Copy

02/2015
Notícias 




FICIS - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis
 

Este Fórum Internacional a realizar em Portugal na cidade de Braga nos dias 16 a 19, integra uma temática inserida nos domínios da Estratégia da Europa no âmbito Quadro Comunitário de Apoio para o horizonte 2014-2020.

Contará com a presença de especialistas, líderes de opinião e decisores que partilham os mais recentes desenvolvimentos, resultados e estratégias.

Os parceiros estratégicos terão a oportunidade de divulgação e promoção das suas atividades, integradas com os fatores chave de competitividade, no domínio das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, em termos de coesão social e territorial.

Para saber o programa, como participar e outras informações consulte - http://www.ficis.pt/













4º Congresso Internacional de Coberturas Verdes

Sob o lema "explorar a natureza nos telhados", soluções bem-sucedidas e práticas tecnologicas em coberturas verdes, serão temas abordados no 4º Congresso Internacional de Coberturas Verdes em Istambul, a 20 e 21 de abril de 2015. 
O congresso, apoiado pela Associação International de Coberturas Verdes (IGRA), será realizada no Zorlu Center`s novo Raffles Hotel, em Istambul, na Turquia.

O programa do Congresso irá ter um estilo interactivo com workshop e palestras, especialistas certificados em coberturas verdes, designers, arquitectos paisagisticos, municipios e autoridades irao partilhar o seu conhecimento. 

Istambul tem vindo a registar um rápido aumento da população devido à migração, isto significa um processo de transformação urbano muito rápido está a ocorrer na metrópole do Mediterrâneo abrangendo dois continentes. Um dos principais desafios da política verde de Istambul consiste em aumentar o número de áreas verdes em toda a cidade.Os investidores já reconheceram que o uso de coberturas verdes não só aumenta o valor de um edifício, mas também melhora a sua atractividade.

Para mais informações, visite www.greenroofworld.com





Regulamentos Específicos dos PO Temáticos Competitividade e Internacionalização e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Foram publicados em Diário da República os primeiros Regulamentos Específicos dos Programas Operacionais do Portugal 2020 nos domínios Competitividade e Internacionalização e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.                          

A Regulamentação agora publicada cobre assim dois dos quatro Domínios Temáticos do Portugal 2020 que serão aplicados nos Programas Operacionais regionais e nos Programas Operacionais Temáticos Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - PO SEUR.

Para mais informações consulte aqui.  
Atividade dos Associados 











5ª Conferencia sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios

Desde 2003, com uma periodicidade trienal, têm-se realizado as conferências PATORREB sobre patologia e reabilitação de edifícios, em Portugal e em Espanha, envolvendo professores, investigadores, estudantes, projetistas, empresas e outros profissionais. O extraordinário interesse manifestado nas 4 edições anteriores, que contaram com cerca de 600 participantes, motiva a realização da 5ª edição da conferência PATORREB 2015, que decorrerá no Porto, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) de 26 a 28 de março, organizada conjuntamente pela FEUP, pela Universidad Politécnica de Cataluña – UPC e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com o objetivo de impulsionar e divulgar a sistematização do conhecimento neste domínio e contribuir para o intercâmbio técnico e científico entre Portugal, Espanha, Brasil e outros países da América Latina.

Pretende-se, por um lado, refletir sobre o problema da patologia da construção:responsabilidades, garantias e seguros, código da construção, patologias estruturais, patologias dos materiais e componentes, patologias de caráter higrotérmico, técnicas de diagnóstico,inspeção técnica de edifícios, custos da patologia e disseminação da informação. Por outro lado, visa-se discutir a reabilitação nos seus múltiplos aspetos, com enfoque na componente técnica,estratégica, regulamentar, da indústria da construção e do setor financeiro.

Mais informações aqui. 









Cursos da ANQIP a realizar em 2015

Março:
Dimensionamento de circuitos de retorno em sistemas de AQS – 26 de Março na ANQIP em Aveiro

Abril: 
Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias – 13 a 15 de Abril na Universidade de Évora

Maio: 
Sistemas de aproveitamento de água da chuva e de reutilização de águas cinzentas em edifícios – 11 e 12 de Maio na Universidade Nova de Lisboa (GEOTPU)

Junho: 
Atualização sobre boas práticas na execução de redes prediais de águas e esgotos – 12 de Junho na ROCA em Leiria (a confirmar)

Setembro:
Dimensionamento de redes prediais de águas e esgotos de acordo com as Normas Europeias – 28 a 30 de Setembro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (a confirmar)








 
Seminário Especializado “Gestão de compras e de stocks, e Planeamento Integrado” - 4 de Março

Gerir implica Atualizar e Melhorar as práticas implícitas na gestão nomeadamente, de compras e stocks acrescido de um Eficiente planeamento integrado.
Os desafios são permanentes e importa que toda a equipa esteja preparada.

Ciente dessa necessidade a AIDA vai realizar o seminário especializado “Gestão de compras e stocks e planeamento integrado”, cujos objetivos são dotar os participantes de know-how para melhorar as suas competências ao nível da gestão de compras e aprovisionamento da empresa, perceber a importância de coadunar a satisfação dos clientes e a contenção do capital imobilizado em stocks, bem como perceber a importância de sincronizar necessidades ao longo da Cadeia de Abastecimento, através das boas práticas de Planeamento Integrado e Gestão de Stocks, de modo a reduzir o custo total de posse e os custos totais de inventário, contribuindo para a eficácia e eficiência da organização. 

Ficha de Inscrição

Para mais informações consulte aqui




III European Mortar Summit 2015 Lisboa

O III European Mortar Summit já tem data, vai realizar-se em Lisboa, a 21 e 22 de Maio de 2015.

Para mais informações consulte o site em - http://www.mortarsummit.eu/index.html


 










“Com vontade, em rede e em complementaridade construímos soluções”

Este foi o mote que serviu de base ao encontro de pessoas e entidades que no passado dia 30 de janeiro reuniu perto duma centena de pessoas no Vougapark, em Sever do Vouga, assinalando um dia que a Escola Profissional de Aveiro designou de ‘Dia das Soluções’.

Sob a forma de almoço-tertúlia, este evento pretendeu identificar e assinalar a existência na Região de Aveiro e no país de contributos determinantes, vindos das mais diversas entidades e quadrantes, que se afirmam, em articulação e complementaridade, como soluções para uma melhor educação e formação dos jovens.

No final do encontro foi assinado por todos os participantes um ‘compromisso de vontades’ o qual espelha a razão e a importância das soluções que cada uma das entidades parceiras tem para dar, melhorando assim a vida na escola, afirmando a educação e a formação como um serviço público mais autêntico, mais inclusivo, ao serviço da valorização dos territórios.

 


Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS

Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS editados pela APFAC, Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS.

Por favor consulte em: http://www.apfac.pt/layout.asp?area=15000 



Parceria Landlab e Sempergreen

A Landlab, empresa da qual a Neoturf é instaladora certificada realiza parceria com a empresa Sempergreen. 
A Sempergreen é a empresa líder mundial na produção de tapetes de vegetação, e está a desenvolver, em conjunto com a Landlab, produtos para a região mediterrânica.

A capacidade de produção da Sempergreen, aliada ao conhecimento acumulado da Landlab, nos países quentes e secos, tem permitido o desenvolvimento e adaptação de soluções para estas áreas do mundo.

Mais informação em www.landlab.pt.










Debate ao Jantar "O Financiamento, a Capitalização e o Redimensionamento das Empresas"

A AIDA convida a participar no Debate ao Jantar O Financiamento, a Capitalização e o Redimensionamento das Empresas
, que irá acontecer a 13 de Março, pelas 19h00, no Auditório da AIDA. 

O evento terá como convidados de honra Miguel Cruz, Presidente do IAPMEI, na qualidade de orador e José António de Barros, 1º Vice-Presidente da CIP, como moderador e visa proporcionar um momento de partilha de experiências entre os empresários/gestores enquanto principais agentes dinamizadores da economia portuguesa que, dada a presente conjuntura, se deparam com a necessidade de ajustar os seus modelos de negócio.

Assim, muito honraria a AIDA poder contar com a sua presença , que será determinante para uma discussão que se pretende activa e profícua.

O número de participantes no evento é limitado, pelo que deverá efetuar a reserva do seu lugar com a maior brevidade possível.

Ficha de Inscrição 











Controlo de Vibrações

O Controlo de Vibrações pressupõe a manutenção das vibrações indesejadas dentro de limites aceitáveis, quer estas se manifestem directamente, ou na forma de ruido ou transmissão do mesmo.
O Controlo de Vibrações leva à redução de ruido, ao aumento do tempo de vida dos equipamentos, a períodos de manutenção mais longos, à não transmissão de vibrações à envolvente pela redução de ruídos de impacto ou mesmo de ruídos aéreos.

A combinação de diversos tipos de polímeros com cortiça permite a criação de materiais altamente isolantes e/ou com capacidade de amortecimento. Assim, a Amorim Cork Composites apresenta uma gama de produtos para o Controlo de Vibrações na Construção Civil, na Industria ou em Infra-estruturas Ferroviárias: os VC’s.

Se o Controlo de Vibrações assume grande importância e é de fácil identificação nos sectores identificados anteriormente, não é tão perceptível noutros. A Pathe Wings, na busca do som perfeito, criou uma gama de produtos anti-vibráticos para eliminar os efeitos de vibração e amortecer as vibrações do áudio. Nesta gama de produtos o cliente pode encontrar Slipmat e Record Mat produtos cuja matérias primas são produtos made in ACC.

 








Manual Prático de Exportação para a Fileira da Construção

A APCMC vai apresentar no próximo dia 17 de março, no Porto, o “Manual Prático de Exportação para a Fileira da Construção.

A missão deste Manual Prático é a de constituir-se como um instrumento pedagógico de consulta para todas as empresas da Fileira, por forma a que aqui possam encontrar toda a informação necessária e relevante para iniciar ou desenvolver os procedimentos de exportação, mas, também, para apoiar a reflexão e a decisão sobre a estratégia de internacionalização, desde a seleção dos mercados às adaptações organizacionais internas, passando pela análise da rendibilidade, logística, financiamento, garantias, agenciamento e certificação, entre outros aspetos.

É intenção da APCMC prosseguir com este trabalho pedagógico e de “facilitador”, disponibilizando, posteriormente, através de instrumentos complementares, informação mais específica sobre mercados relevantes.

Mais informações em www.apcmc.pt








Workshop “Trends and Challenges for Wind Energy Harvesting”

Nos dias 30 e 31 março vai-se realizar no Departamento de Engenharia Civil, Polo 2 da Universidade de Coimbra o presente workshop, que tem como objectivo rever as tecnologias subjacentes à energia eólica com vista à extensão da sua utilização na conceção e desenvolvimento do futuro habitat urbano e/ou suburbano.

O workshop irá abordar o estado da arte no que respeita a (i) aplicações para caracterização e simulação do efeito do vento em espaço rural e em ambiente construído, (ii) projetos onshore e offshore e (iii) aceitação social dos equipamentos de produção de energia eólica. Tem como oradores convidados mais de duas dezenas de individualidades oriundas de diversos países com provas dadas na contribuição para o avanço da utilização de energias renováveis.

Mais informações em: http://www.uc.pt/fctuc/dec/destaques/workshop_30-31_march

 








Projecto PEEP - “Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos”

O ITeCons em co-promoção com o CeNTI encontra-se a desenvolver um projecto denominado “Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos” – PEEP, que conta ainda com a participação da ADENE. 

Este projecto visa desenvolver um sistema de etiquetagem energética de produtos não regulados, nomeadamente de isolamentos/argamassas térmicas, de tijolos e blocos a utilizar em alvenaria e de tintas.

Pretende-se criar um instrumento de informação dirigido às empresas, fabricantes e comerciantes de produtos de construção que promova a competitividade, já que as mesmas irão dispor de um rótulo sobre o desempenho energético dos seus produtos, que lhes permitirá diferenciarem-se positivamente da concorrência.

O projecto conta também com o apoio do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

Mais informações em www.peep.uc.pt.


Manutenção efetiva eficiência garantida

A T&T apoio os esforços globais de produção de energia e redução de emissões de carbono através da instalação de equipamentos com as melhores tecnologias de ponta na área das energias renováveis e eficiência energética. A importância de um plano de manutenção preventiva é fundamental e agora obrigatória. É essencial definir um plano de ações a implementar adequado aos riscos e necessidade de utilização de equipamentos.

Para mais informações, consulte aqui o folheto informativo.  





Amorim Cork Ventures lança 1ª Call para empreendedores

Incubadora da Corticeira Amorim lança concurso para acolher novas propostas de negócio no setor da cortiça as candidaturas estão abertas abertas até dia 23 de Março.

A Amorim Cork Ventures está a lançar um concurso destinado a empreendedores com ideias, aplicações ou propostas de negócio inovadoras para o setor da cortiça. A convocatória, que agora se inicia e se prolonga até dia 23 de Março, prevê um programa de capacitação para empreendedores, que será feito em parceria com a Gestluz, nas instalações da Amorim Cork Ventures, em Mozelos.

Os interessados em participar nesta fase de seleção, agora anunciada, poderão submeter a sua candidatura até 23 de Março através do link www.amorim.com/corkventures











A Reynaers lança perfil cs 38-sl ultra-slim com elevada eficiência energética

O sistema de alto isolamento térmico CS 38-SL tem agora uma nova série que alia uma elevada eficiência energética, a uma versatilidade estética única.

A CS 38-SL foi criada para respeitar a estrutura original do edifício, tornando-se numa solução por excelência em reabilitação. Agora, com a introdução de níveis de isolamento mais elevados, a CS 38-SL vem suprir as necessidades de edifícios novos, de arquitetura fortemente industrial e minimalista, em que se priorize a abundância de luz natural. Em resposta aos desafios colocados à arquitetura moderna, o sistema CS 38-SL concilia alto isolamento e durabilidade dos materiais com um design claro e exclusivo.

CS 38-LS é um perfil ultra-slim com um sistema de 3 câmaras altamente isoladas que contribuem para a melhoria das suas características térmicas. A solução está disponível nas variações fixas, batentes e oscilo-batentes com valores Uf de 2.3 W/m²K e 1.9 W/m²K para a versão HI (alto isolamento). 

 
A nova série 38-SL estará disponível a partir do segundo trimestre de 2015.







O 1º Município Passivhaus - Águeda

Foi assinado, no dia 02 de Fevereiro de 2015, o protocolo que estabelece oficialmente o município de Águeda como o 1º Município Passivhaus. A Câmara Municipal de Águeda esteve representada pelo seu presidente, Gil Nadais, e pela Associação Passivhaus Portugal esteve o presidente da direcção, João Marcelino.

O protocolo já tinha sido aprovado pela Assembleia Municipal de 30 de Setembro de 2014 e foi feito o anúncio do 1º Município Passivhaus na 2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014, a 29 de Novembro de 2014 em Aveiro.

Com a assinatura deste protocolo, o município de Águeda está na linha da frente das cidades que, a nível mundial, adoptaram a norma como ferramenta para contribuir para a protecção climática, para a excelência no planeamento e ordenamento, para a construção e reabilitação energeticamente eficientes, para aumentar o bem-estar e qualidade de vida de quem vive e trabalha no município e para aumentar o valor do parque edificado.

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences