Copy
View this email in your browser

Tabloidão #01

[Empreendedorismo] 
Porto Alegre feita à mão e com muito amor

Pelo Brasil, cresce a quantidade de movimentos em busca de novas relações comerciais

"Escolhemos agir em vez de esperar as coisas acontecerem". Foi com esse pensamento que empreendedores-amigos (ou seria o contrário?) se uniram para fortalecer o movimento da bicicleta em Porto Alegre/RS e procurar soluções conjuntas para as dificuldades individuais de quem abre o próprio negócio no Brasil.

O grupo, batizado de POA Feito à Mão, é formado por 8 iniciativas: VelôRepúblicaLaBuena

ElevenBagsCuoreCycoBikedrops e Art Bike Bamboo. Cada uma com suas particularidades e características, unidas em busca de novas relações comerciais, de trabalho e de vida.

Na capital gaúcha existe, ainda, a
 VULP Bici Café, um espaço incrível que nasceu para fomentar a cultura da bicicleta e que hoje, além de ser um ótimo ponto de encontro, é o lugar onde você pode adquirir os produtos do POA Feito à Mão. Não é muito amor?!
[Formação] 
Storytelling + Canvas:
a nova dupla dinâmica d'oGangorra

Conheça duas ferramentas incríveis para desenvolver seu projeto  

No último ano, a gente tem PIRADO em práticas e ferramentas inovadoras para fortalecer projetos sociais ou ajudar as pessoas a tirarem as suas ideias do papel. Duas dessas ferramentas têm ganhado cada vez mais espaço em nossos corações: Storytelling (contação de histórias) e Canvas (Modelagem de Negócios).

 
A primeira metodologia foi usada esse mês pelo coletivo Climax Brasil em um encontro chamado “Confissões Saí do Armário”, com noves jovens, das cinco regiões do Brasil, que aprenderam a usar as suas histórias de vida para enriquecer a apresentação de seus projetos sociais pessoais. As histórias inspiradoras dessa galera vão virar uma série de vídeos!
 
Já a metodologia do Canvas, que ensina as pessoas a organizarem de um jeito muito mais simples e divertido suas ideias, foi tema da oficina que ministramos no Festival Prototype, organizado pelo Goethet Institut, em abril. Resumindo: SÓ SUCESSO! <3
foto: arquivo

[Cicloturismo]
É iniciante no pedal e quer começar a viajar de bicicleta?
 

A partir de agora, todos os meses a galera da Pediverde promoverá aqui na casinha encontros sobre a prática do cicloturismo. "A nossa proposta é democratizar a prática de viajar de bicicleta, conhecer lugares e pessoas de uma maneira diferente e divertida", disse o Gustavo Angimahtz, um dos organizadores de trips da Pediverde.


O próximo encontro rola dia 22 de maio, a partir das 19h e terá como destino a cidade de Bonito/MS - a capital nacional do cicloturismo!! Como sempre, o bate-papo é aberto e com transmissão ao vivo (via Hangout) para a galera de outras cidades poderem acompanhar e tirar suas dúvidas.

 

[Mobilização]
Dia de Bike ao Trabalho

No último dia 09 de maio foi celebrado o Dia de Bike ao Trabalho, a versão brasileira da campanha "Bike to Work Day" que teve este ano mais de 40 ações espalhadas por 22 cidades. Realizada pelos Bike Anjos, a ideia é estimular que mais pessoas experimentem usar a bicicleta como meio de transporte e que mais empresas passem a receber melhor os ciclistas.


Em São Paulo teve café da manhã colaborativo servido na ciclovia da Av Faria Lima e à tarde Happy Hour do ciclista no bar do Las Magrelas, com muita música e vídeos sobre bicicleta. Próximo ano tem mais.
 
foto: Ana Paula Leonc


[Ativismo]
Uma festa para fortalecer a produção feminina


Desde o início do ano um grupo de amigas se reuniu para promover uma festa dedicada às mulheres. O intuito é criar um ambiente para dar visibilidade, empoderamento e espaço à produção independente feita por mulheres. Assim nasceu DESAMÉLIA, um encontro mensal, gratuito e aberto a todos.  


Em maio a festa está marcada para domingo, dia 18, e terá entre as novidades um bate-papo sobre pornografia com Vera Vasques. Confira a programação.

[Rede]
As melhores iniciativas de promoção da bicicleta no Brasil

Em abril uma das instituições mais respeitadas de fomento ao uso da bicicleta, a Transporte Ativo, promoveu no Rio de Janeiro três dias de imersão com diversas organizações para o workshop "A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil". Voltamos para casa com energia renovada e um lindo reconhecimento na bagagem.


O Las Magrelas + oGangorra recebeu menção honrosa e ficou na lista entre as melhores iniciativas de promoção da mobilidade por bicicleta do país ao lado de projetos incríveis, como o Vá de Bike, Pedala Manaus, Bicicletaria Cultural, Bike Anjo, entre outros.

[Agenda da Rede]

15/05 [Série de quatro encontros com a ativista Hailey Kass para entender o que ronda a temática do Transfeminismo.]


18/05 [Festa de fortalecimento de mulheres, Desamélia]

21/05_Bate-papo Pedalando em Bonito/MS, a capital nacional do cicloturismo, com a Pediverde

22/05_Uma noite de deliciosos sushis veganos feitos artesanalmente pela equipe do Prána SushiVeg, de Porto Alegre

24/05_Abertura da exposição SF-LA com a road trip de Lucas Simoni pela Califórinia/EUA

25/05_Passeio de bicicleta histórico, para descobrir a importância do café para São Paulo e com direito a degustação de Bike Café

28/05_Feminismo for dummies, com a socióloga Marília Moscou. Oficina para quem é iniciante no assunto.

Sugestões de pauta, dúvidas, críticas, sugestões, reclamações e cartinhas de amor para: chegamais@ogangorra.com.br ou direto na nossa casa:

Projeto Las Magrelas + oGANGORRA
Rua Mourato Coelho, 1344, Vila Madalena, CEP: 05417-002,
 

São Paulo/SP Copyright © 2014 oGangorra, All rights reserved.