Copy
10/2015
Notícias










Evento B2B para o Cluster Habitat
Aveiro, 09/12/2015
 
A Plataforma para a Construção Sustentável lança para o Cluster Habitat um Evento B2B intitulado Encontros/Meetings Habitat que se realiza a 09/Dezembro/2015 em Aveiro (no Mélia Ria Hotel & Spa). Conta na Organização com o nosso associado AIDA (Associação Industrial de Aveiro) que, como parceiro local da rede EEN (Europe Entreprise Network), fará a divulgação internacional deste evento. 
Tem ainda como Parceiros para a divulgação a Ordem dos Arquitetos, a Ordem dos Engenheiros e o município de Aveiro, enquanto anfitrião da edição deste ano.

É um evento destinado a promover o encontro de entidades diversas (empresas, centros de IDT, associações e outros) da cadeia de valor do Cluster Habitat, enquanto fornecedores / clientes / prescritores (arquitetos, engenheiros, gestores, …), de modo a potenciar quer oportunidades de negócios quer parcerias para a inovação. Um evento de matchmaking B2B (business-to-business), orientado para profissionais e entidades da cadeia de valor do Habitat, onde terão a possibilidade de apresentar as vossas competências, produtos e serviços de uma forma direta. 
 
Mais informações sobre como fazer o registo ainda esta semana.
 
Qualquer esclarecimento que necessitem, contacte-nos para centrohabitat@centrohabitat.net 







 


 
 


 
SOFALCA, Lda. obtém a primeira Declaração Ambiental de Produto – DAP em Portugal

A Sofalca - Sociedade Central de Produtos de Cortiça, Lda foi a primeira empresa a registar uma Declaração Ambiental de Produto no Sistema DAPHabitat, sistema português de registo de DAP construído no âmbito dum projeto SIAC (aprovado no âmbito da Estratégia de eficiência coletiva do cluster Habitat Sustentável) que visou desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de declarações ambientais de produto (DAP). Este sistema é específico para produtos do habitat que permite a realização e disponibilização de RCP que fundamenta a elaboração das DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público.

A DAP cobre um aglomerado de cortiça expandida, sob a forma de placas de isolamento utilizadas em edifícios, equipamento de construção e instalações industriais. Nela podemos encontrar os impactes ambientais do produto, divididos por categorias de impacte, baseados em 1 m3 de isolamento térmico ICB. A obtenção desta DAP do Aglomerado de Cortiça Expandida permite à SOFALCA reforçar e realçar as características do seu produto 100% natural e sustentável para isolamento térmico e acústico, revestimentos e design.

A DAP foi desenvolvida e verificada segundo as Regras de Categorias de Produto para Isolamento térmico- V.1.0 (2013) e as normas a ISO 14025, EN 15804:2012+A1:2013 e EN 15942.

 
Atividade dos Associados 










 
BUILDING ENERGY SYMPOSIUM

O cluster centroHabitat apoia a iniciativa impulsada pelo seu associado Imoestatística, Lda. para um debate pioneiro e essencial em Portugal que decorrerá em Lisboa nos dias 24 e 25 de Novembro de 2015, com o cenário do Tejo no Museu do Oriente, e que terá um painel de especialistas nacionais e internacionais.

Está orientado para todos os profissionais do mercado imobiliário interessados pela eficiência energética: 
Promotores e Investidores imobiliários, Arquitectos, Consultores e Avaliadores Imobiliários e Profissionais da fileira da Construção, dos Materiais e Equipamentos.
Na seguinte brochura poderá encontrar as condições de inscrição, oradores e entidades colaboradoras neste evento.




















 
Projeto “Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos (PEEP)” está concluído

O ITeCons em co-promoção com o CeNTI tem vindo a desenvolver um projeto denominado “Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos” – PEEP, que conta ainda com a participação da ADENE. Com este projeto foi possível desenvolver um sistema de etiquetagem energética de produtos não regulados, nomeadamente de isolamentos/argamassas térmicas, de tijolos e blocos a utilizar em alvenaria e tintas. Este sistema veio permitir comparação do desempenho entre diferentes produtos da mesma família, facilitando assim a escolha de produtos que promovem uma maior economia de recursos energéticos, respondendo assim à legislação europeia em vigor (Diretiva 2010/30/UE).
 

Foi lançada a fase experimental dos simuladores de desempenho energético, os quais se encontram disponíveis no site do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos em www.seep.pt. A sua utilização não possui custos associados ao utilizador nem restrições em termos do número de avaliações a efetuar. Incentiva-se o registo das empresas interessadas.

O projeto foi desenvolvido ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) financiado pelo COMPETE no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Mais informações sobre o projeto PEEP - aqui














 
Artebel desenvolve bloco megaTÉRMICO®
 
A Artebel desenvolveu o bloco megaTÉRMICO® destaca-se o facto de ser um bloco em betão leve de agregados de argila expandida Leca®, constituido por dezenas de micro caixas de ar, que garante reduzidos coeficientes de transmissão térmica e uma grande eficácia no tratamento regulamentar das pontes térmicas. 
 
O megaTÉRMICO® integra um sistema construtivo de alvenarias simples, com aplicação de um isolamento em EPS ou XPS. Este sistema inclui, ainda, uma forra térmica.
               
 
Mais info sobre características técnicas e aplicação - aqui










 
Energy Manager

Trata-se de um programa inovador que dotará as PMEs industriais com ferramentas de monitorização e gestão de energia elétrica, e será pioneiro na aplicação do conceito de Gestão da Procura. Este programa é promovido pela ISA - Energy Efficiency (VPS Group) e é desenvolvido ao abrigo do PPEC financiado pela ERSE.

A base deste programa é a ferramenta Kisense. Trata-se de uma plataforma integradora que permite consultar os consumos e atuar sobre equipamentos e dispositivos da empresa industrial em tempo real na Web. Tem funcionalidades intuitivas para programação de funcionamentos e atuações e definição de alarmes. O programa inclui a assistência de um gestor de energia para alcançar a redução de consumos, custos de energia e emissões poluentes.

 

 
Para mais informações - aqui








 
Primeiras Jornadas Técnicas de Cerâmica

A primeira edição das Jornadas Técnicas de Cerâmica vai realizar-se em Ílhavo nos dias 26 e 27 de Novembro de 2015, com um programa que inclui os vários temas que interessam à optimização e eficiência dos processos, ao planeamento e gestão da produção, à internacionalização, inovação e crescimento das empresas do sector.

O CTCV, a APICER e os membros das suas Comissões Especializadas apresentam-se disponíveis para partilhar o conhecimento acumulado no trabalho em comum de desenvolvimento de projectos e de soluções com vista à melhoria contínua da indústria nacional de cerâmica e ao desenvolvimento da sua competitividade.

 
Pode consultar mais informação sobre o evento - aqui











 
UM Canudo - Inspiração Histórica 

A telha UM Canudo inspirada na tradicional telha Árabe ou antiga Portuguesa já faz parte do imaginário arquitetónico do nosso país. O processo produtivo utilizado cumpre todos os parâmetros de qualidade, com base na mais moderna tecnologia, aliada às melhores argilas e sempre com a garantia do respeito pelo meio ambiente. 

Hoje a telha UM Canudo é muito procurada não só para a reabilitação de edifícios antigos como para utilizar na construção nova de habitações unifamiliares e empreendimentos turísticos de lazer de qualidade. 

Em destaque a telha UM CANUDO BUSSACO desenvolvida para a Ermida de São José localizada na Mata Nacional do Buçaco. 

 
  

Saiba mais sobre este e outros produtos em www.umbelino.pt












 
Seminário “Argamassas e ETICS - Reflexões actuais”

A APFAC, Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas e ETICS organiza o Seminário: “Argamassas e ETICS. Reflexões actuais.”, a celebrar dia 19 de Novembro em EXPONOR, Porto. Este evento consta de duas partes, sendo a primeira a cargo de Oradores Convidados e a segunda com os nossos Associados.

Os novos requisitos legais, relativos à eficiência energética dos edifícios, estão a provocar grandes alterações no sector da construção. O ETICS - Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior - constitui uma das soluções mais eficientes para se obter fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados.

Neste Seminário será feita a apresentação do Manual de Aplicação de ETICS da APFAC.

Programa e inscrições (gratuitas, mas obrigatórias) em: www.apfac.pt













 
3ª Conferência Passivhaus Portugal 2015

Irá decorrer nos dias 27 e 28 de Novembro de 2015, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a 3ª Conferência Passivhaus Portugal 2015 com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid.

Os trabalhos desta terceira edição do evento terão início com dois Workshops Passive House para especialistas na sexta-feira, dia 27 de Novembro, e continuarão no sábado, dia 28 de Novembro, ao longo de quatro sessões temáticas com apresentações de oradores nacionais e internacionais e com a exposição de produtos e soluções adequadas à Passive House.

Pretende-se com esta conferência continuar a apostar na qualidade das apresentações, no seguimento das duas primeiras edições, apresentando o estado de implementação da Passive House em Portugal e focando na relação da Passive House com as Alterações climáticas, com os NZEB (edifícios com necessidades quase nulas de energia) e com a prática arquitectónica.

 
O programa completo da 3ª Conferência pode ser consultado - aqui










 
T&T Multieléctrica presente na CONCRETA 2015

T&T Multieléctrica, mais uma vez, marca presença na CONCRETA 2015 no PORTO, de 19 a 22 de Novembro.
 
A T&T apresenta os mais inovadores Sistemas de Climatização, Soluções de Autoconsumo Fotovoltaico, Solar Térmico, AVAC, Domótica, Gestão e Aproveitamento de Água, Manutenções Preventivas e Corretivas e mais.


Poderá visitá-la no 
Pavilhão 4 | Stand B30










 
APCMC na Concreta: Seminário “A Cidade como Mercado”
 
No âmbito da próxima edição da feira Concreta, que se realiza de 19 a 22 de novembro na Exponor, a APCMC vai realizar no dia 20, como tem sido habitual, o seu seminário, este ano dedicado ao tema “A Cidade como Mercado”.
 
Intervenções como a do Prof. Victor Ferreira, Presidente Direção da Plataforma para a Construção Sustentável, do Eng.º  José Morgado, e do Professor Rodrigo Ollero, estão já confirmadas.

 

Mais informações - aqui
















 
Coleção Skin, Crackle e Volcano inspirada na natureza

A Amorim Revestimentos apresentou a nova colecção da Wicanders Corkcomfort, uma linha orgânica inspirada na natureza e nas composições que nela se encontram, remetendo para texturas de peles dos animais, texturas de solo seco e profundo, assim como texturas de lava a sair do vulcão.
Esta é uma coleção de cores neutras, obtida a partir de uma técnica de produção que combina as cores e os decorativos naturais da cortiça com um processo de serigrafia, criando uma diversidade de padrões.

 
  

A nova coleção apresenta as dimensões de 45cm x 45cm e foi desenvolvida de forma a possibilitar um jogo de padrões e cores dentro do mesmo pavimento, tirando partido do variado leque de padrões disponível.
 
  
Saiba mais sobre esta colecção - aqui






 
CEIFAcoop promove Rega Sustentável
 
A CEIFAcoop promove a utilização de sistemas de rega sustentável, e planeia - para cada caso concreto - o sistema de rega mais adequado às culturas, ao tipo de solo e às necessidades específicas de gestores de espaços verdes e de agricultores.

A CEIFAcoop representa em Portugal o sistema de rega HYDRIP® que permite reduzir significativamente o consumo de água de rega e dos custos de energia associados à rega.
 

Para mais informações, contacte: geral@ceifacoop.pt 


 
Neoturf fala de coberturas verdes no programa Biosfera da RTP2

O Eng. Paulo Palha, director geral da Neoturf, foi entrevistado pelo programa Biosfera da RTP2.  A obra da reportagem é a cobertura verde do Hotel Turismo do Minho, em Vila Nova de Cerveira.

O programa foca as coberturas verdes como solução construtiva para a suficiência energética.
 
Poderão visualizar o video - aqui















 
Ação Chave I KA109, VET MOBILITY CHARTER – ACREDITAÇÃO 2015
 
Foi atribuído à AEVA-Escola Profissional de Aveiro o Certificado de Qualidade VET Mobility Charter, reconhecendo, desta forma, a capacidade operacional desta organização para gerir projetos deste tipo, a alta qualidade dos projetos KA1 e Leonardo da Vinci anteriores geridos pela mesma entidade, assim como o compromisso a longo prazo de melhoria contínua e, finalmente, a abordagem estratégica da organização para incorporar mobilidades internacionais nas suas atividades. No Programa anterior, Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, a EPA tinha já sido acreditada por duas vezes, na então ação Leonardo da Vinci – Formação Profissional Inicial. 

Esta certificação trouxe, mais uma vez, prestígio à instituição e a garantia a todos que direta e indiretamente participam no projeto de que o mesmo tem qualidade. Para os alunos e respetivos encarregados de educação, fica a certeza de que todos os recursos estão garantidos, incluindo o apoio e toda a logística necessária a uma permanência de dois meses num outro país europeu, que inclui uma formação em contexto de trabalho e também momentos de lazer e de aprendizagem cultural. Para os professores e técnicos envolvidos, também o conforto de saberem que a comunicação entre entidade de envio e entidade de acolhimento funciona em pleno e que os problemas, técnicos ou pessoais, são resolvidos prontamente quando necessário. Assim, a certificação obriga-nos a todos, a continuar no processo de melhoria contínua, no âmbito de todos procedimentos integrados no desenvolvimento deste tipo de projetos.
















Seminário `Resíduos de Construção e Demolição, um recurso a valorizar´
 
A RCD - Resíduos de Construção e de Demolição S.A. participou no Seminário "Resíduos de Construção e Demolição, um recurso a valorizar” que se realizou no dia 7 de Setembro de 2015 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Folheto do evento disponível - aqui

 
 
VI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente
 
No passado dia 4 de Outubro a RCD - Resíduos de Construção e de Demolição, S.A.  esteve presente no VI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente, que decorreu no Departameto de Engenharia Civil, da Universidade de Coimbra
 
Notícias Cluster Habitat Sustentável 
















 
Candidaturas em Aberto - Portugal 2020
POCI: Competitividade e Internacionalização
Sistemas de incentivos
 
- I&DT Empresarial:
Protecção direitos de propriedade industrial - Individual
Data de início: 03-07-2015  |  Aberto em continuo 
Projetos em Regime Contratual del Investimento - Individual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

Projetos em Regime Contratual de Investimento - Co-promoção
Datas: candidaturas em contínuo 
até 31/12/2015


- Inovação Empresarial:
Inovação Produtiva - Regime Contratual
Datas: candidaturas em contínuo até 31/12/2015

- Vales: (só para PMEs) - Avisos suspensos
Internacionalização | I&DT | Empreendedorismo | Inovação
Cada fase encerra às 19h00 do dia definido como encerramento.
A  partir dessa hora as candidaturas são incluídas na fase seguinte. 
FASE IV - Início: 31-10-2015  |  Encerramento: 31-12-2015 (19h00)
FASE V -
Início: 31-12-2015  |  Encerramento: 31-03-2016 (19h00)

- Qualificação PME: 
Projetos Conjuntos - Novo!
Início: 13-10-2015 |  Encerramento: 30-12-2015 (19h00)
Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados - Novo!
Fase I -  Início: 01-10-2015  |  Encerramento:  30-10-2015
Fase II - 
 Início: 02-11-2015  |  Encerramento: 30-12-2015

- Internacionalização PME: 
Projetos Conjuntos - Novo!
Início: 13-10-2015 |  Encerramento: 30-12-2015 (19h00)
Eventos













Workshop Horizonte 2020
 
Workshop de sensibilização para as oportunidades para as empresas, nomeadamente PME no Horizonte 2020 no dia 6 de Novembro em Coimbra, dado o aumento previsto de orçamento para esta iniciativa.
A participação na sessão é gratuita mas a inscrição prévia é obrigatória. Mais informação - aqui
 
 
Sessão de informação - Oportunidades de financiamento de I&I: Matérias-Primas
 
24 de Novembro no Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboao objetivo é alertar os atores nacionais na temática das matérias-primas para as oportunidades de financiamentode I&I nos concursos 2016-2017. Na sessão serão apresentados e discutidos os tópicos de investigação que estão a concurso e que abrangem toda a cadeia de valor das matérias-primas.
A participação na sessão é gratuita mas a inscrição prévia é obrigatória. Mais informação - aqui
Facebook
Website
Email

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
centrohabitat@centrohabitat.net

                    unsubscribe from this list  |  update subscription preferences