Copy
09/2015                                                                                                             `LESS IS MORE´ 
Notícias
ClusterHabitat conta com 31 novos associados na sua rede
a partir da última Assambleia Geral


Pavigrés Cerâmicas, SA / Amorim Cork Composites, SA / Somincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo, SA / Associação Portuguesa de Tintas / RCD – Resíduos de Construção e Demolição, SA / CIN – Corporação Industrial do Norte / Caixiave – Indústria de Caixilharia, SA / Adelino Duarte da Mota, SA / NZEB Unipessoal, Lda  / Sonae Industria – Produção e Comercialização de Derivados de Madeira, SA  / PRIMEFIX – Colas e Argamassas Técnicas, Lda / Aleluia Cerâmicas, SA / Sinergeo – Soluções Aplicadas em Geologia, Hidrogeologia e Ambiente, Lda / Rikor Tintas e Vernizes Lda - Grupo Lusoverniz / Amorim Revestimentos / Oscacer - César Rola Lda. / SN Seixal / Argibetão / CMP - Cimentos de Maceira e Pataias Lda. / Antero & Cª, SA  / FAF - Produtos Siderúrgicos SA / POÇO - Equipamentos Industriais, SA/ VESAM Engenharia SA / Município de Aveiro / Cruz e Oliveira - Carpintaria e Mobiliário, Lda. / Colaborante, SA / Perfilnorte, SA / Artebel - Artefactos de Betão, SA / Eurogalva - Galvanização e Metalomecânica, SA / Irmãos Silvas,SA / Bosch - Termotecnologia, SA






Cluster Habitat participou na 3ª Conferência e Matchmaking - Cluster to Cluster em Copenhague


 
O Cluster Habitat participou nos dias 17 e 18 de Setembro no encontro internacional `Cluster-to-Cluster´ realizado este ano em Copenhague, onde o tema do evento foi `Innovation by Combination´.

Este evento de dois dias possibilitou estabelecer contactos com outros clusters procedentes de 30 países diferentes.

Neste evento também foram apresentadas formas de financiamento (como BSR Inovação Express, Interreg e H2020) dedicadas aos clusters e suas parcerias.

 
Atividade dos Associados 













Dia Nacional da Água 2015 - Sessão Comemorativa

No próximo dia 1 de outubro, o Núcleo Regional do Centro da APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos), a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais) e o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro irão promover uma sessão técnica comemorativa do Dia Nacional da Água 2015, com o apoio da AdRA (Águas da Região de Aveiro) e da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.

A sessão realizar-se-á no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, pelas 16h, de acordo com o seguinte programa:
16h00 – Abertura
16h10 – “Os Sete Pecados Capitais da Gestão da Água e do Saneamento em Portugal”. Prof. Armando Silva Afonso.
16h30 – “Ordenamento do território e planeamento dos recursos hídricos – menos fronteiras e mais sinergias para uma sociedade mais resiliente”. Prof.ª Teresa Fi
délis.
17h00 – “Água e Saúde Pública na Região Centro”. Eng.ª Isabel Lança.
17h30 – Debate e encerramento
A entrada é livre.

Mudança de Instalações da ANQIP
 
A ANQIP terá novas instalações na Rua de São Martinho n.º4 - 1.º andar, 3810 - 181 Aveiro













O CTCV realiza ensaios no âmbito da nova regulamentação de Etiquetagem Energética
 
Desde 26 de setembro, fabricantes, fornecedores e instaladores agregadores são responsáveis pela emissão e disponibilização da etiqueta energética ao consumidor final. Estão abrangidos sistemas de aquecimento ambiente, sistemas de aquecimento de água e sistema de aquecimento combinados com uma potência nominal até 70kW, bem como sistemas mistos com uma potência nominal até 70kW que disponham de sistema solar térmico e/ou controladores de temperatura, e reservatórios de água quente com volume de armazenamento até 500 litros. 

Este dia marca também o lançamento de um novo tipo de etiqueta energética no mercado, a etiqueta de sistemas mistos, o que envolve a colaboração ativa de fornecedores e instaladores. As etiquetas de produto e de sistemas mistos classificam os aquecedores de G, com menor eficiência energética, a A++, mais eficientes. A classificação de A++ só poderá ser alcançada por sistemas mistos que integrem tecnologias de aproveitamento de energias renováveis, o que realça a importância destas soluções no mercado dos sistemas de aquecimento.


O CTCV possui capacidade técnica e instrumental para apoiar os fabricantes que ficam obrigados às novas regras de Rotulagem Energética (Diretiva Europeia 2010/30/UE), realizando ainda peritagens técnicas a instalações solares e ensaio de outros sistemas de energia, tais como caldeiras e biomassa, recuperadores de calor, bombas de calor, permutadores, nomeadamente no âmbito da nova legislação sobre etiquetagem de classificação energética.

O CTCV encontra-se acreditado pelo IPAC (L0676) para a realização de ensaios a colectores solares térmicos, segundo a norma EN ISO 9806 e possui um acordo de parceria com a CERTIF e com a DINCERT, na sequência do qual foi reconhecido pela SOLAR KEYMARK.

Mais informações - aqui 









A Artebel desenvolveu o bloco TérmicoProETICS 
 
A Artebel desenvolveu o bloco TérmicoProETICS para situações em que a alvenaria e o isolamento térmico pelo exterior são a opção, garantindo excelentes desempenhos energéticos. 

O TérmicoProETICS é um bloco em betão leve, de agregados de argila expandida Leca, cujo comportamento térmico, conjugado com ETICS, constitui alternativa regulamentar a soluções de parede dupla, dispensando o recurso a outros materiais subsidiados. Apresenta encaixe macho-fêmea, permitindo a realização de juntas verticais secas.

 
Mais info sobre características técnicas e aplicação - aqui









 
Recer homenageia azulejo tradicional português
 
No seguimento da candidatura do azulejo português a Património da Humanidade da UNESCO a Recer lança a série TRIPLEX, que se inspira na arte da antiga azulejaria.
Elegante e discreta, valoriza a história, o regresso ao passado, mas num contexto cosmopolita e moderno, dos dias de hoje. Os seus três desenhos revisitam a azulejaria tradicional de outros tantos palácios portugueses famosos: Marquês de Fronteira, Valverde e Real do Bussaco.  As três cores e o jogo brilho / mate fazem a ponte entre o passado e o presente e conferem à TRIPLEX um estilo contemporâneo, ideal para interiores de residências ou hotelaria. 

 



 
Cobertura ajardinada da Neoturf destacada pela International Green Roof Association
 
Cobertura ajardinada instalada recentemente pela Neoturf, tem especial destaque na newsletter da IGRA - International Green Roof Association.
A cobertura verde instalada em Matosinhos, no projecto Casa das Algas, recria um ecossistema dunar. 


Mais uma vez a Neoturf com reconhecimento mundial, numa das publicações de maior referência na área.
 
  
Poderá ler o artigo na integra aqui.











 
Conferência final SInnDesign
Sustainable Innovation through Design
 
No âmbito do Lisboa Design Show, o consórcio SInnDesign convida todos os interessados na temática do Design para a Sustentabilidade para a conferência final do projeto.

O SInnDesign é um projeto de Transferência de Inovação, co-financiado pela Comissão Europeia através do programa Lifelong Learning, Leonardo da Vinci, liderado pelo LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP, e no qual a APCMC participa. O projeto teve como principais resultados o desenvolvimento de materiais de formação, ferramentas, métodologias e outros recursos que suportam a aprendizagem e prática do design para a sustentabilidade na formação profissional e em empresas. Estes recursos serão apresentados durante a conferência e vão estar disponíveis para consulta no stand SInnDesign na feira.

Se está envolvido na integração de considerações ambientais e sociais no desenvolvimento de produtos e serviços para o habitat - concretamente materiais de construção, têxteis e mobiliário, consulte o programa da conferência, e participe nas atividades de debate e networking.





















 
Soluções Sustentáveis em alumínio para a arquitetura
 
A eficiência energética das soluções em alumínio para arquitetura da Reynaers Aluminium é reconhecida por diversas certificações e etiquetas energéticas um pouco por todo o mundo. Em Portugal, a Reynaers é parceira oficial Passive House, o mais elevado padrão de eficiência energética a nível mundial com poupanças energéticas a atingir os 75% em comparação com os edifícios convencionais.
 
Sistemas utilizados: CS104 e CP155

A Associação Passivhaus Portugal apresenta o conceito ‘como a solução ótima para os edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB – Nearly Zero Energy Building) em Portugal, que serão obrigatórios a partir de 1 de Janeiro de 2019 nos edifícios públicos e a partir de 1 de Janeiro de 2021 nos edifícios particulares, de acordo com a Diretiva 2010/31/EU - Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD).’
Ainda de acordo com a mesma fonte ‘as fontes de energia renováveis são o complemento ideal da eficiência energética do edifício’. 
Além do sistema CS 104 com certificação Passive House, a Reynaers tem vários outros sistemas adequados para a construção passiva assim como várias soluções de integração de fotovoltaicos nomeadamente em sistemas para fachadas, guarda-corpos ou sombreamento. A Reynaers Portugal estará presente na Conferência Passive House que decorrerá em Aveiro nos dias 27 e 28 com algumas destas soluções.
 





















 
3ª Conferência Passivhaus Portugal 2015
 
A Homegrid está a organizar dois workshops especializados Passive House, inseridos no programa da 3ª Conferência Passivhaus Portugal, que irão decorrer Sábado, 27 de Novembro de 2015.

Os workshops terão a duração de 2 horas, cada um, e terão como temas "Sistemas e equipamentos" e "Envolvente do edifício" e servirão para aprofundar o conhecimento relativamente a cada tema o ao conceito Passive House através de uma discussão alargada.


Workshops Passive House
o    Local: Aveiro, sala de formação do Hotel Meliá Ria
o    Datas: 27 de Novembro de 2015
 
Conferência Passivhaus Portugal 
o    Local: Aveiro, Centro Cultural e de Congressos
o    Datas: 28 de Novembro de 2015
o    Programa:  O programa completo da 3ª Conferência pode ser consultado - aqui
 
Próxima Formação
 
Curso oficial Certified Passive House Designer
o    Local: Faro, Universidade do Algarve
o    Datas: 04, 05, 06, 07, 09, 10, 11, 12, 13 e 14 de Novembro de 2015
o    Duração: 70 horas
o Destinatários: O curso destina-se a projectistas (arquitectos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, peritos qualificados, etc).
o  Objectivos: Os formandos após a frequência estarão aptos a: implementar soluções Passive House; projectar edifícios Passive House e utilizar a ferramenta PHPP.
o    Programa:  O programa completo pode ser consultado - aqui






A Escola Profissional de Aveiro abre Unidade de Tecnologias em Sever do Vouga
 
Foram mais de 500 alunos e 50 colaboradores que se deslocaram, no passado dia 24 de setembro de 2015, até ao VougaPark, em Sever do Vouga, para o acolhimento de todos neste novo espaço. 
Focados na melhor qualificação e educação profissional no país, a abertura desta Unidade marca a diferença em Portugal pois pretende recuperar duas abordagens na região de Aveiro: ensinar para o emprego e para o prosseguimento de estudos. Um passo de gigante na educação do nosso País. 
Um ano escolar que se prevê muito produtivo para todos os alunos e suas famílias. 
A Escola Profissional de Aveiro continua comprometida em ‘Educar em primeiro lugar’.

 










Amorim Cork Ventures desafia empreendedores e lança 2ª Call
 
Lisboa foi o lugar escolhido para a nova fase de captação da Amorim Cork Ventures, a incubadora da Corticeira Amorim que, tendo sido criada há cerca de um ano, já recebeu mais de 140 candidaturas. A realização do programa de capacitação na capital portuguesa visa facilitar o acesso de empreendedores com ideias, aplicações ou propostas de negócio inovadoras para o setor da cortiça, evitando assim que se percam oportunidades por restrições geográficas relacionadas com a sua localização.

A segunda call, estende-se até ao dia 15 de outubro e será materializada em parceria com a Beta-i, num modelo que contempla programa de capacitação e workshops diversos, que se iniciarão no final de outubro, nas instalações da Beta-i. A decisão dos projetos a apoiar será tomada na primeira semana de dezembro.

Da primeira convocatória, que decorreu no início do ano, evidenciaram-se os projetos das áreas de construção, soluções de habitação e refrigeração industrial e uma predominância de propostas com aglomerado de cortiça expandido (que se caracteriza pelo seu cariz 100% natural e por uma tonalidade mais escura), sendo que da primeira fase resultou o apoio a projectos das áreas de calçado, bio compósitos, design de interiores, mobilidade suave/ urbana e desporto.
Notícias Cluster Habitat Sustentável 
















Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
 
Sistemas de incentivos
 
- I&DT Empresarial:
Protecção direitos de propriedade industrial - Individual
Data de início: 03-07-2015  |  Aberto em continuo 
Projetos em Regime Contratual del Investimento - Individual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

Projetos em Regime Contratual de Investimento - Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo 
até 31/12/2015


- Inovação Empresarial:
Inovação Produtiva - Regime Contratual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

- Vales: (só para PMEs) - (Avisos suspensos)
(Inovação) | Internacionalização | (Empreendedorismo)  | I&DT
Cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento.
A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 
FASE III - Início: 31-08-2015  |  Encerramento: 31-10-2015 (19h00)
FASE IV -
Início: 31-10-2015  |  Encerramento: 31-12-2015 (19h00)
FASE V -
Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)
 
Sistemas de Apoio a Ações Coletivas
 
SIAC - Internacionalização (Programa Regional do Centro)
Data de início: 31-07-2015  |  Encerramento: 16-10-2015
SIAC - Espírito Empresarial (Programa Regional do Centro)
Data de início: 31-07-2015  |  Encerramento: 16-10-2015
SIAC - Qualificação PME
Data de início: 24-07-2015  |  Encerramento: 30-10-2015
SIAC - Espírito Empresarial
Data de início: 24-07-2015  | Encerramento: 30-10-2015
Eventos










Sessão Horizonte 2020
 
Workshop de sensibilização para as oportunidades para as empresas, nomeadamente PME no Horizonte 2020 no dia 8 de Outubro no Porto.
Este evento será precedido de Workshop prático exclusivo para PME que estejam a preparar propostas ao SME Instrument 
Inscrições e mais informação - aqui
 
Workshop Preparação de propostas ao SME Intrument

O GPPQ irá organizar workshop de preparação de propostas ao SME instrument do Horizonte 2020 de modo a aumentar o sucesso das PME portuguesas. Este evento terá lugar no próximo dia 9 de Outubro no Porto
A participação é gratuita mas requer inscrição prévia, até 6 de Outubro de 2015, devido à limitação de lugares e aos critérios de seleção.
Inscrições e mais informação - aqui
Facebook
Website
Email

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences