagnóstico de Patologias, Argamassas para Edifícios Antigos, Soluções Térmicas de Revestimento (ETICS e outras), Casos de Estudo.

Faça já a sua inscrição - aqui
Programa já disponível em: http://www.argamassas2016.uc.pt.

 










Oferta de apoio à contratação de energia
 
O programa Galp Energy Manager da Virtual Power Solutions (former ISA Energy) trata-se de um programa inovador que pretende dotar as PME's industriais de ferramentas de monitorização e gestão de energia. Desenvolvido ao abrigo do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo da Energia Elétrica, uma iniciativa promovida pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, permite obter um desconto de 80% na aquisição e instalação de um Sistema de Monitorização de Energia Elétrica.
O Kisense, software utilizado no programa Galp Energy Manager, permite a consulta dos dados recolhidos e o controlo remoto dos equipamentos, potenciando a redução dos consumos energéticos e os custos associados.

Se a sua empresa tem um CAE de 1 a 35 e pretender participar num programa pioneiro na aplicação dos conceitos de Gestão da Procura, inscreva-se em: http://galp-energymanager.com








Chatron participou na TEKTÓNICA 2016
 
A Chatron esteve presente com stand próprio na TEKTÓNICA 2016 que se realizou na FIL em Lisboa  nos passados dias 4-7 Maio.
Dando destaque aos novos ventiladores fotovoltaicos FVV-1500, FVV-3000, fotovoltaico industrial VT1 e ao sistema solar + Led e consola de dimerização automática.

 

 
Para além da participação com o stand, a Chatron esteve presente no espaço inovação com os dois produtos inovadores Ventilador Fotovoltaico FVV-3000 e Solar + Led.
Com visitantes profissionais de todo o País, a Chatron contou também com visitantes profissionais outros Países, nomeadamente Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Espanha e Inglaterra.
















Pavimentos inovadores da Wicanders em destaque na Tektónica
 
Authentica: com 4 mm de cortiça no núcleo, marca um ponto de viragem no segmento de pavimentos com visuais de madeira e pedra. As melhorias que ultrapassam a questão ambiental e estão relacionadas com o desempenho técnico do produto, oferecem benefícios em termos de resistência térmica, com ganhos de cerca de 18%, e de redução de ruído, na ordem dos 6% face aos pavimentos flutuantes de LVT mais evoluídos do mercado.
Os pavimentos Authentica foram desenvolvidos para espaços de elevado tráfego, inclusive espaços públicos de elevada afluência e apresentam garantias de 25 e 15 anos, para áreas residenciais e comerciais,  respetivamente.

Hydrocork: uma gama inovadora que, com apenas 6 mm de espessura, introduz o benefício “à prova de água” em pavimentos com cortiça. Os profissionais puderam participar numa demonstração de  instalação de Hydrocork, uma coleção verdadeiramente inovadora que é já o produto com maior crescimento na história da Corticeira Amorim. Na base deste sucesso, estão as características verdadeiramente disruptivas desta linha de produtos, especialmente vocacionada para a área de reabilitação. Hydrocork tem uma reduzida espessura (6 mm no total), um corelayer de cortiça inovador,  que introduz a resistência à água neste tipo de pisos, alargando-se assim de forma inédita a área de aplicação de um pavimento com cortiça,  a todas as áreas da casa.

Novel Symmetries: a  coleção foi concebida pelo conceituado designer italiano Antonio Bullo, que transportou para a mesma a sua visão de um pavimento contemporâneo com visual de cortiça, explorando as irregularidades naturais do material e a geometria da arquitetura atual.

Todas as coleções da marca Wicanders têm em comum a tecnologia Corktech que potencia as características da cortiça através do recurso a tecnologia de ponta, com benefícios claros para os pavimentos, que vão desde o isolamento térmico e acústico, ao conforto, bem estar corporal, resistência ao impacto e à absorção do choque.









APP Materiais de Construção - Catálogos de produtos na ponta dos seus dedos

A APP Materiais de Construção é uma aplicação para dispositivos móveis, smartphone e tablet, que reúne catálogos de produtos, materiais e equipamentos, bem como as publicações da APCMC Revista Materiais de Construção e Obras, Materiais e Equipamentos de Construção.

Destinatários: Dirigindo-se aos profissionais do sector e público em geral, tem uma utilização muito rápida e intuitiva, proporcionando uma excelente experiência de utilização no acesso a catálogos, catálogos interativos, redes sociais, vídeos, lojas online, localização geográfica, comunicação web, etc, das empresas referenciadas.
 
Espaço Empresa: Cada empresa dispõe de uma breve descrição institucional, catálogos, banner com ligação para o site e acessos para as redes sociais, apps e canal youtube.
 
Informações - aqui
Email: Elsa Camelo | Alzira Correia

















20th International Passive House Conference 2016
 
Decorreu a 22 e 23 de Abril a 20ª Conferência Internacional Passive House, em Darmstadt na Alemanha, no estado do Hessen, organizada pelo Passivhaus InstitutA conferência ficou marcada, nesta vigésima edição, pela dupla celebração: os vinte anos do Passivhaus Institut, criado em 1996, e os vinte anos da construção das Primeiras Passive Houses em Darmstadt em 1991.

As primeiras Passive Houses em Darmstadt © Homegrid

Vinte anos após a construção das primeiras Passive House, este trabalho mostra que o conceito Passive House é fiável e verificável e que é a solução ideal para os Edifícios de Balanço Quase Zero ou Nearly Zero Energy Buildings (NZEB) como definido pela União Europeia.
 
Homegrid apresentou, na sessão 14, o seu trabalho “The impact of the standby consumption in a Passive House”, em que foi analisado e discutido o peso do consumo eléctrico devido ao standby na primeira Passive House em Portugal e revelado o potencial de poupança da sua mitigação à escala local e global.
 
A Associação Passivhaus Portugal esteve também presente em mais uma edição da reunião dos filiados do iPHA (International Passive House Association).

 
O debate de encerramento com Günter Lang, Franz Alt, Ernst von Weizsäcker e Wolfgang Feist (da esquerda para a direita) © Homegrid

Mais informação - aqui












Formação ITeCons - Junho e  Junho
 
O ITeCons organiza regularmente ações de formação, workshops, seminários e congressos que contribuem para a constituição de massa crítica e atualização de recursos humanos ligados aos sectores da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
 
Consulte o calendário de formação - aqui

Prémios LCiP - Candidaturas Abertas
 
O projeto internacional LCiP – Life Cycle in Practice, do qual o ITeCons faz parte como parceiro Life Cycle Champion, promove este ano a segunda edição dos Prémios LCiP – Abordagens de Ciclo de Vida, com o objetivo de sensibilizar e estimular o pensamento de ciclo de vida nas empresas e a melhoria do desempenho ambiental dos seus produtos e serviços. Este concurso pretende ser um veículo de divulgação nacional e internacional das empresas que se destacam no domínio da inovação sustentável.
 
Para mais informação consulte o regulamento no site do projeto LCiP em: http://www.lneg.pt/divulgacao/noticias-institucionais/432







 
adaptIS
Plataforma colaborativa para adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas no setor industrial e dos serviços
 
Foi lançada recentemente, pelo ITeCons e pela ANQIP, a Plataforma adaptIS. Trata-se de uma plataforma colaborativa, desenvolvida no âmbito de um projeto financiado pelo programa AdaPT, com o objetivo de despertar o tecido empresarial para a necessidade da avaliação de riscos e vulnerabilidades associadas a fenómenos climáticos extremos e consequente adoção de medidas de adaptação.
Apoie esta iniciativa, registando gratuitamente a sua Entidade na Plataforma adaptIS.
Para qualquer esclarecimento sobre a plataforma, poderá contactar-nos através do email adaptis@itecons.uc.pt.


Cursos de formação da ANQIP
  • Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias - Lisboa (14,15 e 16 de junho) Download
  • Sistemas de aproveitamento de águas pluviais e sistemas prediais de reutilização de águas cinzentas - Lisboa (20 e 21 de junho) Download












 
7as Jornadas de Corrosão e Proteção de Materiais
17.11.2016 | LISPOLIS – Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa

Estas Jornadas têm como objetivo estimular a investigação na área da corrosão e proteção de materiais e promover a colaboração entre as equipas científicas e os técnicos das Indústrias e Utilizadores a jusante, contribuindo assim para o desenvolvimento de vantagens competitivas nas empresas.
Pretende-se não só divulgar os resultados mais recentes de I&D e de inovação, mas também promover a divulgação e a partilha de casos reais de corrosão e proteção de materiais através de uma sessão de Casos Reais. É ainda um dos objetivos destas Jornadas estimular a apresentação de trabalhos por jovens (idade ≤ 35 anos) com a atribuição do prémio de Jovem Investigador em “Corrosão e Proteção de Materiais”.
  
Poderá consultar o Flyer com a apresentação das Jornadas e com a chamada de trabalhos, bem como mais informações sobre o evento, através do site http://jornadascpm.lneg.pt. Chamamos a atenção para as datas limite, nomeadamente para submissão de Resumos, para os Concursos de Jovem Investigador e de Fotografia Técnica e para as inscrições.
 
Qualquer informação adicional utilizar o e-mail: jornadas.cpm@lneg.pt






















“Exposições Improváveis” no Museu do ISEP até dezembro
 
O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai manter aberta ao público a iniciativa “Exposições Improváveis” até ao dia 31 de dezembro, na sala de exposições permanentes do Museu da instituição.

Esta exposição fotográfica surge no âmbito do Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (International Council of Museum), com o intuito de dar voz aos museus e ao papel que estes desempenham na sociedade atual. Para este ano, o tema escolhido foi “Museus e paisagens culturais”.

Com entrada gratuita, a exposição proporcionará aos visitantes uma viagem entre o passado e o presente da instituição. Neste sentido, o Museu do ISEP considerou como “paisagens culturais” os diferentes espaços e pessoas que deixaram a sua marca ao longo destes 164 anos de História.

 

José Martins Carvalho distinguido pela Federação Europeia de Geólogos

O professor emérito do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e EuroGeólogo (EurGeol), José Martins Carvalho, foi agraciado com a Medalha de Mérito de 2016 – o mais alto grau conferido – pela Federação Europeia de Geólogos (FEG), no passado dia 21 de maio, em Lisboa.

Com esta homenagem, Martins Carvalho foi, uma vez mais, reconhecido pela forma excecional como tem defendido e exercido a sua profissão ao longo dos tempos. De salientar também o facto de a revista internacional Environmental Earth Sciences (Springer) lhe ter dedicado um número especial de 518 páginas (volume 73, número 6, março de 2015).

Informações Úteis








 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
PORTUGAL 2020
- SI - Núcleos de I&D em copromoção
Data de início: 08-04-2016 | Data de encerramento: 30-06-2016
- SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial - Projetos Individuais
Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - Internacionalização de I&D - Projetos Individuais
Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - I&DT - Projetos Regime Contratual de Investimento Co-promoção
Data de início: 30-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - I&DT - Projetos em Regime Contratual de Investimento
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020
- SI - "Inovação Produtiva" em Regime Contratual de Investimento
Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2016
Eventos








II Simpósio de Argamassas: Coimbra, 16-17 Junho 2016



41st IAHS World Congress on Housing: Albufeira,13-16 Setembro



CINCOS´16 Congresso de Inovação na Construção Sustentável: Lisboa (Universidade Lusíada), 3 e 4 Novembro 2016


ISH - Feira internacional mercado de aquecimento, ventilação, ar condicionado e energias renováveis: Xangai, 31 ago a 02 sep 2016
Facebook
LinkedIn
Website

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences