Copy

01/2014
Notícias





Medida da FCT para apoio a Doutoramentos em meio Empresarial 

No âmbito dos Programas de Doutoramento da FCT (PD-F) informa-se que se encontra aberto o concurso para financiamento competitivo de Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial. 

Este concurso pretende dinamizar e reforçar a interação entre o meio académico e o ambiente empresarial através da formação avançada.
 
 O período de apresentação de candidaturas decorre entre 9 de janeiro de 2014 e 24 de março de 2014.
 
Para mais informações: programas.doutoramento@fct.pt







NMC – Novos Materiais Celulósicos

No âmbito Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) na vertente de projetos em co promoção, foi aprovado o Projeto NMC, promovido pela Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel.

Este projeto visa a concepção de Novos Materiais Celulósicos para desenvolvimento de aplicações avançadas e tem como objetivos avaliar a viabilidade de novas áreas de negócio, criar novos produtos transacionáveis, bem como, comprovar a viabilidade de uso dos novos materiais celulósicos disponíveis.

O projeto conta com a colaboração de vários associados da Plataforma para a Construção Sustentável como o RAIZ, a UA, a UC e o IST. 

Para saber mais sobre o projeto 
 
Atividade dos Associados 


 

A Reynaers obtém certificação Passive House

A Reynaers obtém certificação Passive House para dois dos seus sistemas de alumínio mais avançados. Esta distinção deve-se ao desenvolvimento inovador da CS 104 e o sistema de fachada CW 50-HI.

A certificação como componente Passive House foi premiada pelo conceituado Passive House Institute com sede em Darmstadt, na Alemanha. 
Mais informações em www.reynaers.pt






APFAC na direção da European Mortar Industry Organization (EMO)

A EMO - European Mortar Industry Organisation transferiu a sua Sede de Duisburgo para Bruxelas em 2014.01.01, tendo na sua última assembleia geral votado os novos Estatutos e procedido à reeleição do Presidente, Vice-presidentes e da Comissão Executiva.

 
O nosso associado APFAC foi reeleito para o lugar de Vice-Presidente da EMO, através do seu representante o Engº Carlos Duarte, que é também membro da direção da Plataforma para a Construção Sustentável.
 

Mais informações em www.apfac.pt



 

Gyptec apresenta Manual Técnico de Instalação de Sistemas em Placas de Gesso 

Após o lançamento da ferramenta online, o Gestor de Soluções, a Gyptec apresenta agora o Manual Técnico de Instalação de Sistemas em Placas de Gesso.

O objectivo deste manual é fornecer as bases e as recomendações necessárias para a elaboração de um projecto rigoroso e para a correta aplicação e manuseamento das placas de gesso GYPTEC. 

Este manual surge na sequência da realização do projeto de investigação levado a cabo com o ITeCons, relativo a sistemas em placas de gesso e pode ser consultado aqui







Novos produtos da RECER, Revival, Bohème, Twenties e Voltage

Com os novos produtos Revival, Bohème e Twenties, a RECER pretendeu criar peças inspiradas em cores e geometrias, que levam até ao início do século passado, ao auge dos pavimentos e revestimentos hidráulicos. Exploram-se possibilidades de criar padrões diversificados e visualmente ricos, que combinam diferentes esquemas geométricos, linguagens estéticas, memórias e modernidade.
 
O produto Voltage pretende dar resposta às múltiplas exigências de cada projecto, em pavimento ou revestimento.  Com dois tipos de acabamento, polido e soft, permite criar elegantes e luminosos espaços residenciais ou espaços públicos dinâmicos e diferenciadores.
Mais informações em www.recer.pt
Modiko - O futuro da Contrução Sustentável 

A Modiko® produziu e montou as três primeiras casas em ambiente fabril, com todos os equipamentos, deixando para o local de obra, apenas a colocação e os acabamentos gerais.

Desta forma, a Modiko® alcançou um dos objetivos fundamentais a que se propôs desde a sua criação, caminhando para uma produção otimizada e marcou um momento histórico no futuro da Construção em Portugal.

Mais informações aqui




Seminário e Plano de Formação da Passivhouse 

Irá decorrer no dia 05 de Fevereiro de 2014, na Universidade de Coimbra, o Seminário "Introdução à Norma Passive House",  com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal, da Homegrid e do DARQ FCTUC. 

O programa do seminário pode ser consultado aqui

Poderá consultar aqui também, o plano de formações para o ano de 2014 da Passivhouse. 







OLI apresenta Placa de Comando "Oceania"

A OLI, líder ibérica na produção de autoclismos, lançou no mercado a “Oceania”, uma placa de comando de descarga de autoclismos interiores, que alia o design contemporâneo, a versatilidade e a tecnologia de vanguarda e está disponível em três versões.


A OLI é a única empresa produtora de autoclismos interiores em Portugal, sendo reconhecida internacionalmente pela sua aposta na Investigação e Desenvolvimento orientada para o desenvolvimento de soluções de banho sustentáveis. 


Neoturf no Dubai e Omã

A Neoturf foi convidada por um grande grupo económico indiano, ligado à indústria e construção, para uma reunião no Dubai e Omã.

Este convite comprova que o interesse nas coberturas vivas é crescente mesmo em climas muito quentes.

Mais uma vez, a Neoturf surge como empresa de referência internacional no sector.
Info Cluster Habitat Sustentável
 

Assembleia Geral E2BA

No dia 29 de Janeiro, a Plataforma para a Construção Sustentável representada pelo seu Presidente de Direção Victor Ferreira, esteve presente na Assembleia Geral da Associação Energy to Buildings (E2BA) em Bruxelas.

Na ordem de trabalhos foram abordados pontos como a revisão das ações e linhas orientadoras da E2BA, bem como  questões de reestruturação organizacional entre a E2BA e a ECTP.





Reunião de Direção ECO-Platform

No dia 27 e 28 de Janeiro realizou-se uma reunião de direção da ECO-Platform, na sua sede em Bruxelas. A reunião abordou diversos assuntos com alguma importância entre as quais o relatório financeiro de 2013, a situação financeira da associação, os relatórios do grupos de trabalho, entre outros.

A ECO-Platform é uma associação internacional sem fins lucrativos que reúne, entre outros, os operadores dos programas de registo das DAP e do qual a Plataforma é membro fundador e do conselho diretor.


Mais informações em: http://www.eco-platform.org/

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences