Copy

01/2015
Notícias Cluster Habitat Sustentável 








Workshop "Territórios e Cidades Sustentáveis"

No passado dia 28 de janeiro teve lugar, no auditório da CCDRC em Coimbra, o Workshop “Territórios e Cidades Sustentáveis”, organizado pelo Cluster Habitat Sustentável em parceria com a CCDRC.

Este evento decorreu integrado no quadro de atividades de dinamização do Cluster Habitat (projeto SIAC 40969 apoiado pelo COMPETE) e na dinâmica do grupo de trabalho do Cluster denominado precisamente de “Territórios e Cidades Sustentáveis”, que agrupa entidades associadas diversas (municípios, empresas e centros de investigação, entre outros).

O programa envolveu a presença dos representantes de várias Comunidades Intermunicipais (CIM) e gestores de programas operacionais, que abordaram e esclareceram as respetivas estratégias e desafios para o período 2014-2020, tendo estado presentes cerca de uma centena de pessoas provenientes de empresas, municípios, centros de I&D e outras entidades.

Para mais informações sobre este workshop consulte aqui.






International Cluster Meeting

No passado dia 29 de janeiro, realizou-se no Porto, uma reunião promovida pelo Cluster Habitat Sustentável com Clusters Internacionais. Esta reunião contou com a presença de 9 Clusters Internacionais com interesse no domínio da Construção Sustentável e teve como principal objetivo criar sinergias entre os Clusters presentes e os seus associados no domínio da inovação e internacionalização. Estabeleceram-se as primeiras linhas de ação a explorar nas áreas atras citadas. 
 
Atividade dos Associados 











UMBELINO MONTEIRO - Advance Premium Marseille  - Telha Ventiladora - Alteração no Modelo 

Os avanços tecnológicos que ocorrem em todas as áreas do processo produtivo permitem adaptações permanentes dos modelos às necessidades do mercado. 

A Telha Ventiladora Advance Premium Marseille sofreu alterações na entrada de ar que vão possibilitar poupanças sem comprometer o bom funcionamento da peça. Com a criação de entradas de ar na própria peça, eliminou-se a aplicação do acessório complementar melhorando assim o seu manuseamento.

A distribuição das telhas ventiladoras deve ser feita em toda a cobertura, de forma coerente e devidamente estudada. A solução mais simples pressupõe a colocação destas telhas na 2ª ou 3ª fiada junto ao beirado, e na penúltima junto à cumeeira. Estas telhas de ventilação devem estar desencontradas, de modo a que o ar seja obrigado a percorrer toda a cobertura. A densidade mínima aconselhada é de 3 a 4 telhas por 10 m2. 

 





 
O Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos

A ADENE- Agência para a Energia desenvolveu um sistema que, para além de permitir a caracterização energética de produtos não regulados, incorpora outros aspetos associados à comunicação e à promoção da qualidade desses mesmos produtos.

O SEEP Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos permite que diversos atores associados ao processo de fabrico, comercialização, verificação de qualidade, certificação, associações profissionais, etc, de um determinado material possam trabalhar em conjunto no sentido de promover esse produto e de potenciar a sua visibilidade e comercialização.

Esta plataforma, acessível em www.seep.pt, potenciará igualmente a interação com outros sistemas, como a Certificação Energética de Edifícios e a recolha de informação de um modo muito expedito.




III European Mortar Summit 2015 Lisboa

O III European Mortar Summit já tem data, vai realizar-se em Lisboa, a 21 e 22 de Maio de 2015.

Para mais informações consulte o site em - http://www.mortarsummit.eu/index.html


 










Projeto SenseTiles gera novo produto cerâmico com interação sensitiva

SenseTiles, um projeto de I&DT que nasceu da equipa de inovação, materiais e produtos avançados do CTCV, teve como objetivos o desenvolvimento de um novo conceito de produto cerâmico, com criação de valor para as empresas que integraram este consórcio. Foram desenvolvidos, de raiz, sistemas sensitivos sob superfícies cerâmicas que permitem dotá-las de novas funcionalidades, tornando-as uma componente integrante e ativa na interação do utilizador com os edifícios.

Resultado deste projeto, durante o ano 2014, a empresa líder deste consórcio apresentou este novo conceito em feiras nacionais e internacionais, sob a marca ReviSense, um produto cerâmico com sensorização tátil com a funcionalidade de controlo ou comando de sistemas de domótica. 

O Projeto SenseTiles foi desenvolvido pelo consórcio constituído pela Revigrés, CTCV, IntelliHouse e IDTEC e apoiado pelo QREN - Sistema de Incentivos à I&DT – Projetos em copromoção.

 








Plano de Formação Passive House 2015

Estão abertas as inscrições paras os cursos de formação que a Associação Passivhaus Portugal está a organizar em 2015 em Portugal, de norte a sul do país.

Estão já agendadas 3 edições do curso Certified Passive House Designer. Trata-se de um curso oficial do Passivhaus Institut, com a duração de 70 horas e destinado a projetistas (arquitetos, eng. civis, eng. técnicos civis, eng. mecânicos, peritos qualificados, etc).

Estão já agendadas 4 edições do curso Certified Passive House Tradesperson. Trata-se também de um curso oficial do Passivhaus Institut, com a duração de 21 horas e destinado a pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitetos, eng. civis, eng. mecânicos, docentes, etc).

Estão também agendadas 2 edições do seminário de entrada livre Introdução À Norma Passive House. Este seminário tem a duração de 3 horas e é destinado a pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral.

Os programas detalhados podem ser consultados em http://passivhaus.pt/











Solução Reynaers CP 68 para portas de correr com elevado desempenho, elegância e segurança

Desfrute de uma vista deslumbrante do seu jardim a partir do conforto do seu lar. A transição suave, com limites minimalistas, entre o interior e o exterior é uma tendência atual na arquitetura e a solução CP 68 satisfaz este requisito.Espaços contemporâneos tornam-se mais brilhantes e mais agradáveis graças aos sistemas de correr.
Sensação de espaço e vistas mais amplas.

Versões:
Várias extensões estão disponíveis para o sistema CP 68, usando um conceito modular que permite combinações diferentes. Criando assim um sistema totalmente flexível com a garantia de alto desempenho.
1.    A versão Clássica oferece um design multirail com aberturas largas, disponível em duorail (até 4 folhas) ou tri-rail (até 6 folhas).
2.    A versão CP 68-AP oferece uma vantagem competetiva com a sua classificação de segurança comprovada por testes de resistência ao roubo bem sucedidos (RC2).
3.    A versão Pocket Solution é um sistema modular, em que todas as aberturas se deslizam para dentro de uma parede, criando uma sensação ainda maior de espaço livre, sem elementos visíveis. Esta versão está disponível em monorail (até 2 folhas) e duorail (até 4 folhas).
 


Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS

Folhetos Temáticos sobre Argamassas e ETICS editados pela APFAC, Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS.

Por favor consulte em: http://www.apfac.pt/layout.asp?area=15000 








Novo Site Effisus – Eficiência e Sustentabilidade

A Up-Way Systems acaba de lançar o novo site das soluções Effisus – Efficient Sustainability, através do endereço www.Effisus.com, totalmente reformulado, com conteúdos mais completos  e com um menu de navegação simplificado.

As soluções Effisus aliam de forma inovadora e equilibrada a Eficiência e a Sustentabilidade, promovendo sistemas construtivos integrados de elevado valor acrescentado e qualidade superior. 

Este novo site está mais abrangente e sob o lema: “Cada Projeto é único. Cada Agente é decisivo. Cada fase é crucial”. O resultado final é um portal com uma estrutura simples e intuitiva, com conteúdos mais completos no sentido de suportar os profissionais do setor em tempo real e com as informações mais relevantes à sua atividade . Se é Dono de obra, Prescritor, Construtor, Instalador Certificado ou Inspetor então, o site passará a ser uma ferramenta altamente produtiva no seu dia-a-dia.








Debate sobre Gerir Riscos da Internacionalização

A AIDA  Associação Industrial do Distrito de Aveiro realizar a 5 de Fevereiro, pelas 14h15, nas suas instalações, o Debate sobre Gerir Riscos da Internacionalização, com entrada gratuita mas sujeita a inscrição.

A sessão destina-se aos quadros da Direcção das Empresas e responsáveis pelos departamentos de Relações Exteriores, Financeiros das empresas e será realizada num formato restrito, numa perspectiva de mesa redonda em que os presentes serão convidados a partilhar as suas experiências e a interagir com os oradores.

O debate tem como principais Propósitos:
Compreender os principais riscos associados à gestão dos processos de internacionalização das empresas nas suas diferentes modalidades.
Identificar cuidados necessários com os aspectos jurídicos e negociais, meios a mobilizar e dificuldades a transpor.
Focar nos objetivos enquadrando o risco e o lapso temporal como variáveis determinantes para o êxito da operação.

Para mais informações consulte aqui

Ficha de Inscrição 









Corkwall

A ACC apresenta uma nova solução para revestimento de fachadas e coberturas: o CORKwall.

O CORKwall é uma mistura de granulados de cortiça seleccionados, com resinas de base aquosa, cargas minerais e aditivos que resulta num revestimento projectado que garante a permeabilidade ao vapor e a impermeabilidade à água – isto significa que  não  cria barreira à troca gasosa mas cria barreira à entrada de água. Estas características dotam o produto de características excelentes para mitigar condensações, tão presentes em grande parte das habitações portuguesas.
Além disso, e aliado às condições muito próximas das temperaturas e humidades relativas médias existentes em Portugal, a aplicação deste produto pode reduzir os gastos energéticos já que ao aplicar o isolamento pelo exterior a inércia térmica do edifício funciona a favor do clima interior.

 










O Autoconsumo Fotovoltaico

O sistema de energia solar fotovoltaico está orientado para conseguir uma poupança máxima na factura da eletricidade. Graças a uma orientação ótima dos painéis solares e ao melhor dimensionamento da instalação fotovoltaica, colocando os picos de produção quando o preço da eletricidade é mais elevado. Dando resposta às necessidades energéticas com energia renovável, conseguimos reduzir quase a totalidade dos consumos, pois não se recorre à rede elétrica mais que nos dias muito nublados.

Na solução de Autoconsumo Fotovoltaico - O cliente auto abastece-se com a sua própria energia e prescinde da rede durante a maior parte do tempo, e isto é a essência do conceito das Energias Alternativas e da Eficiência Energética numa lógica de Autonomia e Sustentabilidade.

O autoconsumo fotovoltaico é o futuro, especialmente em Portugal, onde a aprovação desta lei vai alavancar as energias renováveis como a Solar Fotovoltaica. É o momento para grande optimismo, vamos apostar na energia e na sustentabilidade para um Futuro Mais Green.
 

Consulta a equipa da T&T e peça a sua proposta AUTOCONSUMO SOLAR FOTOVOLTAICO!
www.tt-lda.pt
Notícias 







Aprovados os Novos Programas Operacionais Portugal 2020

Foram apresentados os novos Programas Operacionais (PO) do Portugal 2020 na Fundação Champalimaud, em Lisboa dia 19 de Dezembro.

A iniciativa que encerrou a semana em que a Comissão Europeia aprovou todos os PO portugueses e que trouxe a Portugal a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cretu.

Portugal volta, assim, a destacar-se: foi um dos primeiros países a entregar o Acordo de Parceria, no início de 2014, e agora, a fechar o ano, voltou a colocar-se na dianteira, como um dos primeiros países da União Europeia a ter todos os Programas Operacionais aprovados.

Para mais informações consulte aqui

Filme apresentado na Cerimónia de Lançamento dos Programas Operacionais Portugal 2020





Estão abertas as candidaturas para as Empresas

As empresas podem candidatar-se desde de o dia 30 de dezembro, aos fundos europeus do Portugal 2020. 

O Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), abriu hoje o período de apresentação de candidaturas a dois concursos, no âmbito dos Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, que decorre até 13 de fevereiro de 2015 e cujos resultados serão conhecidos em maio.

Estes primeiros concursos destinam-se a Projetos Conjuntos de Internacionalização e Projetos Conjuntos de Qualificação das PME.

Saiba tudo sobre as candidaturas aqui.

Sede: Curia Tecnoparque, 3780-544 Tamengos
Delegação: Dep. Eng. Cívil, Universidade de Aveiro, 3810-193 - Aveiro
Tel: (234) 401576
Fax: (234) 370094

 
unsubscribe from this list    update subscription preferences